Entre a Fé e o Pecado

Entre a Fé e o Pecado Piers Paul Read

Resenhas - Entre a Fé e o Pecado

Franco 07/02/2022

Ou, entre o sentido da vida e a falta completa dele
enredo:

Dawson torna-se padre porque tem uma ambição: ajudar o maior número possível de pessoas. Contudo, provando das limitações da Igreja (e da própria fé), abandona a vida religiosa e parte para o mundo cético, mas mantendo aquela ambição... e continuando a provar outras limitações. Que saída há, se onde quer que se vá existem dogmas e seus pontos cegos? Que saída há, se em todo lugar existe o vazio de sentido e significado?

(possíveis) pontos positivos:

- meio que 'romance de formação', acompanhando o protagonista desde sua infância;
- uma visão detalhada da vida religiosa dos internatos e monastérios (quase uma etnografia);
- o enredo baseado num drama filosófico que todos nós já sentimos alguma vez em algum momento de nossas vidas;
- escrita com ironias e tiradas críticas sobre política e religião.

(possíveis) pontos negativos:

- o enredo é menos sobre o que acontece e mais sobre o que o protagonista pensa, reflete e decide;
- o viés narrativo (o amigo do protagonista narrando a história) fica um pouco perdido, com ares de gratuito, dispensável;
- hoje em dia, um pouco datado quanto aos valores morais que expõe e que tenta polemizar.

o que mais impressionou:

a trajetória do padre Dawson, que expõe como somos superficiais ao criticar a religião. Isto é, criticamos a igreja (e seu universo religioso) por ser alienante, cheia de dogmas e tabus, cheia de elementos que acreditamos e reproduzimos acriticamente; mas, ao mesmo tempo, no mundo cético e ateu, somos rendidos por tantas outras alienações e regras e pactos irrefletidos. No fim, o que a narrativa mostra é que podemos, com legitimidade, recusar a visão religiosa pelo que é, mas a alternativa (o mundo leigo com seus excessos e jogos de poder e vaidade e prazeres fúteis) também não é muito nobre, justa ou libertadora. Na busca por um sentido à vida, talvez ele não esteja nesse deus que nos vendem... mas estará no carro do ano, na festa alcoólica do final de semana, na satisfação de uma nova e temporária paixão amorosa?

"Mas os outros pareciam ter consolações simples para a esterilidade de suas vidas, como o entusiasmo pelo futebol. Seria isso que os mantinha vivos? Sábados no estádio? Agosto na praia?"