E No Seu Fim Eu Comecei

E No Seu Fim Eu Comecei Diego Soares

Resenhas - E No Seu Fim Eu Comecei

Carol Vasconcelos 06/03/2020

Interessante
Esse livro me foi recomendado e eu gostei bastante.

Jess 23/04/2014

Surpreendente!
Sempre tive um certo preconceito com ficção cientifica, achava que era uma leitura chata para nerds e pessoas com gostos estranhos, duvidosos, para literatura, mas após ler “E no seu fim eu comecei” descobri que eu estava completamente enganada e acabei tomando gosto pelo gênero.

Esta já é a segunda vez que tenho preconceito por um gênero literário e por causa do “Desafio Diversidade Literária” acabei vendo que não era nada do que eu pensava.

Para quem não se lembra, na minha resenha de “Sangue na Neve”, que é uma investigação policial, eu deixei claro que não gostava do gênero, porém acabei me apaixonando após ser “obrigada” a ler por causa do desafio.

Mas, não estamos aqui para falar sobre isto, então vamos prosseguir?

- # -

Aos seus 25 anos Erick Leto está cursando a faculdade de medicina mesmo que infelizmente isto traga seu dom/maldição a tona a cada vez que ele toca um cadáver. Este dom faz com que o rapaz possa ver os últimos minutos de vida daquele cadáver. Quando vi isto achei interessante, pois ele poderia desvendar assassinatos aos quais a policia não conseguia descobrir o criminoso, pensei que o livro fosse acabar indo um pouco para este lado, porém nada disto aconteceu e o enredo acabou sendo levado para um caminho ao qual eu realmente não esperava; um “romance” se é que eu posso chamar assim, mas não encontrei outra forma de nomear o que aconteceu.

Enfim, em uma de suas aulas Erick acaba tocando em um espécime (a forma a qual nomeiam os cadáveres) e desta vez algo de muito estranho acontece em meio a visão do ultimo momento da garota morta ela pediu que ele a notasse, isto nunca havia acontecido, pois em cada uma das visões é como se Erick fosse apenas um observador, ninguém o ver. É a apartir deste momento que o enredo começa a correr.

- # -

Achei a ideia do autor muito interessante e a forma a qual ele foi aos poucos desenvolvendo foi delicioso de ler, mas o que ele pecou foi que a forma como escreveu certas partes foi complexo de mais para alguém que não faz medicina, eu realmente fiquei até hoje sem entender alguns trechos e isto me incomodou, mas o que eu poderia fazer? Acho que i Diego deveria ter escrito um livro para os leigos e não para os doutores, mesmo tendo este ponto negativo para quem ama ficção e quem não ama recomendo muito esta obra, ela vai realmente valer cada minuto de sua leitura e ao final vai fazer com que você seja surpreendido com as descobertas dos personagens.

site: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/?p=7216

Lucas 27/05/2013

E No Seu Fim Eu Comecei
Erick Leto, 25 anos, estudante de medicina, possui o dom de ao tocar as pessoas mortas, reviverem seus momentos finais ou seria isso uma maldição? Maldição ou não, Erick, convive com isso há mais de vinte anos e a primeira vez que isso ocorreu foi no velório de sua mãe. Seu pai, um renomado médico, o tomou como objeto de estudo, desenvolvendo teses sobre o assunto que nunca chegaram a ser claramente publicadas. Após alguns anos, a vida de Erick toma novos rumos: ele também se torna órfão de pai e vai morar com Padre Frank, amigo da família.

Após tantos anos, Erick optou pela a mesma carreira do pai e aqui se cria um verdadeiro paradoxo, será que ele não sabia que teria que lidar com corpos nas aulas de dissecação e anatomia? Talvez, ele estivesse em busca de tentar se entender, ou quem sabe, buscar um final para esse/essa dom/maldição. Como era de se esperar, Erick começa a ter os lampejos de memória de outras pessoas, que no fim sempre o deixa muito atordoado. Até então, era sempre aquilo, se tocasse num cadáver, aconteceria revivais alheios. Mas foi ao tocar o corpo de uma jovem na aula de dissecação que o mais estranho aconteceu, ele teve sim a visão de seus momentos finais, porém a jovem antes de sua morte pedia para que Erick reparasse nela, sem mesmo ele nunca a ter visto na vida.

