As Pupilas do Senhor Reitor

As Pupilas do Senhor Reitor Júlio Diniz

Resenhas - As Pupilas do Senhor Reitor

Lacerda 12/06/2010

Clássicos não são chatos de se ler, Júlio Dinis deixa isso tão fácil de se fazer que as páginas correm sem que se perceba. O romance de Guida e Daniel é uma delícia, pueril; os conflitos com Clara fazem o coração quase parar, uma agonia nos consome até o desfecho.
Como o livro era publicado no jornal semanalmente, cada capítulo termina com um mistério, com um questionamento que nos força a continuar a leitura até o fim.
Os personagens são vivos, os cenários mostram o Brasil Colônia, os costumes de desfolhadas, cantos, versos; uma viagem ao passado para relembrar também alguns valores já esquecidos.

bia 19/12/2010

Gostei de ler, é uma leitura leve, valeu pelo retrato dos costumes, expressões da época, de um tempo onde o "tempo" não voava...tanto q Margarida diz,qdo convence Clara a deixa-la dar aulas," Que vou fazer com todo este tempo que me sobra"....até fiquei com inveja,kkkk qdo, hoje nos sobra algum tempo?

Aline 04/02/2014

Literatura Portuguesa.
Mais um livro com texto condensado.
José das Dornas lavrador tem dois filhos Pedro e Daniel. Pedro forte segue os passo do pai na roça, Daniel fragil prepara - se para entrar no seminario com ajuda do Reitor. Porem, o Reitor percebe a aproximação de Daniel com Margarida, uma das suas pupilas, então José das Dornas envia Daniel para estudar na capital. Daniel volta anos depois, doutor e muito diferente. Durante este tempo Pedro noiva com Clara, outra pupila do Reitor e irmã de Margarida. Com a chegada de Daniel Margarida fica feliz e acredita que vai ter o mesmo futuro da irmã, casar. Porem, Daniel não a reconhece e acaba se apaixonando por a noiva do irmão.

Romance bem novela.

Lorena 31/08/2010

As Pupilas do Sr. Reitor é um bom livro. Gostei dele, mas não tanto quanto eu imaginava... o defeito dele, na minha opinião, são as digressões desnecessárias do autor, sem contar que ele perde muito tempo ocupado contando o cotidiano de personagens secundários que nem têm tanta importância na trama. Consequentemente, a leitura fica cansativa em alguns pontos. Mas no geral a história é boa e os capítulos finais, que é onde a trama se desenrola de verdade, acabam por prender a nossa atenção, apesar de acontecer tudo às pressas!

Verônica 19/01/2013

Esse é para as (ou os) que gostam de histórias românticas, leves, sem exageros, do tipo “água com açucar”. Sem dúvida As Pupilas é um dos melhores livros que já li. Mas não me encantei de primeira, demorou mais de um ano desde o dia em que o comprei num sebo e para ter coragem de lê-lo. Na verdade eu nem sabia direito porque tinha comprado, parecia um daqueles livros meio maçantes de literatura clássica e que eu não tinha animo para ler. Mas quando o peguei não quis mais largar. Sabe aquelas histórias românticas sobre você conhecer alguém na infância, parece que iam viver juntos para sempre, mas algo os faz se separarem. E daí muito tempo depois os seus destinos voltam a se reeencontrar, mas ai....ele já não lembra dela! E ela morre de vergonha de chegar perto dele pois ele virou um rapaz muito atraente e que chama a atenção de muitas garotas, e ela é só uma pobre rapariga. Bem, acho que em algum lugar você já deve ter visto historia parecida, principalmente naqueles filmes americanos que adoram abordar o tema “Como esses dois vão ficar juntos?”. São histórias divertidas, mas eu prefiro esse doce livro do português Julio Dinis. É muito cativante a sua história de Margarida, Clara e Daniel. Leitura recomendada para os que gostam do gênero.

cfsardinha 14/07/2011

O livro se passa em Portugal, numa épica antiga, num pequeno povoado. A história se concentra numa família cujo personagens principais são os irmãos Daniel e Pedro. Quando criança Daniel estava sendo preparado para se tornar padre, mas quando o reitor do seminário descobre seu namoro com a pastorinha Margarida (Guida), o proibe de prosseguir estudo. Então o pai do menino decide mandá-lo para o Porto para estudar medicina. Dez anos mais tarde ele volta. Margarida havia se tornado professora e ainda o amava. Mas ele estava diferente, pois havia vivido muito anos na cidade grande. Tinha se tornado um namorador. Já Pedro, o mais novo, estava noivo de Clara, irmã de Margarida. Aí começa a confusão. 0 jovem médico encanta-se da futura cunhada, iniciando uma tentativa de conquista que vai por em risco a harmonia familiar.

Celia 16/05/2009

Embora bem chato de ler, é um livro interessante.

