A greve do sexo (Lisístrata) - A revolução das mulheres

A greve do sexo (Lisístrata) - A revolução das mulheres Aristófanes

Resenhas - A Greve do Sexo (Lisístrata) * A Revolução das Mulheres

Regis 27/10/2023

Uma crítica belicista feita com muito humor por Aristófanes
Essa peça foi escrita por Aristófanes e encenada pela primeira vez em 411 a.C., fala de maneira cômica da Guerra do Peloponeso, entre Atenas e Esparta, que durou 27 anos.
Lideradas por Lisístrata as mulheres atenienses e de outras cidades, incluindo Esparta, iniciam uma greve de sexo para obrigar os homens assinar um acordo de paz acabando com a guerra.

É uma peça de comédia, mas com uma crítica belicista que através da chacota consegue o intento de divertir e instruir.
Gostei das falas das personagens e dei boas risadas com Lisístrata e Cleonice enfrentando o Comissário.
Ambas representam opostos no cenário que o autor apresenta: Lisístrata é uma mulher politicamente ativa e sem muitos estereótipos femininos, já Cleonice representa a mulher ateniense; extrenamente feminina e doméstica. Mesmo assim elas e as outras mulheres se unem e decidem por em prática o plano de Lisístrata.

A leitura é rápida, fluída e inteligente. Não é a toa que Aristófanes é tido como o maior dramaturgo cômico de todos os tempos; segundo alguns críticos ele supera até mesmo Shakespeare.

Essa é uma peça teatral muito interessante e engraçada que cativa o leitor com os diálogos de duplo sentido e com a crítica mordaz e severa aos políticos e a longa guerra que tornava miserável a vida em Atenas. O final é um pouco aquém do restante da peça, ainda assim não estraga a jornada que é muito boa.
Recomendo para todos esse deleite de leitura que ilustra com tom cômico o poder feminino e o poder da manipulação das necessidades humanas básicas.
Bruno Oliveira 27/10/2023minha estante
Parece até clichê, meio anacrônico até, mas de uma verdade universal: faça amor, não faça guerra.

Regis 27/10/2023minha estante
Realmente é uma grande verdade universal, Bruno. Rsrsrs

Fabio 28/10/2023minha estante
Adorei a resenha, Regis... to gostando de ver as tragedias e comédias gregas kkk

Regis 28/10/2023minha estante
Obrigada, Fábio. As comédias e tragédias gregas são realmente muito divertidas de ler. ??

HenryClerval 31/10/2023minha estante
A resenha já despertou minha vontade de ler. Parabéns, Régis! ??

Regis 31/10/2023minha estante
Vai dar boas risadas, Leandro. ??

HenryClerval 01/11/2023minha estante
Já estou rindo muito, Régis. É divertido e sarcástico. ?

Piatã 18/10/2010

Divertido e cômico.
É a primeira vez que leio uma peça teatral da Grécia antiga. Gostei muito, e a tradução de Millôr Fernanders foi genial, adaptou o texto da peça conforme a linguagem atual.

A nossa civilização atual, principalmente os latinos, acredito eu, não éramos muito diferentes em pensamento com os antigos gregos, principalmente no tom satírico, nas festas e no sexo (no qual os homens muitas vezes pensam com a “cabeça de baixo do que com a cabeça de cima”).

Hoje vivemos quase uma igualdade entre homens e mulheres, mas para aquela época, onde as mulheres não podiam participar nas decisões públicas, o autor ateniense Aristófanes choca o público com a peça “A greve do Sexo”, onde as mulheres se revoltam e tomam o poder das cidades gregas utilizando apenas uma arma: A sensualidade feminina.

NOTA: As peças na Grécia antiga só poderiam ser encenadas por homens, os quais usam mascaras para representar a figura feminina.

