O Lado Bom da Vida

O Lado Bom da Vida Matthew Quick

Resenhas - O Lado Bom da Vida

Ilkeline Radiche 05/08/2017

Pat estar internado em uma clínica psiquiátrica e não sabe os motivos de sua internação, não consegue se lembra nada a única coisa que ele quer e voltar para casa, voltar para a sua Nikki. Porém sua esposa não quer vê-lo e ele não de jeito nenhum entrar em contato com ela. Ele está internado mas não tem ideia de quanto tempo ficou lá, já no começo do livro ele é liberado. Após sair da clinica, Pat vai morar com seus pais pois não tem mais casa nem um emprego. Ele aceita ir pois logo o "tempo separados" vai acaba e Pat acredita que vai ver sua esposa de novo pois acredita em finais felizes e no lado bom da vida.

Ele tem consciência de um desentendimento entre ele e a esposa, e admitir está acima do peso e que algumas vezes não dava a devida a atenção e o carinho que Nikki merecia. Quer surpreendê-la e reconquistar-lá, Pat começa a fazer exercícios e tentar ser mais gentil com as pessoas. No intuito que Nikki volte logo, para ele também perde para sua mãe ir na biblioteca e pegar livros que Nikki mais gosta de ler.

"Desde que minha mulher pediu que passassemos um tempo separados, eu perdi mais de vinte e cinco quilos, e minha mãe diz que em breve vou estar com o mesmo peso que eu tinha quando jogava futebol no fime do Colégio no ensino médio, que é também quando o peso que eu tinha quando conheci Nikki, e estou pensando que talvez ela tenha ficado aborrecida com o peso que ganhei durante os cinco anos em que estivemos casados. Ela vai ficar surpresa de me ver tão musculoso quando o tempo separados terminar!"

"Estou praticando ser gentil em vez de ter razão"

A história e no ponto de vista de Pat, sua cabeça não está bem, aos poucos dá para entender esse quebra-cabeça. Pat percebe que as coisas mudaram mas ninguém quer fala sobre isso, ele pergunta sobre a esposa e só falam que ele não pode chegar perto dela. ele reencontra seu amigo Ronnie ir é convidado para jantar na casa dele lá Pat conhece a Tiffany, irmã da mulher de seu amigo Ronnie. Tiffany também tem problemas psicológicos e faz tratamento com um psicológico.

"Não sei dizer se ela é ninfomaníaca ou não - responde ele. - Mas sei que às vezes as pessoas dizem e fazem o que pensam que os outros desejam que elas digam e façam."

Depois disso eles acabam correndo todos os dias juntos pois Tiffany passou a segui-lo. Eles não falam nada só correr um ao lado do outro mas Pat quer se livrar de Tiffany.

"- Você não deveria estar tentando se livrar de ninguém. Você precisa de amigos, Pat. Todo mundo precisa. "

O livro e devagar lá quase perto do final e que várias coisas começa acontecer como o concurso de dança contra a depressão que Pat será o parceiro de Tiffany e também descobriremos o que realmente aconteceu, Pat está no "tempo separados" só que é mais difícil do que ele acredita. Algo de muito ruim aconteceu e ele foi o causador. Mesmo Pat não lembrando o que aconteceu ele agora quer mudar, quer ter sua esposa de voltar e fazer ela feliz.

" Tudo que fis desde que saí do lugar ruim foi tentar melhorar - para me tornar exatamente o que Você quer que todos sejam: uma pessoa boa. "

Renata 27/07/2017

Uma linda história de superação
O livro inicia-se com a saída de Pat do “lugar ruim”, que se trata de um hospital psiquiátrico. O motivo de ter ido parar lá lhe é desconhecido, assim como o tempo que passou lá dentro, apenas sabe-se que a partir de então, sua vida é um filme criado por ele mesmo, e que o tempo separado de sua esposa Nikki, está próximo de acabar, se esforçando muito para que isso aconteça.
Pat tem o temperamento muito forte, e uma das maneiras de suportar os acontecimentos ruins é treinando na academia que foi montada no porão da sua casa. Sua mãe tenta protegê-lo omitindo e escondendo tudo o que lhe diz a respeito de sua vida no passado. Já a relação com o pai é péssima, pois ele só conversa com Pat nos dias de jogos, quando cantam junto o hino do time e comentam os passes dos jogadores, porém seu humor dependerá do resultado do jogo.
Os únicos amigos são o casal, Ronnie, Verônica e a filha Emily, seu irmão mais novo e a irmã de Verônica, Tiffany, com quem mantém uma amizade estranha e passa a correr todas as tardes.
...

