As Pupilas do Senhor Reitor

As Pupilas do Senhor Reitor Júlio Diniz

Resenhas - As Pupilas do Senhor Reitor

1 | 2 | 3 | 4

Felipe1503 11/03/2024

Se você, como eu, tem na memória o nome desse livro associado a novela. Você pode estar curioso com a leitura dele. Eu posso te falar então:

Um romance / drama, leve e gostoso de ler!
Gabrielli.Tonelli 20/03/2024minha estante
Boa tarde! Tenho um trabalho sobre esse livro e infelizmente não tenho tempo para ler,você poderia me dizer qual o clímax e a temática principal do livro? Dês de já agradeço!

Maria.Barreto 27/02/2024

As pupilas do senhor Reitor
Um clássico escrito de forma maravilhosa. Quantas expressões e "palavreados" incríveis!
Essa leitura me arremeteu a lembranças da infância.

Ricardo.Silvestre 12/10/2023

Bela surpresa
Tenho alguma reticência aos clássicos literários dos autores portugueses de outrora e estou certo que este sentimento foi motivado pelos tempos de escola, altura em que éramos obrigados a ler tudo menos aquilo que realmente nos interessava.
Agora, passados já uns bons anos, as surpresas acontecem. E que bela surpresa esta obra de Júlio Dinis, a primeiríssima que leio do autor e, certamente, não a última.

O romance, publicado em 1866, apresenta-nos personagens em situações típicas de uma aldeia portuguesa do séc. XIX. Desde a donzela orfã que sofre de amor, passando pelas intrigas e coscuvilhices dos habitantes do local, até ao rapaz que, renunciando à carreira eclesiástica, é enviado para a cidade para mais tarde voltar e instalar a confusão. Ok, ninguém morre de tuberculose? mas até aqui nada de novo, certo?

O que me fez gostar bastante desta leitura está relacionado com a capacidade de Júlio Diniz criar personagens cuja ironia bem humorada é uma constante. O reitor, por exemplo, é uma personagem que apesar do moralismo característico da época e da função que desempenha enquanto padre, apresenta uma personalidade engraçada, muito despachada e nada tacanha. Sem dúvida uma figura de relevo em toda a trama.
Os diálogos são bem construídos e nada enfadonhos. De uma hora para a outra, somos transportados para aquele local e, na presença daquelas pessoas, passamos a assistir a tudo de camarote.

As 5 estrelas só não aconteceram porque achei o final apressado. De qualquer maneira, gostei bastante e recomendo a sua leitura, sem hesitações.
Mara.Mares 13/10/2023minha estante
Acho que foi novela que vi qndo criança. Não sei ao certo e não lembro de nada, mas quero muito ler.

Ricardo.Silvestre 13/10/2023minha estante
@Mara.Mares,
Sim, tem também ?As Pupilas do Senhor Reitor? como novela brasileira. Foi produzida e exibida pelo SBT entre 1994 e 1995.

Evelin 29/09/2023

Isso não é spoiler, o livro tem mais de 100 anos
Achei leve e divertido. Ri muito em vários momentos, mas teve algumas partes entediantes e pouco desenvolvimento dos casais e dos personagens. Do jeito que tava indo nuns 80% do livro eu pensei que terminaria com a Clara fugindo com o Daniel e talvez com um romance entre o Pedro e a Margarida (pensando melhor, teria sido um final interessante, se bem desenvolvido?).

Acho que o final deixou a desejar, porque durante todo o livro não há praticamente nenhum indício forte de que o Daniel seria um marido bom e fiel. Deveria ter tido um tempo maior entre ele finalmente se encontrando e conversando com a Margarida depois que voltou e entre ele pedindo ela em casamento. Foi tudo no mesmo dia, justamente o dia seguinte ao dia em que ele teve a audácia de tentar conversar escondido com a Clara de noite sem um motivo racional!! Por isso que acho que deveria ter tido um tempo maior no desenvolvimento (do "acordar") dos sentimentos dele e que, principalmente, a Margarida tivesse aceitado o pedido dele por vontade própria e não por pressão da Clara (ou talvez nem ter aceitado mesmo). Além de que teria sido bom um aprofundamento maior no romance com a Clara e o Pedro.

