Gulag

Gulag Anne Applebaum

Resenhas - Gulag

RobsonGrangeiro 09/01/2014

Livro impressionante.
Desde o inicio do livro é possível perceber a capacidade incrível da autora em tratar de um assunto tão pouco discutido hoje em dia e de forma tão viva e direta.
Baseado em um trabalho extenso de pesquisa e coleta de informações com alguns sobreviventes, citações de obras de outros autores, documentos oficiais e permeado de observações bastante sinceras.
É impossível ler o livro e não se emocionar com as diversas histórias de sobreviventes. É impossível não ler o livro depois de iniciado.
Bem abrangente sobre o tema, porém através dele é possível continuar a estudar o assunto, pois lhe são apresentadas várias fontes e outras obras que podem (e devem) ser visitadas.
Realmente um livro incrível.
Jossi 14/04/2015minha estante
Está na minha lista de livros para ler com urgência! Estou curiosa para saber tudo sobre o lado obscuro (omitido) do terrorismo comunista, que ainda hoje é pouco comentado.

Ivam.Mendes 29/12/2018

Livro obrigatório sobre o assunto.
Talvez seja o livro mais abrangente sobre o tema. A autora resume (o tema é muito vasto para apenas um livro) a história dos campos de trabalhos forçados soviéticos, desde o seu início até o seu fim, tecendo críticas as prisões atuais da Rússia que, segundo ela, não mudou muito dos modelos do antigo regime. Anne Applebaum reúne nesta obra depoimentos, documentos e uma vasta bibliografia sobre o assunto, esclarecendo qualquer dúvida que possa surgir desde os processos que levavam as pessoas, na sua maioria inocentes, aos campos prisionais até a sua saída ou morte dentro do Gulag, como era o dia a dia, quem eram os presos, as consequências familiares devido a prisão, os conflitos psicológicos e emocionais, enfim... Completo!

Aécio de Paula 14/08/2020

Gulag - Anne Applebaum
Antigamente e até hoje a grande mídia se cala ao falar dos podres da União Soviética. Filmes, livros, artigos têm aos montes sobre os campos de concentração nazista e sobre Hitler. Mas, quando é sobre os campos de concentrações (Gulag) da União soviética, o assunto é o máximo possível abafado. Pelo simples fato de ser um país socialista. No governo comunista de Stalin, um dos maiores genocidas do mundo, houve uma grande perseguição política e o extermínio foi intenso. Os campos soviéticos tinham grande semelhanças com os dos nazistas. Tortura, fome, humilhação, trabalhos forçados. Não existe um número de execuções porque o governo ocultou por meio da propaganda. Mas estima-se que milhares perderam suas vidas da pior forma possível. Esse livro é bem extenso. Quem quer se debruçar sobre o assunto este é o mais completo. A autora relata como eram essas prisões de forma detalhada.