site: http://lovelyplacee.blogspot.com.br/2016/09/o-lado-bom-da-vida-matthew-quick.html
Jhon 02/08/2017minha estante
undefined

cris.leal.12 15/07/2017

Comovente e bem-humorado...
O livro narra a tumultuada história de Pat Peoples, um professor de 30 anos que retorna a casa dos pais após passar uma temporada numa clínica psiquiátrica.

Apesar de Pat não se lembrar o que o fez ir para lá e nem quanto tempo esteve internado, ele acredita no lado bom da vida, no otimismo, no amor e nos finais felizes e, para recuperar sua sanidade mental e conseguir reatar com sua esposa Nikki, passa a seguir uma nova filosofia, que inclui entrar em forma fisicamente e ser gentil em vez de ter razão. Segundo ele, atitudes necessárias para que os finais felizes floresçam.

Com a ideia de que tudo vai dar certo no filme que é a sua vida, Pat aceitará a aproximação da também perturbada Tiffany, que lhe dará apoio para enfrentar os contínuos choques de realidade proporcionados por ela própria e pelo universo que o cerca, incluindo aí o pai que o rejeita.

Uma história comovente e encantadora de um homem que, apesar das muitas provações, não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança.

site: http://www.newsdacris.com.br/2013/02/eu-li-o-lado-bom-da-vida.html

Gabriela 14/07/2017

Não vale a pena
Fraco. É uma história até bacana, mas contada de um jeito enfadonho e previsível. A maior parte do livro é sofrível de chata.Só terminei de ler porque era curto e porque acabei ficando curiosa pra saber se haveria um final feliz. O personagem principal, o Pat, é infantil, bobo, com amnésia, mas por algum motivo eu gostei dele, me pareceu tão puro, sabe? A coprotagonista é um pé no saco, poderia nem existir, fiquei irritada com a chatisse dela. O pai do Pat é um grosseiro, principalmente com a esposa, então também fiquei com ranço dele. Não posso falar mais senão darei spolier. Bom, dei duas estrelas pq eu gostei do Pat, senão daria só uma.

site: www.gabyintothechaos.wordpress.com

. 07/07/2017

“O Lado Bom da Vida” de Matthew Quick, é um livro narrado pelo personagem principal Pat Peoples, um ex-professor de História de 30 anos que enfrenta dificuldades e é internado em uma clínica psiquiátrica, entretanto não consegue lembrar o motivo que o levou a isso. Tudo que ele consegue se lembrar é de sua ex-esposa Nikki, e agarra-se com todas as suas forças a ideia de um dia voltar para ela, fazendo coisas das quais pensa que Nikki gostaria, como ler os livros que ela indicava e malhar.
Pat é um homem muito complexo e que apesar de seus grandes desafios diários externos e internos, sua relação vaga com seu pai e sua forma de lidar com os acontecimentos, ainda é ingênuo e amável. Esses aspectos dos quais pertencem a Pat o tornam mais interessante e fazem com que o leitor se apaixone por seu personagem cada vez mais.
Por ser contada por Pat, o ritmo da estória acompanha o seu raciocínio e desenvolvimento e inicia-se com Pat prestes a sair da clínica, que segundo ele é o “lugar ruim”, para morar com seus pais e tentar se recuperar.
A vida de Pat muda ainda mais quando ele conhece Tiffany uma mulher que se culpa pela perca de seu marido e que assim como Pat enfrenta problemas psicológicos. A amizade um tanto problemática dos dois com seus altos e baixos acaba crescendo ao decorrer do enredo e torna-se cada vez mais forte e de grande ajuda para ambos.
“O Lado Bom da Vida” é um livro leve repleto de humor e também drama, mas que trata de assuntos importantes e sérios da vida humana. Mostra que apesar dos problemas externos ou internos e dos empecilhos que nós mesmos colocamos em nossas vidas, ainda há um caminho a seguir e por mais difícil que pareça é possível enxergar o lado bom das coisas.
Tal obra pode ser considerada um grande sucesso a qual deu origem a adaptação para o cinema de mesmo título com artistas de renome como “Jennifer Lawrence, Bradley Cooper e Robert De Niro” e rendeu o Oscar de melhor atriz a Jennifer Lawrence.

