Um caso tenebroso

Um caso tenebroso Honoré de Balzac

Resenhas - Um caso tenebroso

Pateta 19/11/2017

VEREDITO DUVIDOSO
Na minha leiga opinião, este texto não figura entre os melhores do extraordinário escritor, nem mesmo entre os destaques da sua monumental ‘Comédia Humana’. Personagens demais tornam a história um tanto confusa e prejudicam a descrição desses próprios personagens. Mesmo assim, a narrativa cresce de interesse e prende a respiração do leitor durante o trecho em que é descrito o processo penal ao qual
respondem os protagonistas. Então, como ainda hoje, parece que o veredito tem muito mais a ver com o acaso e com a “opinião pública” do que com a justiça ou verdade dos fatos.

Gláucia 12/08/2018

Um Caso Tenebroso - Honoré de Balzac
Publicado em 1841, faz parte das Cenas da Vida Política.
A ação se inicia em 1803 e é baseado num acontecimento real, o rapto de Clemente de Gris. Napoleão Bonaparte acabava de ser proclamado cônsul vitalício e todas as grandes famílias da aristocracia realistas, que apoiavam os Bourbon, viviam dias difíceis: perderam seus bens e eram considerados inimigos do atual governo.
Nesse contexto temos a família de Cinq-Cygne e Laurence é a figura central. Personagem muito interessante, é uma moça de 23 anos que após assistir seus parentes serem condenados e mortos torna-se o eixo central da família. Forte, corajosa e determinada, sua vida é norteada pelo ódio que tem pelo novo sistema e pela sua fervorosa convicção política; não medirá esforços a fim de recuperar os bens perdidos.
Michu (meu personagem preferido), ex-jacobino é o administrador da propriedade. Ex-jacobino, é temido por todos por seu passado e aspecto de homem brutalizado. Mas o homem é todo honra e lealdade cega à família e lutará junto com Laurence mesmo que no passado tenham defendido ideais opostos.
Também temos um interesse triângulo amoroso composto pelos gêmeos Adriano e Roberto, primos de Laurence que disputam sua mão. Viviam fora da França mas resolvem voltar à sua casa onde terão que viver escondidos, clandestinamente. Suas cabeças estão em perigo no novo regime. Essa relação é bem interessante, Laurence se nega a escolher entre os dois afirmando ser impossível: seus coração pertence a eles e ela seria incapaz de se decidir entre um ou outro.
Do outro lado temos Malin, fervoroso revolucionário, ambiciona derrotar essa famíla e obter seus bens. É o antagonista da trama.
Crime, sequestro, espionagem, a história culmina num julgamento onde Balzac descreve com riqueza de detalhes o sistema judicial francês da época, se mostrando mais uma vez como um grande e acurado observador de seu tempo.