Sammy 05/12/2021

Bananas e pêssegos
Preguiça dms de fazer resenha aaaa.
Adorei a obscenidade dessas peças, parece um ensaio freudiano em que tudo remete a genitalias kkk

Gustavo.Querino 23/03/2022

Hilário!
Fui ler essas peças sem muitas expectativas já que só li por se uma das únicas peças gregas na biblioteca da cidade, mas me surpreendi quando percebi que o termo comédia não se da somente por finais felizes, a própria peça é uma esquete do porta dos fundos, entretanto com uma qualidade infinitamente maior kkkkkk.
Esta edição da zahar vem com "A greve do sexo" e "A revolução das mulheres", sendo a primeira o resultado de uma insatisfação do Aristófanes com a guerra que estava acontecendo a muito tempo e seu bom humor. E a segunda sendo um tipo de sátira igualmente engraçada, porém com menos insights.
Aristófanes é um autor que nos ajuda bastante a compreender o cotidiano ateniense e as relações que as pessoas tinham, colocando seu humor satírico e até mesmo um pouco lascivo, não deixando sua genialidade escapar.

Milena12 04/01/2023

Comédias gregas...
Nesse livro há duas comédias de Aristófanes, "A guerra do sexo" e "A Revolução das mulheres". A questão, nessa edição, é em relação à tradução. Mesmo havendo a justificativa do tradutor de que por meios culturais foi melhor trocar nomes dos personagens pra melhor entendimento, eu até entendo. Mas trocar "Duas Deusas" por "Nossa Senhora do Parto" não faz o menor sentido em relação às mitologias - totalmente contraditório.

As comédias em si são bem engraçadas, leves e rápidas. O que prejudicou foi a tradução.

Goldenlion85 17/12/2009

Atualidade num único livro...

Esses dois livros são ótimos,
discutem problemas atuais sobre paz, corrupção dentre outras coisas,
leitura obrigatória para qualquer pessoa que queria conhecer mais a política e os políticos...
Muito instrutivo e sem dúvida um bom livro para ler e reler.

Amanda 19/04/2017

A avaliação é para a tradução do senhor Mário da Gama kury
Traduzir um livro não é tarefa fácil, ainda mais um texto de mais de dois mil anos. Porém, isso não faz jus a uma tradução horrorosa em alguns momentos patética. Prefiro procurar outra tradução do que me "arriscar" a ler qualquer outra peça dessa coleção. ( No posfácio do livro o autor dá a entender que as tragédias foram traduzidas como de costume, sem alterações).

Deymos 11/07/2019

Péssima edição e tradução.
O tradutor desvirtuou todo o livro, ficou uma bela porcaria. Não leiam, horrível demais.

Marina691 02/06/2023

Mt bom
Li ele na aula em leitura coletiva. Segunda leitura exigida na faculdade. Bem legal! Linguagem mais simples e história fluída

Breno 22/11/2016

PÉSSIMA TRADUÇÃO.
Tanto que tentou contextualizar que acabou estragando as duas obras clássicas.

Bertelli 28/03/2017

Para as feministas de plantão.
Essa é uma peça de teatro escrita por Aristófanes em 400 a.C, regada de muito humor sarcástico, com uma visão de sociedade que parece tão atual.
Para compreender melhor a história é importante que o leitor tenha conhecimento sobre em qual contexto ela foi escrita; Grécia 400 a.C , Democracia direta, e não indireta como temos hoje, quem era considerado cidadão e quais os direitos e deveres desses cidadãos, das mulheres, das crianças, e dos escravos e estrangeiros. Vale a pena. Uma peça muito engraçada. Apenas 37 páginas. Leitura rápida e divertida.
Gera muita reflexão.
Recomendo.
Mais fácil de encontrar na Internet buscando; "A revolução das mulheres, Aristófanes pdf"

Mirella 07/03/2022

Li para uma atividade escolar. Adoro teatro, então não foi difícil ficar presa na história, porém, é muito divertida, adorei.

Monique 16/08/2022

Algunas das primeiras comédias que eu li. Não gostei de nenhuma e não gostei da tradução com tanta liberdade.

Manoela.Pacanhela 20/11/2023

Achei bem engraçado e é um grande experiência ler o que era o entretenimento a quase 2000 anos atrás, e é engraçado notar que as piadas que funcionavam naquela época ainda são engraçadas até hj, o que mostra que Aristófanes realmente era um grande escritor.