Neon Genesis Evangelion

Neon Genesis Evangelion Yoshiyuki Sadamoto

Resenhas - Neon Genesis Evangelion #01

Jaum_xd 17/03/2024

Muito Bom
Li na época que estava vidrado em EVA, tem um dos melhores, se não o melhor final da franquia na minha opinião

Kugokan 08/03/2024

Lá ele
Recomendo a leitura do mangá de evangelion a todos que já viram o anime

É bizarro o tanto que isso aqui é bom e o tanto que ajuda a entender diversas coisas do anime que ficam meio confusas

A arte é linda

Eu amo evangelion tanto tanto

Rahul0 04/12/2023

A Persistência da Desvalorização de Shinji
Shinji é coagido a entrar no robô e enfrentar seu medos , e mesmo assim é desvalorizado pelo pai. Embora quase todos notem a determinação do garoto , o pai continua indiferente , até mesmo se Shinji pegasse o mundo em suas mãos , algo não muito diferente do The End of Evangelion , este o odeia por vê-lo como causa da morte da mulher que um dia amou : aquela que foi esposa e mãe.

MarcosMoreno 11/10/2023

História Interessante
Um drama de início, que entrega uma história de família. Não é bem familiar, mas envolve laços parentais. Ainda não entendi se tem a ver com história bíblicas, mas vamos ver no decorrer dos outros volumes. Mesmo assim, não deixa de ser interessante. O início foi bem contado. Ansioso pelo próximo livro.

Jaerge 27/07/2023

Incrível
?Eu só queria? ter ouvido essas palavras? dele??

Poxa essa parte me quebrou. Eu comecei o anime, mas não consegui engatar muito. Então parti para o mangá e devo dizer que gostei bastante do primeiro volume e com certeza vou continuar.

Mateus 19/02/2023

Novas personalidades
As novas personalidades, narrativas introduzidas bem tarde no desenho já apresentadas na primeira edição fazem do mangá uma excelente adição e expansão do universo de Evangelion.

Sal 27/12/2022

tristeza.
mangá ótimo pra tentar entender como a sua mente funciona, ele explora todo o seu psicologico e esmaga como se não fosse nada, shinji é um ótario que só quer saber de morrer algum dia e tem aquela praga maldita da asuka que só abre a boca pra falar merda, a única q se salva é a rei, ela me representa, não tem outra "pessoa" no mundo q me faça discordar q ela é a parte que mais faz sentido no manga inteiro.

Gean 11/12/2022

“A humanidade não nasceu para ser sozinha”
Antes de tudo, irei copiar e colar exatamente o relatório que fiz poucas horas após assistir o anime e mais adiante tecerei comentários sobre o mangá.
1. Enredo
A história não é explicada, visto que não se fala quem são os Anjos, de onde vieram e quais as reais intenções. Quem é ADÃO? Por que está preso e ainda vivo e por que não consegue se libertar? Quem é LILITH?
2. Shinji: depressão. Insuficiência. Ódio de si. Ódio do pai. Aceitação. Mudança.
Personagem altamente perturbado. Foi abandonado pelo pai que se tornou viciado no trabalho e que passou a o tratar como uma ferramenta descartável.
2.1. O dilema do Ouriço
Não tendo lembranças da mãe, que morreu ainda muito cedo e não tendo contato com o pai, o personagem cresceu sem uma âncora e sem ninguém que ocupasse o papel dessas duas figuras. Sem pais, sem amigos ou família, se fechou dentro de si, guardando todos os sentimentos ruins e más lembranças e sempre as relembrando.
Alimentando os sentimentos de que não merece ser amado, de que é um inútil e etc, ele criou espinhos em si que toda vez que alguém tentava se aproximar ele os afastava, assim como um ouriço.
2.2. Seguir ordens como um modelo de vida.
O personagem apenas faz o que mandam ele fazer, é seu modo de viver. Sem propósito, sem reconhecimento do eu como um sujeito detentor de vontades, o personagem se contentou com o papel de obedecer às ordens que lhe davam, pois quando o fazia as pessoas o tratava da melhor forma que ele já fora tratado, visto que ele gostava da sensação de ser importante, de ser o único que podia fazer o que era feito.
2.3. Para se odiar é necessário se ter muito em conta
Durante o anime o personagem repetidamente diz que se odeia, que não serve para nada, que é um inútil e que ninguém o ama ou o quer, ou o acha importante. Contraditório se mostra pensar todas essas coisas sobre si e mesmo assim se importar a ponto de sentir ódio, uma sensação tão forte para consigo.
2.4. Instrumentalidade. Teoria da Expectativa.
“A motivação é o que leva o indivíduo a exercer determinada função. O valor é o que significa a conquista daquele objetivo, se ele realmente compensa o esforço. A instrumentalidade é como a pessoa enxerga aquele esforço, se ele é realmente importante para conquistar o objetivo traçado”.
O personagem se junta a Nerv, pilota a Unidade 01 e basicamente vive utilizando-se dessas ações – instrumentos – na expectativa de conseguir o amor do pai.
Contudo, apenas mergulha mais profundamente em suas más lembranças e sentimentos, refém do medo, da dor e do sofrimento. As coisas que ele pensa poderem ser sua libertação são as coisas aceitas e referendadas por ele para causar seu sofrimento.
2.5. Quem sou eu?
O personagem é aquilo que ele é. O mesmo busca incessantemente uma definição do que é através da visão que os outros possui dele, da verdade deles, ignorando sua própria verdade e consciência.
3. Asuka: Boneca. Suicídio. Abandono. Ego. Inveja. Fracasso.
Após presenciar o suicídio de sua mãe, a qual ficou doente e passou a tratar uma boneca como a própria Asuka, vendo esta como uma menina desconhecida, esta passou a odiar a própria mãe. Quando abriu a porta do quarto e avistou sua genitora com a corda no pescoço e já sem vida, viu a felicidade em seu semblante, ela estava livre.
Sem ninguém, jurou nunca mais chorar, nunca mais depender de ninguém e ser autossuficiente. Não se tem informações sobre seu pai, mas ao que tudo indica era uma péssima figura.

