O Lado Bom da Vida

O Lado Bom da Vida Matthew Quick

Resenhas - O Lado Bom da Vida

2002 encontrados | exibindo 1 a 16

Desi Gusson 26/01/2014

Ele é maluco, mas quem não é?
Então, hoje vou contar como me apaixonei por um cara 14 anos mais velho que eu, que divide uma ordem de restrição com a esposa, berra ahhhhhhhhhhhhhh de maneira aleatória e faz cooper usando um sanito.

É sério.

Acontece que Pat tem um fator aderente que poucos caras tem hoje em dia: delicadeza. Não que ele seja uma flor de formosura, ele nem é lá muito sutil, mas munido do pensamento é melhor ser gentil do que ter razão Pat é tão inocente quanto uma criança, meio bobo feito um adolescente e completamente sensível às outras pessoas e o mundo à sua volta. Um mundo terrivelmente confuso e grande, a bem da verdade, mas um mundo que está disposto a encarar.

Porque ele é um novo homem.

E a Nikki vai ficar feliz quando souber disso.

E aí vai acabar com o tempo separados.

Ah, esse tempo separados. Sempre entre aspas para deixar bem claro o absurdo daquela ideia, sempre presente na mente de Pat. Chego a pensar que a sua obsessão na verdade não era com a esposa, mas sim com o tal tempo e tudo o que ele perdeu nesse processo. Diferente do filme, nós só sabemos o que realmente aconteceu antes do manicômio no final, porém as atitudes da família e de Tiffany dão pequenas pistas.

Fiquei com o coração apertado vendo a mãe de Pat se desdobrar para tirar qualquer vestígio de Nikki da sua casa, ao mesmo tempo achava engraçado todas as desculpas malucas que ela bolava para mascarar a situação. Foi comovente assistir a família se esforçando para encarar que o filho e irmão que tiveram havia ido embora, que dali para frente deveriam aprender a aceitar uma nova pessoa com o mesmo amor e respeito de antes.

Ah, sim, claro, a Tiffany. Não é porque eu descobri que amo o Pat que vou ignorar a moça! Tiffany é uma das personagens de assinatura mais forte que já conheci. Melancólica, misteriosa, manipuladora e desequilibrada. Você pode pensar que ela é completamente doida de pedra, mas ela é só uma mulher. Quebrada e com intensidades variantes? Sim. Precisando desesperadamente de um abraço e que parem de olhá-la como se fosse maluca? Com certeza! Mas ainda só uma mulher. De qualquer forma, é bom sairmos dos estereótipos fakes das mocinhas Henry Ford, feitas em linha de produção! (ba da dun tis)

O-lado-bom-da-capa-dO-Lado-Bom é que imaginei o livro todo usando os atores do filme. Foi incrivelmente fácil dar vida ao Pat com aquele feioso do Bradley Cooper e à Tiffany com aquela pessoa sem talento algum da Lawrence (Para você que não está familiarizado com sarcasmo, observe a parte a ultima oração. Obrigada), aliás, eles se encaixam melhor na pele dos personagens de Quick do que nas pessoas do roteiro decapit... digo, adaptado.

A nota só não é maior porque tudo o que é demais cansa, até amor. Demorei um pouco para pegar o ritmo da coisa, me acostumar com a infantilidade do Pat em relação, principalmente, à sua família. No início foi como ver a estória pelos olhos de um pré-adolescente, que deixa tudo para os pais fazerem por ele e acabei demorando para aceitar que aquele era o nosso protagonista tentando se reajustar.

Enfim, O Lado Bom da Vida é um livro que não se espera ler. Ele trata de vários tipos de amor sem ser romântico e transforma situações que normalmente despertariam pena em comédia pura. Vale a pena enxergar as coisas de um jeito mais brilhante e otimista, mesmo que seja só para ter opção e não ser tragado pelo pessimismo logo de cara.

Aprendi com Pat que o lado bom da vida não é, acontece. E somos nós que fazemos acontecer.

Para essa e outras resenhas na íntegra, acesse:

site: www.desigusson.worpdpress.com
Bru | @umoceanodehistorias 08/02/2013minha estante
Adorei sua resenha. Parabéns de verdade, despertou muita vontade de ler.

Renato 08/02/2013minha estante
"Quebrada e com intensidades variantes". Taí uma definição da Tiffany.
Muito boa soa resenha. Acho que pensamos esse livro de uma forma bastante parecida.

Lary 23/04/2013minha estante
Adorei tudo que você escreveu!!!

Jesimiel 06/07/2013minha estante
Ótima resenha, comecei a ler livro ontem e estou gostando, mesmo já tendo assistido o filme.

rodnaslipe 11/07/2013minha estante
Muito boa a resenha. Li a sinopse e super me interessei. Comecei a ler, mas nem me apaixonei de cara. E agora to comendo cada palavra, numa expectativa imensa pelo capítulo seguinte, e o seguinte ...

