Metanoia

Roberto Adami Tranjan
Roberto Adami Tranjan

Resenhas - Metanóia

Sarah 13/04/2024

Promovido à lista de Favoritos ..
Eu juro que julguei o livro pela capa, comprei ele de maneira despretensiosa em uma feira de livros por R$10,00 reais!!

Já estava na minha prateleira a uns 2 anos e nunca havia lido! Mas pra ser honesta, essa leitura veio no momento certo, quando realmente tinha que ser!!

Uma história baseada na trajetória dos empresários Lucas e Luiz Olavo, duas pessoas completamente centralizadoras, obcecadas e cegas! A Firec, empresa pela qual eles tanto prezam, vai de mal a pior, e as escolhas desses empresários diariamente fazem com que a Firec vá ladeira abaixo cada vez mais, sem sombra de dúvidas!!

Após um longo período de mudança da mente e comportamento, Lucas leva transformação para sua empresa e aos poucos consegue os resultados que tanto queria.. mas, o que ele fez de tão importante para que isso acontecesse?

Ele mudou as crenças, a maneira de viver, a maneira de tomar decisões e muito mais!!

" Viver é diferente de existir!!" ??

Indico muitoooooo! Leiam, só leiam!!

Kauany198 11/01/2024

O livro começa bem diferente se tratando de um chefe q está com sua empresa falindo.
Até q uma pessoa vai dos céus para ele.

A história é bem elaborada, só q tem uma auto ajuda ali, aquele tipo de livro q tem toda a história mais a intenção é te influenciar.

Eu achei o final maravilhoso e já tava prevendo oq seria.

Karma. Nao foi uma leitura q eu dizesse Uau pq empresas realmente nao são meu gênero de ler e tals.

Eliane.Lima 13/05/2021

Esperava mais
Acho bacana este tipo de literatura vir de realidades brasileiras, visto que geralmente são leituras importadas. Mas a partir de outras leituras do autor esperava algo mais prático e aplicável.

Matheus.Toussaint 23/02/2021

Metanoia
Para voce? mudar, na?o basta forc?a de vontade, e? preciso determinac?a?o e planejamento.
Devemos sempre olhar para fora da empresa, para fora da caixa, pois e? la? que esta?o as oportunidades de crescimento.

Esse pensamento me ganhou ja? no ini?cio do livro. E digo para voce?s:

Voce?s querem um livro FODA? Enta?o ta?, aconselho esse daqui: Metanoia
Livro de fa?cil leitura e uma histo?ria super envolvente.
O autor Roberto Adami Tranjan, descreveu muito bem sobre como a Gesta?o de Pessoas e? ta?o u?til em nossas vidas e no nosso ramo empresarial. Mostrando como aprendizado na vida do empresa?rio (Lucas), que vinha com fracassos constantes em sua empresa, um modelo de Gesta?o de Pessoas de modo inovador e com grande impacto para o leitor.
O autor descreve seu livro na linguagem de como nossos pensamentos, nossas atitudes e deciso?es, trazem impacto para todos ao nosso redor.

Quando paramos para refletir e comec?amos a nos perguntar para onde foi toda aquela vontade de mudar, de fazer algo grande, ou por que conceitos lhe despertaram interesses e horas depois parecem na?o significar nada?
Respondendo: todo mundo fala em mudanc?a, mas se observarmos atentamente descobriremos que poucas pessoas realmente mudam. Sabe por que?? Porque mudanc?a gera conflitos e a mudanc?a para valer e? conseque?ncia da metano?ia.

Aqui vai alguns conceitos do livro que irei passar para voce?s:
Mudanc?a de modelo mental: quando se muda o jeito de ver as coisas, muda-se o jeito de fazer, e, quando se muda o jeito de fazer, mudam-se os resultados.

Metanoia e? desenvolver um pensamento superior sobre o mercado, os nego?cios, a empresa, o cliente, a lideranc?a, a equipe. E? entender que um nego?cio e? uma maneira de contribuir para o mundo. Isso exige uma nova mentalidade. E? expandir a conscie?ncia e ver a empresa de forma siste?mica, orga?nica, viva, dotada de corpo, mente e alma.

