As mil e uma noites

As mil e uma noites Galland

Resenhas - As Mil e Uma Noites

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Clio0 06/02/2024

Um dos meus livros favoritos, não sei dizer quantas vezes reli.

As Mil e Uma Noites traz os vários contos que Xerazade usou para cortejar o sultão e evitar a morte ao amanhacer.

As histórias contidas no livro mesclam fantasia e moral e, por serem anterior ao século X, não convém julgá-las como as adaptações dos Contos e Lendas dos Irmãos Grim. Assuntos atualmente tidos como controversos são amplamente discutidos e não faltam assassinatos, roubos, torturas e coisas mais.

Minha edição da Ediouro é bem bonita com papel especial e um prefácio por Malba Tahan. Infelizmente, a caixa não sobreviveu ao rigor dos anos e logo se desmanchou.
preta velha 13/02/2024minha estante
a hildalia fernandes escreveu um conto chamado "usina de sonhos", cuja personagem principal tem o mesmo nome da deste livro e é inspirada nela; agora que li tua resenha, fiquei curiosa para ler este livro.

Madu 13/01/2024

Há alguns anos desejava ler este clássico. No início, comecei devorando o livro, mas confesso que algumas histórias contadas por Sherazade são bastante longas e enfadonhas. No entanto, é bastante interessante conhecer mais sobre a cultura e os costumes Árabes. Começarei logo a leitura do volume 2, já que o volume 1 termina no meio de uma história.

Kris 29/12/2023

Interessante mas cansativo
O livro é o conjunto de vários contos que se entrelaçam na história, são contos interessantes e até divertidos, mas o tema deles muitas vezes se repentem mudando apenas os personagens, tornando chato.
Com o passar dos contos a gente vai perdendo o interesse e fica muito arrastado e maçante, mas são histórias legais, mas não pra ler em seguida.

Carla.Parreira 26/10/2023

As mil e uma noites
Eis dois trechos que mais gostei só para referendar a leitura: ?...Aquele que não sabe adaptar-se às realidades do mundo sucumbe infalivelmente aos perigos que não soube evitar... A vida é feita de duas partes: uma oferece a límpida alegria, e a outra, os pesares...?

Ana Almeida 09/09/2023

Uma história, onde há mil histórias dentro dela. Comecei a leitura bem empolgada, depois ficou um pouco lenta as histórias. Mas vou ler o segundo volume já que o primeiro acaba bem no meio de uma nova história

Luana.Domanski 29/07/2023

Realmente muito bom, entre os dois do box este é o meu favorito.
Das histórias a mais divertida eu considerei a história do príncipe Ahmed e da fada Pari-Banu

tabatatucat 31/05/2023

Que leitura gostosa e muito divertida. Sério, tem de tudo um pouco. Tem traição, assassinato, suruba, tudo! kkkkk

Cinthia 09/04/2023

Li todos os 5 volumes da coleção e o volume 1 foi o melhor pra mim.
A coleção é fantástica pra quem estuda árabe ou gosta da cultura, e as notas de tradução do professor Jarouche são um livro a parte.

Bruna 20/02/2023

É importante ter em mente que a história de Sherazade com o Califa vai ficar em segundo plano, já que o grande destaque do livro é conhecer melhor as histórias árabes (persas, africanas, também da asia e região).
Nem todas as histórias são divertidas e intrigantes, e a leitura é principalmente em doses homeopáticas. Também é necessário relevar vários aspectos de preconceitos, racismos e todo tipo de coisa, que não eram mal vistas na época.
De forma geral, vale sim a pena a leitura.

Mauro Jr. 09/02/2023

As mil e uma noites
As histórias que Sherazade conta ao sultão nos levam a viajar pelo mundo árabe e conhecer muito mais de uma cultura muito rica.

Juuu 06/02/2023

AS MIL E UMA NOITES
Acho que por ser em quadrinhos ficou mais difícil de entender, mais confuso.
Mas em suma o livro foi bom...

Michelle194 14/01/2023

1001 Noites (volume 2)
A ideia de tirar a divisão das noites tornou o livro, para mim, mais cansativo, pois os capítulos ficaram demasiadamente compridos. Além do que, eu gostava de saber quantas noites haviam se passado e as "intromissões" de Dinazade não me irritavam. Quanto às histórias, algumas são boas e outras nem tanto.

Loanfi 31/12/2022

Gostei
Gostei bastante das histórias. Algumas eram enfadonhas, mas a maioria é bem intrigante. O primeiro volume para no meio de uma história KK então já temos que ter o segundo volume em mãos. Li bem devagar e recomendo.

Maria.Batagin 14/12/2022

Muitas histórias
Um livro com várias histórias, dentro de outras mil histórias.
Um livro que iniciei empolgada e que fui perdendo o interesse pelas histórias.
No final do primeiro tomo posso dizer que valeu a pena conhecer.

Michelle194 13/11/2022

As 1001 Noites - Volume 1
Algumas histórias são bastante interessantes e tornam difícil largar o livro; já outras, achei-as demasiado prolongadas e cansativas.
Embora eu entenda o porquê do tradutor ter decidido cortar alguns pedaços, sinto falta do texto completo, inclusive dos poemas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5