Bels 22/08/2013minha estante
Disse tudo o que eu queria dizer. Me senti boba por estar apaixonada por Pat, mas pelo visto não sou a única. O personagem é realmente lindo, assim como todo o livro

Fabiana 24/08/2013minha estante
Amei a resenha! Acabei de ler livro e ainda não encontrei palavras para descrevê-lo e "ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh". Pode me ajudar em algo? Bom, ele matou o amante da Nikki sim ou não? Estou confusa. Desde já agradeço.

laah 30/08/2013minha estante
Muito perfeita sua resenha! Ainda nao acabei o livro, mas desde já estou apaixonada por ele, o jeito que esse livro é escrito me encantou seriamente e o Pat é muito perfeito! Ele e a Tiffany . :3

MarioLuiz 20/09/2013minha estante
Gostei demais de sua resenha. Principalmente por te-la lido após ter lido o livro. Meu lema é parecido com o de Pat: Melhor ser feliz que ter razão. Mas acho que não tão esquiziofrenico. Rsrsrsrsrs...

Daly 24/09/2013minha estante
Já estava louca pra ler o livro...e depois de ler sua resenha fiquei em histérica.... gostei do filme, mas acho q as adaptações não revelam toda a essência das estórias.. procuro sempre ler os livros para formar a minha opinião .. mas sua resenha é p-e-r-f-e-i-t-a....

giosg 04/11/2013minha estante
o livro é maravilhoso!!! ( incrivel como o filme não segue em nada o livro...)

Mari 30/11/2013minha estante
Não vejo a hora do meu livro chegar... Tô louca para lê ele :)

Igor 06/01/2014minha estante
Gostei muito da sua resenha, Andhromedha (não sei se escrevi certo), me apaixonei pelo livro também, mas discordo de você em alguns aspectos. O Pat é louco de pedra. Mas ao contrário de você, passo o tempo todo pensando em como dizer para o Pat que o que ele aprendeu com a separação da Nikky deve ser usado no seu futuro relacionamento com a Tiffany. Anyway, ser gentil em vez de ter razão foi o melhor conselho que recebi com relação ao casamento (o meu já dura quase 5 anos), exceto que com uma pequena alteração: "Você prefere ter paz ou ter razão?". Gosto bastante da luta que o Pat faz para tentar retomar a vida dele, e da construção dos personagens. Um bom livro para quem vive reclamando de como a vida é injusta, acho eu.
Abraços.

silcarina 10/01/2014minha estante
Que bom que li o livro antes de assistir ao filme. Muito boa sua resenha.

Nuny 30/03/2014minha estante
Caramba, sua resenha foi ótima! Eu ja assisti o filme e comecei a ler o livro esses dias... Mas se não tivesse feito ambos, com certeza iria ler o livro, sua resenha convence fácil.

Mikaelly 09/04/2014minha estante
Resenha perfeita!!!
*-*

Renata 08/05/2014minha estante
resenha perfeita *_*

Izamira 10/05/2014minha estante
"AHHHHHHH E!-A!-G!-L!-E!S" o livro foi tão intenso que me senti uma torcedora nata, que também desejava a vitória do EAGLES para que o pai do Pat ficasse de bom humor. Só o que me incomodou a principio , mas que depois se fez necessário, era como tudo girava em torno da Nikki, um livro muito bom, e sua resenha é muito boaa :)

William 13/05/2014minha estante
Muito boa essa resenha...fequei com muita vontade de ler esse livro.

Ricardo Rocha 30/08/2014minha estante
será que só eu vi os spoilers desse livro? ou terei sonhado?

Ricardo Rocha 30/08/2014minha estante
será que só eu vi os spoilers desse livro? ou terei sonhado? quem quer ler mas não leu
O Grande Gatsby ? F. Scott Fitzgerald
Adeus às armas ? Ernest Hemingway
A Letra Escarlate (que eu morro de vontade de ler) ? Nathaniel Hawthorne
A Redoma de Vidro ? Sylvia Plath
As Aventuras de Huckleberry Finn ? Mark Twain
O Apanhador no Campo de Centeio ? J.D Salinger
não leia... ainda pelo menos

Beatrice 18/09/2014minha estante
Amei a resenha!

Kaduzette 18/01/2015minha estante
Sobre o comentário do amigo acima, eu já até comprei Gatsby, estou louco esperando que chegue logo.

Sabrina Miranda 02/02/2015minha estante
Sua resenha foi perfeita. Eu estava em uma sequência de romances água com açúcar me deparei com esse estranho narrador e me apaixonei de imediato. Não conseguia parar de ler. O bom, é que ainda não vi o filme, mas assim como você vi os atores dando vida aos personagens na minha cabeça.
Eu só acrescentaria um comentário : nunca vi um livro com tanto spoiler de livros, rss

Diego 11/02/2015minha estante
Realmente amei esse livro demais, ainda mais pela historia do Pat e da Tiffany, toda a questão de terem perdido o seu amor acabarem com distúrbios e encontrar um no outro a saida de tudo isso. Mas gostaria de saber quantas paginas tem o seu livro pois o meu tinha apenas 160 e ali esta como 259 e-e

Nicole Carreiro 20/10/2015minha estante
Meu Deus, q resenha maravilhosa! É simplesmente assim q me sinto!

