Sergio Y. vai à América

Sergio Y. vai à América Alexandre Vidal Porto
Alexandre Vidal Porto

Resenhas - Sergio Y. vai à América

joaoggur 22/02/2024

Sergio na América; nós em Sérgio.
Mesmo seguindo inúmeros protocolos processuais e métodos de diagnóstico/epistemológicos, é inegável que a psiquiatria, dentre as ciências médicas, é a mais influenciável pela subjetividade; não há imparcialidade ou inexistência afetiva quando nosso trabalho é adentrar a mente de um indivíduo.

Partindo deste pressuposto, Armando ficara completamente obcecado por seu paciente, o adolescente Sérgio Y. Aliás, perdão o equívoco, seu ex-paciente; após o repentino fim das consultas, o jovem partira para os Estados Unidos.

Fico em um certo dilema; é quase impossível falar da obra sem despejar spoilers. Entretanto, tenho certeza em dizer como Alexandre Vidal Porto foi cirúrgico com as palavras, com o vocabulário, com o respeito a seu personagem homônimo ao título. A relação obsessiva, por vezes, não é em razão de uma mórbida curiosidade do psiquiatra; e sim uma grande busca de si mesmo. O enfoque em Sérgio Y. (e seus desdobramentos nas terras ianques) é, sumariamente, uma forma do narrador-protagonista (Armando) entender a si mesmo.

Paradoxalmente, o autor peca ao criar uma obra que consegue ser fluida e maçante, mesmo sendo termos contraditórios. Indubitavelmente há mais páginas que o necessário, - tal como, em certos momentos, a narrativa dá uma guinada para pontos desnecessários na conjuntura dos fatos.

No mais, está longe de ser uma escrita preguiçosa. Vale a pena.

alemesquitaneto 08/08/2023

A história é rica e a escrita é fluida nesse livro sobre identidade, busca da felicidade e aceitação. Não acho que seja o melhor do autor, mas ainda sim é um boa leitura.

tooonho 27/12/2022

sou apaixonado pela escrita de Alexandre Vidal Porto. É quase como se fôssemos amigos e ele nos contasse uma história que sabe....
por outro lado, os personagens são tão bem construídos que parecem que os conhecemos a vida toda

Filipe.Leal 15/05/2022

Esperava mais do livro, a história no final é um tanto rasa. Tem algumas referências interessantes.

M. Platini 31/03/2022

Sobre a descoberta de si
O psiquiatra Armando nos conduz por entre os meandros de um de seus casos profissionais mais intrigantes. O jovem Sérgio Y., 17 anos, é filho de uma família proprietária da maior rede de varejo do Brasil, viajado, simpático e inteligente. Sérgio Y. não é feliz. Tendo como referência de vida seu bisavô armênio que migrou para São Paulo no início do século para fugir do genocídio, o patriarca e sua história de vida sugerem ao jovem que às vezes é necessário ir para muito longe para conseguir ser você mesmo, e assim alcançar uma vida feliz.
Sem grandes viradas na trama, o autor nos guia calmamente por essa história de descoberta pessoal, conquistas e luta para alcançar o que quer que seja a felicidade.
O final não chega a ser anticlimático, porque a expectativa que é criada no início para desvendar o grande mistério de Sérgio Y. vai se desfazendo aos poucos.

EduardoCDias 29/01/2022

Uma vida redescoberta
Um psiquiatra começa a crer que que errou com um paciente de anos atrás, apesar de todos falarem que ele, o psiquiatra, foi muito importante na sua vida, mostrando-lhe o caminho para a felicidade. Melhor livro que já li sobre um tema muito espinhoso e difícil. Respeito, compreensão e aceitação.

Daniel Andrade 17/01/2022

Alexandre Vidal Porto: te amo
Não é tão incrível quanto Cloro, que é um dos meus livros favoritos da vida, mas é muito bom.
Li em uma sentada, de forma muito rápida e leve. Apesar de o tema parecer pesado pela sinopse, não é. Tudo é tratado de forma natural, sem tabus.
Uma pena que não possui mais páginas, adoraria saber mais sobre e vida do Sérgio e de Sandra em Nova York.

jsscmaria 20/08/2021

Gostei demais!
Adorei a escrita! O livro é supreendentemente bom, de verdade! Me ganhou sem pressão! Para quem faz análise ele é uma delícia, hahah. Amei.

