O Lado Bom da Vida

O Lado Bom da Vida Matthew Quick

Resenhas - O Lado Bom da Vida

Pipoca Nerd 03/10/2019

Resenha do livro “O Lado Bom da Vida” de Matthew Quick.
O livro conta a história de Pat Peoples que é um cara de 30 anos e ex professor de História. Ele era casado, trabalhava e teve que ser internado em uma clínica psiquiátrica. O pobre coitado perdeu a mulher e o emprego.

Pat não sabe que ficou alguns bons anos internado, pois para ele sua internação durou apenas alguns meses. Ele não tem muitas memórias desse tempo internado, nem sabe por que foi internado. O que ele lembra com muita precisão, é que sua amada esposa Nikki quis que ficassem um “tempo separado”.

O enredo da história começa de fato, quando Pat vai morar com seus pais após sair da clínica psiquiátrica. Nesse período em casa, ele precisa tomar muitos remédios e acaba desenvolvendo uma intensa mania de fazer exercícios. Ademais, a relação com o pai é muito complicada. Aos poucos Pat precisa se conectar com seus pais, com seu irmão, com seus amigos e com seu novo terapeuta.

Pat é o personagem mais incrível do livro, pelo simples fato de ser o mais otimista de todos. A priori, Pat deveria ser o mais deprimido, pessimista ou com desejo de acabar com a própria vida, entretanto, Pat tem um objetivo muito claro e definido que é de reatar com a esposa após o fim do “tempo separado”, como ele define. Esse objetivo faz com que Pat acredite que tudo vai ficar bem.

A frase mais genial do livro e muito repetida por Pat é a seguinte: “Estou praticando ser gentil, invés de ter razão”. Tentei levar isso para minha vida.

Imperioso destacar outros personagens do livro, como a mãe de Pat que é amorosa e muito dedicada, ou seja, uma MÃE com toda a propriedade que essa figura representa. O terapeuta do Pat é sensacional e a própria Tifany que duela com Pat em excentricidade.

site: http://pipocanerd.com/livros/resenha-do-livro-o-lado-bom-da-vida-de-matthew-quick/

lua 28/09/2019

Péssimo
Passei 100 pags do livro apenas lendo o Pat ir ao jogo e correr. Que massante! Só foi acontecer alguma coisa lá para página 110!! Sendo que o livro tem 159!!! Livro parado e chato. Tiffany não falou durante o livro todo, apenas correu a coitada. Sem falar do preconceito com os indianos na página 89!!!! PÉSSIMO!

Milla Oliveira 06/09/2019

Julguei o livro pela capa!
Há muito tempo na lista de leituras, mas quando eu olhava pra essa capa já pensava se tratar de um romance bem clichê (que não sou muito fã). Mas fui maravilhosamente surpreendida! Esse livro não tem nada de clichê! Sensacional!

Larissa 04/09/2019

Caminhando para um final feliz
Gostei da forma como o autor apresenta as dificuldades da vida. Não é um romance onde tudo dá certo, e há vários episódios felizes. Pelo contrário, Pat e Tiffany têm em comum histórias tristes, interrupções e crises que os acompanham durante a reabilitação.
Talvez o desenvolvimento da amizade dos dois seja meio estranho, mas daí surge um dos melhores presentes do livro: a capacidade incessante de superação, através da arte, do esporte, do diálogo.
O livro é pequeno, de fácil leitura. Recomendo a todos, sobretudo àqueles que ainda suspeitam que depressão e crises de ansiedade são "brincadeira" ou enxergam a saúde mental como parte desinteressante da vida.

@Lira 16/08/2019

Retrato fiel ...
Romance fascinante, uma história que aborda de modo fiel o quadro de uma pessoa com problemas psicológicos. ,
Pat o personagem principal da historia q sofre com problemas psiquiátricos e se encontra em tratamento. Remédios .. terapias e exercícios físicos fazem parte de sua rotina.
As coisas mudaram drasticamente logo após? Pat ter presenciado uma cena (não vou dar spoiller) que o deixou traumatizado onde acabara indo parar numa clínica psiquiátrica... Sua memória acabou sendo afetada e ele acaba bloqueando essa memória ... Essa cena tem relação com Nikki , com que fora casado ... Hj eles se encontram separados e Pat alimenta a ilusão de que irão voltar a qualquer momento...
Após anos de internação , Pat se desliga do mundo real para se recuperar de seu trauma. Ao sair dá clínica com a ajuda de sua mãe ele começa a refazer sua vida. Ele tem o apoio de seu irmão Jake e seu terapeuta Cliffi.
Apaixonado por futebol americano ele procura por meio disso ter maior contato com seu pai , que é muito distante de Pat e apatico. Sua mãe faz de tudo pra uni-los.
Pat acaba conhecendo uma moça que o leva a rever seus conceito. Ela tenta ajuda-lo a superar seus traumas por meio da dança , no qual Pat se joga de cabeça.
Pat vai reconstruindo ao decorrer da historia sua vida com a ajuda da família e amigos.
É um romance inusitado onde torcemos para que Pat encontre por um amor e melhore seu quadro psiquiatrico.