Marcko 24/04/2016minha estante
Mui bom, a Tifanny jamais pode ser ignorada, apesar do Pat ser carismático d+ rsrs ;)
www.farolcultural.com

Marys 30/08/2016minha estante
Menina tu arrasou na resenha, muito boa, nem comecei o livro, mas pela resenha, parece ser muito bom!!

Aline Teles 30/05/2021minha estante
Amei a sua resenha!!! Estou lendo e estou amando!! Amo ver o pensamento dele e essa obsessão do tempo separados deles.

Larissa 13/12/2013

Emocionante
Os caminhos que me levam a ler um livro são os mais inusitados sempre.

“O Lado Bom da Vida” apareceu pra mim na lista de filmes indicados ao Oscar e só me atraiu por ser estralado pela Jennifer Lawrence.

Sempre que posso, tento ler o livro antes de assistir o filme. E depois que eu comecei a ler foi impossível dormir antes de terminar.

“O Lado Bom da Vida” mostra um rapaz que, apesar de tudo estar contra ele, ainda acredita em finais felizes. Através de Pat, o autor questiona todo o pessimismo da literatura, passando pelos principais escritores. E tenta entender por que consideramos os romances mais trágicos como as maiores histórias de amor já escritas.

Pat acabou de sair de uma clínica psiquiátrica e acredita que finalmente vai conseguir voltar para sua esposa. Sua ideia de tempo foi alterada e ele perdeu boa parte da memória, mas faz seu caminho, contra tudo e todos, acreditando cegamente no seu final feliz.

Matthew Quick soube contar a história através de Pat com uma sensibilidade única. E mostrou que finais felizes, nem sempre são os sonhados, ou aqueles pelos quais lutamos tanto, mas que de uma forma ou outra, sempre acabam chegando.

____

Outras resenhas em: www.literaturapessoal.wordpress.com
Juh Silva 29/01/2013minha estante
Cheguei ao livro da mesma forma que vc. Quando soube do filme quis lê-lo antes. Sinceramente, amei o livro, mas estava vendo o trailer do filme e vi que algumas coisas foram modificadas. Só espero que o filme seja tão bom quanto o livro.

Douglas 30/01/2013minha estante
O filme é sensacional. Ainda não li o livro. Se puderem, me mandem o PDF por email,please?
the-corrs@hotmail.com

Sabrina Caires 01/02/2013minha estante
Me envia o PDF por e-mail, por favor!
(sabriinacaires@hotmail.com

Abraços! ;)

Ingrid 03/02/2013minha estante
Ainn tem como enviar o PDF??
ingridarsimao@hotmail.com
Obrigada =D

Mariane 04/02/2013minha estante
Amei o livro e o filme também (:

cacastz 04/02/2013minha estante
Gente achei esse PDF aqui: http://www.2shared.com/document/W2TLGbUx/O_LADO_BOM_DA_VIDA.html

Gustavo Mahler 14/02/2013minha estante
Egraçado, cheguei ao PDf como vc. Baixei rapidinho, joguei no Kindle e tbm não consegui parar de ler. Não é "A LITERATURA" , mas é um livro muito agradável e te prende como um filme, realmente.

Muito bom.

Carolina 17/02/2013minha estante
Tbm quero o pdf, por favor!
csr.machado@hotmail.com

Paty 18/02/2013minha estante
Ótima sua resenha!!! Me despertou ainda mais o interesse em lê-lo.... Você poderia por favor, me enviar o pdf? patricia.mky@hotmail.com Obrigada! :)

Mandy 19/02/2013minha estante
Oi,vc pode me passar o pdf,please?
mandatwilight@hotmail.com

Sarah Kelly 19/02/2013minha estante
Olá..você poderia me enviar esse livro em PDF? Poooor favor! Estou louca para ler e não encontro!
sarahkelly_doll@hotmail.com
Ficarei muito agradecida !
Beijos '

Larissa 19/02/2013minha estante
Amgs,
Cacast99 já deixou o link pra baixar livro!!!

Aproveitem!

Emanoella 25/02/2013minha estante
olá...vc poderia me enviar em PDF?por favor!
manu_dyas@hotmail.com

Alexandra 26/02/2013minha estante
Obrigada por passar o link do pdf!!!
=D

Carol Raquel 03/03/2013minha estante

carol_xavier1000@hotmail.com

Ficarei muito agradecida !
Beijos

Aline 08/03/2013minha estante
Não estou conseguindo baixar.. será que pode me enviar o livro em PDF??
aline.araujo04@hotmail.com

Desde já agradeço!! :)

Tays S. 17/03/2013minha estante
aaahh, eu quero ler este livro *w*

Vanessa 19/03/2013minha estante
Gostaria muito que se não for te atrapalhar você fizesse a gentileza de me enviar o pdf vanessarodriguessantos@gmail.com
Desde já agradeço !

Rodrigo 03/04/2013minha estante
Será que pode me enviar o pdf também ??
Desde já agradeço imensamente ...
bjos!