Mas, no geral, eu gostei muito e me divertir lendo esse livro.

Elaine Messias 25/09/2023

Romance de época
Praticamente uma história de cinderela. O livro é de uma época em que os costumes eram muito distintos e qualquer comportamento mais extrovertido podia causar problemas.

Lilian_89 24/04/2023

Bompra passar o tempo
Um livro com uma narrativa um tanto arrastada que foca na vida de uma pequena vila portuguesa onde dois irmãos acabam por se apaixonar por duas irmãs orfãs que são guiadas por um padre que se torna o tutor das mesmas após a morte de seus pais.

Com alguma reviravoltas ao longo da narrativa, como o jovem que vai para a cidade grande estudar e acaba esquecendo seu amor da infância e retorna com uma paixonite pela noiva do irmão, a parte com mais ação do livro é a possível desavença entre os irmãos após um pensar ter descoberto uma traição do irmão com a noiva que acaba por ser desmentida pela irmã que assume as consequências de sua atitude ao livrar a irmã de uma má fama e sofrimento pela perda do amor de sua vida.

Ao fim, tudo acaba bem e os dois casais se comprometem ao casamento com a benção do reitor e toda desavença se esvai enquanto a felicidade se acomoda com as duas irmãs felizes com seus casamentos.

Alessandra.Dias 07/01/2023

Romance e Reviravoltas
Comecei a leitura com um pé atrás, achei que seria este um livro muito massante e chato, mas me surpreendi. A história começa meio arrastada, mas com o desenvolvimento dos fatos torna-se instigante.
Esta é uma história de amor que une passado e presente e nos mostra que o perdão e sim, algumas artimanhas, podem unir casais que se amam.
Indico a todos que gostam de livros de romance e de um vocabulário um pouco rebuscado (aos que estão acostumados não haverá problemas durante a leitura).

Elyene 16/11/2022

Futricagem e humor
Jamais imaginei que encontraria nesse livro tanto divertimento e apego! Não sei se é um sacrilégio a comparação, mas tenho para mim que os amantes de Jane Austen adorariam essa narrativa. Apesar de um ou outro ponto de quebra no ritmo, o livro é leve, fácil de ler, com momentos cômicos e capaz de puxar os fios do coração. Não sei dizer ainda se gosto do final, mas a jornada toda foi surpreendentemente agradável!

Elaine.Magalhaes 06/07/2022

Romântico nunca sai de moda
Esse livro marcou minha adolescência e com certeza é um clássico. Reler sempre será um prazer. Uma estória suave com seus altos e baixos e claro com aquele final que a gente torce e gosta. Recomendo .
Leitura agradável e fácil de entender, apesar de ser escrito em português antigo e ter algumas expressões usadas na época, mas é fácil de entender.

RECOMENDADÍSSIMO!!!!

Roselaine12 29/05/2022

Livro que conta a estória de duas jovens que são responsabilidade do reitor da comunidade onde vivem, pois acabaram ficando órfãs. Um bom passatempo.

Roselaine12 29/05/2022

Vivian.Bieberbach 01/02/2022

Acho que esse foi o livro mais antigo que já li. Achei a leitura um pouco difícil, já que é um português antigo e o autor é português, mas se consegue perfeitamente compreender toda a história.

Darlene_Poetisa 14/01/2022

As pupilas do Senhor reitor
A obra acompanha desde a infância a vida de Daniel e seu irmão, Pedro. Enquanto Pedro é forte e não desperta preocupação, Daniel parece mais mirrado e frágil, o que faz o pai temer por seu futuro e decidir colocá-lo no seminário. O reitor da vila toma pra si a instrução do garoto mas percebendo-o apaixonado por uma jovem, convence o pai a encaminhar o rapaz aos estudos da medicina.
O livro é bonito e utiliza a história para propagar alguns ensinamentos morais/religiosos, como vários romances da época.

Samfer 30/12/2021

Achei um pouco enfadonho, mas não o bastante pra me fazer abandonar. É um livro pequeninho, aqueles modelos de bolso. Paguei 5$ numa feira do livro. Não tenho objeções, apesar de alguns incomodos na leitura mas compreendi serem acontecimentos daquela época.

1 | 2 | 3 | 4