A Luta Pelo Direito

Resenhas - A Luta Pelo Direito

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Marcelo Purificação 08/03/2022

Resenha simples
Inicialmente Rudolf revela que, só na luta os cidadãos encontrarão o teu direito pois, o Direito não é uma pura teoria, mas uma força viva, por isso a justiça sustenta numa das mãos a balança em que pesa o Direito, e na outra a espada de que se serve para o defender. Sem a balança, a espada é a violência insana; sem a espada, a balança é o direito impotente. É necessário, diz o autor, que não nos esqueçamos nunca de que, resultado da guerra de outras gerações, é a paz que desfrutamos. O autor demonstra que a propriedade e o direito podem ser reparados de forma a conferir a um o prazer e a paz, e a outro o trabalho e a luta, tendo então, duas faces.Pois para se ter o direito e a moral e necessário a luta, e para se ter a propriedade é necessário o trabalho.

vilu 14/02/2022

complexo para mim
Ainda preciso me aprofundar mais para tirar melhor proveito, mas foi fácil de entender as comparações e a mensagem que ele traz.

Biblioteca Álvaro Guerra 10/02/2022

Um clássico da literatura jurídica, indispensável aos estudantes e operadores do Direito. Obra elaborada pelo prestigiado jurista-filósofo Rudolf von Ihering, traduzida para diversos idiomas e fruto de sucessivas edições, se propõe a reflexionar sobre e a paz como o fim que o direito tem em vista e a luta como o meio de que se serve para o conseguir.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788565042062

Lethier 03/02/2022

? O maior tipo de desonestidade, se for feito com habilidade suficiente para escapar da lei criminal, escapa nos dias de hoje, inteiramente livre e sem punição?. Nossa lei é falha, gosto de pensar, que. é, porque os humanos em si são falhos, e, sempre serão. Portanto, a lei falhará diversas vezes com diversas pessoas. O autor nos apresenta nesse livro o simples pensamento que devemos lutar por nossos direitos e mesmo se nos sentirmos sobrepujado devemos levantar e recorrer a justiça do injustiçado. Se ficarmos sentados, se não fizermos nada, a injustiça prevalecerá. Dessa forma, a batalha pela lei e pela justiça, pela balança, sempre existirá e não podemos deixar de lutar por isso, por justiça. Não podemos deixar de lutar para que o correto seja efetuado.
Um livro maravilho e recomendo.

Neves 25/01/2022

Através da luta ganharás os seus direitos
Mais um clássico do Direito.
No começo achei o livro um pouco confuso, na parte de considerações de outro autor.
Entretanto, após ler e analisar o conteúdo do livro, pude perceber sua verdadeira mensagem.
Devemos sempre lutar por nossos direitos, sob todas as circunstâncias.
O homem insensível as injustiças e que não BATALHA por seus direitos, não possui nenhum valor.
A luta pelos nossos direitos sempre será através da batalha, independente da motivação.

MaSantana 16/01/2022

4 estrelas
Uma leitura válido para quem cursa direito e para quem não. Jhering traz uma visão um pouco mais próxima da realidade e menos teórica, mas ainda sim meio idealista do direito.

Letticia.Goncalves 23/12/2021

Não foi uma leitura fácil, mas valeu a pena.
Com o decorrer das páginas o livro fica cada vez mais interessante, a intenção do autor claramente é fazer nascer em nós um amor desenfreado e alucinante pelo direito. O que de fato aconteceu comigo.
Queria eu que a realidade fosse tão bela quanto está escrito, esse livro é como a CF, linda demais, mas ver essa dança na prática é difícil.
Escrita muito objetiva, simples e viciante.

Rael 23/12/2021

Direito como resultado de luta.
"A própria lei é uma luta pela lei, que num único caso concreto gira em torno da lei."