site: http://larliterario.blogspot.com.br/

crispychilli 05/07/2017

O livro conta a história do perseverante Pat Peoples, um ex-professor de 30 anos internado em uma clínica psiquiátrica. Lá, ele passa algum tempo sem saber o motivo que o levou para esse “lugar ruim”. Carrega apenas um objetivo em mente: reconquistar sua esposa Nikki. A única lembrança que ele tem sobre Nikki é que ela quis “um tempo separados”. São coisas que você vai ver Pat repetir diversas vezes durante o livro: sobre o tempo separados e o lugar ruim. Ah, e Kenny G também. HAHAHAHAH

Quando Pat finalmente sai da clínica com a ajuda da mãe, Jeanie, recebe também todo o apoio e proteção dela. E ela vai fazer de tudo pela recuperação do filho, incluindo abafar informações sobre o tempo exato que ele passou na clínica, as fotos de seu casamento com Nikki e qualquer outra coisa que pode afetar o psicológico abalado do filho. Já Patrick, o pai de Pat, é linha dura e não cede às conversas que o filho insiste em ter. É um homem fechado e de poucas palavras, sendo os únicos momentos ‘pai e filho’ (e raramente) durante os jogos dos Eagles, o time de coração dos homens da casa Peoples.

Aos poucos, Pat vai descobrindo informações e ao mesmo tempo em que ele tenta digerir e preencher o quebra cabeças de sua vida, ele se dedica totalmente aos exercícios físicos e leituras de clássicos americanos. Tudo para quando acabar o “tempo separado” ele ser um marido melhor para Nikki. No meio do caminho vai encontrar um terapeuta-amigo, o Dr. Patel, que vai ajudá-lo muito em sua busca pela boa saúde mental outra vez, reencontrará pessoas importantes como Jake, seu irmão mais novo e Ronnie, seu melhor amigo desde os tempos da faculdade. É interessante o processo de incluí-lo outra vez na vida social que tinha.

E em meio a tudo, vai reencontrar Tiffany Maxwell: irmã da esposa de Ronnie e agora viúva. Pat realmente perdeu muitas coisas desde que entrou no “lugar ruim”. Entre eles passa a rolar uma amizade de poucas palavras, algumas discussões e várias crises diante dos problemas que ambos enfrentam. E Tiffany decide acompanhá-lo em suas corridas matinais e Jeanie o incentiva a levá-la para sair. Apesar do nítido desequilíbrio de Tiffany, Pat se sente próximo porque ela é a pessoa que pode entender de verdade o que ele tem passado com a perda de seu grande amor (por conta do “tempo separados”) e a debilitação da sua saúde mental, já que Tiff ainda vive seu luto.

Ao longo da história, Tiffany poderá se tornar uma peça importante na reconciliação de Pat com Nikki, mas apenas se ele lhe der algo em troca. Será que todo esse mistério por trás do que aconteceu com Pat, a separação de Nikki, as crises ao ouvir ‘Songbird’ ou apenas o nome Kenny G será esclarecido? Pat poderá realmente confiar em Tiffany?

Um livro surpreendente. Várias vezes me vi ‘enganada’ pelo enredo acreditando saber o final ou o que aconteceria no próximo capítulo (sou dessas!), mas Quick conseguiu me embasbacar durante esse romance/drama. Fora que o livro aborda um tema que me acerta em cheio no coração: família e esperança; perseverar incessantemente diante das situações difíceis. A esperança move Pat de um jeito comovente, o amor e a dedicação em recuperar a sua antiga vida e seu grande amor, comove quem acompanha toda a história.

Quando via essa capa com os atores, admito que não me atraía a leitura. Mas “O Lado Bom da Vida” foi uma grata surpresa pra mim, é aquele livro que quando termina deixa um pequeno vazio. Se tem algo que Pat nos ensina nessa história é que devemos ser os protagonistas do filme de nossas vidas, perseguir incansavelmente a felicidade para termos nosso final feliz e que até mesmo as situações ruins podem nos ensinar algo de positivo. Pat é puro otimismo — quer lição melhor do que essa?