E aí que a trama de "E no seu fim Eu comecei" gira, na busca de Erick em saber quem era aquela jovem e porque ela pedia que reparasse nele. E para esse desafio Erick contará com a ajuda de seus amigos Cris e Melissa. Cris é aquele sujeito que não é muito ligado a nerdices, mas quando decide dar sua opinião, é para valer. E a Melissa é a típica personagem de atração fatal, o único detalhe é que ela é inteligentíssima. Um dos melhores grupos de amigos ficticios que eu já vi, eles tem aquela química perfeita. E por falar em ficticio, a estória é ambientada na Cidade de Lugar Nenhum, um lugarzinho como aqui, mas que nós não podemos descobrir no mapa.

Apesar de o livro ser curtinho, o autor soube dar a "melodia" correta a estória, o suspense bem amarrado com os dados médicos, deixou tudo tão real. É aquele tipo de livro que você não larga até acabar, a cada fim de capitulo a ansiedade de iniciar o próximo. O final do livro, já é esperado por você antes das últimas páginas virarem, só que a forma que chegamos ao final é de ficar sem respiração.

Narrado em terceira pessoa, o autor traz uma leitura prazerosa e aconchegante. A editora Dracena fez uma ótima diagramação de capa, porém, deixou a desejar na revisão do livro, erros como o de grafia e pontuação são encontrados, nada que atrapalhe a leitura, mas quem também não passa batido. Mas, o enredo acaba superando tudo, as minhas expectativas foram super correspondidas. Fica aí, a dica de leitura deste livro, que você não larga até acabar.

Vale lembrar que é literatura nacional, minha gente, e não há nada melhor do que você encontrar boas leituras da nossa terra.
Lucas 27/05/2013minha estante
Resenha do blog Era uma vez | livrosecontos.blogspot.com

Vanessa Meiser 24/03/2013

Este é o primeiro livro do autor e ele já começa com o pé direito, a trama é toda casadinha e tem tudo o que para mim faz de uma história bem escrita um sucesso.
Pode-se perceber que foi feita uma pesquisa detalhada sobre medicina para que a história fosse bem construída e levasse o leitor ao perfeito entendimento do conteúdo. Outro ponto a favor é que o livro não é extenso, são 208 páginas o que facilita a leitura em 1 ou 2 dias, eu gosto muito disto, pois infelizmente tenho tempo escasso para leitura.
Já tem um certo tempo que terminei o livro, mas como as coisas andam muito corridas por aqui não foi possível sentar antes para escrever.
A história me deixou bastante impressionada. O nome da cidade fictícia foi a primeira coisa que me agradou - Lugar Nenhum. Achei o nome bem diferente e inusitado assim como a trama que mescla ciência, com medicina e sobrenatural de uma forma nova e ousada.
Erick Leto é um jovem estudante de medicina que desde criança tem um estranho dom que se manifesta ao tocar qualquer corpo de alguém falecido. Este dom se agrava quando ele em uma aula precisa tocar o corpo de uma jovem misteriosa. Assim que suas mãos encostam na garota Erick entra na mente dela e observa seus últimos instantes antes de morrer, isto sempre ocorre, mas com esta menina é diferente pois ele se percebe nos últimos pensamentos dela e não consegue entender como e porque já que tem certeza de que nunca a conheceu mas ao que tudo indica, ela o conhecia e sabia que ele a encontraria.
Erick entra numa busca por respostas tanto para o seu dom quanto para o fato desta menina estar pensando nele instantes antes de morrer.
Seus amigos e colegas de curso Melissa e Cris embarcam junto ao amigo nesta aventura. Melissa é muito estudiosa e tem um bom conhecimento sobre o dom do amigo já que vem a tempos estudando artigos que o pai de Erick escreveu quando ainda vivo. O pai de Erick era médico e estudava o caso do filho há muito tempo, seus artigos nunca foram levados muito a sério mas ele sabia que o filho era especial mesmo que a relação dos dois nunca tenha sido perfeita.
Enfim, pensem em uma história que te tira o fôlego e te prende do início ao fim, esta é E No Seu Fim Eu Comecei, aliás, este título tem mesmo tudo a ver com a trama, eu achei bem criativo.
Como vocês podem perceber, eu gostei muito da história criada por Diego Soares e recomendo para todos que assim como eu gostam de livros bem elaborados onde se percebe que a trama foi construída com cuidado para agradar o leitor.
Com certeza uma ótima leitura!

