Antes de Partir

Antes de Partir Bronnie Ware

Resenhas - Antes de Partir

Adriano Schiessl 30/03/2024

Aprendendo a viver com os que vão morrer .
O livro é muito bom e nos faz refletir sobre a vida em aspecto amplo. Tornando se um pouco cansativo e repetitivo no final quando a autora descreve seu estado de depressao, contudo tais relatos não tiram a beleza da obra e os ensinamentos de seres que estão prestes a partir desse mundo.

Luiza 30/03/2024

Antes de partir
Um livro que todos deveriam ler, por vários motivos, entre eles, porque possui lições de vida profundas e valiosas que todo mundo deveria refletir o quanto antes.

?No entanto, dizem que fazemos mais para evitar a dor do que para obter prazer. De modo que é apenas quando a dor se torna demasiada que nós finalmente encontramos coragem para promover mudanças?.

?Nós passamos tanto tempo fazendo planos para o futuro, sempre dependendo de as coisas virem numa data posterior para assegurar nossa felicidade ou presumindo que temos todo o tempo do mundo, quando tudo que temos é nossa vida hoje.

?Ver a luz desse homem adorável se apagar fazia-me lembrar como é importante ter coragem para viver aquilo que seu coração deseja?.

?Não crie uma vida em que você vá se arrepender de ter trabalhado duro demais?.

?Eu teria adorado não ter dado bola para o que os outros pensavam de mim, como não dou agora?.

?O dinheiro é tão mal compreendido. Ele mantém as pessoas nos empregos errados para sempre porque elas acham que não serão capazes de fazer dinheiro com o que amam. Quando é exatamente o contrário?.

Juliana.Leite 02/02/2024

Dizem que tudo acontece por amor ou medo...
Uau! Foi uma leitura incrível, com muitas reflexões, com muita profundidade.
Conforme lia o livro, ia pensando que os maiores arrependimentos das pessoas em seu leito de morte são atitudes que temos no nosso dia a dia e vamos achando que ainda temos tempo pra fazer alguma coisa de diferente.
Fiz muitas anotações.
Com certeza é um livro que eu recomendaria. A leitura é fácil, os capítulos são muito bem divididos. (achei o final um pouquinho cansativo, o último capítulo, mas não tirou nadinha da beleza do livro)
Nós estamos vivendo? Estamos fazendo coisas que gostamos? Estamos apenas trabalhando para sobreviver? Estamos realmente próximos de quem amamos? Ou estamos achando que dará tempo para fazer isso futuramente?

Eduardo 09/10/2023

Um lição de vida... aliás, muitas!
Excelente livro!

Realmente provoca os leitores a refletirem...

A grande pergunta que deixa é: quando você ficar velho, você vai carregar algum arrependimento? E não dá tempo de mudar isso agora?

Tatiana455 23/06/2023

Ao falar da morte, baseada nos relatos de dezenas de pacientes terminais, a escritora nos revela que a percepção do tempo limitado pode aumentar a consciência que temos da vida, esta preciosidade indefinível.
Os 5 principais arrependimentos que as pessoas têm antes de morrer:
01 - Desejaria ter tido a coragem de viver uma vida verdadeira para mim mesma, não a vida que os outros esperavam de mim.
02 - Desejaria não ter trabalhado tanto.
03 - Desejaria ter tido a coragem de expressar meus sentimentos.
04 - Desejaria ter ficado em contato com meus amigos.
05 - Desejaria ter me permitido ser mais feliz.

Elaine 13/06/2023

Amei essa leitura! Muito necessária para reflexão de como estamos vivendo. É um tema que muitos evitam. A morte e a mudança são as duas certezas que temos nessa vida.
Tive vários momentos que relia alguns trechos, pois fizeram muito sentido. Indico para aqueles que vem buscando o aprendizado contínuo.
Talvez você possa estar vivendo de forma automática e nem perceba.

Syntia Tainan @pequeninaestante 08/07/2022

Antes de partir
Conta a história de quem acompanhou de perto várias pessoas que estavam prestes ao desencarne, e o quanto esse momento é reflexivo sobre a forma como conduziram suas vidas até aquele momento, o que é importante para um, talvez não seja para outro, mas é perceptível que as coisas das quais sentem falta,ou que desejariam ter modificado, são as coisas mais simples da vida.
E que a depressão não deve ser o fim, e devemos buscar forças para nos renovar a cada dia, forças em nós mesmos, pois somos muito importantes , cada um é um ser único.

Sorria e sabia!

