As Pupilas do Senhor Reitor

Resenhas - As Pupilas do Senhor Reitor

1 | 2 | 3 | 4

Fabi 01/05/2020

Uma agradável surpresa!
Lembro vagamente da novela exibida pelo SBT, em 1994, e que gostei muito. Então, quando o livro apareceu em promoção, não hesitei e comprei.
E que leitura agradável!
O romance campestre e simples foi como um bálsamo neste momento tão conturbado.
Reler as cenas simples me fizeram passar momentos muito felizes e a pureza de alma dos personagens me levou a uma profunda reflexão de todo o turbilhão que vivemos hoje em dia.
É preciso parar e pensar, definitivamente.
Viber mais devagar e junto de nossos familiares e, mais do que nunca, nos livrarmos do que não nos traz paz de espírito.
Super recomendo.
Daniel.Malaquias 27/05/2020minha estante
Também recordo da novela no SBT e pela sua recomendação agora procurarei ler o livro.

Ziza 01/02/2022minha estante
Assisti a novela do sbt e gostava bastante. Deu vontade de lero livro.

golin 08/07/2022minha estante
Eu Também adorei esse livro, já li ele mais de uma vez e concordo plenamente com oque você disse.

Lacerda 12/06/2010

Clássicos não são chatos de se ler, Júlio Dinis deixa isso tão fácil de se fazer que as páginas correm sem que se perceba. O romance de Guida e Daniel é uma delícia, pueril; os conflitos com Clara fazem o coração quase parar, uma agonia nos consome até o desfecho.
Como o livro era publicado no jornal semanalmente, cada capítulo termina com um mistério, com um questionamento que nos força a continuar a leitura até o fim.
Os personagens são vivos, os cenários mostram o Brasil Colônia, os costumes de desfolhadas, cantos, versos; uma viagem ao passado para relembrar também alguns valores já esquecidos.

Amanda 14/06/2020

As pupilas do senhor reitor
Você também achou que esse livro era brasileiro? Se sim, acho que nos deixamos levar pela novela que passava na década de 90 (que bom que não estou sozinha nessa. Será?)

Fiquei pensando qual seria a universidade desse tal reitor, além de encontrar outras palavras diferentes. Daí resolvi parar a leitura e pesquisar. Daí descobri que o autor era por português (abafa o caso).

Seguindo a leitura, o livro vai passeando por conceitos religiosos que dialogam com a bondade e o perdão (não há aquela moralidade imposta), numa realidade rural no interior de Portugal, com momentos de humor (com direito a beatas fofoqueiras) e uma história de amor desenrolando no fundo.

A história se inicia com um pai viúvo bem preocupado com o futuro de seus dois filhos. O mais velho, Pedro, aparenta querer seguir a profissão de lavrador, mas Daniel demonstra não estar preparado fisicamente para aguentar uma profissão braçal, o que acaba resultando na sua formação acadêmica.

E como, desde o início, é bonita a preocupação do pai em não querer que a diferença na profissão afaste os irmãos. Demonstra que ambas são dignas, apesar de uma mais intelectual que a outra.

Na verdade, Daniel começou a estudar para se tornar padre, mas avisei que esse livro é também sobre amor, então.. Essa história nasce na infância de Daniel, quando fugia das aulas de latim do reitor (padre) da aldeia para, entre conversas sem fim e cantigas de amor, estar perto de Margarida. Pela falta de vocação, acaba sendo direcionado para a medicina.

Após um longo tempo estudando na capital, Daniel retorna à aldeia já médico e com uma visão e comportamento de cidade grande. Margarida acabou ficando órfã e, junto de sua irmã Clara, esteve sob os cuidados do reitor - As pupilas do senhor reitor.

E com essa visão de cidade grande, o comportamento de Daniel vai sendo interpretado como de um conquistador, o que se torna um perigo na aldeia. Diferente de Pedro, que logo se enamora por Clara e já se decide por casar.

Margarida, como irmã mais velha e responsável, tem uma personalidade mais discreta, mais bondosa, o que destoa da sua tão divertida e conversadeira irmã caçula. E neste ponto, percebemos as similaridades com os outros dois irmãos.

