O Pálido Olho Azul

O Pálido Olho Azul Louis Bayard

Resenhas - O Pálido Olho Azul

sarita00 26/01/2024

Bom, mas nao tao bom assim
Foi bem difícil para mim ler esse livro, eu sou nova nesse mundo de suspense mas eu achei esse aq muito devagar e demorei meses para ler. Ele me trouxe uma vibe meio Sherlock Holmes com sua narração mas não compensa todas as 400 e poucas pág., tem muita encheção de linguiça, coisas que eu considero q são irrelevante para a trama tirariam umas 100 pág. q o tornaria melhor para ler.
Mas diante de tudo isso, o final realmente me surpreendeu demais, eu amei o plot e o desfecho também.

Isabela 03/01/2024

Ótimo tema, ótimo desenvolvimento de personagens, bom encerramento... Só achei muito enrolado em diversas partes. Progride mais no quesito "relação entre personagens" do que no mistério propriamente dito. No entanto, é uma boa leitura que te prende até o fim.

shuhua 21/12/2023

Eu gosto muito de livros de suspense nesse estilo meio Sherlock, onde a trama te intriga durante toda a narrativa e só nos últimos capítulos tudo é explicado junto da linha de raciocínio do detetive, mas esse livro enrolou TANTO, juro, 100 páginas a menos não fariam diferença. É uma encheção de linguiça, narrador falando horrores até sobre o que não é relevante. Personagens esquecíveis, sem carisma. Escrita densa, sem nenhuma fluidez. E isso tudo por um suspense que é só um pouco acima da média, não acho que compensou todo o perrengue pra ler essas 400 páginas.

Emile.Darcy 17/12/2023

Vá assistir o filme. A história é melhor contada lá.
O início começou forte e ágil, prometendo uma atmosfera e personagens incríveis. Então, o autor achou que já tinha caído nas graças do leitor e começou a fazer o que detesto em livros: enrolar para dar mais destaque a personagens, o que me faz detestar esses personagens.

O Poe é um sujeito estupidamente pedante, que vive falando de mitologia porque acha que isso éo equivalentede ser culto. Se eu nunca tivesse lido algo do autor, iria querer distância do homem depois de ler esse livro.
Landor não funciona como protagonista e consegue me fazer querer defender qualquer coisa que ele resolve se opor.

A estrutura epistolar não funciona, faz o ritmo do livro engasgar e torna o deserenlar do final inviável.

O mistério (que no filme foi trabalhado por meio de uma atmosfera tensa e assombrosa) no livro só aparece quando o autor parece cansado de falar pelos cotovelos e deixar os personagens só andando por aí sem rumo.

O desenvolvimento do livro não é lento: ele não existe. Verborragia não é desenvolvimento.

Se você está querendo ler o livro antes de ver o filme, faça esse favor a si mesmo e só vá assitir o filme.
E se, assim como eu, se apaixonou pelo filme e quis ter a história de forma mais detalhada por meio do livro, poupe seu tempo e só reassita o filme.

P.S. Só não abandonei o livro porque gostei muito da história do filme e queria ler um livro assim. Me decepcionei feio.

Alessandra.Adams 03/11/2023

Tem um bom enredo, ótima história, que cativa. Um suspense que sai do tradicional, com um final sensacional.
Porém, é um livro cansativo, demora para chegar na parte mais interessante.

Marcelo 28/08/2023

Leitura Interessante
Fiquei dividido nessa leitura, não achei ruim mas também não amei. O início prende a atenção, mas grande parte do desenvolvimento da história é muito lenta e cheguei a achar tedioso e a leitura foi arrastada em muitos capítulos desta parte. Já a parte final foi vertiginosa, uma montanha russa de revelações e surpresas, não dava para desgrudar da páginas e li praticamente de uma vez só sem parar. Essa disparidade de ritmo da história entre início, desenvolvimento e final quase me fez desistir da leitura. No geral considerei um livro ok. Agora curioso para ver a adaptação da netflix...???

Marcela.Alessandra 26/08/2023

Leitura muito boa, me deixou com vontade de ler algo do Poe. Tem leitura que na metade as vezes conseguimos chegar num suspeito e às vezes até acertamos mesmo, mas esse livro é bem surpreendente, pois quando achamos que seria obvio, no final foi alem de surpreendente foi chocante, que fez com que valesse a pena a sua leitura alem de ler para quem quer conhecer um pouco o Poe.

Larinha 06/08/2023

Adoro que sempre que venho pra casa de vovó ela me dá um livro da sua biblioteca e diz: "você vai adorar esse". Mais uma vez, ela acertou.

É um suspense que te prende desde o primeiro capítulo e que quando você acha que já descobriu tudo, ele vai e te surpreende mais ainda.

Rosana 16/04/2023

A estória é boa e os personagens também, boa trama com final surpreendente. Mas... O autor se aproveita tanto da possibilidade de ter um Edgar Allan Poe jovem e sonhador que ia trechos menos quais ele participa são entediantes. Sim, ele coloca um Poe que escreve usando mitologia Todo o Tempo em suas cartas ao detetive e com isso fica chato.

Colares.Marietto 09/04/2023

O pálido olho azul
Achei bem chato e arrastado, demorei demais nessa leitura! o final é bom pelo menos porém continuei não gostando do livro. Achei muito parado sem fatos que prenderam minha atenção.

RAFAPREIS 15/03/2023

O pálido olho azul.
 Confesso que só me interessei por esse livro por ter como personagem, Edgar A. Poe, de quem já havia lido alguns contos e gostado da forma como os escrevera. Ter ele aqui, nesse caso, como personagem e avançando um pouco mais na história, como assistente secreto de Landor, atiçou minha curiosidade, e fui surpreendido. Não esperava encontrar uma história e personagens tão cativantes e ao mesmo tempo tão obscuros. Cada qual tendo seus próprios segredos e sendo muito bem amarrados a trama.
Se você gosta de investigação, suspense e aquele nó na cabeça no final? Esse livro pode ser para você, assim como foi para mim, uma grata surpresa.

Eduardo1304 13/03/2023

O pálido olho azul
Um livro de arrepiar, de tão bom! Enredo intrigante, personagens enigmáticos . Um detetive aposentado recruta um cadete o nome do cadete? Edgar Allan Poe maravilhoso!

Regina 12/03/2023

Chato
Achei o livro extremamente lento, arrastado. Custei a conseguir terminar. Uma história que começa a melhorar aos 70%, mas o final surpreende

Onnora 09/02/2023

Final surpreendente!
achei a leitura uma tortura, muito lento mas continuei porque me garantiram que o final era bom. Pois é mesmo! Fiquei chocada e impactada com a revelação final, costumo ser experta com plot twist mas esse me pegou em cheio bem na cara hahaha. AMEII!!