Metanoia e? uma nova maneira de enxergar a realidade. E? transformac?a?o!!

Gabriel 20/06/2017

Gostoso de ler, mas faltou um pouco para 5 estrelas
O livro tem uma narrativa bem bacana. Mistura um pouco de história e ficção com o mundo empresarial e conceitos de administração e gestão empresarial focada no ser humano. Gostei muito, mas poderia ter sido um pouco mais detalhado nos capítulos finais. Claro que o livro não deixa de ser útil por isso. Me motivou e mostrou várias coisas que, inclusive, já estou tentando aplicar na prática.

MauricioTiso 17/08/2015

É um livro que através da história de um empresario que vê sua empresa em crise e o Mercado virando-lhe as costas, faz uma profunda reflexão de seus conceitos de gerenciamento guiado por um network experiente.
A história aborda conceitos básicos de gerenciamento e como se apoderá de um exemplo que poderia muito bem ser a história de qualquer empresário brasileiro, consegue confrontar os conceitos de gestão com o preconceito existente em muitos empreendedores e executivos. Essa comparação desarmar o sofisticado sistema de justificativas que nossas emoções impõe ao nos depararmos com algo que nos tire de nossa zona de conforto, e esse é o grande trunfo do livro.
Destaque especial para a acidez que o tema Gente é abordado, que é resumido com maestria na relação da personagem Lucas e Gregório. Muito efetivo.
Indico esse livro aos gestores que estão começando sua carreira, empreendedores ou a quem irá iniciar a leitura dos autores de Gestão.

Paulo Milreu 20/07/2013

Metanóia em 24 horas
Post do meu blog sobre o livro.

site: http://www.paulomilreu.com.br/2012/08/metanoia-em-24-horas.html

Baroni 11/03/2013

Adorável !
Livro que recomendo para todos os amantes de uma boa leitura, é uma grande viagem de transformação de um empreendedor, e com certeza chegando ao final do livro mudaremos de certa forma vários de nossos pensamentos profissionais e pessoais. Valeu a pena !!! Abs...

LALA 02/07/2010

O livro começa contando a história da queda da empresa de Lucas e Luiz Olavo. Os dois, além de sócios, se conhecem a longa data e compartilhavam o mesmo sonho: ter uma empresa única no mercado. Tornar a Firec líder no seu setor.

Porém não é isso o que vem acontecendo. A Firec está passando por uma crise gigantesca e, Lucas perde um cliente que ele acreditava que seria a salvação de seus negócios. Antes de ir encontrar com este cliente, Lucas conhece Jefferson, em meio ao caos do trânsito na Av.
Paulista. Jefferson é um líder educador e se torna o anjo da guarda de Lucas, mais adiante.

Amei o livro! Ensina muito sobre valores, resultados, confiança e acima de tudo, sobre a vida! O personagem Lucas passa por tantos momentos difíceis, conhece tantas pessoas, faz além das viagens externas, uma viagem interna para rever suas crenças, seus objetivos, sua maneira de lidar com as pessoas e com determinadas situações.

Indico não só para as pessoas que possuem empresa, que pretendem ter uma, ou que lideram uma equipe. Indico o livro para todas as pessoas que queiram aprender mais sobre persistência, determinação, respeito, transformação e amor, com base em experiências vividas por outras pessoas.

Viva a metanóia!!!