A única coisa que senti falta foi um desfecho da relação de Pat com o pai, gostaria de saber o que rolaria entre os dois, já que o pai de Pat aos poucos foi cedendo na relação e dando mais chance para o filho.

site: http://www.blogsince85.com/o-lado-bom-da-vida-resenha

TELMA 30/06/2017

#para me lembrar
o livro trata de 02 pessoas com distúrbios/problemas mentais após uma grande decepção (ele, ao presenciar a traição da esposa e ela, a morte do marido)... eles se encontram e conseguem deixar para trás os traumas sofridos e seguir a vida adiante. Gostei muito!!!

Erik 20/06/2017

Incrível
Um dos meus livros preferidos. No decorrer do livro, nos sentimos na pele do personagem, vivenciando seus dramas, seus dilemas e seu jeito ingênuo. Permite-nos criar novas perspectivas acerca de problemas mentais.

Cris 18/06/2017

O lado bom da vida...
“Muitas vezes a vida real acaba mal (...) E a literatura tenta documentar essa realidade, mostrando-nos que ainda é possível suportá-la com nobreza.” Pág. 193

Eu tinha assistido ao filme baseado neste livro há muito tempo e eu lembro que na época eu gostei bastante da história e fiquei curiosa pra ler o livro. E acabei adquirindo o livro e passou um tempão parado na estante.

E eu adorei a história!

Pat retorna pra casa após passar um tempo em uma instituição psiquiátrica e luta por restabelecer sua vida após o período que ficou afastado. E ele encontra as coisas muito diferentes: o estádio de seu time de futebol, sua casa, seus amigos e até mesmo sua própria família.

Pat não se recorda de muitas coisas que aconteceram em seu passado e sabe que sua família e amigos estão escondendo algumas coisas dele.

Com muita força de vontade e ajuda de amigos e tratamento psicológico, acompanhamos o grande desafio de Pat em se adaptar à essa nova fase, recordar os acontecimentos, perdoar e deixar para trás um passado de acontecimentos traumáticos.

Eu adoro histórias com protagonistas difíceis, e o Pat é muito complicado. Além de ter seus altos e baixos, tem um relacionamento complicado com o pai, e é muito emocionante ver o esforço dele para se superar.

Adorei o relacionamento do Pat com a Tiffany, ambos tem problemas para se aproximarem e confiarem um no outro. E ambos possuem um passado triste porém, apesar das fraquezas de cada um, eles conseguem dar força um ao outro para seguirem em frente.

Esta é uma história de superação e de ver o lado bom da vida. Recomendo.

“Então, estou achando que essa é a parte do meu filme em que parece que nada vai dar certo. Preciso lembrar a mim mesmo que todos os personagens de filmes passam por um tipo de período obscuro como esse antes de encontrarem um final feliz.” Pág. 201

site: http://instagram.com/li_numlivro

Paulo 15/06/2017

O lado bom da vida
Ótimo livro é acretida que muitos queria ser com Pat, foi melhor que o filme mais o fim do filme foi melhor que o final do livro

Eu Pratico Livroterapia 13/06/2017

O Lado Bom da Vida
Pat Peoples acabou de sair de uma clínica psiquiátrica e está disposto a retomar a sua vida. Ele não consegue lembrar o motivo de ter sido internado no "lugar ruim" e nem quanto tempo passou nesse lugar, seus pais de recusam a falar sobre assunto, apenas sabe que tem uma esposa, Nikki, e que ela pediu um "tempo separados" e ele, esperava ansiosamente que esse tempo terminasse. O real motivo de Nikki ter pedido esse tempo é algo que Pat não tem ideia, ninguém toca no assunto, e por isso a cada dia o sentimento de que ele vai reconquista-la cresce dentro do protagonista. O que ele não sabia é que sua ex esposa o queria distante. A memória de Pat está cheia de falhas, lacunas em branco que aos poucos são preenchidas por lembranças do que realmente aconteceu. Como uma forma de conquistar sua esposa, ele passa a ler os livros que ela gosta, para que possam ter o que conversar, e passa a se exercitar para ficar em forma, e essa última atitude o leva a conhecer Tiffany.

