PRIMEIRO O MAIS IMPORTANTE

PRIMEIRO O MAIS IMPORTANTE Stephen Covey

Resenhas - Primeiro o Mais Importante

Ilmo 15/04/2024

É im autor que eu gosto bastante. Livro com temas importantes e que passam batido no dia a dia. Recomendo a leitura.

Kyuketsu 10/04/2024

Uma trilha para viver no Quadrante 2
Dos livros que envolvem o desenvolvimento de competências voltadas ao gerenciamento pessoal que já li, este sem dúvida foi uma grata surpresa. Em linguagem simples e "recheado" de técnicas (ou melhor, princípios), os autores conduzem a leitura evidenciando a importância da perspectiva (aqui em um sentido mais próximo de mindset) atrelada ao uso das ferramentas apresentadas como o "segredo" para viver uma vida plena de significados (e não estou exagerando, o conteúdo deste livro é muito denso apesar da abordagem aparentemente simples).

Ao abordar conceitos como Quadrante 2, dimensões física, mental, social e espiritual, papéis etc., somos presenteados com uma forma singular e genuinamente empoderadora de viver.

Talvez o (único) aspecto negativo que faria menção seja o fato de o livro não fornecer acesso a uma versão editável da ficha de planejamento (incluindo no site da instituição).

Excetuando este aspecto, eu fortemente recomendo a leitura deste livro. E acima de tudo, coloque em prática seu conteúdo.

Bianca 01/07/2022

Uma baita Leitura!
Olha, eu demorei MUITO para terminar a leitura desse livro. Foi o meu primeiro sobre gerenciamento de tempo, criação de metas e avaliação da missão. Eu achei que teve muito conteúdo, então não foi um livro que eu pegava para ler e relaxar, mas sim para estudar e refletir sobre várias coisas. Gostei! recomendo a leitura. Provavelmente será um livro que eu tornarei a ler ano que vem. Apenas uma coisa que achei curiosa, o fato de ele falar sobre as questões de caráter, integridade, noção universal de certo e errado, paz na consciência, tudo isso não é nada muito diferente do que eu como cristã aprendi estudando a bíblia e na comunhão com Deus. Mas no livro ele dá termos técnicos da psicologia para isso, acho que talvez para não espantar quem não crê na bíblia, livro que ele inclusive cita, há muitas citações também de C.S. Lewis. Enfim, é um bom livro com muitos exemplos, casos práticos é uma boa pedida para estudar em grupo.

Chann 02/05/2022

Só existe uma prioridade!
Em Primeiro o mais importante, escrito por Stephen R. Covey (autor de Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes), A. Roger Merrill e Rebecca R. Merril, é enfatizado o foco na prioridade para obter resultados altamente eficazes. Assim, uma das coisas mais importantes para fazermos em nossas vidas é colocar o que é mais importante como prioridade. Também é afirmada a definição da palavra prioridade, que tem origem no Latim “prior” (anterior), a prioridade faz referência à anterioridade de algo relativamente a outra coisa, seja em termos de tempo ou de ordem. Aquilo ou aquele que tem prioridade encontra-se em primeiro em comparação com outras pessoas e coisas. São apresentas as virtudes e defeitos das gerações que influenciam na maneira como elas irão se comportar diante das situações da vida. Apresenta um quadro com 4 quadrantes para divisão de objetivos, são eles: 1º urgente e importante; 2º não urgente e importante; 3º urgente e não importante; e 4º não urgente e não importante. Nessa divisão os objetivos do 2º quadrante são indicados como os que devem receber o foco na maior parte do tempo para que estes não se transformem em objetivos importante e urgente. Desta forma devemos organizar os objetivos em uma agenda e classificá-los conforme a divisão dos quadrantes. Este agendamento pode ajudar a atingir metas mais facilmente uma vez que um indivíduo siga o que foi planejado. Portanto é importante que a pessoa siga o planejamento e execute as tarefas com disciplina e confiança para atingir suas metas. Está escrito na página 266 do livro que: “Em uma cultura na qual o nível de confiança é baixo, a supervisão está associada a palavras como controle, monitoração e vistoria. Em uma cultura em que o nível de confiança é alto, as pessoas supervisionam a si mesmas em função de um acordo. Os critérios são claros, as consequências estão definidas.” Este livro trouxe para mim uma melhor cronologia das atividades, mudança de comportamentos e acredito que com o tempo trará mais e mais sucesso para minha vida.

Tudo depende só de mim!

Jorgelzsilva 08/12/2021

Foco nos princípios
Este livre te frustrará se estiver procurando algo do tipo faça mais em menos tempo. Aqui é abordado a qualidade de vida antes da organização de tarefas.

Leilane 10/02/2020

Não era bem o que eu esperava
Fui com a expectativa do "7 hábitos das pessoas altamente eficazes", que é um dos favoritos da VIDA, e acabei me frustrando. Os primeiros capítulos do livro foram geniais, mas houve alguns em que eu lia "sem ler", e até pulei algumas páginas, por achar que o autor estava filosofando demais pro meu gosto. Talvez eu seja uma pessoa mais prática, talvez eu precise prestar mais atenção aos princípios. haha. O livro tem boas lições nos capítulos iniciais mas depois se torna cansativo. Tem vários insights interessantes, e aprecio a visão do autor, mas não é um livro que vou recomendar para quem quer aprender sobre organização. É simplesmente.... "too much".

Bruno 13/12/2019

Leitura Essencial
Existem várias técnicas populares de gerenciamento do tempo. No entanto, nenhuma delas é perfeita e eficaz.
O importante é conseguirmos gerenciar o tempo que temos disponível de acordo com nossos princípios, com o que é realmente valioso para nós. Sem essa orientação, nos perdemos em nossas atividades e priorizamos coisas irrelevantes em detrimento de coisas valiosas para nós e ficamos sempre com o sentimento de que deixamos algo sem fazer.

Douglas.Goncalves 15/02/2018

O título já resume bem o livro
Resolvi ler o livro depois que li ?Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes? (melhor livro de muitos que já li) do mesmo autor.

Stephen R Covey, autor do livro e autor também do best-seller consagrado ?Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes?, nos mostra porque devemos fazer primeiro o que é mais importante.

Muitas vezes vivemos de momentos alegres como uma promoção no emprego, um carro novo, uma casa nova, porém são momentos que passam, vem e vão.
Quando focamos no que somos e no que é mais importante, passamos a viver felizes ao invés de colecionar momentos.

Veja este trecho do livro: ?Todas as rupturas são uma libertação. Quando decidimos trabalhar para colocar o que é mais importante em primeiro lugar, talvez tenha chegado a hora de nos libertarmos da cruz que carregamos, que nos impedia de dar a contribuição que poderíamos?.

Para ter uma vida equilibrada e para conseguir seguir o ?norte verdadeiro? precisamos estar baseados em nossos princípios.

Na ânsia do dia-a-dia acabamos por resolver problemas e fazer coisas que são urgentes ao invés de importantes.

O autor mostra também porque devemos planejar nossas metas por semana e não diariamente como se fôssemos robôs. A meta diária nos limita e faz com que fiquemos cegos ao que é importante.

Rafael Garcia 03/08/2014

Cansativo e muito extenso.
Um ótimo assunto, para o mundo corporativo. O livro é uma pouco extenso e cansativo. Muito prolixo e por vezes difícil de entender, outras vezes, é muito recorrente. É preciso estar muito envolvido com o tema, para conseguir entender todos os conceitos sem abandonar a leitura. Leitura delicada.
viviandallalba 26/06/2016minha estante
olá rafael, estou procurando este livro. você tem interesse em vender?