Sopa de Letras

Sopa de Letras Helena Gomes
Sheila Schildt

Resenhas - Sopa de Letras

Davi.Paiva 24/03/2024

Poderia ser muito melhor.
Já participei de muitas antologias por várias editoras. Mas até hoje, só li 7 obras. E pensando em resolver este problema, organizei uma lista de leituras incluindo alguns títulos. E "Sopa de Letras" foi um deles.

A primeira antologia que participei e fui aprovado no meio do ano de 2012 é a "Vislumbres", da Terracota Editora, que saiu só no final de 2013. Já "Sopa de Letras" eu tive aprovação no final do ano de 2012 e ela foi lançada em janeiro de 2013 junto de outros livros ("Quimera", "Névoa" e "Corações Entrelaçados", sendo que só li o primeiro desta lista). Por que conto tudo isso: porque quero detalhar que embora esteja seja uma das minhas primeiras antologias, ela não é a primeira de fato e nem é um exemplo da minha qualidade enquanto escritor (muito da qualidade do meu trabalho só ficou com mais nitidez depois de realizar um curso de escrita no Centro Cultural da Penha, em 2014).

O que isso acarreta: em uma das críticas mais duras que tenho ao mercado editorial de antologias. Autores chegam apenas com informações do edital (isso quando leem!) para publicar em antologias sem nenhum orientação sobre como escrever um conto, a diferença entre um diálogo e um inciso, como acrescentar descrições para terem peso na obra, como evitar o Deus Ex Machina e ter sensibilidade para tratar assuntos delicados.

"Sopa de Letras" tem 37 contos. Para avaliar, resolvi ler todos os contos e dar uma nota de 0 a 5, podendo ser fracionada. Se um dia algum autor me procurar para querer saber o que achei de cada conto, fiz anotações de todos eles. Mas já aviso: não adianta reclamarem comigo depois de abrir a Caixa de Pandora.

Mas antes da avaliação dos contos, quero falar sobre o trabalho da editora e da organização. A Andross sempre usou bons papéis para publicar seus livros e me apresentou a fonte Palatino, que passei a gostar. E isso é um ponto bom. Infelizmente o trabalho da organização não é tão bom assim: com uma introdução que não dialoga com o texto de contracapa (este, sim, dialoga com o título do livro. Já o da introdução, em sua maior parte, dialogaria com o título se a antologia se chamasse "Tecidos"), alguns contos aprovados de gosto duvidoso e a a falta de pulos de linha para simbolizar "subcapítulos" no conto "A Última Batalha", que o tornariam bem melhor, deixo a organização com nota 2,5.

E os contos?

Muitos têm aberturas que não despertam nenhum sentimento no leitor. Os que se sobressaem neste aspecto, pelo menos, instigam curiosidade. Feito isso, li contos onde a construção "situação-enredo-clímax-desfecho" ou era fora de ritmo, ou era feita sem uma curva dramática ou era sem um dos quatro itens. Sem contar contos que tratavam de temas adultos como s3x0 ou 4bus0 (e nem a organizadora escapou disso) sendo que a antologia tinha dois autores menores de idade quando a antologia foi publicada.

Não avaliando o meu próprio conto, as notas dos 36 textos ficaram da seguinte forma:

Nota 0,0: 01 conto.
Nota 3,5: 02 contos.
Nota 4,0: 03 contos.
Nota 4,5: nenhum conto.
Nota 5,0: 02 contos.

Somando tudo (81,5), dividindo por todos os contos e obtendo a média (2,2) para somar com a nota que dei para a organização, a média final é 2,35. Arredondando, 2.

Isso mostra como esta antologia poderia ser muito melhor. Uma antologia de tema livre é legal porque você nunca sabe o que vai encontrar. Um conto fantástico, romance trágico, terror, infantil, etc. Mas infelizmente, o que mais encontrei foram contos mal escritos.

O meu "prêmio de consolação" é saber que o conto "A Prisão do Olhar" de O. A. Secatto continua bom até hoje. E a surpresa foi saber que "Os Desenhos de Lucas", de Thais Pampado, também é outro nota 5.

Sem mais.