Ao ser atacada por um Anjo que entrou em sua mente e trouxe suas memórias mais ocultas, caiu em desespero por não aceitar tanta dor e sofrimento, seu Ego caiu e se tornou triste e deixou o fracasso consumir sua mente.
Inerte igual uma boneca.
4. Misato: Em busca de um homem igual seu pai. Espécie de conceito de Édipo?
Em confronto o ódio por seu pai viver para trabalhar e a negligenciar e, noutro ponto, a ter a salvado no segundo impacto, Misato não sabe exatamente definir o que sente.
Odeia Kaji por a ter deflorado, usado e mentido, bem como o ama por este se parecer bastante com seu pai.
Kaji representa a negligência que Misato reconhece em seu pai, bem como o amor, pois seu pai foi a única figura masculina que Misato teve como referência em seu período de crescimento até se tornar uma mulher.
Após o segundo impacto ficou dois anos sem emitir uma palavra sequer, e após isso se mostrou extremamente comunicativa, tentativa de compensar o tempo anterior.
Ao final, vê-se que Misato e Kaji realmente se amavam, mas este, embora tivesse tido várias oportunidades, não teve coragem de a dizer.
4.1. Vício em bebida.

Ela se mostra extremamente desorganizada e usuária de bebida alcóolica quando Shinji passa a morar em sua casa. É sua válvula de escape.
4.2. Prisão do passado. Cruzes religiosas. Coisas que continuam para sempre.
Seu pai carregava um crucifixo, objeto que o mesmo colocou na cápsula de Mysato e esta passou a usar a partir da morte daquele.
No mundo alternativo, ela ainda usa tal cruz, mas agora como brincos. Há coisas que estão destinadas a ocorrer.
5. Ritsuko: pecado da mãe, pecado da filha.
Ritsuko tem a mãe como referência, visto que aquela foi a cientista que concebeu o Magi e a base de toda aquela fundação (visto que sua mente, sua pessoa como uma mulher e como uma mãe são partes de sua consciência que forma o núcleo da instalação).
Tal como sua mãe, se relacionou com a pessoa errada, o comandante. Este, ao notar que a mãe de Ritsuko iria matar Rei por esta a ter chamado de “bruxa velha”, apelido dado pelo comandante, a matou.
De igual modo, quando Ritsuko não se mostrou mais importante para o projeto, o comandante imediatamente planejou seu descarte. Ambas se entregaram a ele, tanto em corpo e mente, quanto em alma.
5.1. “Não se pode brincar de deus sem estar familiarizado com o Diabo”.
Projeto Eva, criações baseadas em Adão, aquele que trouxe a destruição. O homem pode, em busca de salvação, dá início e reviver aquilo que é sua própria destruição.
O projeto da cápsula falsa, mantido por várias Rei cujo sofrimento alimentava a destruição que era tida como salvação. O homem pode, em busca de salvação, justificar meios maléficos como única alternativa aparente para o bem maior. Sofrimento em troca de sofrimento, dor em troca de dor, exploração em troca de exploração, moedas da mesma espécie.
6. Rei: entidade sem vontade. O Eterno Retorno.
Pelo que o último anjo disse, minha teoria é que Rei seja Lilith. Considerando as outras Reis que existem, as quais eu chuto serem espécies de clones, e o quão especial ela é para o comandante e considerando que, provavelmente, ela tenha, de fato, morrido, ela deve ser alguma espécie de Anjo.
O que importa é que, assim como Moridin, ela está presa em um Loop de nunca ter vontade própria, nunca fazer algo que realmente quer, de apenas seguir o que o comandante manda e alimentar o experimento de criação divina.
7. Comandante.
Mergulhar no trabalho foi a solução vista para não pensar tanto na morte de sua esposa.
8. Morte.
Todos morrem.
9. Realidade ou Novo Mundo.
Vários mundos poderiam ser criados a bel prazer de Shinji e vários mundos é imaginado por ele, algo muito parecido com Mr.Robot.
O trauma que passou o fez repensar toda uma realidade perfeita, mas, contudo, falsa. Apesar de no final ter indicado que ele superou todas as más experiências e se aceitou e aprendeu a se amar e passou a ser feliz, aquele mundo apresentando no final não condiz com a realidade, mas são resquícios do que poderia ser.
Ter esperança, ver o lado positivo das coisas e não se apegar tanto as coisas ruins podem não ser falsear e mergulhar em realidades enganosas, mas um meio de sobreviver e se manter naquilo que realmente é real.
Ele perdeu os dois únicos amigos no combate com um Anjo que explodiu boa parte da cidade, mas ainda possui Asuka e Rei e Misato, e, portanto, possuia uma família, o resto pode ser alcançado.