Mimi 27/05/2013minha estante
um livro que me surpreendeu demais,tendo um lugar especial dentre os meus favoritos. Tudo no livro é narrado com uma certa sensibilidade e franqueza que conquista o leitor totalmente.Pat é um fofo e Tiffany é hilária.Depois de ótimas risadas,algumas lagrimas e um aperto no peito,uma palavra define esse livro: especial!

Tati 30/01/2014minha estante
OMG! que resenha perfeita fiz o pedido do meu e agora estou SUPER ansiosa para lê-lo. Thanks! :)

Brenda Freitas 14/02/2014minha estante
Gostei muito do livro, é bem interessante. Porém, o filme eu não gostei, esperava que fosse mais fiel ao livro!

22/02/2014minha estante
o livro em pdf pra quem quiser https://docs.google.com/file/d/0Bwt5UAVND4ppeThEZlRFZGhjSWc/edit?pli=1

Flávia 29/12/2014minha estante
Só não entendi o porquê de escrever ''estória''?
Portanto a resenha foi ótima , e concordo totalmente com sua visão a partir do livro!
Enquanto por aí , tanta gente exorcizando a história , o Patt com o seu jeito diferente de ser !

Regis 21/02/2023

Patrick Peoples mora em Collingswood - Nova Jersey e está de volta após a mãe o tirar do hospital psiquiátrico de Baltimore.
Onde foi internado após uma grande crise mental que o acometeu e o fez esquecer os últimos acontecimentos de sua vida e o distanciamento de sua mulher Nikki.

Esse livro é sobre estar quebrado e o que é necessário para se refazer e se sentir inteiro novamente.
Com personagens completamente instáveis, adoráveis e reais. Pessoas que muitas vezes são tratadas com desdém e medo pela sociedade, mas que no fundo são detentoras de um conhecimento de si mesmas e do mundo, que toca quem entra em contato com elas. São pessoas que conheceram o inferno de perder alguém querido, tiveram suas almas dilaceradas e que com muito esforço conseguiram juntar os cacos e se tornarem melhores do que eram.
Um livro positivo e apaixonante sobre um homem que amava com todo seu coração e se viu completamente perdido por causa desse intenso sentimento.

Os comentários que Pat faz sobre os livros de literatura que lê durante sua recuperação: O Grande Gatsby, Adeus às Armas, A Letra Escarlate, A Redoma de Vidro, As Aventuras de Huckleberry Finn e O Apanhador no Campo de Centeio, são maravilhosos.

Confusa, por vezes louca e muito fascinante essa história te cativa e te faz amar os personagens e torcer por eles até o fim. Mesmo quando percebemos que as vezes temos que mentir temporariamente para nós mesmos para que a sanidade não nos escape.

?Tenho trinta anos. Tenho cinco anos a mais do que deveria ter para mentir para mim mesmo e chamar isso de honra?
F. Scott Fitzgerald

Gostei do livro e amo muito o filme, que diga-se de passagem é bem diferente do livro em alguns aspectos, mas é totalmente maravilhoso. Recomendo tanto a leitura quanto o filme.
Léo 21/02/2023minha estante
Já assisti o filme e gostei bastante. E com essa resenha maravilhosa deu contade de ler o livro.?

Geovana 21/02/2023minha estante
Não conhecia essa história, muito interessante sua resenha, Regis ?
Peço desculpas por não ter respondido seu comentário na minha resenha da Bíblia Satânica, pois fiz uma besteira e apaguei todas as curtidas e comentários que estavam ali. Foi mal?????

Regis 21/02/2023minha estante
Não tem problema, Giovana. Gostei de suas colocações e me surpreendi com o que o livro traz. Adorei sua resenha! ??

Regis 21/02/2023minha estante
Obrigada, Léo. O livro é bem diferente do filme, mas com certeza vale a pena a leitura. ?

HenryClerval 26/02/2023minha estante
Perfeita sua resenha.

Regis 03/03/2023minha estante
Obrigada, Leandro. ?

Aline MSS 27/02/2023

Romance fofo e bem mamão com açúcar
Romance fofo, sem mtas reviravoltas e bem rapidinho de ler. É claramente um romance escrito por um homem, q aborda por alto a temática dos transtornos psiquiátricos e uma pessoa lidando com esses problemas em seu cotidiano.

Oq tem no livro:
- Romance construído de maneira disfuncional;
- Mtaaaas referências ao Futebol Americano, q uma hora chega a ser cansativo demais pro leitor. (Eu ampanho e amo futebol, além de ir a estádios em estados diferentes, então me identifiquei um pouco com o personagem principal).
- Uma leve abordagem a transtornos psiquiátricos, mas sem mto aprofundamento;

Assisti ao filme q adaptou o livro e não curti! Achei mto "sessão da tarde". Não gosto da atriz principal, nem qdo ela interpreta a Mística da franquia X-Men. Já o Bradley Cooper está "perdoado", pq ele já fez vários filmes q gosto bastante. ???