matheus 14/08/2019

Bom...
O livro é de uma proposta muito interessante que logo de início incentiva o leitor a desesperar-se pelo mistério retratado, as reais motivações que desenvolveram em Patch estes distúrbios psicológicos, que o separaram de sua amada, que o prenderam no lugar ruim.
O personagem consegue uma carisma baseada em pena e solidariedade, vemos o quão horrivel a vida dele se tornou, e isso cria uma certa conexão entre protagonista e leitor.Já sua contraparte romântica é totalmente louca e nos leva a pensar que loucuras fará a seguir e isso é tratado em todo o decorrer do livro
O livro acaba se arrastando muito em suas páginas e por desenvolver tramas sinceramente sem graça como a paixão por seu time do coração que apesar disso mostra-se importante em sua ligação com psiquiatra e família. Este fator acaba por deixar o livro um tanto quanto monótono, prejudicando a leitura em seu clímax.
O final também deixou muito a desejar visto que o livro se prontificou em desenvolver um determinado caráter e opiniões por parte do protagonista que foram simplesmente deixados de lado para a entrega de um final um tanto quanto insatisfatório.
Por fim o livro é divertido, trás uma temática muito interessante, sabe desenvolver o caráter de cada personagem mas falha na entrega de uma história linear e coerente que agrade o público.

Lipe 28/07/2019

Fraquinho, Fraquinho!
@Lira 07/08/2019minha estante
Eu estou gostando da historia até o momento ... à bem envolvente pois retrata de modo fiel o quadro de uma pessoa com problemas psiquiátricos... Acabei de ver o trailler do filme ... me parece bom... Mas primeiro vou ler o livro rs... Torço pra não me decepcionar no final hihihi

Renata.Braga 27/07/2019

Lido e relido!
Já li esse livro duas vezes, é um hábito que tenho para ver a história sob novos ângulos, mas dessa segunda vez a mensagem que tive é de aceitação. Aceitar nossas loucuras é o caminho de seguir em frente, perdoar e se permitir novas histórias, ou novos filmes. Recomendo demais amo o autor e a maneira que ele trata pessoas complexas.

hulda.oliveira. 25/07/2019

Uma das raras vezes em que eu achei o filme melhor que o livro. Não que o livro seja ruim. :)

Twist 12345 16/07/2019

Surpreendente
Nos faz refletir sobre a vida, sobre dar valor a tudo que temos antes que possamos perder ( que acreditamos que só aconteça com os outros).
Mas no final tudo se desenrola muito rápido, e tudo se esclarece.

Elide.Rodrigues 05/07/2019

Interessante
Esse é um dos poucos casos em que o filme supera o livro. O livro é bom mas não sei se pq eu assisti primeiro achei o filme melhor. Mesmo assim recomendo a leitura.

johnnysnt 18/06/2019

Tinha todo um potencial...
"...] e sua morte é prova cabal de que a vida é escrota, aleatória e arbitrária, até que se encontre alguém que faça tudo isso fazer sentido, mesmo que apenas temporariamente." Tiffany na carta em que entrega ao Basket (Pat Peoples) Apesar de meu total interesse ser no relacionamento interpessoal e ter parecido metade do livro futebol americano, a história em si é muito legal, envolvente, imergindo muito no contexto, e todo pensamento dele sendo válido. Na vida, as vezes temos que dar fim ao filme de Nikki e dar chance para outros filmes. ps: melhor dança, melhor música, e melhor mentirosa.

Daniel.Oliveira 06/06/2019

O lado bom da vida- Um dos meus favoritos na leitura de 2019!
Minhas opiniões,criticas e resenha desse livro estão em:http://Mandaaresenha.blogspot.com

site: http://Mandaaresenha.blogspot.com