E então, como será que termina essa história de amor?

Ricardo.Silvestre 12/10/2023

Bela surpresa
Tenho alguma reticência aos clássicos literários dos autores portugueses de outrora e estou certo que este sentimento foi motivado pelos tempos de escola, altura em que éramos obrigados a ler tudo menos aquilo que realmente nos interessava.
Agora, passados já uns bons anos, as surpresas acontecem. E que bela surpresa esta obra de Júlio Dinis, a primeiríssima que leio do autor e, certamente, não a última.

O romance, publicado em 1866, apresenta-nos personagens em situações típicas de uma aldeia portuguesa do séc. XIX. Desde a donzela orfã que sofre de amor, passando pelas intrigas e coscuvilhices dos habitantes do local, até ao rapaz que, renunciando à carreira eclesiástica, é enviado para a cidade para mais tarde voltar e instalar a confusão. Ok, ninguém morre de tuberculose? mas até aqui nada de novo, certo?

O que me fez gostar bastante desta leitura está relacionado com a capacidade de Júlio Diniz criar personagens cuja ironia bem humorada é uma constante. O reitor, por exemplo, é uma personagem que apesar do moralismo característico da época e da função que desempenha enquanto padre, apresenta uma personalidade engraçada, muito despachada e nada tacanha. Sem dúvida uma figura de relevo em toda a trama.
Os diálogos são bem construídos e nada enfadonhos. De uma hora para a outra, somos transportados para aquele local e, na presença daquelas pessoas, passamos a assistir a tudo de camarote.

As 5 estrelas só não aconteceram porque achei o final apressado. De qualquer maneira, gostei bastante e recomendo a sua leitura, sem hesitações.
Mara.Mares 13/10/2023minha estante
Acho que foi novela que vi qndo criança. Não sei ao certo e não lembro de nada, mas quero muito ler.

Ricardo.Silvestre 13/10/2023minha estante
@Mara.Mares,
Sim, tem também ?As Pupilas do Senhor Reitor? como novela brasileira. Foi produzida e exibida pelo SBT entre 1994 e 1995.

Maiara.Alves 16/01/2021

Me apaixonei!
Depois de tanto ouvir minha mãe tecer grandiosos elogios sobre a novela do SBT, adaptada nos anos 90 e baseada neste livro, eu fiquei curiosa e resolvi ler a obra de Júlio Diniz e posso dizer que assim como minha mãe, eu me apaixonei.

Aqui temos uma história que acontece numa pequena aldeia de Portugal e é a história de um quarteto. Duas irmãs e dois irmãos que têm o destino entrelaçado.

Daniel e Guida se amam desde a infância, e Clara e Pedro que descobrem o amor anos mais tarde.

Margarida, Guida, é órfã de mãe e o pai casa-se novamente mas a madrasta a detesta. Desse modo cresce introvertida e sem amor.
Clara é a irmã por parte de pai de Guida e é extrovertida, alegre e muito bonita.

Pedro e Daniel são filhos de José das Dornas e são muito diferentes entre si. Pedro, o mais velho, é robusto, trabalhador e afeito a vida no campo.
Daniel, o caçula, é bonito, estudou no Porto e recém formado em medicina.

E acompanhando o desenrolar dos fatos temos o Reitor, conselheiro e orientador das pessoas da aldeia, em especial de Guida e Clara, suas pupilas por pedido da moribunda mãe de Clara.

Levei algum tempo para me acostumar à escrita de Júlio Dinis, mas é certo que o livro é muito bem escrito e as observações que faz são muito realistas.

Júlio Dinis retrata de uma maneira gostosa e cativante a vida do povo português, suas crendices, costumes, suas festas e a grande religiosidade do povo. Junta-se isso à alegria e simplicidade e temos uma obra gostosa de ler que entra nos meus livros favoritos da vida!

É uma leitura que recomendo pela sua simplicidade e sagacidade.

Valéria Cristina 28/04/2020

Delicioso
Estava precisando de ler uma história assim. Deliciosa! Ri muito e chorei também. Vale a pena ler as venturas e desventuras das pupilas do senhor reitor.

