O Cliente

O Cliente John Grisham

Resenhas - O Cliente

Guilherme 06/08/2022

Eu lembrava bem do filme que assisti há muitos anos, muito bom por sinal, como praticamente todos os filmes que já assisti baseados nos livros de John Grisham... Mas a verdade é que o livro sempre é melhor que o filme, é clichê eu sei, mas um clichê que é a mais pura verdade. Uma história instigante do começo ao fim, bem no estilo do autor. Muito bom mesmo.

Suéllen 09/01/2022

Sobrevivendo entre a justiça e a máfia
Mark Sway, um garoto de 11 anos presencia o suicídio de um advogado, Jerome Clifford (Romey), no entanto, antes de morrer, Romey confessa o assassinato realizado por uma das maiores máfias de Nova Orleans.
Agora Mark sabe demais e se vê encurralado, por um lado é obrigado pela justiça a revelar toda a confissão de Jerome, e por outro, ele e sua família correm risco de vida com a máfia. É aí que Mark contrata uma advogada, Reggie Love, corajosa e decidida, os dois seguem determinados a investigar.

Um dos livros que mais gostei de John Grisham, a escrita é excelente, de fácil compreensão e a história e os personagens são muito envolventes. Mark, Rick, Dianne e Reggie são incríveis.
Super recomendo!!

Vinicius.Correa 24/02/2020

Tenho que dizer que dos livros que já li do autor, este foi o mais fraco. Não digo que foi um livro ruim, longe disso. Me refiro ao fato de que a história é por de mais arrastada. Mas, ainda assim, há uns momentos instigantes e que me deixaram vidrado na leitura.

Ainda, vale destacar que o final é bem satisfatório, finalizando a história perfeitamente.

Todavia, por mais que tenha seus apesares, ainda assim recomendo a leitura.

Wagneroliveirrah 16/08/2022

Livro Excelente
Como todos os livros de John Grisham, O Cliente não deixa a desejar. É uma estória que te prende e você quer saber o que vem a seguir. Tem dois poréns: primeiro, o autor costuma encher um pouco de linguiça em seus livros, com passagens desnecessárias; segundo: pra quem gosta de final feliz, com todos velejando rumo ao por do sol, o livro não traz isso, aliás, o livro não tem um final padrão, algumas situações ficam pendentes de um encerramento, cabendo ao leitor uma idéia do que possa ter acontecido.

Luz 29/04/2010

Gosto demais da linha de temas que aborda Grisham, em se tratando de thrillers de caráter jurídico, melhor ou no mesmo patamar de Grisham, para mim só mesmo David Baldacci, que também escreve por esse mesmo tópico já que foi promotor da cidade de Nova York durante uns tantos anos.
Grisham com perícia e maestria, consegue mostrar que, sendo muito honesto e verdadeiro, pode-se e deve-se fazer e ter justiça sobre corrupções, negociatas, conivências e fraudulências que são escamoteadas sob o poderio de muito dinheiro e muitos nomes probos de magnatas e outros tantos que arrolam probidade, sem no entanto, não as ter nenhuma.

gloria10miranda 23/12/2023

Eu odeio o Foltring
Pensa num policial babaca... Mas vamos a história: Mark e seu irmão mais novo presenciam um suicídio de um Advogado, acontece no meio desse auto atentado o advogado lhe confessa onde seu cliente escondeu o corpo de um importante Senador. Além de seu irmão ficar seriamente traumatizado, Mark agora se vê como única testemunha de um crime e também na mira da Máfia. Com medo, o garoto contrata uma advogada.

A história é muito inteligente e faz pensar não só nas consequências de ter uma verdade importante a ser revelada, mas de como é possível que alguém faça de tudo para descobrir algo

E por esse motivo eu odeio Foltring

Sério leiam, um drama policial excepcional.
Ps: vejam o filme depois, nunca antes.

Maurício 11/07/2011

média
História fraquinha. Até virou filme mas isso não quer dizer muita coisa, tem tanto filme ruim por aí. Não li mais nada desse autor nem pretendo.
zette 25/05/2012minha estante
Ele tem bons livros. Mas neeste não foi feliz.

Thais dos Reis 01/08/2012minha estante
mas vc achou o filme ruim? eu gostei tanto...

Maurício 06/08/2012minha estante
Olá Thais, não vi o filme, apenas passei pelo canal e vi o título, mas já estava adiantado e não vi. Sempre tem diferenças e normalmente o livro é melhor que o filme, mas é questão de gosto.

Mara Islanne 23/07/2015minha estante
Maurício, comecei ele agora e realmente parece fraco. Já li outros dois dele e foram maravilhosos, te aconselho a dar mais uma chance, tente Tempo de Matar. ?

Felipe 02/11/2022

História boa, leitura rápida e enredo atraente
Para quem gosta de um thriller jurídico os livros do Grisham são os melhores, todos que li, recomendei.

Mas esse em especial, tem uma narrativa bastante interessante pois envolve a expertise de uma criança em meio a máfia, FBI, juiz, cadeia e advogados.

A trama é bastante interessante e faz com que ao longo da leitura nós nos sintamos na pele do personagem principal sentimos as mesmas angústias que ele, pois, afinal é a máfia e o FBI atrás de uma criança de 11 anos que só tem a advogada lhe ajudando, e mesmo assim, eles não conseguem pega-ló.

Vale muito a leitura.