10. Sobre o Mangá de Evangelion.
Primeiramente, é importante mencionar que o anime e o mangá foram duas surpresas neste ano, sendo este o primeiro mangá que eu li na vida.
Pois bem. Tudo começou quando eu fui pesquisar os melhores animes de todos os tempos (foi assim que eu conhecia Fullmetal Alchemist Brotherhood) e ao fazer isso me deparei com a sinopse de Evangelion. Foi interesse à primeira vista, visto que adoro temas relacionados com a psicologia e obras depressivas.
Feita essas considerações, vamos aos pontos.
• Enredo: O mangá foi produzido após o anime – uma raridade – e explica aquilo que o anime não buscou explicar ou deixou muito confuso. Ao assistir ao anime o que me deixou mais confuso foi a questão dos Anjos e sobre quem era eles, questão que foi respondida com os quotes a seguir:
“Muito tempo atrás... Um corpo celestial carregando uma semente da vida caiu na terra. Detritos do corpo celestial eventualmente se tornaram a lua, mas deixaram algo profundamente dentro da terra... A semente da vida chamada de LILITH. Entretanto... A terra já continha outra semente da vida chamada de ADÃO. Esses nomes são encontrados nos secretos manuscritos do mar morto da SEELE. ADÃO deu à luz a doze anjos, incluindo a si mesmo. Da mesma forma, LILITH deu à luz a um anjo... Shinji... Nós humanos somos esse décimo terceiro anjo... E nós nunca devíamos estar neste planeta.
(...)
“O segundo impacto a quinze anos atrás foi orquestrado por humanos. Antes... Mais anjos poderiam acordar... As pessoas reduziram ADÃO para um estado embrionário para atrasar a cerimônia e mitigar os danos o quanto fosse possível. Apesar das várias formas, os outros anjos são apenas possibilidades diferentes do que um humano poderia ser... Ao invés de nós. Eles alvejaram LILITH no geofront para se fundirem com ela ao invés de ADÃO... Destruir todas as outras espécies, e sobreviver neste planeta como uma nova espécie”.
“Vocês, pilotos, derrotaram os anjos e protegeram a raça humana. Entretanto... SEELE e o seu pai ainda possuem esperança para um terceiro impacto. Eles desejam destruir a humanidade, o último anjo... E evoluir para uma nova forma de vida. Esse é o projeto de instrumentalidade. (...) Os EVAS possuem a chave para o projeto de instrumentalidade”.
(...)
“As pessoas encontram Deus, e levados pela alegria, eles tentaram possuí-lo. Por isso que eles foram punidos. Quinze anos atrás. Mas o Deus que eles tentaram tanto encontrar desapareceu. Então eles tentaram ressuscitá-lo sozinhos. E assim nasceu ADÃO. E de ADÃO, a imagem de Deus, eles criaram os seres humanos. Esse. É o EVA.
• Personagens: no que tange aos personagens, gostei mais de como alguns deles foram apresentados no mangá do que no anime. Também foi melhor explorado o porque de certos personagens agirem do modo que agem.
O pai do Shinji é um belo exemplo disso.
• Final: não assisti ao filme “The end of evangelion” após assistir o anime, desse modo, eu fiquei sabendo do final, melhor explicado, pelo mangá e preferi o final apresentado pelo anime do que a versão do filme.
Maravilhosa e emocionante a redenção da Asuka assim como a explicação do campo AT. A mãe dela sempre esteve com ela, embora Asuka não tivesse o mínimo conhecimento disso. Shinji igualmente.
Agora falarei sobre outras coisas, podendo haver erros.
