Alfred Hitchcock e os bastidores de Psicose

Alfred Hitchcock e os bastidores de Psicose Stephen Rebello

Resenhas - Alfred Hitchcock e os Bastidores de Psicose

Leandro. 03/11/2023

O livro oferece uma visão muito boa de todos os processos de filmagem.
O caso real do serial killer Ed Gein serviu de inspiração para o livro de Robert Bloch, que por sua vez se tornou a base para “Psicose”. Esta é uma leitura extremamente interessante e, além disso, prova que a realidade pode superar qualquer filme.

O autor descreve como Hitchcock filmou esse material sombrio, bem como as dificuldades de Hitchcock com o estúdio, financiamento e desenvolvimento do roteiro. Os problemas que envolveram a seleção dos atores são tratados, bem como todos os aspectos da realização.

Quer se trate de equipamentos, truques técnicos, música, tecnologia de imagem, marketing e publicidade: nada fica sem ser descrito.

Rebello sabe situar o filme em seu contexto temporal, (o que hoje parece evidente não era o caso em 1959/1960). As possibilidades técnicas eram limitadas e a autocensura cinematográfica e a sociedade em geral restringiam o cineasta ou obrigavam-no a encontrar soluções criativas.

Realizar a famosa cena do chuveiro sem ultrapassar um nível de nudez aceitável pela censura exigiu muito de Hitchcock, dos cenógrafos e dos maquiadores. Os aspectos técnicos de construção, tecnologia de câmera e posterior edição dessas cenas são explicados detalhadamente, assim como as sensibilidades dos atores e da equipe com a situação de filmagem.

Em geral, o livro oferece uma visão muito boa de todos os processos de filmagem e das características especiais que caracterizaram Hitchcock.

Diego980 16/12/2022

Capa do filme...
Audacioso e surpreendente, o filme Psicose, de 1960, provocou uma verdadeira comoção junto ao público e se tornou uma das obras mais queridas do mestre do suspense Alfred Hitchcock. A história por trás das câmeras é igualmente fascinante, como narra Stephen Rebello no livro Alfred Hitchcock e os bastidores de Psicose. Baseada em um romance que teve como inspiração uma série de crimes reais, a produção transformou-se numa verdadeira obsessão para o consagrado diretor e, apesar da desaprovação de seu estúdio, a Paramount, Hitchcock decidiu ir em frente e concretizar sua visão artística, arcando com todos os custos. Rebello entrevistou os principais nomes do elenco e da equipe técnica e produziu um relato detalhado, cheio de episódios reveladores, lançado originalmente nos Estados Unidos em 1990.

Afonso 07/12/2020

Como fã de suspense/terror, foi interessante saber um pouco sobre os bastidores de um filme como Psicose que marcou uma geração, um gênero e entrou para a história... Mas esperava mais das explicações das partes técnicas, acabou sendo superficial.

marcos julio 07/10/2020

Um filme fascinante
Psicose talvez seja um dos filmes mais conhecidos de Alfred Hitchcock. Lembro-me ainda da primeira vez que o vi, era um garoto, na TV em branco e preto (não que fizesse diferença, no caso deste filme) e tinha poucas informações sobre ele. Depois de um começo até convencional, a personagem principal chega a um motel vagabundo de beira de estrada e é brutalmente assassinada. E isso nem na metade do filme estávamos. A partir daí, mais e mais surpresas de tirar o fôlego e um final para não inquietante.

É a história deste filme fascinante que Stephen Rebello conta em Alfred Hitchcock e os bastidores de Psicose, com riqueza de detalhes e, provavelmente, com acesso a arquivos e participantes da produção que, à época de sua escrita, ainda estavam vivos.

Para quem admira - ou mesmo ama - o cinema do grande mestre do suspense, é um livro incontornável - para quem ama o bom cinema, enfim. Fascinante tanto como a personalidade do cineasta que Rebello desvela página a página. Ainda que o texto às vezes seja um pouco truncado e muitas vezes repetitivo. Ou talvez sejam apenas problemas com a tradução. Mas é inegável que é difícil deixá-lo de lado, vamos passando página a página cada vez mais fascinados com essa radiografia de uma obra prima do cinema.

Veja o filme, leia o livro, escute a trilha sonora. Você não se arrependerá.

Diego 08/05/2020

Obrigatório para os amantes de cinema
Imagine se os amantes de pintura pudessem ter acesso aos "diários" de Pablo Picasso ou de um Leonardo da Vinci. Imagine se eles pudessem conhecer os detalhes da maneira de trabalhar destes gênios. Pois Rebello nos presenteia exatamente com isso aqui, ao retratar Hitchcock nos bastidores de "Psicose" (a obra magna do diretor inglês) -- um gênio criando.

O livro traz todos os detalhes impressionantes da produção. Desde a concepção do roteiro até os dias de filmagem, passando pela pós-produção e distribuição. Tudo.

"Psicose" foi um filme de baixo orçamento, bancado principalmente pelo seu diretor. A Paramont desacreditou no sucesso do filme inicialmente. Hitchcock teve que usar sua equipe de TV para fazer um filme de cinema. E o resultado comercial acabou sendo tão estrondoso que nem mesmo o próprio Hitchcock acreditou. Uma história impressionantemente real do talento de um diretor que estava a anos luz do cinema da sua época.