Arruda 23/01/2022

Muito bom!!
Leitura boa e atraente, que flui página após página. Trama inteligente que faz com que necessitemos ler rapidamente a próxima página. Gostei muito.

Rose 26/05/2011

Mark é um garoto de 11 anos que junto com seu irmão caçula, presencia o suícidio de um advogado. Mas ele não
vê só o suicídio, Mark agora é a principal chave do FBI para colocar um mafioso atrás das grades. Mas Mark não está disposto a colocar sua família em perigo e com a ajuda de sua advogada, a única pessoa em quem confia, Mark tenta salvar a si mesmo e a sua família antes de dizer alguma coisa

MateusReis 17/01/2024

QUARENTA E DOIS
John Grisham é um gênio, sempre fazendo o leitor ir há lugares inimagináveis pela sua escrita, o livro "O cliente" é uma ótima leitura, o final ficando um pouco a desejar, o FBI captura muldanno?. Mas são pontos relevantes, para quem conhece e sabe como funciona a linha tênue que ele segue.
Me recordei de "A Confraria" que remete a esse mundo de advogados, quem sabe não surge daí a inspiração de ter escrito o mesmo, visto que são advogados corruptos rsrsrs

Muito obrigado, Reggie - disse Truman, de repente ansioso para ir embora.

Ela olhou para as nuvens distantes.

- Não me agradeça - disse. - Agradeça a Marck.

Por fim, uma ótima leitura e um bom filme ??

Liliana 29/06/2013

O cliente - John Grisham
Livro simples e fácil de ler. Conta a história de um garoto que, sem querer, se tornou testemunha de um crime da máfia americana. O livro começa bem, porém da metade para o final me decepcionei um pouco. Achei que o enredo ficou um pouco lento e que o autor deveria ter explorado melhor o final. Fiquei com a impressão de que a história não acabou.

Guilherme 03/12/2014

O Cliente - John Grisham
A ideia é bastante interessante. Talvez esse seja o único livro que eu tenha lido até o momento, que logo de cara revela o assassinato e o assassino, sendo que a grande questão é: a única testemunha terá coragem de dizer algo sobre esse crime para a justiça?

Mark Sway é um menino comum que estava onde não deveria e viu o que não deveria. Ao presenciar um suicídio Mark automaticamente se vê envolvido em tudo aquilo, porém o pior foi o fato do homem ter te contado a exata localização do corpo de um senador dos Estados Unidos que está sendo procurado pelo FBI há meses. E o pior de tudo é: o assassinato foi feito pela Máfia, logo se Mark disser algo, estará colocando a vida de toda a sua família (incluindo a dele) em risco. E caso não diga nada, poderá ser preso por obstrução da justiça.

Coisa demais para um garoto de 11 anos lidar. Quando se vê pressionado tanto pela polícia quanto pela máfia, Mark procura uma advogada e se depara casualmente com Reggie Love. Reggie está acostumada a lidar com casos que envolvem crianças, porém nunca imaginou que uma pudesse estar tão encrencada quanto aquele menino. Ela sabe que se envolver com esse caso também a colocará em risco, mas decide ajudá-lo, ignorando tudo o que poderia acarretar.

O restante do livro se desenvolve na luta interna que Mark sofre para decidir qual é a decisão correta a ser tomada. A escrita de John Grisham é muito boa, fazendo com que não seja cansativo, porém pude perceber que usar um garoto de 11 anos como protagonista pode ter sido um desafio para ele, pois por vários momentos as atitudes e raciocínios não condizem com a idade apresentada. A trama é meio óbvia de início, porém elementos inseridos ao longo da obra, deixam tudo bem interessante.

Não é um dos melhores livros de John Grisham, mas vale a pena ser lido. É muito bom.
Alberto 15/09/2016minha estante
Meu caro Guilherme, não existe nenhuma testemunha do assassinato neste livro. O que Mark, o menino testemunha, é o suicídio do advogado do assassino. E o que ele fica sabendo é onde foi escondido o corpo e não quem é o assassino. O autor do crime é a polícia que atribui a ele pelas provas circunstanciais que são colhidas. O assassinato é cometido sem nenhuma testemunha.

Ana Paula FZ1 23/03/2015

Ler Jonh Grisham é sempre uma maratona...rrss
Seus livros são intensos, recheados de detalhes que muitas vezes ate nos confundem, com riqueza de fatos, mas que fazem de sua obra um best seller.

Nesse livro conhecemos a história de Mark, um garoto de 11 anos que descobre um segredo sobre um assassinato e agora sua busca é alem de cuidar de si mesmo porque ele é testemunha de um depoimento do próprio assassino. Na tentativa de ajudar a evitar um suicídio ele passa a correr perigo por ouvir uma confissão.

O melhor de tudo nesse livro é a advogada que Mark contrata por poucos dólares Reggie Love, ela é uma figura, mas faz uma dupla e tanto com Mark

Quem lê John Grisham sabe que seus livros tem um enredo bem amarrado, com nexo na historia, envolvente e que quanto mais a gente e mais quer ler pra saber o fim de uma boa historia .

site: http://paixaoporleituras.blosgpot.com
Alberto 15/09/2016minha estante
Você misturou as bolas Paula. Mark não testemunha o depoimento do próprio assassino. Na verdade, ao longo do livro, ele em nenhum momento tem contato com o assassino. O que ele testemunha é o suicídio do advogado do assassino. E a advogada que ele contrata não é por poucos dólares. Na verdade ele a contrata por meio dólar embora termine ficando por um dólar.