A Luta Pelo Direito

Resenhas - A Luta Pelo Direito

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Isabelaassousa 18/08/2023

Simplesmente incrível
Esse livro, por mais que seja do século retrasado, ainda é muito atual. Ele invoca e traduz claramente o que é o espírito do direito, espírito esse baseado na luta pela justiça. O indivíduo jurista deve primeiramente defender sua própria moral avidamente, para só enfim, poder defender a outrem, a lei, ao Estado...

Tai 10/08/2021

Luta e paz
Leitura rápida e reflexiva. Von Ihering traz o pensamento de que a lei é uma força viva.

A ideia de que a defesa do direito é um dever pessoal, como também de toda a sociedade.

A luta social, o desuso do direito e a paz, são fatores pertinentes da lida.

MaSantana 16/01/2022

4 estrelas
Uma leitura válido para quem cursa direito e para quem não. Jhering traz uma visão um pouco mais próxima da realidade e menos teórica, mas ainda sim meio idealista do direito.

Annie Mucelini 07/05/2010

Ihering é, sem dúvida, um apaixonado. Em seu livro de poucas páginas e linguagem acessível, transmite sua paixão inflamada. "A força do direito reside no sentimento, assim como a força do amor, mas quando o sentimento está ausente, impossível substituí-lo pelo conhecimento e pela inteligência." (59)
(...)
Por toda sua linguagem apaixonada, e também pelo tema de 'luta', o livro remete a um discurso, como os que acontecem aqui na praça vez e outra, incitando as pessoas a agirem ou deixarem de agir de determinada maneira. Lutar por determinada causa.
A luta de Ihering é pelo direito. Seu discurso incita às pessoas a não abandonarem suas causas, não negligenciar seu próprio direito. Entre outros argumentos, o autor diz que o direito é condição de vida moral da pessoa, a defesa do direito é um ato de autoconservação moral.
Vai mais longe ainda, dizendo que aquele que negligencia seu direito está abandonando a luta da sociedade, pois a luta pelo direito extrapola a esfera individual. Como a regra contratual que pode ser tacitamente desprezada quando nenhuma das partes a reclama, o direito se perde aos poucos quando cada pessoa abandona sua luta. "Quem quer que usufrua as vantagens do direito deverá cooperar para manter a força e o prestígio da lei, ou em outras palavras, cada um nasce como combatente pelo direito, no interesse da sociedade."

Resenha completa em http://pirralhanauniversidade.blogspot.com

Ruffo 18/05/2021

Releitura em 2021
Peguei pra ler antes de entrar na faculdade para ter certeza se estava no caminho certo, posso voltar atrás? Rs

É um alicerce, princípio, base para calouros em direito, ou seja, é obrigacional a leitura.

A premissa é válida para o indivíduo, sua classe e para o próprio Estado: ?A vida do direito é uma luta: luta dos povos, do Estado, das classes, dos indivíduos

Lethier 03/02/2022

? O maior tipo de desonestidade, se for feito com habilidade suficiente para escapar da lei criminal, escapa nos dias de hoje, inteiramente livre e sem punição?. Nossa lei é falha, gosto de pensar, que. é, porque os humanos em si são falhos, e, sempre serão. Portanto, a lei falhará diversas vezes com diversas pessoas. O autor nos apresenta nesse livro o simples pensamento que devemos lutar por nossos direitos e mesmo se nos sentirmos sobrepujado devemos levantar e recorrer a justiça do injustiçado. Se ficarmos sentados, se não fizermos nada, a injustiça prevalecerá. Dessa forma, a batalha pela lei e pela justiça, pela balança, sempre existirá e não podemos deixar de lutar por isso, por justiça. Não podemos deixar de lutar para que o correto seja efetuado.
Um livro maravilho e recomendo.

Roberta Jornalista 30/05/2020

A Luta Pelo Direito
Livro essencial aos estudantes de Direito, especialmente aos iniciantes. Esclarecedor quanto à finalidade da Ciência Jurídica, bem como estimulante da conquista e defesa dos direitos dos homens. O autor propõe reflexões e ilustra os diversos modos com que algumas civilizações lidam com a justiça e a luta pelo Direito. Vale a pena a leitura! "Lute pelo Direito, mas no conflito entre Direito e Justiça, faça a Justiça". Jornalista Roberta Scarabucci.

peedroferreiraa_ 29/04/2021

recomendo!
livro muito bom, porém para entendê-lo é necessário ler e reler o mesmo parágrafo mil e uma vezes.

obs: li somente para fazer trabalho.

muito bom.

Mage 07/10/2020

em uma relação de amor e ódio, ao mesmo tempo que concordo com tudo que o autor fala sinto que é bastante repetitivo e isso torna cansativa a leitura, parece que li várias vezes a mesma coisa só que com palavras diferentes

Renata 07/06/2020

Interessante
É uma leitura muito interessante, entretanto achei a introdução um pouco cansativa e desnecessária.
Ana Clara Machado 17/03/2021minha estante
Oi, Ana. Você comprou esse livro com o box? Caso sim, pode me dar mais informações sobre ele? Vi alguns comentários sobre a tradução e revisão não serem boas, além da página ser branca e de qualidade mediana. Procede?

Renata 18/03/2021minha estante
Oii, realmente a qualidade não é tão boa, mas não foi um fator que atrapalhou a leitura, tem que levar em consideração que são 3 livros pelo valor de um então a qualidade não vai ser a mesma de outras edições.

Ana Clara Machado 18/03/2021minha estante
Qualidade que você fala é da parte física em si né? Quanto a escrita, tudo ok?!

Renata 18/03/2021minha estante
Exato

Ana Clara Machado 18/03/2021minha estante
Obrigada!!

Fer 15/04/2021

Li para faculdade e não esperava gostar tanto! o livro tem uma linguagem super tranquila (considerando que eu tô no começo do curso) e mesmo sendo antigo aborda temas tão atuais que assusta! traz uma reflexão incrível sobre quão importante a luta é para o direito e quão arbitrária a justiça pode ser. O autor usa metáforas e exemplos que explicam o argumento de maneira inexplicável! Mesmo demorando para ler, valeu a pena!

Thiago.Struzani 26/11/2019

Uma luta constante
Ihering, notável jurista alemão, leciona seu positivismo de maneira clara e objetiva para leigos e juristas.
Acredita que o direito não é uma teoria pura, mas uma força viva. Que não há conquista de direitos sem luta. Esta, por sinal, uma constante no cotidiano da sociedade civil. Defende que nenhum cidadão deve abrir mão da luta por seus direitos violados, afinal se todos abrirem mãos de seus direitos e não acreditarem na lei, a sociedade civil sucumbirá em caos e desordem.
Não a toa que Themis possui em suas mãos uma balança e uma espada, pois a espada sem a balança é força brutal, descontrolada; e a balança sem a espada é a impotência do direito.
Essencial para estudantes de direito.

Luiza810 17/07/2023

O caminho para a paz é a luta
A obra de Ihering explica sobre a luta pelo direito e que para de ter a paz e seus direitos respeitados é preciso lutar por eles.

Menina Ártica 08/04/2021

Sem luta não há direitos
O livro é famoso, a sua linguagem é técnica devido ser um livro didático. Através dele somos esclarecidas em diversos aspectos da construção do direito, seja ela em meio a história ou sociedade. Para que as injustiças sejam extintas, precisamos do direito. Não há ganhos, sem lutas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6