Li em e-book e recomendo mais esse formato, já q é um livro bonzinho, rápido e sem mta relevância.
Guilherme 28/02/2023minha estante
Gosta de temas psiquiátricos? Já viu "Por Que Você Não Chora?". É um filme nacional, e está longe de ser um mamão com açúcar, pesadinho.

Aline MSS 28/02/2023minha estante
Gosto sim, Guilherme. Eu não conhecia esse filme, mas fiquei interessada. Coloquei na lista. Obrigada pela dica. ????

DIRCE 17/03/2013

Que preguiça!!!!
A indicação do filme homônimo para o Oscar e as avaliações favoráveis ao livro aguçaram minha curiosidade, mas que preguiça!!!
Que preguiça dar prosseguimento a leitura e chegar até o final do livro...Ufa!!!
Pense em um livro com diálogos e interesse chatos. Pois é, então, esse livro é O Lado Bom da Vida.
Ahhhhhhhhh! E ! A! G!- L! E! S! EAGLES!. Esse é o grito de guerra do protagonista Pat, e dos demais torcedores apaixonados pelo futebol americano, assunto que ocupa muitas páginas e que contribuíram para meus inúmeros bocejos.
E o que dizer da forma que foi retratado Pat Peaples? Antes de ir parar no hospital psiquiátrico, ele foi casado e professor, só que, após alta hospitalar, seu comportamento e atitudes são descritas como a de uma criança com QI abaixo da média.Pat não dá nomes aos bois - refere-se ao sanatório como lugar ruim, é incapaz de tomar medicamentos sem ajuda da mãe. Acredito que a perda da memória não transforma uma pessoa, digamos...convalescente em um deficiente intelectual. Enfim...
Mas nem tudo está perdido, o livro tem seu lado bom : a figura da Tiffany com suas artimanhas, a virada de mesa da mãe de Pat, e as referências a alguns livros - ainda que contenham spoilers.
Não assisti ao filme, pretendo assisti-lo.Quem sabe sou agradavelmente surpreendida com um bom filme, capaz de me enternecer como me enterneceu o MA-RA-VI-LHO-SO filme Forrest Gamp a menção ao QI abaixo da média foi a responsável pela lembrança desse filme tão doce, tão terno e tão enriquecedor. É nem tudo está perdido: o livro O Lado bom da vida teve seu lado bom.
Mari SN 23/05/2013minha estante
Gostei do que você escreveu. Eu fico cansada desses livrinhos descartáveis que os norte-americanos inventam, já pensando se dariam um filme. O texto é tão raso, que parece que foi criado para transformar em roteiro, e sempre com umas partes engraçadinhas. Tinha essa impressão do livro e agora vejo que estava certa.

Ana 10/08/2013minha estante
Achei o filme melhor que o livro. Futebol americano é um saco. E o autor insiste nele por páginas e páginas...

Gabriela2968 19/12/2013minha estante
Concordo com você, no entanto, digamos que a Tiffany não foi nada de bom. A garota é egoísta, vitimista, manipuladora e oferecida. Mesmo com o Pat sendo meio... intelectualmente deficiente, como você bem descreveu, eu acredito que ele merecia alguém um pouco melhor só pelo fato de tentar ser uma boa pessoa. A Tiffany, além doa jogos, foi o fator que colaborou para a minha total decepção.

Marta Skoober 31/12/2013minha estante
Concordo, Dirce. Mas, não creio que vá assistir ao filme.
Não entendi muito bem o alvoroço em torno...
Livrinho descartável como bem disse a Mari SN.

Heickf 07/01/2014minha estante
Assim, não querendo ser chato, mas acho que já sendo, o que me levou a ler esse livro é que eu soube por uma amiga minha que já leu que esse livro tinha algumas referências ao futebol americano, esporte que pratico e amo, não digo que estou lendo o livro por causa do futebol americano, se fosse por isso eu leria The Lombardi Rules, que fala exclusivamente sobre o esporte em questão, mas digamos que o desporto me prendeu mais ao livro. Bom, para alguns foi ruim, para outros (homens ou até mesmo, mulheres que gostem de futebol americano) foi boa essa inserção do esporte =]

francyescreve 31/01/2014minha estante
Sinceramente, comigo foi bem o que o Heickf falou ali. Não estou lendo exclusivamente por causa do futebol americano, mas isso é o que está conseguindo me prender mais ao livro. E bem, eu amo futebol americano, então funciona melhor. Deve ser chato se você não entende algumas das menções a isso. Mas eu gosto do jeito do esporte aproximar Pat e o pai. Só não gosto muito do fato de ser o Eagles em si haha'
PS.: Em relação ao futebol americano, prefiro o filme, já que estou mais familiarizada com o jogador mencionado e a jogada da bola largada linha de uma jarda que o pai dele tanto fala.