Gláucia 05/08/2012

As Pupilas do Senhor Reitor - Júlio Diniz
O que torna o livro um pouquinho atraente é a figura simpática e generosa do senhor reitor, na verdade um padre que tutora as órfãs Margarida e Clara, irmãs de gênios opostos.
Faz parte do romantismo português, não gosto muito do gênero mas é sempre interessante conhecer um mundo temporalmente não tão distante mas com costumes que nos parecem de outro mundo, tão absurdos, principalmente para as pobres mulheres.

J R Corrêa 09/02/2018

As Pupilas do Senhor Reitor
A trama de As pupilas do senhor reitor, de Júlio Diniz, é simples e bem ao gosto romântico. É a história amorosa de duas jovens órfãs, Margarida e Clara, com dois rapazes, Daniel e Pedro.

neia 15/02/2018

joca, joquinha obrigada por escrever esse livro e nos presenteado
Eu tenho a mania de ler todos os começos dos livros que chegam a minha estante, e tem vezes, que fazendo isso me apaixono de tal maneira pelo que li que não consigo parar, foi o que aconteceu com esse livro, que livro maravilhoso é esse minha gente!!! Gostei muito da maneira que Julio Diniz escreve, fazendo observações que nós já nos pegamos fazendo da vida, dos fatos que acontecem, o humor usado é genial, tem um diálogo nesse livro, que ri muito!!! Termino esse livro com uma vontade enorme de marcar um café com o autor e conversamos e agradecer muito pela pela obra que nos deixou!!

Dani 12/04/2017

É um livro leve se de ler, com ares de novela das 18h; em algumas partes eu realmente imaginei alguma cena bem novelística mesmo, com certo humor (a parte do arsênico).
Além disso, o autor conversa com o leitor - coisa que eu particularmente adoro - e também se utiliza de metalinguagem para descrever suas escolhas de narração.
Gostei bastante, e não esperava nada desse livro; simplesmente peguei porque estava sobrando na minha estante e o título me deixou minimamente curiosa.
Recomendo para uma leitura leve e interessante :)

Fogui 29/03/2016

As Pupilas do Senhor Reitor - Júlio Dinis
Título original: As Pupilas do Senhor Reitor
Autor: Júlio Dinis
Editora: Ediouro
Ano: 1997

Escrito em 1866 no formato de folhetim, fez muito sucesso na época por ser publicado em capítulo no Jornal do Porto. Segundo alguns críticos, o texto foi dirigido à classes populares, baseado em costumes rurais, por isso de todo o sucesso que fez.

Na realidade acredito que o sucesso se dá pelo romantismo exacerbado, nas idas e vindas, nos conflitos entre o campo e a cidade, e no amor de infância que perdura até a vida adulta...

Quer ler a resenha completa e muito mais, visite o blog Momentos da Fogui:

site: http://foguiii.blogspot.com.br/2016/02/as-pupilas-do-senhor-reitor-julio-dinis.html

Momentos da Fogui 20/11/2016

Momentos da Fogui
Leia a resenha no blog:

Nat 23/02/2015

Clara e Guida são duas irmãs, órfãs, que vivem em uma aldeia portuguesa do século XIX, e seu tutor é o reitor. Guida ou Margarida namora Daniel das Dornas, mas quando o relacionamento é descoberto pelo pai dele, José das Dornas, o jovem é enviado ao Porto para estudar medicina. 10 anos depois, Daniel volta já médico para a aldeia. Margarida agora é professora e Pedro, irmão de Daniel é noivo de Clara. Margarida continua apaixonada, mas Daniel esqueceu o amor de juventude graças aos costumes viciosos da cidade. Encantado por Clara, ele começa a tentar conquistá-la e a moça o estimula, até perceber que a situação não terá um final feliz. Quando ela resolve dar um basta, Pedro os surpreende, mas Margarida salva a pele da irmã e acarreta para si um escândalo. Mas Daniel, vendo sua atitude abnegada, se recorda do antigo sentimento e tenta conquistá-la novamente.

Esse foi um dos poucos livros que bateram com a descrição do tema, porque eu e minha mãe não temos o mesmo gosto para leituras (ela ama Shakespeare, as únicas obras dele que gosto já li para desafios passados; ela adora Morro dos Ventos Uivantes e apesar de não suportar essa história, também já li ano passado) Nem sei como lembrei desse livro, acho que foi por falta de opção. Então, lembrei que a novela (homônima de 1994) havia se baseado em um livro, aí fui buscar e achei essa publicação da Martin Claret. Como eu vi a novela antes de ler o livro, sei como tudo acontece e como termina, não tive nenhuma surpresa. A leitura foi meio arrastada porque sou meio traumatizada com romances portugueses, mas gostei.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2015/02/as-pupilas-do-senhor-reitor-julio-dinis.html

NayB 31/10/2010

Até onde lí, o livro é bem interessante, mas exige um pouco mais de mim porque a versão que tenho é em português de Portugal, e por enquanto eu vou lendo outros, mas depois retomo a leitura deste.