A Colina das Bruxas

A Colina das Bruxas Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A Colina das Bruxas

Carla 22/04/2023

Péssimo!
História péssima sobre bruxas por diversos aspectos.
Em especial pq coloca as bruxas naquele estereótipo vulgar de promíscuas e adoradoras do diabo.
E, além disso, tem um desfecho acelerado e coloca toda a centralidade do desenvolvimento da trama nas mãos dos personagens homens.
Não bastasse é confuso e uns 40% da obra é relatando orgias e descrevendo rituais de abusos sexuais de vivos e mortos.

Péssimo. Não indico.

Juliana 01/12/2020

Todas as bruxas são lascivas
Já li duas vezes, uma pena que não tenha sido lançado para nós, só em português de Portugal

Carol 28/04/2014

Sara Latimer é uma jovem que fatalmente perdeu toda a família, e se encontra sozinha no apartamento dos pais cujo aluguel não pode pagar, em meio a confusão ela recebe uma carta, endereçada a seu pai, com uma proposta de compra de uma casa da família herdada por ele, e agora por ela. Sara é ilustradora de livros, e ela resolve ir conhecer a tal casa e passar o verão por lá para terminar seu trabalho.

Chegando a cidade de Arkham, Sara ainda precisa ir até Witch Hill Road para chegar a casa, mas as conduções são precárias e a casa, que já está fechada a 7 anos, não tem energia elétrica. Sara vai até uma loja,(onde estranhamente todos a conhecem) comprar alguns suprimentos e uma lanterna e conhece o jovem medico da cidade Dr. Brian, ele se oferece para levá-la ate a casa e ajuda a se instalar.

A casa parece ter saído de um pesadelo, tem seculos de construção e alem de ficar isolada na colina faz vizinhança com um cemitério. Apesar da aparência a casa está limpa, como se alguém tivesse cuidando do local, e ao adentrar a sala Sara se depara com um quandro da antiga moradora, sua tia-avó também chamada Sara, cuja semelhança com ela própria é impressionante.

Vivendo ali Sara começa a perceber coisas estranhas, todos na cidade a conhecem e a confundem com a antiga moradora, e o pior de tudo é que a antiga moradora tinha fama de bruxa, ela e todas as outras Sara Latimer's que por ali passaram, e que por sinal tiveram mortes horríveis.

Sara está assustada com tudo a sua volta e as coisas ficam ainda piores quando conhece Matthew Hay, o autor da proposta de compra da casa e aparentemente quem estava mantendo a casa em ordem. Ele é o líder de uma tal congregação que se reúne em uma igreja atras do cemitério, e insiste em levar Sara para conhecer o local, ele acredita que Sara seja, não só herdeira da casa mas também dos
"poderes" da antepassada.

Sara agora está tentando se adaptar ao local, e com a ajuda de Brian, fazendo de tudo para provar que não a Bruxa Latimer, ou será que é?

Renata Cristina 31/03/2011

Não costumo ler Romances Sobrenaturais constantemente mas como esse é o livro do mês de julho do debate do Clube do Livro e como eu já tinha conhecido o trabalho da Marion Zimmer Bradley com Brumas de Avalon achei que esse livro seria uma ótima leitura e não estava enganada.
Esse livro aborda o tema que mais gosto no meio Sobrenaturial, a bruxaria, o livro tem muita referência aos mitos norte-americanos sobre bruxaria.

A vida de Sara começa a mudar depois da morte de seus pais e de seu irmão, ao ficar sozinha no mundo Sara resolve ir para Nova Inglaterra e reaver o casarão da família. Antes do pai morrer ele já havia falado para Sara sobre as histórias das Saras da família e de como cada uma teve uma morte trágica além de sempre serem acusadas de bruxaria, mesmo assim Sara vai ao casarão e lá descobre que o quê seu pai contou não era uma simples coincidência.

No livro descobrimos que o espírito de tia de Sara está aos poucos tentando tomar o corpo de Sara, segundo a crença, de duas em duas gerações uma moça nasce com a marca da bruxa e quando o espírito de outra bruxa incorpora nessa moça ela se torna a bruxa que vem há anos mantendo sua imortalidade possuindo o corpo das Saras mais novas - no caso da família Latimer - que nascem na família.

