Como se preocupar menos com dinheiro

Como se preocupar menos com dinheiro John Armstrong

Resenhas - Como se preocupar menos com dinheiro

Douglas 21/01/2015

Como se preocupar menos com o dinheiro
Embora fale sobre dinheiro, este não é um livro financeiro.
Logo de início o autor separa PROBLEMAS com dinheiro de PREOCUPAÇÕES com dinheiro.

PROBLEMAS com dinheiro é quando você não tem meios financeiros de pagar as próprias contas ou atender as suas necessidades básicas.
PREOCUPAÇÕES com dinheiro é quando você tem meios para arcar com seus custos e até dinheiro sobrando, mas mesmo assim continua querendo mais e mais, porém quanto mais você ganha, mas preocupado fica.

PROBLEMAS com dinheiro só se resolvem de uma forma: COM DINHEIRO.
Você precisa de dinheiro para seu sustento, para pagar as suas contas. Não há outra alternativa a não ser ganhar mais dinheiro ou aprender a viver com menos.
PREOCUPAÇÕES com dinheiro é mais amplo. Pode não ter a ver só com dinheiro.

Então o este livro vai falar sobre PREOCUPAÇÕES com dinheiro.

Para ilustrar o que vai ser dito, o autor usa alguns exemplos:
- O sujeito quer um carro novo. Ele tem um velho e não está contente. Mas por que ele não está contente? Resposta: porque o carro velho está mal conservado. Ou seja, o sujeito não cuidou bem do carro e não está satisfeito com isso. Aí ele quer um novo para tentar cuidar melhor, mas ele não vai cuidar melhor do novo, afinal, ele não cuidou do velho, por que cuidaria do novo?
- A pessoa quer se hospedar num hotel de luxo (caríssimo) onde só se hospedam famosos. Por que a pessoa quer isso? Resposta: porque ela deseja ser como as pessoas famosas. Porém ao terminar a estadia no hotel, ela vai voltar a ser o que era, não vai ter se tornado uma celebridade. Vai ter gastado o que não podia, mas vai continuar frustrada.
- O casal costuma brigar muito. E eles pensam que se tiverem mais dinheiro, as brigas vão terminar. Aí eles ganham mais dinheiro e continuam brigando. Por quê? Resposta: porque eles têm problemas de afinidade. As brigas nada têm a ver com dinheiro.
- O sujeito é multimilionário, mas continua querendo mais e mais. Por quê? Resposta: ele pode ter algum trauma do passado e acha que este trauma só irá embora se ele tiver mais dinheiro, mas quanto mais ganha, mas frustrado fica. O ideal é identificar e tratar o trauma, porque o dinheiro não vai solucionar problemas psicológicos.

Dentro deste contexto, o autor vai dando outros exemplos e fazendo explanações. Ele separa felicidade de prosperidade. O dinheiro traz prosperidade e não felicidade, afinal, ser feliz depende de inúmeros fatores. O dinheiro é um deles, sem dúvida, mas sem os demais fatores não é possível ser feliz. Se você se preocupar só com dinheiro e não com os outros fatores, será próspero, sem ser, necessariamente, feliz.

Há análises bem realistas sobre dinheiro. O autor argumenta que é preciso ter os pés no chão. Infelizmente, às vezes é preciso aceitar que você não pode ter tudo. Deve-se buscar sempre ter o melhor, mas isso não te fará necessariamente ser uma pessoa realizada, afinal há diferenças entre Preço X Valor.

Também há uma análise bem interessante, onde são citados os problemas que o excesso de dinheiro traz. E que você, aspirante a rico, deve começar a se preocupar e tentar solucioná-los desde já.

Enfim, este é um livro mais preocupado em falar em questões psicológicas, do que em questões financeiras.

Particularmente eu gostei bastante. O livro tem algumas ilustrações bem legais e é escrito de uma forma bastante simples, o que faz com que a leitura flua bem.
A leitura é bem rápida. Embora tenha 162 páginas, o tamanho do livro é um pouco maior do que um livro de bolso, então dá pra ler bem rápido.

Claro, este é um livro que não tem a ambição de ser um guia definitivo. Será necessário que você leia e reflita. Que separe o que pode e o que não pode ser aplicado em sua vida, mas como um todo foi uma leitura bem interessante.

Eu recomendo.

Um abraço e meu respeito a todos.

MilaMelo 24/03/2022

Dinheiro é sobre vida
Buscando integrar finanças pessoais com a nossa história, o autor nos faz lembrar que decisões sobre dinheiro, são decisões de vida.
Se temos foco no que queremos para o nosso dia a dia e nosso fut, as preocupa com dinheiro mudam de espectro.

Alice 02/03/2024

O livro oferece insights práticos sobre finanças, destacando a importância do equilíbrio entre planejamento financeiro e bem-estar emocional. O autor aborda estratégias para reduzir o estresse relacionado ao dinheiro, promovendo uma abordagem mais saudável em relação às finanças pessoais.