Luiz Miranda 23/10/2019

A Lenda em ação
Uma bela surpresa este Alfred Hitchcock, principalmente se pensarmos que poucos livros sobre cinema são lançados aqui. Basta algumas páginas pra saltar aos olhos as duas grandes qualidades da obra: é bem escrita e bem informada.

Não só entrega uma cuidadosa pesquisa sobre tudo que envolveu a criação de Psicose, como também traz um painel da Hollywood do fim dos anos 50. Tudo amparado num texto que te segura até mesmo na hora de detalhes técnicos. Como não poderia deixar de ser, o ponto alto é acompanhar Hitchcock e seu olho clínico na meticulosa supervisão das etapas da produção. O cara não brincava em serviço.

Um filme que surgiu pequeno e sem apoio do estúdio, pra logo se revelar um monstro da cultura pop, reverenciado e imitado à exaustão. Quem se interessa por cinema tem que ler pra ontem.

4,5 estrelas

Cris 25/09/2017

Uma aula de cinema
Livro ótimo pra apaixonados por cinema! Fascinante conhecer histórias por trás das cenas famosas.. As escolhas de elenco, de tomada, de ritmo da história. Além de conhecer um pouquinho mais sobre os nuances da personalidade Hitchcock.

NathAlia.Meirinho 14/07/2017

Cinéfilos
Perfeito para os apaixonados por cinema, apaixonados por Hitchcock ou apaixonados por Psicose (se bem que, quando se é apaixonado por um desses, provavelmente se é apaixonado pelos outros 2 também).
Vale muito a leitura! Leve, informativo e interessante.

Cy 01/02/2017

Interessante
Alfred Hitchcock e os bastidores de Psicose
Autor: Stephen Rebello
Publicação: 2013, Intrínseca, Brasil

O livro sobre os bastidores de um dos maiores clássicos do cinema traz uma mescla de informações técnicas mais chatinhas com informações técnicas interessantíssimas, que são quase uma aula para quem é leigo no assunto. E, sobretudo, nos alimenta com histórias delicinhas do por trás das câmeras (e do que foi capturado por elas, também).

O autor, Stephen Rebello, conseguiu fazer eu me sentir sentadinha ao lado de Hitch, em uma daquelas cadeiras de diretor, acompanhando de perto todo o processo de concepção e produção do filme. Adentrar esses bastidores me proporcionou um novo olhar sobre o filme, sobre o que ele representou para a época e o que representa ainda hoje, e sobre o talento e dedicação (e coragem!!!) indiscutíveis que Hitchcock tinha e colocava em seus trabalhos. Só fez aumentar minha admiração.

yolanda.fordelone 10/10/2016

Um bom livro para quem quer se aprofundar no mundo do cinema
Após ler o livro Psicose, que deu origem ao roteiro do filme, me peguei com vontade de conhecer mais a fundo como foi feito o longa. Sou uma amante dos filmes de Hitchcock. Ainda assim, achei o livro por vezes arrastado e com mais nomes de pessoas do que o necessário.

A segunda parte do livro, para mim ficou mais interessante, onde se fala do frenesi causado pelo filme e a estratégia de marketing para ganhar o público.

Recomendo o livro para quem quer se aprofundar no mundo do cinema e para quem é admirador do trabalho de Hitchcock. É uma leitura por vezes entediante, mas muito rica de informações.

Bianca.Paiva 09/10/2016

Recomendo fortemente à todos os amantes da 7 arte
Há uma riqueza de detalhes de produção, escolha de elenco, contexto do cinema e da obra de Alfred Hitchcock até aquele momento, uma breve explicação sobre o assassino que inspirou o livro, sobre como o livro de Robert Bloch foi escrito e até como chegou as mãos do diretor.
É incrível saber como o Hitchcock enfrentou vários empecilhos para a realização deste filme e das armas por ele utilizadas para filmar com poucos recursos e em 30 dias. Destaca-se suas manobras com a censura e à publicidade do filme que visava não estragar as surpresas.
Tudo no filme possui significados que muitas vezes não são corretamente interpretados, como por exemplo a cor da lingerie de Marion e os chocolates de Norman Bates.
Hitchcock foi um gênio e este livro é uma bela homenagem à ele e a sua maior obra, Psicose.

Alice 21/07/2016

psicose além de psicose
Esse livro é muito mais do que um simples bastidor, ele fala daquilo que é mais peculiar o diretor, e claro que a maestria do mesmo que já era percebida muito antes desse filme, mas poder conhecer como a sua forma de pensar e trabalhar funciona ao fazer um filme é enriquecedor mesmo para aqueles que não gostam de cinema saber um pouco mais sobre esse filme nos mostra quão engenhoso e trabalhoso são os bastidores de um filme. O filme Psicose é um Marco no cinema, tanto no gênero de terror quanto a própria forma de se fazer filmes é claro pra você saber mais terá que se aventurar por essas páginas, o livro fácil e rápido de se ler o autor do livro tem um domínio muito Marcante na sua escrita O que faz os leitores se deliciarem em cada página

Nara Machado 20/04/2016

Hitch â¤ï¸
Fantástico! Pra quem curte ou não cinema.

Paula 08/02/2016

Uma verdadeira aula de cinema
Um daqueles livros em que você vai se envolvendo e parece que acompanha de pertinho tudo o que aconteceu, desde a concepção do filme, escolha do elenco, técnicos, filmagens, até a divulgação, críticas, reações e legado do filme.
Assim que terminei de ler me deu aquela super vontade de assistir o filme novamente pra observar cada detalhe relatado no livro.
Muito bom!!!