The Sweet Gum Tree

The Sweet Gum Tree Katherine Allred

Resenhas - The Sweet Gum Tree

ManuTolazzi 25/04/2023

Fiquei bem dividida com esse livro. Aqui a personagem principal é EXTREMAMENTE egoísta e lida com as coisas do pior jeito possível. Estive em total desacordo com a maioria das ações dela, desde as que ela perdoava tudo vindo do Nick igual uma trouxa (antes de saber a verdade), até as que ela tem surtos totalmente DESNECESSÁRIOS e vergonhosos, sério. Enfim, fora isso a leitura foi ótima e fluida, o final de cada capítulo é muito bem escrito e deixa o leitor bastante curioso, e o plot e a história foram bem desenvolvidos

Lu ðº 08/10/2021

Lindo e com sofrimento demais
A escrita da autora é maravilhosa. O livro é toda em primeira pessoa do ponto de vista da Alex.

É muito interessante que ninguém é perfeito (nem os mocinhos) nem tem grandes vilões, você percebe a descrição de pessoas comuns...os problemas entre pais e filhos, dentro dos relacionamentos.
Eles sofrem muito, ela tem uma perda horrível embora não seja muito minuciosa a descrição do período.
Achei interessante também que o final eles ficam juntos de forma gradual, depois de tanto sofrimento eles desaceleram, o que é bem legal e me parece mais autêntico.

Joana.Patricia 10/08/2021

Não dou 20 estrelas porque não é possível.
Livro maravilhoso, personagens maravilhosas.
Ganhou o meu coração como estava previsto.

Luana.Bona 07/06/2021

Sinopse Skoob
Chá doce, pão de milho e sopa de feijão: rotina diária para Alix French, de oito anos, a queridinha precoce de uma respeitável família do Sul. Mas não houve nada de comum no dia em que ela conheceu Nick Anderson de dez anos, um garoto do lado errado da cidade.
Armada com apenas uma lata de bálsamo de abelha, e uma determinação de aço, Alix trata da crua evidência de marcas de espancamento recentes nas costas dele, um ato que irá mudar a vida de ambos para sempre.
Através dos desastres da infância e sofrimentos da adolescência, eles se unem enquanto a amizade se transforma em amor. O futuro parece promissor até a fatídica noite em que Frank Anderson, o pai abusivo de Nick, é morto a tiros em seu trailer imundo.
De repente Nick se vai, deixando Alix sozinha, confusa e grávida.
Pelos próximos quinze anos ela luta com a dor do abandono de Nick, de seu casamento ruim, sua família e amigos. Mas, finalmente sua vida começa a se recompor. Seu divórcio está quase no final, seu negócio está crescendo e ela está satisfeita, senão feliz – até o dia em que ela olha além do balcão e vê Nick em pé. Ele está de volta... E não está sozinho.
Novamente Alix é arrastada para momentos de agitação e dor,
enquanto Nick tenta ganhar seu amor de volta, ao que ela resiste com todas as suas forças. Apenas uma coisa pode derrubar o muro que ela construiu em volta de suas emoções: a verdade sobre a morte de Frank Anderson. Mas, quando a verdade vem à tona e todas as paredes sucumbem, nem Alix nem Nick estão preparados para a explosão emocional que pode destruir bem como curar.

Lorena 18/10/2020

no começo eu pensei que ia entrar pros favoritos... amei TUDO sobre eles crianças, coisa mais linda e fofa. quando eles se tornaram adolescentes, eu comecei a achar a alix bem egoista, uma pessoa que não se coloca no lugar dos outros, mas relevei pq né adolescente, mas ela cresceu e continuou DO MESMO JEITO. ela não pensa antes de falar/agir, toma umas decisoes super ???? e depois fica se remoendo, inventa umas coisas q saem das vozes da cabeça dela e não averigua nada de vdd, parece uma doida. me estressei mto pq ela simplesmente quer odiar todo mundo e NAO CONSEGUE SE COLOCAR NO LUGAR DE NINGUÉM, não procura entender os motivos, toda hora muda de opinião e de sentimentos. isso me fez rebaixar a nota pra nota 3,5, masss a escrita foi ótima, maravilhosa, fiquei viciada desde o começo. pra quem gosta desse tipo de história eu até recomendo, mas fica o risco de não gostar dos mesmos pontos que eu.
Iasmin.Rocha 08/01/2021minha estante
Vim para comentar exatamente isso