Christiane 24/07/2021

Um livro instigante que nos prende até o final. Quem nos relata sobre Sérgio é seu psiquiatra Dr. Armado que o tratou por um tempo breve até o dia em que ele simplesmente anunciou que não voltaria mais. Isto balança Armando que se vê diante de um paciente que ele não sabe o que lhe ocorreu e porque foi embora assim. Durante muito tempo ele fica obcecado com isto até o dia em que encontra a mãe de Sérgio que lhe diz que ele está muito feliz vivendo em Nova Iorque e que devia a ele poder ter encontrado seu caminho e ser feliz.

Se por um lado Armando fica feliz em saber que ele está bem, por outro se questiona sobre como ele pode ajudar este paciente que vivia dizendo que seu único problema era não ser feliz, apesar de ter tudo na vida para o ser. O psiquiatra decide-se a visitar Sérgio em sua ida à Nova Iorque por ocasião da formatura de sua filha dentro de alguns meses, mas algo irá acontecer que mudará isto e levará Armando a se questionar mais ainda e ao sentimento de culpa, incompetência profissional, e muitas dúvidas.

É o relato de um psiquiatra que sempre se teve em alta conta como profissional, dedicado, estudiosos e que sempre obteve bons resultados com seus pacientes, e eis que com Sérgio as coisas parecem que não seguiram seu rumo costumeiro. Ele então terá que se reavaliar como profissional, mas também a si mesmo, aprendendo lições de humildade e compreensão.

Também é um relato sensível sobre escolhas sexuais e possibilidades no mundo atual, sobre mudanças que podem levar a uma vida mais prazerosa e produtiva. O autor enfrenta um tema difícil com simplicidade e de forma delicada.

Quantas pessoas deixam de viver uma vida melhor em função de preconceitos ou para não desagradar ou perder o amor da família? Independente do que possa acontecer o valor da tentativa permanece sempre, e mesmo que se seja para ser feliz por apenas pouco tempo é melhor esta escolha do que a dúvida, a tristeza e falta de perspectiva por uma vida toda. É preciso coragem, mas a covardia pode encerrar uma vida num casulo onde apenas se irá sobreviver, e atender ao outro.

Vale a leitura.

Renata 18/03/2021

Comecei a leitura desse livro sem expectativas, mas me surpreendi com o desenrolar da história. A cada página o personagem narrador lhe encaminhar com curiosidade para a próxima página e as descobertas são fascinantes. Um livro que emociona!

Mari Duarte 09/11/2020

A felicidade vem da coragem de fazer algo novo.
Esse livro é bem diferente dos gêneros que eu costumo ler, de certa forma classifico ele até como um livro de auto-ajuda, pelo que aprendemos ou reforçamos em nossa mente a evolução dos personagens.

No livro mostra vários pontos de vista de quem convive ou conviveu com Sérgio, sentimentos sobre uma realidade, sobre uma escolha de vida e sobre ser alguém.

Sérgio não se via como Sérgio e fica as incógnitas, por que, até onde ele foi influenciado a tomar as atitudes, quando ele teve coragem de recomeçar sua vida e o que motivou ?

O livro pelo ponto de vista de amigos, familiares e médicos que fizeram parte da vida de Sérgio nos faz sentir na pele como é, não se sentir bem com o seu próprio corpo, não é sobre defeitos, mas sim sobre se enxergar como um outro alguém que por um acaso da vida você não nasceu sendo, mas nada lhe impede de se tornar.

É bizarro pra quem não senti isso, eu mesmo não sei falar sobre, escrever sobre, mas ao ler o livro eu vi o quão conflituoso isso é, não só pra quem vive com Sérgio, mas principalmente para o Sérgio.

Eu amei ler um gênero diferente e gostei da forma que o livro nos faz refletir sobre o assunto.

Alan 25/10/2020

Não li este livro com muita expectativa, portanto, não me decepcionei. É um livro mediano, com uma mensagem um tanto clichê.