Gabriela Lisboa 27/07/2020

Uma belíssima surpresa
Que narrador magnífico! Eu me diverti muito!
O passo do livro é bem calminho. Demorei mais de um mês para ler, e ele não é muito comprido. A ação demora um pouco para acontecer, mas quando acontece, passa voando. E a narração, volto a dizer. Um narrador engraçado, que julgava as ações dos personagens, se metia na história... A cara do português. Peguei esse livro por um acaso e adorei. Uma das melhores leituras do ano.

bia 19/12/2010

Gostei de ler, é uma leitura leve, valeu pelo retrato dos costumes, expressões da época, de um tempo onde o "tempo" não voava...tanto q Margarida diz,qdo convence Clara a deixa-la dar aulas," Que vou fazer com todo este tempo que me sobra"....até fiquei com inveja,kkkk qdo, hoje nos sobra algum tempo?
Dan 06/06/2022minha estante
Tbm fiquei com inveja rsrsrs

Elyene 16/11/2022

Futricagem e humor
Jamais imaginei que encontraria nesse livro tanto divertimento e apego! Não sei se é um sacrilégio a comparação, mas tenho para mim que os amantes de Jane Austen adorariam essa narrativa. Apesar de um ou outro ponto de quebra no ritmo, o livro é leve, fácil de ler, com momentos cômicos e capaz de puxar os fios do coração. Não sei dizer ainda se gosto do final, mas a jornada toda foi surpreendentemente agradável!

Alessandra.Dias 07/01/2023

Romance e Reviravoltas
Comecei a leitura com um pé atrás, achei que seria este um livro muito massante e chato, mas me surpreendi. A história começa meio arrastada, mas com o desenvolvimento dos fatos torna-se instigante.
Esta é uma história de amor que une passado e presente e nos mostra que o perdão e sim, algumas artimanhas, podem unir casais que se amam.
Indico a todos que gostam de livros de romance e de um vocabulário um pouco rebuscado (aos que estão acostumados não haverá problemas durante a leitura).

Betânia 10/11/2021

As pupilas do senhor reitor
A história é narrada sem muitos acontecimentos ou dramas, de forma leve e natural. Uma obra simples e agradável. Válida leitura.

Roselaine12 29/05/2022

Livro que conta a estória de duas jovens que são responsabilidade do reitor da comunidade onde vivem, pois acabaram ficando órfãs. Um bom passatempo.

Elaine.Magalhaes 06/07/2022

Romântico nunca sai de moda
Esse livro marcou minha adolescência e com certeza é um clássico. Reler sempre será um prazer. Uma estória suave com seus altos e baixos e claro com aquele final que a gente torce e gosta. Recomendo .
Leitura agradável e fácil de entender, apesar de ser escrito em português antigo e ter algumas expressões usadas na época, mas é fácil de entender.

RECOMENDADÍSSIMO!!!!

Lorena.Buffolo 31/08/2010

As Pupilas do Sr. Reitor é um bom livro. Gostei dele, mas não tanto quanto eu imaginava... o defeito dele, na minha opinião, são as digressões desnecessárias do autor, sem contar que ele perde muito tempo ocupado contando o cotidiano de personagens secundários que nem têm tanta importância na trama. Consequentemente, a leitura fica cansativa em alguns pontos. Mas no geral a história é boa e os capítulos finais, que é onde a trama se desenrola de verdade, acabam por prender a nossa atenção, apesar de acontecer tudo às pressas!

Mila.Soraia 02/10/2020

Júlio Dinis é um autor do Romantismo português. Desse modo, deve-se levar em consideração que a obra tem muitas das características que individualizam o movimento: idealização da mulher amada, sacrifício e redenção.
No livro, há capítulos inteiros dedicados a descrever pequenos acontecimentos envolvendo as personagens (em alguns casos, até mesmo personagens secundárias). Alguém pode achar a leitura de tais trechos um pouco maçante, por serem extremamente descritivos, e por não fazerem a história "andar". Todavia, acho que o excesso de zelo nas descrições não foi à toa, pois nos permitem ter um recorte do que era a vida na sociedade da época, o que tem grande peso nas decisões das personagens.

1 | 2 | 3 | 4