Agonia das Religiões

Agonia das Religiões J. Herculano Pires

Resenhas - Agonia das Religiões

*Si* 29/11/2023

A verdeira fé é eterna
Para as religiões formalistas o caos da sociedade resulta em um fato inevitável, Deus está morto. Se não há Deus, que ideia nutre as religiões? Nenhuma. Elas se esvaziam, agonizam, estão condenadas a morte.
Partindo dessa premissa o professor constrói a base do seu estudo mostrando que a Fé racional, sendo o princípio filósofico do Espiritismo, garante a eternidade ao aspecto religioso da doutrina. Uma estrutura livre de dogmas, de formalismos, de rituais permite ao homem o encontro com o Deus que está vivo dentro da consciência de cada um de nós. Analisando conceitos estruturais da doutrina codificada por Kardec, o autor faz uma construção belíssima que não deixa dúvidas sobre toda a verdade que há nela. Sobre a imortalidade dos seus ensinamentos. Sobre o conforto que nos traz diante das mazelas do mundo. Uma doutrina que jamais agonizará. Um estudo maravilhoso!

Helena 26/02/2014

Comentário
Tenho esse livro e empresto. Foi uma leitura demorada. Ele explica várias passagens do Evangelho de Jesus a luz do Espiritismo. Muito bom. Recomendo para os espíritas e não espíritas. Os livros desse autor merecem ser lidos.