DANILÃO1505 12/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Fer Sugano 12/07/2022minha estante
Oi! Obrigada pelo comentário, Damião!

Val Donato 26/05/2022

Antes de partir.
Um livro que vale a pena ler, Bronnie é compositora e cuidadora ela conhece várias pessoas com histórias diferentes mais que no final só querem a mesma coisa ter vivido uma vida feliz.
A felicidade é uma escolha, devemos sempre dizer as pessoas como sentimos. Nunca sabemos o dia amanhã!

Paulo2144 27/02/2022

Antes de partir, uma reflexão sobre a vida
Bronnie Ware, autora do livro, foi cuidadora de pessoas que estavam nos momentos finais de suas vidas, por quase dez anos. Durante este tempo, ela ouviu muitos dos arrependimentos e lamentos dessas pessoas. Ela separou os cinco que mais se repetiam e escreveu um livro falando sobre eles. Eu achei esse livro maravilhoso! Traz algumas reflexões fantásticas sobre a vida, a morte e sobre a nossa existência. Em algumas partes, no entanto, a autora segue por caminhos de misticismo, o que não me agradou muito. Mas mesmo assim, isso não diminui a grandeza das reflexões que o livro nos traz. Recomendo a leitura.

Clarisse 13/01/2022

Um convite para olhar para dentro de si
Neste livro repleto de sensibilidade, Bronnie Ware, exímia contadora de histórias, fala sobre a sua trajetória em busca de uma vida mais feliz, trazendo também os ricos ensinamentos que pôde obter devido ao contato próximo com pessoas com doenças terminais, seus clientes quando ela se aventurou a ser cuidadora.

Em suma, o livro traz os 5 principais arrependimentos das pessoas em fim de vida:
1 - "Desejaria ter tido a coragem de viver uma vida verdadeira para mim mesma, não a vida que os outros esperavam de mim."
2 - "Desejaria não ter trabalhado tanto."
3 - "Desejaria ter tido a coragem de expressar meus sentimentos."
4 - "Desejaria ter ficado em contato com meus amigos."
5 - "Desejaria ter-me permitido ser mais feliz."

A autora nos traz reflexões acerca do nosso potencial em remodelar o momento presente para que não cheguemos ao leito de morte com os mesmos lamentos de seus clientes...

Bronnie nos impulsiona a construir uma vida repleta de bondade, compaixão, coragem e fé. Como ela mesma atesta, "é necessário firmeza para promover grandes mudanças. No entanto, quanto mais tempo você ficar no ambiente errado e permanecer sendo seu produto, por mais tempo você negará a você mesmo a oportunidade de conhecer a verdadeira felicidade e satisfação. A vida é curta demais para ficar vendo-a passar, só por causa do medo que pode ser superado, se for encarado."

Paulinha 08/01/2022

Vamos dividir o livro em duas partes. Primeira: a parte que ela fala dos lamentos das pessoas próximas a morte é suas últimas conversas é sensacional, nossa sociedade precisa voltar a abordar a morte com naturalidade
Segunda: o livro virou uma auto biografia no qual a autora ficava se reafirmando como uma pessoa sensacional, maçante.

Ângela Bittencourt Cardoso 23/10/2021

Dos arrependimentos de quem estava em sua hora derradeira
?Seja quem você é, encontre o equilíbrio, fale honestamente, valorize aqueles que você ama, e permita-se ser feliz. Se fizer isso, então você não estará apenas honrando a si mesmo, mas a todos aqueles que se desesperaram em suas semanas finais por não terem tido a coragem de fazê-lo anteriormente em suas próprias vidas. A escolha é sua. Sua vida é só sua.?
JurúMontalvao 23/10/2021minha estante
gente! q lindeza essas palavras? pena q é mt grande pra tatuar, mas olha q ideia veio aqui kkkkk

Raquel 25/09/2021

Leitura necessária
É um livro que traz reflexões sobre nossas vidas, é drama, é longo também, com muitos detalhes e talvez algumas pessoas sintam que a leitura possa ser arrastada. Pra mim valeu muito a pena, pois consegui aprender, refletir sobre como quero viver minha vida, no final ela fala de um momento muito difícil de sua história, o que para uns pode ser algo que prolongue o livro, mas para mim foi necessário, pois mostra como sempre temos altos e baixos em nossas vidas, porém sempre devemos estar dispostos a melhorar, pro nosso próprio bem, até porque a vida é uma só ( pelo menos essa, pra quem acredita) e devemos levá-la de maneira leve.