Versos, Sons, Ritmos

Versos, Sons, Ritmos Norma Goldstein

Resenhas - Versos, sons, ritmos

Rony 16/05/2021

Livro claro e simples
Gostei da exposição da autora, traz esses conteúdos de maneira simples, mesmo que o tema não seja de uma exposição fácil ou interessante. Foi uma leitura feira para universidade, uma introdução boa para o estudo da poesia.

Rosana 06/02/2016

“Versos, sons e ritmos” é uma ótima obra que esclarece de forma simplificada que critérios devem ser utilizados para analisar um poema. Visa a recuperação da unidade do texto poético, no momento da interpretação.
O capítulo 1 “A unidade do poema” inicia com a autora expondo a diferença entre textos comuns (não- literários) e texto literário, uma diferenciação de suma importância, uma vez que é mais que necessário saber a diferença entre um e outro para continuar com as explicações. É muito interessante como a autora diz logo de cara que “Não há receitas” para se interpretar um poema, visto que o texto literário tem caráter muito particular, não seria possível uma receita própria para uma análise textual. Caberá ao leitor saber interpretar o poema de acordo com os dados obtidos no sentido técnico juntando outros aspectos que julgar como sendo importantes para a análise. É importante ressaltar que o leitor é que precisa entender o porquê de o autor do poema utilizar tais rimas, tais jogos sonoros, tais palavras etc, para chegar ao efeito poético. É importante dizer, também, que devido ao poema ser plurissignificativo, ele geralmente apresentará mais de uma interpretação – irá depender de quem o ler. Então, significa que nunca poderemos ouvir alguém dizer que interpretou um texto literário e aceitar a interpretação da pessoa; uma vez que se nós mesmos formos ler o mesmo poema, provavelmente interpretaremos de outra forma ou até mesmo iremos acrescentar algo à análise da pessoa
A partir do capítulo 2 “O ritmo do poema” até o capítulo 10 “Níveis do poema” é que a autora começa de fato com análise do poema. No capítulo 2, ela inicia explicando que o ritmo aparece na vida das pessoas, e ensina como perceber o compasso do ritmo, etc; no capítulo 3 explica-se os ritmos simétricos, assimétricos etc; no capítulo 4 são explicados os sistemas de metrificação, onde aparecem tipos de marcação; no capítulo 5 há explicações sobre versos, tais como os regulares, os brancos, etc; no capítulo 6 aparecem conteúdos sobre as estrofes: refrão, quadrinha etc; no capítulo 7, a autora explica sobre rimas, quais os parentescos sonoros, rima interna etc; no capítulo 8 entra a questão de figuras de efeito sonoro tais como aliterações, assonâncias etc; no capítulo 9, temos a explicação de poemas de forma fixa, onde a autora fala das formas e gêneros tradicionais como o soneto; e chegamos então ao capítulo 10, que fala dos níveis do poema, aqui entram questões como as partes do todo, nível lexical, paralelos etc.
O livro apresenta ainda mais dois capítulos, o capítulo 11- “Estabelecendo relações”, o capítulo 12 - “Vocabulário crítico” e o capítulo 13 - “Bibliografia comentada”. No primeiro a autora nos traz um exemplo de análise e interpretação, para - já como o título sugere - estabelecer relações do que já foi aprendido; no segundo são apresentados significados de palavras; e no terceiro, há então, uma bibliografia comentada dos autores em que Norma se “escorou” para escrever seu livro “Verso, Sons e Rítmos”.

Karen Soarele 15/04/2020

Excelente!
Excelente livro, descreve os elementos da poesia de forma simples e com ótimos exemplos. Leitura obrigatória para todo estudante de poesia. Além de útil, é um livro gostoso de ler. Entrou para minha lista de favoritos.

Anderson.Rios 22/02/2021

Claro e direto
Dissecando a poesia, de uma forma bem didática e com excelentes exemplos. Um livro essencial para todo amante de poesía, professor, ou curioso.

Dudu 14/01/2022

Didático e elementar
Leitura simples, e rápida, dá para terminar em um dia. Traz assuntos básicos e relevantes para quem quer começar a entender como analisar um poema. Com certeza terminei o livro com um entendimento bem melhor sobre os elementos que compõem esse gênero literário. Porém, um dos pontos fracos do livro é que às vezes ele é muito resumido e parece deixar alguns temas importantes soltos, o que é uma pena.

Yanne.Fernandes 02/07/2022

A linguagem é super fácil de entender e esse livro traz muitos exemplos, então fica super fácil de entender sobre o poema.

linne 24/04/2023

Muito bom para quem ainda tá construindo uma base em relação aos conhecimentos do poema e da poesia. Faz um apanhado geral bem interessante.