Ana Luiza 29/01/2013

Na cidade (fictícia) de Lugar Nenhum vive o jovem estudante de Medicina Erick Leto, que é dono de um poder bem curioso. O rapaz, ao tocar em um cadáver, é capaz de ver e viver os últimos momentos daquela pessoa. A primeira vez que “experimentou” seu poder foi aos cinco anos, onde, ao tocar o cadáver da mãe, presenciou o seu suicídio.

“O medo era algo novo para o pequeno Erick. (...) Mas o medo que Erick tinha naquele momento não era em si da morte, muito menos da vida, mas sim de ter medo.” (Pág. 5)

Os anos seguintes não foram fáceis. O pai de Erick, Samuel, um renomado médico, ficou obcecado com o poder do filho. O levava a enterros e procurava explicações médicas para o poder do menino, o que o fez perder sua credibilidade como médico. Aos dez anos, Erick se tornou órfão. Ao tocar o corpo do pai, viu que ele sempre o considerou uma aberração. Frank, um padre carinhoso e antigo amigo de Samuel, criou o menino como um filho.

“(...) a morte não pode ser enfrentada e nem ao menos temida, deve ser alcançada, em um processo lento de compreensão.” (Pág. 113)

Muitos anos se passaram e, agora aos 25 anos, Erick volta a ver os últimos momentos dos mortos que toca nas aulas de Anatomia & Dissecação. É em uma dessas aulas que ele conhece Melissa, uma garota tão bonita quanto inteligente. Os dois se tornam amigos e, junto com o amigo de infância de Erick, o brincalhão Cris, debatem e pesquisam sobre o poder de Erick.

“O mais perto que você irá chegar dela, será dentro de sua mente e o mais longe que chegará, será dentro de seu coração.” (Pág. 104)

Durante um teste, Erick deve retirar o coração de uma jovem de cabelos negros e, ao tocá-la, ele é levado em mais uma “viagem” pelas lembranças dos mortos. Mas, algo é diferente dessa vez, ele não vê o momento da morte da jovem e sim uma pequena cena cotidiana onde ela se arruma, perguntando a ele se ele vai reparar nela agora. Acontece que Erick não conhece a garota, ele nunca a viu. Mas, mesmo assim, ela parecia estar falando com ele, como se o conhecesse, sensação que é confirmada pelos desenhos que ela faz dele.

“Mais uma vez ela parou, olhando-se no espelho como se adentrasse corpo e alma de Erick, e disse:
- Por favor, repare em mim dessa vez.” (Pág. 73)

Em sonhos tão complexos que parecem realidade, Erick começa a interagir com a garota morta e fica cada vez mais obcecado por ela. Assim, o rapaz entra em uma verdadeira aventura para descobrir quem era ela e como o conhecia. Com a ajuda de seus amigos, Melissa e Cris, Erick começa a desvendar esse mistério chamado Claire, que, surpreendente, envolve o seu poder, o seu passado e até mesmo o seu pai. Indo cada vez mais fundo nessa história, e na sua história, Erick descobrirá segredos e mentiras, em uma aventura alucinante que mexerá com a cabeça dele e de todos ao seu redor (até mesmo o leitor).

