Fome de Viver

Fome de Viver Whitley Strieber

Resenhas - Fome de Viver

Alba 07/07/2010

Resenha feita por mim, no Psychobooks!
Recomendado
Sim, vou falar sobre Vampiros. Mas nada de vampiros virgens que temem pela alma, não matam pra se alimentar ou brilham feito purpurina no sol. Nada disso.

Nossa vampira é cruel. Uma caçadora, consciente do poder e da força que possui. Mas extremamente só. Nesse livro não existe essa história de vampiro mordeu humano, humano virou vampiro. Aqui o humano se torna um ser híbrido, e pior... Com data de validade. E é com isso que Miriam convive há milênios. Ela é uma vampira e é imortal, mas quase não existem mais vampiros e procriar está fora de questão devido aos riscos.

Então Miriam vaga pelo mundo, trocando de amantes, conquistando, transformando e depois perdendo seus companheiros. Durante todo o livro Miriam nos relata seus amores passados, como os conheceu, como os conquistou e como os perdeu.

Gostou? Quer ver mais? Então acesse: http://migre.me/y3qk
VinAcius 14/12/2022minha estante
E como que a mulher vive no final e a vampira apodrece?

@fabio_entre.livros 10/08/2015

Vampiros neogóticos: A melancolia e o horror da eternidade
Há alguns anos assisti ao filme “Fome de viver”, de Tony Scott, clássico cult dos anos 80, que me chamou a atenção pelo visual sombrio e pela abordagem neogótica bastante original do vampirismo. Logo em seguida tomei conhecimento do romance que inspirou o filme, um livro bastante raro atualmente (uma vez que teve apenas duas edições, ambas publicadas no Brasil no início da década de 1980). Depois de muito procurar, finalmente encontrei um exemplar e pude mergulhar na atmosfera desse magnífico drama gótico.
A história gira em torno de Miriam Blaylock, uma vampira com muitos séculos de vida. Já aqui começa a originalidade do livro de Strieber: sua vampira não queima ao sol, não possui presas, não dorme em caixões nem se transforma em morcego. Na verdade, a própria palavra “vampiro” não é mencionada em nenhum momento no livro; esta é uma constatação a que se chega devido às características essenciais do vampirismo clássico: a imortalidade e a fome de sangue.
Miriam é uma criatura extremamente solitária; os seres da sua espécie estão quase extintos e só podem se multiplicar através da reprodução entre indivíduos dessa espécie. Assim sendo, Miriam sobrevive à passagem dos séculos tendo vários amantes humanos com os quais compartilha sangue; eles não se tornam vampiros, mas seres híbridos, que podem viver por séculos, mas com a mesma necessidade de sangue humano que os vampiros. Contudo, esses amantes têm “prazo de validade”: passados alguns séculos, sucumbem ao peso do tempo, envelhecendo em poucos dias o que deviam ter envelhecido em décadas. Transformam-se em cadáveres conscientes (literalmente, mortos-vivos) que Miriam “guarda” em baús por toda a eternidade, à medida que vai substituindo-os por amantes jovens.
Preocupada com esse ciclo interminável de trocas de amantes devido ao poder implacável do tempo, Miriam toma conhecimento do trabalho da Dra. Sarah Roberts, especialista em envelhecimento. A clínica em que Sarah trabalha está realizando experimentos sobre longevidade e a influência de Miriam altera radicalmente os rumos dessas experiências, criando um vínculo de sangue premeditado entre Miriam e Sarah, com desdobramentos trágicos.
“Fome de viver” é um poderoso romance gótico, excepcionalmente bem elaborado. A abordagem vampiresca (dado que sou fã dessa temática) surpreendeu-me bastante. O modo como o vampirismo é retratado é tão realista e natural que se torna crível, não sobrenatural ou mitológico. Ainda que os vampiros tenham ressuscitado como modismo adolescente, o livro de Whitley Strieber apresenta conceitos fascinantes e criativos acerca de tais seres. Não há puritanismo ou crises existenciais sobre o valor das vidas humanas tiradas. Ao invés disso há a frieza e crueldade instintivas da “espécie” e o forte apelo sexual (inclusive com descrições eróticas de muito bom gosto). A Fome de viver fala mais alto do que remorsos ou culpas, limitações ou receios. Enfim, uma obra pulsante, sombria, sensual e alucinadamente sangrenta: um relato impecável do poder e fascínio vampirescos.

site: http://metamorfosedaleitura.blogspot.com.br/2015/08/sobre-o-livro-fome-de-viver.html
StAphano.Barbosa 20/06/2019minha estante
Onde posso comprar ? Assisti ao filme !!

Psychobooks 19/04/2010

Recomendado

Gostou? Quer ver mais? Então acesse: http://migre.me/y3qk

Yaya 03/11/2011minha estante
Eu queria muito ler esse livro!!!

Ana Karina 01/10/2014

Desesperada procurando esse livro... Quem tiver e quiser vender, entre em contato, pv! ;)