Iasmin.Rocha 08/01/2021minha estante
O livro é horrível na minha opinião, a Alix é extremamente
egoísta...
ALERTA DE SPOILER

Primeiro o fato de ela usar o Hugh durante mais de um ano de namoro público, e traindo-o diariamente, sem pensar um minuto na implicação que isso teria nós sentimentos dele.
Posteriormente ela decide se casar com ele e fingir que ele é o pai de seu filho, sabendo que a criança tem direito a saber sua história e o pai tem direito a saber da paternidade (achei essa parte mal escrita porque ela tem uma história de fundo com o próprio pai dela, que ensinou a ela o quanto é ruim descobrir que sua história de vida foi uma mentira. A relação com a mãe dela nunca foi a mesma. E fez a mesma coisa com a própria filha?)

Ela se casou com o Hugh só para dar respeitabilidade à filha dela, ter uma família socialmente aceita. Entretanto, apesar de ele ser irrepreensível como marido e pai, solicito e responsável, ela começa a ter umas paranóias de que ele a estava usando, casando com ela para responder à expectativa dos pais. Pode até ser verdade mas 1) expectativas essas que ela ajudou a contribuir com o namoro longo, enganando todo mundo e 2). ela também estava usando ele, ambos sabiam que era um casamento de fachada

Exagerou na reação à infidelidade do marido, mesmo não o amando, não confiando nele em relação à filha, nem chamando ele quando entra em trabalho de parto. Ela não dava nada à relação, só se deixava ser sustentada basicamente. E em momento algum passou pela cabeça dela que a amiga tinha sentimentos VERDADEIROS pelo Hugh, e isso demonstra um pouco o egoísmo dela, porque em vários momentos ficou claro, não surpreendeu o leitor, mas ela só conseguia ficar autocentrada na dor dela.

Depois do divórcio ela ainda saiu expondo o ex-marido e o que achei pior, bradando que outra mulher era uma vadia (uma mulher chamada de Piggy, porque era gorda), de forma machista, ignorando que ela mesma não estava em posição de julgar. Em uma cidade em que todos tem casamentos de fachada e segredos sórdidos (inclusive a própria mãe dela), como ela pode ser tão arrogante e moralista?

Depois que o Nick voltou eu achei um pouco estranho a criança saber tudo sobre ela, mas fofinho, mostrando o carinho que ele tinha pela família dela. De início eu entendia o ressentimento dela por ter enfrentado tanta coisa sozinha, principalmente a perda da filha. Mas a partir do momento que tudo foi revelado e ela ao invés de ter pena da Lindsey teve raiva e disse "Ele escolheu proteger Lindsey e seu filho, uma
criança do estupro, enquanto minha filha foi deixada para morrer.". Que ABSURDO, a menina passou um trauma horrível e a vida dela e do filho não valem menos que a da protagonista. Sem contar que não havia nada que pudesse ter impedido a morte da Katie. E a Lindsey não tinha mais ninguém no mundo para apoiá-la, ela queria que o Nick simplesmente a deixasse sozinha naquele estado? Como a Alix pode falar assim da "criança do estupro" e ainda dizer que gosta do Daniel, que nojo dessa mulher.