“‘Claire era uma garota fantástica, que se escondia em casa com medo do mundo. Eu sou amiga dela, ainda sonho com ela, mas diferente dos sonhos dela, os meus são apenas sonhos.’” (Pág. 161)

“E No Seu Fim Eu Comecei” é um livro que queria ler desde antes do seu lançamento e para qual tinha muitas expectativas, que, felizmente, foram supridas. O livro já é intrigante desde o título e a sinopse, e já nas primeiras páginas me vi envolvida e intrigada com a história.
O autor mostrou, desde o início, aptidão para construir e desenvolver a trama e envolver o leitor. O livro todo possui aquele ar de suspense e mistério misturados à medicina e ao sobrenatural que provocam um friozinho na barriga do leitor, como aqueles bons filmes de terror/suspense (que eu adoro). As explicações médicas e termos científicos deram um ar verídico à história, mas sem excluir o lado sobrenatural e inexplicável, e sem confundir o leitor. Eu mesmo, que tenho péssima memória e pouco me lembro das minhas aulas de Biologia, entendi perfeitamente o lado médico, por assim dizer, do poder de Erick. Não sei se as teorias médicas criadas pelos personagens são reais, e mesmo se não forem, na história elas são bastante convincentes e coerentes. Outra coisa que me cativou foram os sonhos e delírios (por assim dizer) que Erick teve. Eu, particularmente, sou uma fanática por sonhos e fiquei babando naqueles que o autor nos mostrou nesse livro.
Apesar de ter conquistado pelo talento mostrado na hora de construir e finalizar a trama (o final não foi surpreendente, mas se encaixou perfeitamente na história), o autor deixou um pouco a desejar quanto à narração, por isso o livro não ganhou 5 estrelas. A narrativa em terceira pessoa do Diego é leve e envolvente, mas teve alguns trechos confusos por causa das frases longas e falta de vírgulas, também encontrei palavras sem acento e erros de digitação e diagramação.
Os personagens, assim como a trama, foram bem feitos e bem colocados na história. Erick é sem dúvida é o mais complexo e cativante deles, mas também gostei bastante de Claire, Melissa e Cris. Claire foi a mais misteriosa deles, como a conhecemos praticamente através de Erick, é impossível também não se intrigar e apaixonar por ela, que foi a minha favorita! A garota se mostrou sensível e muito fofa, além de também sábia. Melissa me lembrou muito Claire, sensível e fofa, apesar de ter uma personalidade (a meu ver) mais forte, ela foi muito corajosa durante toda a história. Os garotos, Erick e Cris, também foram corajosos, apesar de ter mostrado seu lado mais sensível. Erick foi o meu preferido dos dois, apesar de que Cris me fez dar boas risadas.
A editora fez um bom trabalho com o livro. A diagramação estava bem feita, mas a revisão deixou passar, como já disse, palavras sem acento e erros de digitação. Mas felizmente eles não chegaram a atrapalhar a leitura. Sei que vocês provavelmente já sabem disso, mas eu sou apaixonada pela capa do livro! Ela deve ser uma das mais bonitas da minha estante, além de ter tudo a ver com a trama.
“E No Seu Fim Eu Comecei” foi uma leitura muito boa, que pretendo repetir em um futuro próximo. Recomendo-o para quem gosta de histórias sobrenaturais, mas que não deixem de ter um lado mais científico. O livro me lembrou “O Sonho de Eva” (Chico Anes), outro que super-recomendo. Quero agradecer ao autor, Diego Soares, por me dar a oportunidade de conhecer sua obra e expressar meu desejo sincero de conhecer suas outras histórias.

“E sem querer, no próprio fim dito que ele começou a compreendê-la, por mais que compreensão não fosse o que ele esperava... ou queria.” (Pág. 164)

Autora da resenha: La Mademoiselle