Poesias nunca publicadas de Caio Fernando Abreu

Poesias nunca publicadas de Caio Fernando Abreu Caio Fernando Abreu

Resenhas - Poesias nunca publicadas de Caio Fernando Abreu

Francisco Cabral 05/08/2020

O Caio poeta
Fiquei surpreso quando ganhei o livro, à época não sabia que o Caio tinha escrito poesias. Criei, claro, muitas expectativas. No entanto, ao ler as poesias, a impressão que tive é que ele não se preocupou com estilística, aliás, o estilo residia numa despretensiosa sinceridade alheia às figuras de linguagem. Versos com um drama escancarado de quem sofre. De quem, suponho, até alimenta o sofrimento até as últimas consequências para explorar os seus próprios limites.

Leninha 03/04/2021

Sem título hj
Sempre que leio poesia tenho a impressão de estar lendo algo sobre doenças mentais, porque a imersão, a intensidade por trás dos sentimentos, a forma como é tratada a natureza humana, a entrega do autor ao falar sobre seus sentimentos mais íntimos, é quase como se não houvesse como estar sóbrio falando sobre isso. E é esse o sentimento, algumas poesias vão te tocar de formas que tu quer parar e ficar olhando pro teto pra sempre, e as que não acontece isso, é pq tu provavelmente não vivenciou nem sentiu nada parecido pra compreender, ou talvez só faça sentido pro autor msm né, mas essa é a magia da poesia.
Ese 02/07/2022minha estante
Achei bastante interessante sua perspectiva.

Bia 29/04/2021

Poesias nunca publicadas de Caio Fernando Abreu
Adorei esse livro e me identifiquei com alguns poemas. Quero reler esse livro quando estiver mais velha e ver minhas opiniões mudando, acho que vai ser uma experiência bem interessante.

"Há sempre um dia que nos perguntamos
fui eu quem me fez assim ou me fizeram?
e a resposta importa pouco, importa nada;
seja qual for, não voltará jamais o que perdeste
em alguma esquina do caminho, não sabes onde,
não sabemos como, e mesmo o choro então é pouco para tua dor."

Eva 16/02/2020

Gostei, porém, achei a leitura um pouco arrastada

Laiane 14/07/2020

Esse livro nos permite acreditar que conhecemos o Caio. Caio que se rasga em verso, se expõe, exibe seus desafetos, suas decepções e suas dores.
Caio que se desnuda através das palavras. Caio que é, como dito em um dos versos, "um oceano de lágrimas", que é um "barco sem destino próprio", que é "fruta madura exposta ao público sem tempo de apodrecer, à procura de um lugar de ser".

Lara 13/01/2021

Eu gostei do livro mas confesso que esperava mais dele, teve horas em que a leitura ficou bem arrastada. Mas não deixa de ser um livro bom, fui com muita expectativa e por isso me frustrei. Recomendo o livro

Julliana 01/05/2020

Profundo e "visceral"! ?
Realmente um livro tocante. Fez das mais simples coisas as mais belas poesias, meu deus. Recomendo muito!!!

"Provisoriamente, te anuncio:
restarei em silêncio feito um disco antigo
num baú jogado, por um sótão desses assim,
cheio de teias. E num manequim ridículo
posto na poeira de um canto qualquer, alheio.
Como o ridículo manequim, com sua cara fria,
Como as poeiras dos cantos, gelosias,
- assim restarei, por algum tempo.
[...]"

Julia 12/09/2020

gostei muito do começo, depois não me prendeu mais, não estava mais fazendo sentido para mim.

hillary 17/10/2020

apaixonada
meu deus eu ameiiiiiii os poemas são muito sensíveis e bonitos

Giovana 17/01/2021

Caio Fernando Abreu é meu autor preferido. Quando descobri seu livro de poesias fiquei bastante entusiasmada.

Caio é muito característico em sua produção. É possível perceber que algo foi escrito por ele. Ele tem uma marca.

Adorei os poemas. Gostei que a coletânea foi dividida em décadas e com isso é possível entender, com as cartas (outro livro), como estava a vida de Caio no período e fazer a correspondência com sua produção em forma de poesia.

Sandra.Pogalski 10/01/2022

Arrebatador
Amo Caio, romance e contos, mas a experiência de ler uma coletânea de suas poesias nunca publicadas me atingiu profundamente, me levou a dores antigas, reflexões existenciais? recomendo de olhos fechados. ??????????

Gi 30/05/2020

Q livro...
Um livro lindo, cheio de amores, experiências, tristezas e sentimentos. Muita coisa me tocou mas muita coisa não me dava vontade de ler, não sei se era minha hora de ler esse livro porém será uma releitura que farei mais tarde.

Karolinny 08/06/2020

Tenho pouquíssimo contato com contos, poemas ou poesias, são gêneros que normalmente não costumo gostar. Mas "Poesias nunca publicadas de Caior Fernando Abreu" me surpreendeu se um jeito muito bom, consegui me conectar com muitas coisas ali escritas. Eu amei e vou levar esse livro no meu coração pelo resto da vida. Não vejo a hora de voltar nas partes que eu grifei e sentir a mesma coisa que senti quando as li pela primeira vez.

Mizinha 15/08/2021

Muito bom, um livro que fala de amor, paixão, solidão, medos. Sentimentos sempre presente em nossa caminhada de vida. Recomendo muito essa leitura.