Allef 02/02/2014minha estante
Dirce, por ser uma mulher, talvez não tenha gostado do lance esportivo como um homem gostaria. Estou amando o livro, não é nem de perto o melhor que eu já li, mas como vi nos comentários abaixo, não é também um livro deplorável, ou descartável - pra mim livro nenhum é lixo, e ponto. Pat, apesar do seu QI reduzido, começa sim a tomar os medicamentos sem a ajuda da mãe. - Marta, torço para que assista ao filme, é muito mais impactante, se você gostar da Jannifer Lawrence, como eu, vai achar o longa bem legal. Se julgou o livro como um roteiro, avalie o resultado final abordando os dois lados: negativos e positivos (os dois alicerces para uma boa crítica, resenha, seja o que for... :)

DIRCE 02/02/2014minha estante
Allef, Francy, Heichf, VIVA a diversidade.
Mas, para o meu gosto, o futebol americano é muito Hadcore. Quanto ao livro, concordo com a Marta e Mari: descartável.

Zack 10/08/2014minha estante
Concordo. A verdade é que eu ainda não consegui alcançar sequer a metade do livro e, por tanto, não deveria falar sobre, mas o problema é justamente esse: Tem sido completamente descartável.

Jss 30/08/2014minha estante
pois eh... fiquei lendo esse livro por 2 meses, acabava deixando de lado e lendo outro mais interessante.. mas ao terminar consegui compreender a mensagem do escritor. Sou criteriosa em minhas leituras e escolho o que vai ser bom pra mim no momento, por isso estou relendo de novo com a intenção de gostar dele, ja que eh um livro!!!

rangel.adra 21/11/2014minha estante
Li somente o livro e não assiti o filme pois O diretor Ken Russel não me parece o nome mais certeiro , adoro sua condução e obra sim , mas neste caso em particular apesar do elenco de ponta não boto fe ! Mas ok sobre o livro em si acredito que o choque da traição inesperada e o limiar de uma pratica assassina poderia sim causar danos algo intrínsecos na mente de uma pessoa - não todas mas seria plausível justamente em contraponto a sua vida e visões mais pacatas ate então : o sonho americano dele virou pura histeria. Tiffany e pat ao meu ver funcionam muito bem para demostrar e impactar os leitores nas comparações com os ditos "normais" da historia : eles são loucos confessos e curriculares digamos mas o que dizer do pai dele, da mae , do irmao e cunhada ? Em dados momentos se prestarmos atenção a escolha de foco e de vida deles seria uma sandice total ou esmagadora e creio mesmo que esta foi uma intenção real do autor : criticar quem seria mais louco ou ligeiramente insano...

Andre.28 02/10/2020

Redenção e o retrato da recuperação psicológica de um ser humano
Um livro para se emocionar. Um livro para ler com carinho e atenção. Um livro que mexe com as suas estruturas emocionais. Uma história de dor e redenção, com pitadas de humor e um valor simbólico. Essas lições de vida estão em O Lado Bom da Vida, livro escrito e publicado em 2006 por Matthew Quick. Este livro nos mostra como a recuperação emocional e psicológica de um ser humano é um caminho longo, difícil, porém muito possível.

O livro conta história de Pat Peoples, um ex-professor de educação física de 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Pat ainda não recobrou completamente as imagens de seu passado, e por não se lembrar, acaba por montar para si um plano para “se tornar uma pessoa melhor”. Tentando recompor sua memória, ele ainda precisa enfrentar uma realidade muito difícil. Com o pai se recluso e pouco comunicativo e sem dar mostras de afeto, com a esposa negando uma reconciliação, e os amigos evitando comentar sobre o passado, Pat, agora terá que superar seus problemas emocionais e reencontrar o caminho da sua vida.

Pat encontra nos exercícios físicos uma espécie de válvula de escape. Determinado a reorganizar sua confusa vida, e reconquistar sua mulher, ele encontra o amor e a amizade na enigmática Tiffany. É porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida que Pat cria um mundo para si, um mundo onde buscará por redenção em meio a realidade cruel. O final é simplesmente devastador, lindo, poético no sentido que há beleza na vida real. É um livro que me fez chorar horrores, e que valeu muito a pena ler.

Mila.Maluka 22/04/2023

Chorei? Sim ?
Que romance lindo! Há muitos anos assisti o filme mas não me recordava da história. Extremamente cativante, de encher o coração e transbordar a alma e o espírito de amor.

Agnaldo 11/08/2021

Uma dor que devemos superar
Meu amigo que livro espetacular, digno de Oscar mesmo. Me senti dentro da história a toda momento, tem muitos acontecimentos que as vezes passamos. E a questão do bloqueio mental e a falsa expectativa das coisas voltarem ao normal, junto com todo seu processo de readaptação de vida e convívio familiar, nós mostra o quão difícil as coisas podem ser na vida de uma pessoa que se quebrou. Mas o escritor foi magnífico na criação dos personagens, encaixou todos os elementos tão harmoniosamente que nos faz sofrer, chorar, perdoar e se apaixonar por essa linda história.

