Rosana 06/02/2016
“Versos, sons e ritmos” é uma ótima obra que esclarece de forma simplificada que critérios devem ser utilizados para analisar um poema. Visa a recuperação da unidade do texto poético, no momento da interpretação.
O capítulo 1 “A unidade do poema” inicia com a autora expondo a diferença entre textos comuns (não- literários) e texto literário, uma diferenciação de suma importância, uma vez que é mais que necessário saber a diferença entre um e outro para continuar com as explicações. É muito interessante como a autora diz logo de cara que “Não há receitas” para se interpretar um poema, visto que o texto literário tem caráter muito particular, não seria possível uma receita própria para uma análise textual. Caberá ao leitor saber interpretar o poema de acordo com os dados obtidos no sentido técnico juntando outros aspectos que julgar como sendo importantes para a análise. É importante ressaltar que o leitor é que precisa entender o porquê de o autor do poema utilizar tais rimas, tais jogos sonoros, tais palavras etc, para chegar ao efeito poético. É importante dizer, também, que devido ao poema ser plurissignificativo, ele geralmente apresentará mais de uma interpretação – irá depender de quem o ler. Então, significa que nunca poderemos ouvir alguém dizer que interpretou um texto literário e aceitar a interpretação da pessoa; uma vez que se nós mesmos formos ler o mesmo poema, provavelmente interpretaremos de outra forma ou até mesmo iremos acrescentar algo à análise da pessoa
A partir do capítulo 2 “O ritmo do poema” até o capítulo 10 “Níveis do poema” é que a autora começa de fato com análise do poema. No capítulo 2, ela inicia explicando que o ritmo aparece na vida das pessoas, e ensina como perceber o compasso do ritmo, etc; no capítulo 3 explica-se os ritmos simétricos, assimétricos etc; no capítulo 4 são explicados os sistemas de metrificação, onde aparecem tipos de marcação; no capítulo 5 há explicações sobre versos, tais como os regulares, os brancos, etc; no capítulo 6 aparecem conteúdos sobre as estrofes: refrão, quadrinha etc; no capítulo 7, a autora explica sobre rimas, quais os parentescos sonoros, rima interna etc; no capítulo 8 entra a questão de figuras de efeito sonoro tais como aliterações, assonâncias etc; no capítulo 9, temos a explicação de poemas de forma fixa, onde a autora fala das formas e gêneros tradicionais como o soneto; e chegamos então ao capítulo 10, que fala dos níveis do poema, aqui entram questões como as partes do todo, nível lexical, paralelos etc.
O livro apresenta ainda mais dois capítulos, o capítulo 11- “Estabelecendo relações”, o capítulo 12 - “Vocabulário crítico” e o capítulo 13 - “Bibliografia comentada”. No primeiro a autora nos traz um exemplo de análise e interpretação, para - já como o título sugere - estabelecer relações do que já foi aprendido; no segundo são apresentados significados de palavras; e no terceiro, há então, uma bibliografia comentada dos autores em que Norma se “escorou” para escrever seu livro “Verso, Sons e Rítmos”.