1) A mãe de Shinji sempre esteve com o Shinji na figura da unidade EVA 01, por isso a alta e imediata sincronia entre estes, bem como o interesse do GENDO IKARI em fazer o filho pilotar o EVA 01, sem contar ainda a indispensável participação desses personagens para ocorrer o 3º impacto.
2) REI realmente é um clone. GENDO fala que não há foto da amada porque ela sempre estaria em seu coração... Quer dizer, e nas profundezas da Nerv também.
Falar em REI, vejamos o seguinte quote de RITSUKO: “os EVAS também nascem sem uma alma, então nós os damos uma. Você sabia disso, não é? Em qual forma a alma de sua mãe vive agora? Essas coisas que parecem a REI não são seres humanos... Mas coisas. Elas também não possuem alma. Entretanto, elas são vasos vazios que são guardados, para armazenar uma única alma.
3) Na fronteira do limite do seu Ego, SHINJI ao está cansado de ver todos ao seu redor morrer, cede ao ódio, raiva e tristeza e é dominado. SEELE inicia o projeto de instrumentalidade, através do projeto dos EVAS e com ajuda da LANÇA de LONGINUS (que segundo a história do nosso mundo teria sido uma lança utilizada para verificar se Jesus realmente estava morto na Cruz).
4) GENDO encontra YUI e REI entra em LILITH. Todas as vidas começam a sucumbir e SHINJI – em algo que lembra Mr.Robot – encara aquilo que sempre desejou: um mundo ser dor, sofrimento e tristeza, um mundo que ele sempre idealizou. Um mundo vazio e imerso no LCL, o líquido da vida, o líquido extraído de LILITH e utilizado para dá funcionalidade aos EVAS.
5) Somente ele e REI num mundo vazio. Cabendo somente a ele o poder de escolher se continua nesse mundo ou se volta ao mundo que ele conhece. Ao mundo que mãos machucam, assim como palavras, ao mundo que a dor, sofrimento e tristeza existem e são aquilo que possibilita a felicidade.
6) Seguindo o final do mangá, somente ele e ASUKA se encontram no mundo criado pela escolha de SHINJI, que foi continuar a viver, visto que foram os únicos a não morrerem ao comtemplarem aquelas pessoas que mais desejavam. Porém, completamente estranhos e aparentemente sem conhecimento das coisas que passaram.
7) Esses foram os pontos mais importantes, mas enfim, uma experiência excelente. Gostei da melhor exploração da infância de Shinji e agora estou em dúvida se o EVA foi criado através de ADÃO ou de LILITH devido as quotes acima, mas enfim, eu descobrirei isso depois.
8) P.S.: acabei de pesquisar e, diferentemente, dos outros EVAS que foram feitos a partir de ADÃO, a unidade 01 foi gerada diretamente de LILITH. Isso traz a dúvida referente ao fato que é necessário o contato entre ADÃO e LILITH para ocorrer o 3º impacto, ou o contato desta com qualquer anjo. Todavia, isso não será análise desse relatório, mas um estudo individual. Talvez envolva o projeto EVA da SEELE, todas aquelas criaturas podem ter sido criadas através de ADÃO, não sabendo eu precisar como e de que forma.
9) Menção especial: simbologias, tipo árvore da vida.
Este é o fim. Valeu. (na minha versão do word ficou muito melhor, cheia de imagens dos personagens juntos e outras imagens e organização). Parabéns a todos que chegaram aqui.

Eedeen 08/07/2022

NGE 1
Foi bom, muito bom na real, não me deixou aquele gostinho de favorito mas com certeza me fez querer ler os próximos

simao 30/04/2022

depressao
Meu amigo o que foi isso? slk começa sendo muito genérico e vai se desenvolvendo a ponto de ficar complexo e bem desenvolvido, simplesmente magnifico