Danuza e Sua Visão de Mundo Sem Juízo

Danuza e Sua Visão de Mundo Sem Juízo Danuza Leão

Resenhas - DANUZA E SUA VISAO DE MUNDO SEM JUIZO

Simone de Cássia 18/10/2021

Adoro as crônicas da Danuza. Ela consegue retratar bem o saudosismo e a lembranças carinhosas da nossa tenra idade. Claro que , no meu caso, essas lembranças não são assim tão parecidas com as dela...rs rs Viagens corriqueiras a Paris, cafés na ruas de Roma e outras "cositas" são bem distantes da minha realidade. Mas, guardadas as devidas proporções, adoro quando ela fala da nostalgia da instalação do primeiro telefone fixo na casa em que todo mundo ficava ao lado esperando tocar, quando recorda da "fossas" que a gente curtia com as músicas de "dor de cotovelo"!!! Já fui boa nisso!! kkkk Ou ainda quando fala do cheiro inigualável de uma casa, em dia de faxina, que acabou de ser encerada com "cera parquetina" porque ainda não existia "sinteko" ... A juventude hoje nem sabe o que é isso rs rs Realmente, tem coisas que só a Danuza ajuda a lembrar.... Adoro!
Riva 18/10/2021minha estante
Cera parquetina? voltei no tempo!!!!!!!!!!

Simone de Cássia 19/10/2021minha estante
Num é?? Adoro essas viagens... rs rs

Riva 19/10/2021minha estante
Eu também! Vou levantar a mãozinha!!!!!

Fabricio268 19/10/2021minha estante
Lembrei de como era divertido e emocionante ficar vigiando o telefone fixo ?

Riva 19/10/2021minha estante
Antes de esperar o telefone tocar? havia a espera pela linha telefônica - kkkkkk!!!!

Fabricio268 19/10/2021minha estante
A vida nessa época tinha algumas diversões: rebobinar fita de vídeo cassete, acertar a agulha do toca discos exatamente no início do música, escolher qual fita ouvir no toca fitas do caro rsrsrs

Riva 19/10/2021minha estante
Cortar a fita k7 e colar quando ela embolava.
A caneta bic deveria ser vendida em conjunto com a fita K7!
E gravar a música? ?despausar? e pausar na hora certa!!

É como disse a Simone? para mim, igual a ela, não havia o glamour das viagens internacionais (e continua não havendo!!!!), mas, no mais, a nostalgia é a mesma.

Colar a fita k7 funcionava?!? Kkkk
Dias desses escrevi um pequeno texto sobre a nostalgia de ouvir um disco de vinil rs

Simone de Cássia 20/10/2021minha estante
Fabrício e Riva, gostei da viagem no tempo... rs rs Tenho certeza de que a geração internet não enche nem uma caixinha de fósforo com suas recordações... E nosso baú é cheio!!! Riva, e pra nós, belorizontinas, para o pausar, gravar e pausar tinha que ser ao som do ""good times BH FM" kkkkk

Fabricio268 20/10/2021minha estante
Simone e Riva, fiquei curioso. O que vocês ouviam nessa Good times BH FM?

Riva 20/10/2021minha estante
Músicas internacionais dos anos 70 e 80! Aquelas bem ?bregas? de cantores de um único sucesso (na maior parte)!

Fabricio268 20/10/2021minha estante
Essas são as melhores ?

Simone de Cássia 21/10/2021minha estante
Fabrício, só que tinha um detalhe, as músicas do Good Times tocavam nos "intervalos" dos recados de amor que eram lidos...algo do tipo: "Antônio do bairro Floresta dedica para Maria do bairro Calafate...Maria, eu nunca esqueci o nosso primeiro beijo, você sempre foi e será a única em meu coração!" E aí entrava a música brega... E dá-lhe " asminina" tudo suspirando... kkkkkkkk Êta tempim bão!!!

Fabricio268 21/10/2021minha estante
Ah..aqui também tinha uma rádio que fazia isso. Eu mesmo já mandei um recadinho de amor com musiquinha junto rsrs. Vou te falar que deu um frio na barriga quando a radialista leu minha frase rsrs

Simone de Cássia 22/10/2021minha estante
kkkkkk Fabrício, cê tá melhor que eu... eu ficando sonhando com os recados "duzôtru"... kkkkkk E conta um trem: deu certo o tal recadinho?? rs rs

Fabricio268 22/10/2021minha estante
Due nada, Simone. A menina não deve ter gostado muito da música ou de recadinho ou de mim, sei lá kkkkkk

Riva 15/12/2021

Danuza e eu!
Estamos longe de ter a mesma idade e o mesmo padrão de vida, mas isso não foi empecilho para que ela me fizesse lembras de produtos dos quais não mais me lembrava.
Também não me impediu de me ver retratara em inúmeras crônicas (eu e 100% dos homens e mulheres que leram o livro)!
É um livro que nos faz voltar ao passado e fazer a comparação com o nosso presente, e perceber que por mais que haja mudanças entre as gerações, muita coisa não muda.

Lysi 04/10/2013

Um dos livros mais vazios que já li. A autora só consegue falar em ex maridos, viagem a Paris e empregadas domesticas. A visão de mundo de Danuza é bem pobre!

Suka - Pensamentos & Opiniões 10/12/2013

Esse livro é a junção de Várias Crônicas da colunista da Folha de São Paulo e autora DANUZA LEÃO.
O livro é dividido 7 partes, vocês devem está se perguntando:
- Como Assim?
É o seguinte digo em sete partes pois a autora separa suas crônicas em:
1- Recordar é Viver
2- Amores, Desamores
3- O Ser Humano
4- Essas Mulheres
5- Para Eles
6- Tudo em Família
7- De Tudo um Pouco

Sinceramente cada crônica melhor que a outra, pois certas crônicas me fez reviver o passado e como diz a autora passado merece ser comemorado, tanto como o presente e o futuro. E é interessante o quanto as crônicas que ela escreve no fundo tem a ver com a vida da gente, sempre fazendo lembrar de algo bom ou até mesmo ruim que já aconteceu com agente e até faz com que pensemos um pouco sobre nossa vida.
Tem algumas frases dela que me fez e faz pensar bastante. Como:

Na Crônica MOMENTO DE PAZ onde ela diz: "Mas uma coisa me deixa curiosa: todas as lembranças que tenho desses bons momentos, momentos inesquecíveis em que não aconteceu nada de extraordinário, eu estava só. ... O que será que isso quer dizer? Que não precisamos dos outros para sermos felizes?"

Uma pura verdade né? Os simples momentos da vida sempre estamos só.

Outra frase que me fez pensar: " Estou desconfiada de que a grande graça mesmo não era ter vinte anos, e sim não ter juízo". #FATO!!! Não faço nem metade do que fazia com 20 anos.. SAUDADES DOS VELHOS TEMPOS!

São várias crônica muito, mais muito boas...

site: www.suka-p.blogspot.com

Pathy 13/11/2020

Viver
Esse livro nos ensina que viver é uma grande aventura. No final todas as experiências da vida vira um enorme aprendizado. Uma coletânea de crônicas deliciosas e leves, que nos ensina o prazer e as dores que vivemos ao longo da vida. Excelente! Recomendo!