Naty 14/01/2013

www.meninadabahia.com.br

"Deus, eu não pedi um milhão de dólares. Não pedi para ser famoso e poderoso. Nem mesmo pedi que Nikki me aceitasse de volta. Só pedi um encontro. Uma única conversa cara a cara. Tudo que fiz desde que saí do lugar ruim foi tentar melhorar — para me tornar exatamente o que Você quer que todos sejam: uma pessoa boa. E aqui estou eu, correndo pelo norte da Filadélfia em um dia de Natal chuvoso... — sozinho. Por que Você nos deu tantas histórias sobre milagres? Por que Você enviou Seu Filho do céu? Por que Você nos deu filmes, se a vida nunca acaba bem? Que merda de Deus é você? Você quer que eu seja infeliz para o resto de minha vida? Você quer..."
Pág. 218

Pat Peoples está internado num centro psiquiátrico há... bem, nem ele sabe ao certo quanto tempo; pode ser dias, meses e até anos e o pior: ele nem ao menos se lembra do porque está lá. Ele odeia o ‘lugar ruim’ e só quer voltar logo para sua esposa Nikki, depois do ‘tempo separados’. Um dia, um dos seus sonhos se transforma em realidade. Sua mãe o tira do centro com a condição dele nunca mais procurar a esposa. Pat promete, afinal é mais fácil mentir para a mãe do que para os médicos.

Algo está estranho. Seu pai não fala consigo, seu irmão está bem de vida e casou (e ele não lembra do casamento), seu melhor amigo agora tem uma filha pequena e... ele simplesmente não lembra de nada. Quanto tempo passou fora?

Isso não importa, o que realmente importa é que ele será um homem melhor para Nikki. Perdeu 25 kg desde que estão separados, malha incansavelmente todos os dias e está lendo os livros de literatura clássica que ela tanto aprecia. Ele está diferente e melhor por e para ela.

Durante os devaneios sobre voltar para Nikki, Pat conhece pessoas que ajudarão no seu aprendizado. Dr. Patel, que além de terapeuta e torcedor fanático dos Eagles, se tornou um bom amigo. Seu irmão Jake, que nunca foi visitá-lo no manicômio, se mostra extremamente terno, seu amigo Ronnie, se tornou uma grande surpresa ao convidá-lo para jantares e se interessar por malhação e Tiffany, uma mulher completamente maluca e desequilibrada – como ele – que transformará toda sua vida.

Gostei tanto desse livro! Primeiro, não é apenas uma história sobre um cara doidão e sua vida pós-manicômio, é sobre esperanças e sobre ver – literalmente – o lado bom das coisas, mesmo quando este parece não existir. Como tentar enxergar o sol sob as gotas de chuva. Sobre acreditar em finais felizes. O autor nos conta a história de Pat relacionando fatos reais à ela, como o suicídio de Hemingway e Sylvia Plath, sobre como eles nem sempre viam o lado bom das coisas e escreviam livros com finais deprimentes (prepara-se, Mathew Quick solta spoiler sobre alguns clássicos). Ele filosofa sobre como algumas pessoas são fracas a ponto de suicidar ao invés de viver nesse mundo maravilhoso, apenas bastava – como sempre – que eles vissem o lado bom de tudo. Ser otimista e determinado.

A relação de Pat e Tiffany é bem singular. Ela o segue o dia todo, quanto mais ele corre, mais determinada ela fica. Sempre ao sair de casa, ela o está esperando e sem ao menos cumprimentá-lo começa a correr ao seu lado. Até que ele a convida para sair, quem sabe assim ela larga do seu pé. Mas, no dia seguinte, ela está novamente à sua porta, esperando pela corrida diária. Até que em outro dia, ela propõe um trato que envolve a ex-mulher de Pat, dança e qualquer música que não seja de Kenny G. (Pat odeia com todas as suas forças esse carinha com cabelos encaracolados, principalmente a música Songbird).

O lado bom da vida, de Matthew Quick (Intrínseca, 256 páginas, R$ 24,90) é um daqueles livros de ar fresco. Você lê rapidamente e depois fica analisando tudo que foi dito. O autor tem uma peculiaridade de tratar temas importantes com humor e sátira.

Brilhante e comovente. Recomendo.

O filme baseado no livro estreia em 8 de Fevereiro. E pelo trailer já dá para perceber algumas diferenças em relação ao livro, mas confesso que estou contando os dias para assistir, afinal por causa dele que me interessei pelo livro. Lembrando que a versão e-book está custando R$ 14,90.

Outras informações:

- Quick é autor de três romances além de O lado bom da vida, e recebeu várias críticas elogiosas e importantes menções honrosas, entre as quais destaca-se a do PEN/Hemingway Award.
- Eleito o melhor filme do Festival Internacional de Cinema de Toronto pelo público, recebeu também cinco indicações ao Spirit Awards, o Oscar do cinema independente norte-americano (melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro, melhor atriz e melhor ator).
- Recebeu um total de oito indicações para o Oscar e tornou-se o primeiro filme a concorrer em todas as quatro categorias de atuação (melhor ator, atriz, ator coadjuvante e atriz coadjuvante) em mais de 30 anos.
Naty 15/01/2013minha estante
Ahhh, não sabia dessa! rs

Muito Obrigada, Willyam :))

Dany 16/01/2013minha estante
Adorei a resenha, principalmente as informações adicionais. Vou pôr na meta pra esse ano agora mesmo!