Tiffany é irmã da esposa de um amigo de Pat, eles se conhecem oficialmente em um jantar que o casal oferece na casa deles, e depois disso ela passou a correr na companhia dele, mesmo isso não o agradando muito. Após perder o marido, Tiffany nunca mais foi a mesma. Ela precisava de ajuda, ele precisa de ajuda, e a amizade que surge entre eles tem o papel fundamental de curar as feridas do passado. Eles passam a se ajudar em seus problemas psicológicos, compreendem as dificuldades um do outro, contudo Pat ainda tem em mente reconquistar sua esposa, por isso Tiffany o ajuda nessa tarefa e juntos vão descobrindo o que houve em sua vida que afetou tanto seu presente.

O Lado Bom da Vida, é um livro lindo, com um enredo encantador. Nos envolvemos completamente na história do protagonista e vamos descobrindo o que realmente aconteceu em sua vida junto com ele e por isso, cada descoberta é uma grande surpresa. Cada ponto desconexo, como o fato dele odiar Kenny G, quando encontram seus sentidos fazem com que a leitura se torne cada vez mais viciante e estimulante. Vício é a palavra que descreve bem o que aconteceu comigo enquanto eu devorava a história de Matteew Quick, tendo em vista que eu não conseguia fazer nada além de tentar juntar as pistas para descobrir mais sobre seu personagem misterioso.

A amizade de Pat e Tiffany é algo completamente fora dos padrões, já que são duas pessoas com problemas psicológicos, com cicatrizes profundas, passados confusos, tentando ajudar um ao outro, compreender e dar apoio. Pode não parecer, mas Tiffany se preocupa muito com Pat, e isso é provado no final do livro, quando um interesse amoroso começa a surgir.

Essa história ganhou as telonas em fevereiro de 2013 e foi um grande sucesso, ganhado prêmios importantíssimos no mundo cinema. Jennifer Lawrence, Bradley Cooper e Robert De Niro, são apenas uns dos nomes que compõem o elenco desse filme que foi indicado a 8 Globos de Ouro, levando apenas o de "Melhor atriz - Comédia ou musical", e indicado também ao Oscar nas categorias "Melhor filme", "Melhor diretor" para David O. Russell, "Melhor atriz", "Melhor ator", "Melhor atriz coadjuvante", "Melhor ator coadjuvante","Melhor roteiro adpatado", "Melhor edição", levando apenas o de melhor atriz para Jennifer Lawrence.

Eu, como uma amante de cinema e telespectadora fiel das edições do Oscar, acompanhei todo esse momento com muita expectativa e torcendo bastante pelo o filme, principalmente torcendo pela Jennifer, que fez um papel incrível. A adaptação desse filme faz jus ao livro, o roteiro estava incrível e os atores dedicados aos seus papeis. O prêmio de Lawrence, para mim, foi mais que merecido em vista que a entrega dela ao personagem é surpreendente, ela realmente era a Tiffany que tinha lido nos livros. O único pontinho (bem pequenininho) negativo do filme, é o fato de eles terem mudado a música da dança dos protagonista (não vou dizer qual é a música do livro para não estragar para os que ainda não leram) que tem todo um sentido no livro, todo uma coreografia que estabelece uma conexão maior entre o casal principal.

Um romance com uma dose certa de drama muito bem escrito por Quick, que ganhou o coração de muito leitores, inclusive o meu, e que te faz analisar o real sentido da vida. Pat, apesar de tudo que ele passa no decorrer da história, sempre se manteve positivo quanto aos seus objetivos, sempre via o lado bom das coisas, o lado bom da vida, e isso acaba passando aos leitores, toda essa positividade necessária para encararmos o dia a dia.
"O mundo encontrará várias maneiras de te machucar, mas você encontrará uma pessoa que te trará tanta felicidade e que te ame tanto que as feridas do mundo não vão mais te atingir, porque ela te protege, ela te ama e acima de tudo você ama ela."

Espero que tenham gostado! Um grande beijo e boa livroterapia!

site: http://www.eupraticolivroterapia.com.br/2017/04/o-lado-bom-da-vida-matthew-quick.html

Jessie 04/06/2017

Reflexiva, Interessante e Envolvente.
Este livro é sobre o Pat um ex-professor de história de 30 anos de idade que recebeu alta de uma clinica psiquiátrica após permanecer internado por 4 anos. Ele é casado com Nikki que pediu um tempo na relação.