Bom, é um livro interessante. Ihering explora as nuances da luta pelo direito desde à sua concepção primária. Todo direito é conquistado, segundo o autor, por constante luta, pois conforme exposto por ele: "na luta hás de encontrar o teu direito".
No mais, é um livro de leitura fluída, com uso de referências literárias mundialmente conhecidas como Shakespeare; Maquiavel; dentre outros. Enfim. Eu recomendo a leitura a todos e todas que percebem a luta como busca por direitos.

Pedro Henrique 28/10/2021

A luta é o trabalho eterno do direito
"A luta pelo direito" não é somente um livro, é um manifesto de conscientização da importância de se lutar, pois, conforme registrado, "é somente lutando que obterás o direito", já que "todo direito no mundo foi adquirido pela luta", o que é puramente verdade.

A obra é prima e, para mim, merece quatro estrelas, quiçá quatro e meia, contudo, não posso deixar de avaliar, também, a edição, que honestamente é horrorosa, seja pela péssima diagramação, seja pelos incontáveis erros ortográficos, os quais, somados, justificam as três estrelas dadas.

À quem se interessar, recomendo muito a leitura, no entanto, através de outra edição.

Jean Silva 26/10/2021

"A meta da lei é a paz. A forma de obter isso é a guerra."
Essa frase, e mais algumas no início do livro, em um primeiro momento me assustaram um pouco, porém, conforme a leitura vai avançando, é possível entender melhor o que o autor realmente queria transparecer com elas.
Essa é uma daquelas obras que apesar de ter sido escrita há alguns séculos, ainda consegue levantar um debate muito rico. Um dos principais fatores para isso são as concepções imprescindíveis que o autor apresenta, e que no meu ponto de vista, não são apenas para o meio jurídico, mas também para o social em sua totalidade.
Fica muito evidente que, umas das principais intenções do autor, é esclarecer que somente compreendendo as árduas batalhas para a construção e evolução do Direito, é que podemos entender seu real valor.
E para ele, as batalhas não param, é somente através da ação e da luta constante pelo direito, que podemos esperar melhorias sociais.
Outro fator que achei muito importante, foi quando o autor começou a explorar temas relacionados tanto ao direito público, quanto ao direito privado, e mais do que isso, expor a tese que um depende do outro.
Por fim, é um livro que inspira em muitos aspectos, e ao mesmo tempo nos faz levantar vários questionamentos.

Kami 25/08/2021

Livro ótimo
O livro é muito bom pra quem quer saber o sentimento do autor e sua opinião sobre o mundo jurídico. Ele faz muitas críticas a determinadas coisas, como a romantização feita por alguns pensadores, mas durante o livro ele também romantiza bastante o direito e o pensamento jurídico. O livro é ótimo para quem quer frases de efeitos para colocar no Instagram (rsrsrs) e também para quem quer se apaixonar um pouco pelo curso.

Jumacerra 11/08/2021

Não tenho propriedade
Esse foi o primeiro livro de direito que li, entao foi uma leitura mais demorada que o normal devido a linguagem um pouco mais difícil porém acredito que tenha umas passagens muito boas para reflexão

Tai 10/08/2021

Luta e paz
Leitura rápida e reflexiva. Von Ihering traz o pensamento de que a lei é uma força viva.

A ideia de que a defesa do direito é um dever pessoal, como também de toda a sociedade.

A luta social, o desuso do direito e a paz, são fatores pertinentes da lida.

Adrieli.7 07/08/2021

Deve ser ótimo pra quem estuda Direito e compreende o texto
Esse é um dos dois livros que ganhei de aniversário da minha supervisora (privilégio de ter uma chefe assim, eu sei), como um leve empurrãozinho pra, quem sabe, eu cursar Direito.
O livro é ótimo, mas tive dificuldade com algumas palavras e com a forma como algumas partes do texto estavam escritas, me perdia na linha de raciocínio principal, e isso acabou prejudicando o aproveitamento do livro.
Mas mesmo assim, é muito bom.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6