Marcou muito que nessa mesma cena, enquanto a Lindsey contava tudo, ela disse para Allix: "eu te culpei muito por eu ter sido estuprada, foram anos de terapia para superar", porque demonstra o trabalho duro que ela teve para se recuperar, enquanto a Allix decidiu se afundar em autopiedade, culpando tudo e todos ao seu redor até o final do livro. Mesmo durante essa história horrível ela só conseguia pensar nela e nos sentimentos dela, nunca na Lindsey e no que ela passou. E ficou claro que o Nick não contou tudo quando voltou porque não era a história dele, ele estaria expondo outra pessoa.

Laura 25/09/2017

Amei!!
Completamente apaixonada! Que livro lindo, que historia tocante!!! Eu ri, chorei de tristeza e alegria. Fiquei PT da vida, larguei de mão, disse que não iria ler mais. Fui a cozinha, fiz chá e voltei correndo porque a curiosidade e a esperança de o casal central e até mesmo os secundários tivessem um final feliz era muito grande. Serio! Na categoria drama/romance foi o melhor que li este ano. E pensar que eu não ia ler, porque achei o titulo bobo e apesar da capa retro, não me chamou a atenção. Se você é uma leitora romântica que gosta de um pouco de drama e lagrimas (mais não muitas) corra e lei.
Mariana 25/09/2017minha estante
Fiquei curiosa!

Paulinha 06/01/2017

Não julgue um livro pela capa
Sweet Gum Tree é uma história muito bem escrita e linda. Fiquei apaixonada em todas as páginas e fui sofrendo com as personagens.
Nick virou mocinho favorito porque ele é encantador e fascinante.
Que história linda que prova que mesmo com clichê e capa feia, um livro pode ser maravilhoso se a escrita for boa.

Mariely 23/12/2016

Que livro é esse?
O que vou ler depois desse livro? Muito bom. Leva um coração bem grande de favorito... pq ele simplesmente mexe e remexe em todos os sentimentos que um ser humano pode sentir. Aí aí aí... tão lindo.

01/12/2016

??THE SWEET GUM TREE??

Katherine Allred

Estava com esse livro já faz um tempo pra ler. Mas vem livro, vai livro e acabei deixando e deixando...até ontem de manhã. Comecei a ler e a historia fluiu tão bem que quando vi tinha acabado.
Alix e Nick se, conhecem ainda crianças e ela logo de cara fica fascinada por ele. Ela é uma menina de familia do sul e mora com seu avô, sua mãe e suas tias. Seu pai foi para marinha e não voltou (???). Já Nick vive com seu pai abusivo que o espanca sempre bebe (o que é sempre mesmo). Eles criam um vinculo muito forte e ela tenta salvá-lo e ele está sempre a protegendo. Quando são adolescentes a amizade se transforma em algo maior, mas uma tragédia acontece e Nick tem que ir embora deixando Alix para trás. Quinze anos se passam e muitas coisas acontecem e Alix fica sub existindo, quase sem emoção e se divorciando quando Nick reaparece para tentar reconquistar ela.
O livro é fácil de ler e o drama e bem intenso. Digo que peguei as coisas antes delas acontecerem. Mas é um bom livro, com acontecimentos fortes e bem dinâmico .

Taisa 12/07/2016

Engraçado que as vezes ser clichê e previsível é motivo de uma avaliação negativa, mas este livro é a prova que na verdade quando a escrita é boa, não há desculpas.

Ah gente que livro gracinha! Essa capa meio retrô e título (A Doce Arvore de Goma ?WTF?, até tem a ver, maaaaas poderiam encontrar outras tantas, não?) no mínimo suspeitas não fazem jus ao livro. Adoro essas histórias sulistas dos EUA, amo esse aconchego que elas possuem, essa coisa de cidade pequena e suas picuinhas.

Nick possui o estigma de ser filho do homem mais ordinário da cidade, se a vida não é fácil fora de casa, dentro é pior ainda, ele sofre abusos diariamente, e por sorte do destino Alix acaba encontrando-o após umas das "lições".