ROBERTINHA 17/06/2010

é uma história que o Lucas personagem trabalha em uma empresa onde tudo esta acontecendo de uma forma errada, desorganizada e isso faz com que ele se sente perdido, nervoso e ele acaba tendo uma visão negativa das coisas e até reflete na sua vida pessoal que é no seu casamento que ele começa a brigar com sua esposa e chega até sair de casa.
Um dia lucas sai de casa e acaba batendo seu carro no carro de uma pessoa que se chama Jeferson. Eles trocam telefones e depois quando se falam Lucas acaba contando para jeferson seus problemas na empresa e jeferson acaba ajudando-o.Lucas Começa a conhecer grandes empresários que tb ja passaram por isso nas empresas e conseguiram aplicando a metanóia resolver problemas, conflitos e muitas vezes chegaram ao sucesso.
Metanóia é uma forma de como vemos as coisas, podemos mudar nossos pensamentos basta querermos.
Lucas conhece tb lideres educadores que ensinam muitas coisas a ele.
E ele começa a mudar seus pensamentos e colocar em pratica a metanóia mas seu sócio Olavo não acredita nesta tal de metanóia no ceomço mais depois começa a praticar e ver que funciona.
A empresa começa a melhorar e ter estabilidade e Lucas começa a ajudar as pessoas a praticarem este procedimento que é a metanóia.

Renata Ribeiro 31/05/2010

Metanóia
O livro é a versão exemplificada do "A Empresa de Corpo, Mente e Alma".
Nessa história, a personagem principal, Lucas, vive um caso típico de 'empresa objeto' e de 'empresa desnorteada'. Logo no início do livro, ele vê a sua vida indo de água a baixo: ele era um verdadeiro workaholic. Não tinha tempo para nada, vivia "correndo" e isso lhe resultou no fim do seu casamento. Sua mulher o abandonou.
A vida na empresa também não ia nada bem. Os negócios eram poucos, já não havia lucro e teria que começar a despedir os funcionários para não ir a falência.
Até que conhece um homem e mostra os erros terríveis, porém muito comuns, que ele e os outros donos da empresa estavam cometendo.
A empresa não era unida, não existia diálogo entre funcionários e chefes, a opinião do cliente não tinha importância nenhuma, ou seja, um típico caso de empresa objeto.
Até que as coisas começam a mudar. Os ideiais da empresa são revisados, a atitude dos chefes muda para melhor, a empresa começa a andar nos trilhos para o sucesso.
Isso demonstra que para se ter uma empresa de verdade não adianta ter o melhor preço, os melhores vendedores, a melhor persuação de venda. O que interessa é ser uma empresa dedicada, unida, que reconhece seus defeitos, que é capaz de ouvir os funcionários (onde tanto chefes quanto funcionários podem falar de seus sentimentos e receios sem medo de repreensão). Somente assim, a mepresa será capaz de conseguir a confiança dos clientes e ter um bom rendimento.

Particularmente, eu acho que este livro tem uma leitura bem entediante. Por mais que tenha uma boa moral, eu não o indicaria para alguém que estivesse apenas com desejo de um livro para passar o tempo.

Ro 18/05/2010

Mudança!!!
Ler esse livro parece ser um sonho que pode se tornar realidade, desde que esteja disposto a enfrentar mudanças e criticas.

Entendi que metanóia é mudança, transformação é sair da zona de conforto e trilhar um novo caminho.

Não podemos nos preocupar com os números e sim com o cliente, pois o cliente satisfeito, trará resultados financeiros necessários, é uma simples consequência que infelizmente poucos enxergam.

Ao contrário do que muita gente pensa: "Os resultados não vêm do esforço e sim do trabalho feito com excelência"

Uma empresa metanóica, precisa de Energia, Entusiasmo, Valores, Comprometimento, precisa ser uma Equipe Única, com Objetivos em Comum.

Antigamente os escravos trabalhavam pra ter o que comer e o que vestir, se pensarmos melhor, atualmente não mudou muito, pois a maioria das pessoas, trocam horas por dinheiro, para ter o que comer e o que vestir!!!

Muitos não trabalham com prazer. As pessoas precisam fazer o que gostam e fazer com prazer, precisam sair do comodismo, acordar para o novo e ter essa visão e crescimento extraordinário que traz a Metanóia.

RU 04/05/2010

METANÓIA

METANÓIA.