Porém, no caso desta Sara há algo que não aconteceu durante os séculos, Sara se apaixona pelo médico local, um rapaz que sempre está disposto a servir o próximo que precisa de sua ajuda. E agora Sara se mantém dividida entre todo o poder que vem se apoderando de seu corpo por meio de sua tia Sara e entre o amor que sente por Brian, o médico, pois ela não pode ter as duas coisas já que bruxas não podem se apaixonar e se ela ama Brian ela não pode ser uma bruxas. Então, será que o amor de Sara por Brian terá forças para fazê-la resistir à possessão de sua tia Sara??

O livro tem muita referência à mitos de bruxaria que rondam o meio rural dos Estados Unidos, com uma cidade em que reina o fanatismo religioso e o puritanismo e onde esse puritanismo é usado como desculpa para abusos de mulheres por seus próprios pais e maridos. Esse é o caso de Tibby uma das associadas da congregação, ela passou a vida vendo sua mãe ser abusado pelo pai e quando sua mãe morreu e seu pai quis agir da mesma forma com ela,Tibby não permitiu. Para sair do regime severo e hipócrita do pai e da cidade, Tibby se une à congregação ,mas ao tentar fingir da dominação de seu pai Tibby acaba sendo dominada outra vez só que desta vez por Matthew ...

Durante o livro vemos a constante luta de Sara ao tentar impedir que seja possuída por sua tia e não se tornar alguém que não é. Se você é daqueles que adoram um final feliz e não quer correr o risco de ler as 200 páginas sem saber se Sara consegui vencer a possessão da tia e terminar com o médico pode deixar um recado que eu conto em off, rsrsrs.

O livro também tem muitos elementos que algumas pessoas mais sensíveis podem não gostar hihi, porque como falam no livro " ser bruxa é ser promíscua" e em vários momentos Sara fica bem conectada ao lado bruxa dela ... se é que vocês me entendem e ela não tem distinção de raça, cor ou sexo .... hehe mas venho em defesa de Sara para dizer que quando Sara passa por esses momentos ela estava sob a dominação de sua tia Sara!! mas olha .... tem um "vucu-vucu" em certas partes ...
Ely 15/11/2011minha estante
Adorei a sua resenha e fiquei ainda mais ansiosa para ler esse livro. *-* E adoorei saber que terá "vuco-vuco" em certas partes. kkkkkkkkkk

Renata Cristina 15/11/2011minha estante
kkkkkkkkkkkkk pois é!! tem umas partes que oohhh rsrsrs

Pode ter certeza que vc não vai se arrepender se ler esse livro! Super recomendo!

Renato 17/11/2011minha estante
Um livro excelente, aborda varios assuntos, muito inteligente..bom n~çao precisa dizer muito.

MARION ZIMMER BRADLEY

Rusbis 10/10/2012minha estante
Renata, onde você conseguiu este livro?
Pois, pelo que eu sei, ele não saiu aqui no Brasil, só em Portugal.
Quero muito lê-lo.

Vanessa Vieira 18/08/2010

A Colina das Bruxas_Marion Zimmer Bradley
O livro A Colina das Bruxas, de Marion Zimmer Bradley conta a história de Sara Latimer, que perde todos os membros de sua família de uma forma trágica e descobre ser herdeira de uma mansão na Nova Inglaterra. Uma história impregnada de mito e erotismo. Como em seus outros títulos, Marion nos faz entrar em outro mundo e termos a sensação de que estamos na história, fazendo parte de tudo.

A mansão surreal que Sara herdou é repleta de mistérios e uma história que percorre por anos em toda a sua geração. Ela não sabe, ao chegar lá, se pode confiar nos vizinhos ou não, pois tudo é muito misterioso... Todos a tacham de bruxa pelas ruas, mesmo ela não sendo...A semelhança dela com a sua avó, uma velha bruxa é incrível, e isso reflete pânico e admiração por parte de uns para com ela...

Coisas começam a acontecer e Sara toma atitudes desconhecidas, não sabendo ser ela ou o espírito da avó que está por trás de tudo...

Suspense, misticismo e ricos detalhes... Um ótimo livro!
Luci Eclipsada 18/09/2010minha estante
Fiquei ainda com mais votade de ler esse livro, amo esse coisa do mistico e se tiver mistérios e doses de sensualidade, melhor ainda.
Gostei da sua resenha Nessa e te peço desde já que me envie, por favor, esse o e-book por
e-mail, pois baixei uma versão que não gostei muito. Até mais ;)