Ela vem de um lar repleto de amor, e cuida dele de maneira doce. Nasce aí uma amizade, uma semente. Sentimos a evolução do sentimento de ambos, a inocência dando espaço para uma paixão violenta.

Mas as intempéries da vida não facilitam, no decorrer da narrativa percebemos que a diferença de classe social entre os dois vai ser apenas uma pedra das tantas que os dois terão no sapato, omissões, desencontros e tantas outras questões delicadas te fazem questionar se apenas o amor será suficiente.

Há um segredo que só será revelado no final, cá entre nós, segredo só para eles mesmos porque o tempo todo está na cara para quem quiser ver. Mas mesmo a previsibilidade não diminui as emoções.

O Nick apesar de ter tido uma criação difícil é bem mais doce, compreensivo e extremamente altruísta, qualidade que chegou a atrapalhá-lo algumas vezes. A Alix começa assim, mas devido certos acontecimentos se torna uma mulher forte mas também um pouco amarga, achei legal essa mudança e interações entre os dois, apesar de gostar de personagens masculinos mais "sangue quente" apeguei-me a ele.

Recomendo sim para os românticos e românticas incuráveis, aqueles que gostam de um pouco de drama, de acompanhar praticamente a vida toda de seus personagens, ser expectador daquele momento exato em que eles se apaixonam e daquele que tudo dá errado. E principalmente para nós torcedores, que adoramos a expectativa do final, saber "se" e "como" vai dar tudo certo.

site: leiturasdataisa.blogspot.com.br
Juliana 12/07/2016minha estante
gracinha néé.. adorei também.

Dany Maria 12/07/2016minha estante
Ótima resenha flor *-* Bjs

SakuraUchiha 12/07/2016minha estante
Engraçado que pela capa achei que ia ser mais do mesmo, algum romance sem sal, mas pelas suas palavras fiquei surpresa. Com certeza vou conferir.

Taisa 13/07/2016minha estante
Ju, sim. Ele é uma gracinha.

Obrigada Daniela! Bjs!

Obrigada Dani! Bjus
=*

Taisa 13/07/2016minha estante
Sakura acho que você vai adorar, ele não é suuuper original mas é bem fofo, vale a pena sim,bjus.

Hester1 16/06/2016

Nao gostei, ahei bem fraquinho. Grande parte dos romances que leio sao deja vu, o que faz muitos deles serem diferentes é o tempero que a autora coloca. Nem não vi tempero algum. Muito sem sal.
CarlaC 16/06/2016minha estante
Estou hiper mega interessada em ler esse livro pois parece ser o tipo de livro que eu amo ler, mas devo dizer que adorei a opinião sincera.

Hester1 16/06/2016minha estante
Carla eu tb amo romance, mas ele tem que ter conteúdo, ter tempero. Enfim uma estória bem contada. Este falhou em tudo, pelo menos na minha opiniao.

Flor Literária 16/06/2016

Doce
4.5 estrelas.
Gostava muito ter esse livro na estante, com capa mais linda, se bem que esse livro ensina que capa feia pode significar livro lindo. recomendo.

Mary 15/06/2016

The Sweet Gum Tree
Que livro é esse??!!??
Como pode uma estória te prender tanto assim??Olha que ainda estou na metade, mas ele já consome grande parte dos meus pensamentos.É simplesmente maravilhoso.
Alessandra 15/06/2016minha estante
MARAVILHOSO!!!!

Mary 15/06/2016minha estante
Alê, obrigada pela indicação é maravilhoso, já chorei horrores.

Alessandra 15/06/2016minha estante
=D

Janna 15/06/2016minha estante
Só vejo comentários positivos sobre esse livro. Preciso ler!!!!!!!!!!!!!

Mary 15/06/2016minha estante
Janna, leia você não sabe o que está perdendo = D é maravilhoso.

Jane.Hale 10/06/2016

Lindo