Andreia Martins 04/02/2013minha estante
Adorei sua resenha, fiquei com vontade de ler o livro.

giosg 04/11/2013minha estante
o filme não tem nada a ver, prefiram mil vezes o livro!!!

Ícaro 20/01/2013

O Lado Bom da Vida
É interessante começar a resenha ressaltando o quão seletiva é a editora Intrínseca, que vêem trazendo para o mercado nacional grandes e curiosos títulos como A culpa é das estrelas, Os deixados para trás, Mathilda Savitch, o estrondoso sucesso Cinqüenta tons de cinza, e ,é claro, O Lado bom Da vida.

O lado bom da vida (Ótimo e inteligente título nacional) conta a história de Pat Peoples, um homem que acabou de sair de uma clínica psiquiátrica e acredita que finalmente vai conseguir voltar para sua esposa. Sua ideia de tempo foi alterada e ele perdeu boa parte da memória, mas faz seu caminho, contra tudo e todos, acreditando cegamente no seu final feliz. Nessa jornada ele conta com ajuda de sua família, do seu terapeuta e uma inusitada nova amiga.

O livro é narrado em primeira pessoa, então durante 254 páginas entramos na mente instável de Pat que oscila entre momentos de fúria, descobertas e muitos, muitos questionamentos.

O relacionamento de Pat com Tiffany ( sua amiga inusitada) é algo muito singular, diferente de tudo que eu já tinha lido e visto, e isso me agradou muito. Afinal, pode- se esperar tudo de duas pessoas problemáticas, e o autor nos entrega situações realmente engraçadas.

A adaptação cinematográfica chegou fazendo barulho, recebeu um total de oito indicações para o Oscar e tornou-se o primeiro filme a concorrer em todas as quatro categorias de atuação (melhor ator, atriz, ator coadjuvante e atriz coadjuvante) em mais de 30 anos.

Eu acredito que o filme funcione mais para quem não leu o livro, e ainda que a escalação dos atores seja muito boa, há diversas mudanças no roteiro que pode incomodar os mais críticos (como eu).

No mais, toda a obra desperta sentimentos positivos em você. É um romance que não apela em momento algum para tragédias ou dramas irreais. O que vemos ( ou lemos) são pessoas que lutam para seguir suas vidas, como nós. E nos ensina a tentar ver o sol por trás de uma nuvem de chuva, buscando assim o lado bom da vida.
Silvia 04/02/2013minha estante
Gostei da sua resenha, fiquei interessada em ler o Lado Bom da Vida.

brunabeninca 27/01/2014minha estante
Eu preferi o filme. heuheuheuheuhe!
Algo muito singular, pois geralmente prefiro os livros.

Ícaro 15/03/2014minha estante
Jura? Quase ninguém entendeu pq o filme foi parar no Oscar. haha

Adenir 29/04/2013minha estante
Concordo. Realmente é uma obra muito cansativa. Pela primeira vez, me sinto compelido a acreditar que o filme é muito melhor que o livro. Assisti ao filme e confesso que não estou conseguido terminar o livro. São dois universos distintos, e a atuação dos atores atingem uma magnitude que não se vê na obra do Matthew Quick. Em suma, o livro se resume em futebol americano, eeeeaaaagllllleees, academia, e cliches baratos de auto-ajuda.

Fabiola Leslie 21/06/2013minha estante
Disse tudo! Ufa, ainda bem que não fui a única a achar esse livro ruim, já estava começando a achar que eu deveria ir para o lugar ruim,rsrsrsrs...

Fernanda 20/07/2021

"Ser gentil em vez de ter razão"
Bagunçar a vida nem sempre significa algum infeliz, pode ser simplesmente para nos aperfeiçoarmos e melhorarmos nossos caráter. Sempre acredite que algum de melhor irá acontecer, mesmo depois de uma grande tempestade. O livro mostra como é importante entender as pessoas com doenças mentais, seus sentimentos, parar para ouvi-las , nem que seja só por pouquíssimo tempo. E vamos entender que, todo mundo tem um pouco de "louco" dentro de si. Será sempre o tratamento certo, na hora certa. A princípio não espera que seria tão boa essa leitura, porém é extremamente suave, profunda, e que nos faz repensar sobre muitos detalhes importantes. Trata-se das alegrias e tristezas de um ex-professor na casa dos 30 anos, que acabou de sair de uma instituição psiquiátrica, tentando entender a si, as pessoas e ao mundo em seu seu redor, e sempre tentando "ser gentil em vez de ter razão". Uma grande decepção sempre deixará uma cicatriz, uma marca profunda, e claro algum dia cicatrizará, e quando esse dia chegar, abrirá as portas para outras coisas legais acontecerem. Super recomendo.

28/12/2020

Livro casa.
Aquele livro que te da sensação de aconchego, de carinho, com desafios e superações.. se nunca passou por situações equivalentes, será muito difícil conseguir acompanhar os sentimentos e pensamentos descritos no livro. Realmente gosto muito.

2002 encontrados | exibindo 1 a 16