Lucas vê sua empresa no fundo do poço, fica sem saber o que fazer, mas ainda tinha uma esperança, que era renovar o contrato com seu melhor cliente, essa renovação seria a salvação da empresa. No caminho para reunião com o seu melhor cliente, Lucas bate o carro, já atrasado por conta do transito, entra em uma negociação com o dono do carro que bateu.
Ao chegar no local da reunião, recebe a noticia de que o diretor da empresa que prestava serviço resolveu trocar de fornecedor, nada estava dando certo, sua vida pessoal não estava nada bem, sua esposa o abandou, e ainda teria que dar a noticia ao seu sócio Olavo.
No dia seguinte,liga para Jéferson,o dono do carro que ele bateu,afim de reparar o dano causado,Lucas se abre contando seus problemas ,querendo justificar a falta de atenção ,então Jéferson que é um líder educador,apresenta a metanóia para Lucas.
Mudando seu conceito de liderar uma empresa,mudando seu modo de agir.conheceu muitos empresários que o apresentam o que é metanóia, a transformação do pensamento,quando a mudança acontece no seu interior,passa seu aprendizado para todos da empresa em uma reunião,seu sócio não aceita a idéia de imediato,diz que não vai dar certo que isso é tudo balela ...Lucas, continuou argumentando até que Olavo aceita e passa também pela metanóia .
A empresa começa a se fortalecer, tendo uma demanda muito grande no mercado, até chegar ao topo, e Lucas torna se um líder educador.

ANA 19/04/2010

Metanóia
Ao ver sua empresa indo em rumo ao fracasso total, Lucas, se sente perdido e não sabe o que fazer para trazer sua empresa de volta ao sucesso.Além da empresa, sua vida pessoal tambem não esta caminhando bem, brigas com sua esposa Joana, a levam a sair de casa, cansanda de não ser lembrada por Lucas.Enfim , sua vida está um caos.
Em uma certa manhã, parado no trânsito caótico de São Paulo, irritado e preocupado, acaba batendo o seu carro, em um veiculo á sua frente, que pertence a Jefferson , um lider educador.Lucas, envergonhado troca telefones com Jefferson, para negociarem o conserto do veiculo.O pior pesadelo da FIREC, torna-se real,a empresa de Lucas, perde seu melhor cliente, o que os leva ao desespero, inicia-se então, um momento de crise na FIREC.
Pensando, em cumprir o seu compromisso de arrumar o carro de Jefferson, entra em contato por telefone.Lucas, chateado com tudo o que esta acontecendo na FIREC, conta á Jefferson seus problemas, que resolve ajuda-lo.Inicia-se então, um aprendizado, em que Lucas começa a conhecer grandes empresários, que tambem ja fracassaram em suas empresas, e conseguiram aprender o que realmente são os valores de da empresa,e como devem agir em relação aos conflitos.
Metanóia, é o conjunto de idéias, em que somos capazes de mudar conceitos que estão nos levando ao caminho incorreto na forma de pensar, agir.Passar pela metanóia, significa: Renascer em si.Foi extamante que Lucas começou a conhecer, em seus encontros com diversos lideres educadores, que tem a missão de levar, através da solidariedade, o conhecimento , para os empresários que passam por dificuldades, apresentando uma nova visão,a metanóia, e ensinando- os o que precisam para ter uma empresa de sucesso.
Após os encontros com os lideres educadores, Lucas começa a ter uma nova visão a respeito da sua empresa, e passa essas idéias para os seus colegas, que juntos , formam a Lideranã da FIREC, sendo um deles , seu grande amigo, Luiz Olávo, que não aceitará bem a idéia que Lucas tem a oferecer.
Passado algum tempo, Lucas consegue trazer alguns dos lideres da FIREC para o seu lado, após apresentar em reuniões as idéias, que teve com a ajuda de seus "anjos educadores", após lutar firmemente, consegue convencer Luis Olavo, que tambem passa pela metanóia.A situação da empresa melhora,e a FIREC, começa a se estabilizar no mercado, isso graças a metanóia, e os lideres educadores que realmente, ensinaram á Lucas, o que ele necessitava aprender.Lucas, se torna parte dos lideres educadores, e começa seu trabalho solidário, ajudando outros empresários, que assim como ele , passaram por alguma dificuldade na empresa, e precisam conhecer a METANÒIA.