No decorrer da narrativa é visível o amadurecimento do protagonista, ele saí de um estado de confusão para o de fúria até chegar á razão. Ele verá que a vida passou, e todas as pessoas ao seu redor viveram enquanto ele estava internado, agora é necessário reconstruir sua vida. Recuperar o tempo perdido.

No decorrer do livro ele conhecerá Tiffany a cunhada de um amigo dele, apesar de terem personalidade diferentes, essas diferenças os unirá. Construindo uma relação de amizade.

No inicio da leitura achei o Pat um cara um pouco chato mas depois vi que ele é assim por conta de sua saúde psíquica, confesso que fui surpreendida por ele, tanto que na metade do livro já estava torcendo para ele. Já a Tiffany , eu adorei a personagem de cara. Fiquei muito sensível pela mãe dele, e o pai me revoltou em vários momentos do livro (impossível não ver o Robert De Niro em minha mente).

Apesar da leitura ser reflexiva , interessante e envolvente. Eu senti falta de um romance entre os protagonistas, acredito que teria sido mais fascinante. Além de momentos que achei cansativo e repetitivo no qual se tem como tema o futebol americano.
Mas mesmo assim, vale a pena a leitura.

site: http://livrosmeusmimos.blogspot.com.br/2017/06/o-lado-bom-da-vida-de-mattew-quick.html
Julia.Paschoali 20/06/2017minha estante
Discordo de você Jessie, creio que se houvesse um romance entre os protagonistas iria enfatizar que o "bom da vida" é o amor, quando na verdade a mensagem a ser dada é que em tudo tem algo de bom de aproveitador.

Jhonatan A. 29/05/2017

Sejamos positivos como Pat.
Espero que tenham lido este livro. Estive relendo pois este era o livro de debate deste mês no Clube do Livro da Livraria Boigy, aqui em Mogi das Cruzes. Confesso que gosto de reler livros que gostei da primeira vez, pois percebo detalhes que passaram despercebidos e a leitura ganha um novo ar para mim.

Pat Peoples está um tanto alienado buscando sua sanidade mental e suas lembranças após um longo período em recuperação. Suas ideias são visivelmente bobas, mas isso é uma forma de percebermos a situação em que ele está.

Ex-professor de história, com 30 e poucos anos, acaba de passar alguns anos em uma clinica de recuperação. Tendo a impressão de ter vivido apenas alguns meses lá não se recorda do motivo de ter merecido passar naquele 'lugar ruim'. Percebe sua vida bagunçada e deseja reajustá-la.

Pat deseja se reajuntar com Nikki, sua esposa, que em sua cabeça estão apenas em um 'tempo separados' e para isso ele precisaria se tornar um homem melhor, mais atraente, sábio e fazer parte do meio social em que Nikki está envolvida. Pat Peoples decide começar a ler os livros que tanto Nikki fala, inclusive os que ela leciona aos seus jovens alunos e com isso recebemos vários spoilers de clássicos norte-americanos.

Recém viciado em exercícios físicos e leituras de grandes títulos da literatura, Pat decide viver o filme que é sua vida, visando apenas o lado bom dela e seu final feliz. Para ele tudo melhoraria e logo o 'tempo separados' com Nikki acabaria e eles voltariam a viver juntos.

Em um jantar de boas-vindas conhece Tiffany, irmã da esposa de seu ex-melhor amigo, e os dois conversam. Ela recém viúva e carente de afeto, ele expressando gentileza para ser uma pessoa melhor para quando Nikki voltar.

Ele precisa tanto enfrentar a mudança de humor de seu pai toda vez que seu time perde, quanto o sentimentalismo de sua mãe tudo é sintetizado, detalhes são escondidos e o real motivo de seu internamento só é revelado nas últimas páginas.

Uma reviravolta na vida de Pat é posta, Tiffany contribui para isso. Nós como leitores acompanhamos isso e percebemos tudo isso. É um livro tão singelo que nos transforma em pessoas mais otimistas, nos ensina a manter as esperanças e conquistar tudo o que quisermos, assim como Patrick Peoples.

site: http://clicheimperial.blogspot.com.br/2017/05/resenha-o-lado-bom-da-vida-matthew-quick.html
Lidi 04/08/2017minha estante
undefined