Safári de Estratégia: Um Roteiro Pela Selva do Planejamento Estratégico

Safári de Estratégia: Um Roteiro Pela Selva do Planejamento Estratégico Henry Mintzberg

Resenhas - Safári de Estratégia

fsamanta (@sam_leitora) 04/12/2011

O livro traça um bom panorama das principais escolas de estratégia, procurando identificar os pontos positivos e negativos. Apesar de, em certo momento, ser tendencioso (os autores indicam claramente serem simpatizantes de determinada escola), é um livro bom para ter uma visão do todo, de sua complexidade e de caminhos possíveis. No meu caso, ajudou a questionar alguns pontos que eu considerava verdades absolutas.
cliffoliveira 06/07/2022minha estante
Questionar verdades absolutas para mim já é um excelente elogio...

Rafael 15/09/2012

Resenha site administradores

Caio.Vinicius 02/10/2017

Uma visão completa de administração estratégica
O livro a princípio parece massante e bastante teórico, porém com o passar do tempo ele foi chamando minha atenção por trazer uma visão muito menos genérica e estereotipada do que alguns sites na Internet querem nos passar como certo. O livro passa por diversas escolas, maneiras de pensar e analisar estratégias, deixando no final uma mensagem que para mim se assemelha muito à direção de um carro: não adianta você só sabe mexer no volante, olhar nos espelhos, ou trocar a marcha. Tudo acontece ao mesmo tempo e você precisa saber qual é a hora de utilizar cada recurso. Eu adoro quando os autores não tentam vender uma verdade absoluta, por isso gostei tanto do livro.

Carla.Zuqueti 20/09/2019

Aula
Idealizado por Henry Mintzberg, um dos mais importantes pensadores de administração, o livro ?Safari da Estratégia? apresenta e critica as 10 mais importantes escolas do Planejamento Estratégico:
??????????????????
?Escola do Design: processo de concepção
?Escola do Planejamento: processo formal
?Escola do Posicionamento: processo analítico
?Escola Empreendedora: processo visionário
?Escola Cognitiva: processo mental
?Escola de Aprendizado: processo emergente
?Escola do Poder: processo de negociação
?Escola Cultural: processo coletivo
?Escola Ambiental: processo reativo
?Escola de Configuração: processo de transformação.
??????????????????
Os autores descrevem cada uma das escolas, suas premissas e críticas, além de qual momento do ciclo de vida da empresa ela seria mais apropriada.
??????????????????
É um livro muito denso e conceitual, com uma boa fundamentação em pesquisas realizadas por diversos autores de cada campo da administração estratégica.
??????????????????
Importante ressaltar que nenhuma estratégia apresentada é melhor ou isenta de críticas: há necessidade muitas vezes de combinar as estratégias de forma a encontrar o melhor mix de modelos possível.
Boa leitura ??????????????????
?????????????????