De pernas pro ar

De pernas pro ar Eduardo Galeano

Resenhas - De pernas pro ar

GAes 16/09/2023

Crítica ao capitalismo
Livro muito bom, recheado de críticas bem embasadas e de maneira que nos faz refletir. O autor cita fontes a cada fim de capítulo, não é um livro de opinião, mas de fatos. Realmente abre nossa mente

Lucas 31/08/2023

Uma crítica política e social atemporal, necessária para os dias que vivemos hoje. Para ler e reler muitas vezes.

Juliana house 25/06/2023

Eduardo Galeano, como sempre, incrível. Mas cuidado: este livro promove pensamentos incômodos. Pode ser difícil olhar a vida igual antes.

Arthur 12/03/2023

Está tudo errado.
Nos acostumamos a ler e assistir diversas obras distópicas que em muito se propunham a, diante da surrealidade do mundo, imaginar que caminho mais desvairado a humanidade seguiria.
Talvez para aplacar a angústia de viver em um mundo injusto, imaginar o mundo ainda pior nos acalente - no sentido de pensar que "poderia ser pior". Mas é inegável que do jeito que está, não está nada bom!
Eduardo Galeano, com a sua escrita peculiar, nos prova por "A + B" (como se precisasse), que o mundo está todo errado, ou, como ele mesmo diz, "ao avesso".
Elementos do nosso mundo de cabeça para baixo como o sistema de produção que acentua as desigualdades, a divisão do trabalho, o conflito de classes e o Estado burguês que tendem a reforçar a ideia de que a corda só rompe no lado mais fraco, as inversões de valores, a violência e sua indústria, a adoração ao consumo em detrimento ao cuidado com a natureza, dentre outros, são comentados com a ironia e a criticidade típica do escritor Uruguaio, defensor do sul do mundo, em especial da América Latina.
Mas para quem está cansado das lamúrias (inevitáveis), Galeano se permite sonhar no final com o que poderia ser um mundo mais justo. E como geógrafo, amei o final com uma referência a cartografia e a sua carga ideológica. Se o mundo como tal está de cabeça para baixo, que tal nos inspirarmos nas antigas representações cartográficas e invertermos o norte e o sul?
Mas se quiser seguir a distopia, "ouça ou leia as notícias do dia a dia".
Kamyla.Maciel 12/03/2023minha estante
Muito boa a resenha! Me deu muita vontade de começar esse.

Arthur 12/03/2023minha estante
Você não vai se arrepender, Kamyla.

Raquel 24/12/2022

Galeano né
Espetacular, como sempre Galeano! Impecável, do começo ao fim! Galeano deve ser lido por toda pessoa latinoamericana!

Cortina 17/12/2022

Excelente
Livro perfeito, um dos melhores que já li sobre o tema, nos demonstra várias críticas e reflexões sobre nossa sociedade atual

Lista de Livros 11/11/2022

Lista de Livros: De pernas pro ar: a escola do mundo ao avesso, de Eduardo Galeano
Parte I:

“O medo do meio: o piso range sob os pés, já não há garantias, a estabilidade é instável, evaporam-se os empregos, esfuma-se o dinheiro, chegar ao fim do mês é uma façanha. Bem-vinda, classe média, saúda um cartaz na entrada de um dos bairros mais miseráveis de Buenos Aires. A classe média continua vivendo num estado de impostura, fingindo que cumpre as leis e acredita nelas e simulando ter mais do que tem, mas nunca lhe foi tão difícil cumprir esta abnegada tradição. Está asfixiada pelas dívidas e paralisada pelo pânico, e no pânico cria seus filhos. Pânico de viver, pânico de empobrecer; pânico de perder o emprego, o carro, a casa, as coisas, pânico de não chegar a ter o que se deve ter para chegar a ser. No clamor coletivo pela segurança pública, ameaçada pelos monstros do delito que espreitam, é a classe média que grita mais alto. Defende a ordem como se fosse sua proprietária, embora seja apenas uma inquilina atropelada pelo preço do aluguel e pela ameaça de despejo.”
Mais do blog Lista de Livros em:

XXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Parte II:

“A justiça é como as serpentes: só morde os descalços. (Monsenhor Óscar Arnulfo Romero, Arcebispo de San Salvador, assassinado em 1980)”
“Muitos dos grandes negócios promovem o crime e do crime vivem. Nunca houve tanta concentração de recursos econômicos e conhecimentos científicos e tecnológicos dedicados à produção da morte. Os países que mais vendem armas no mundo são os mesmos que têm a seu cargo a paz mundial. Felizmente para eles, se a ameaça à paz está diminuindo e já se afastam suas nuvens negras, o mercado da guerra se recupera e oferece promissoras perspectivas de carneações rentáveis. As fábricas de armas trabalham tanto quanto as fábricas que fazem inimigos na medida de suas necessidades.”
Mais em:

XXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Parte III:

“Os donos do mundo usam o mundo como se ele fosse descartável: uma mercadoria de vida efêmera, que se esgota como se esgotam, logo depois de aparecer, as imagens que a televisão dispara como uma metralha, e como se esgotam também as modas e os ídolos que a publicidade, sem trégua, lança no mercado. Mas para que mundo vamos nos mudar? Estamos todos obrigados a acreditar na história de que Deus vendeu o planeta a umas quantas empresas porque, estando de mau humor, resolveu privatizar o universo? A sociedade de consumo é uma arapuca para bobos. Os que puxam os cordéis fingem ignorar, mas qualquer um que tenha olhos pode ver que a grande maioria das pessoas consome necessariamente pouco, pouquinho ou nada, para que se garanta a existência da pouca natureza que nos resta. A injustiça social não é um erro a corrigir, um defeito a superar: é uma necessidade essencial. Não há natureza capaz de alimentar um shopping center do tamanho do planeta.

Os presidentes dos países do sul que prometem o ingresso no Primeiro Mundo – um passe de mágica que nos transformará em prósperos membros do reino do esbanjamento – deveriam ser processados por fraude e por apologia do crime. Por fraude, porque prometem o impossível. Se todos consumíssemos como consomem os espremedores do mundo, ficaríamos sem mundo. E por apologia do crime: este modelo de vida que nos é oferecido como um grande orgasmo da vida, estes delírios de consumo que dizem ser a chave da felicidade, estão adoecendo nosso corpo, envenenando nossa alma e nos deixando sem casa: aquela casa que o mundo quis ser quando ainda não era.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2022/10/de-pernas-pro-ar-escola-do-mundo-ao_18.html

Marcia 06/04/2022

Minhas impressoes sobre o livro.
Olá leitores!
Na minha busca em desbravar o mundo da literatura conheci, através do livro: "De pernas pro ar - A escola do mundo ao avesso", o escritor uruguaio Eduardo Galeano.
Que livro! Que escritor!
Eu fui atrás de um escritor do Uruguai para cumprir um desafio literário que aceitei participar.
Gostei muito desse livro!
Galeano, nos diferentes temas, nos chama atenção a tantas impunidades, as inversões de valores, à alguns conceitos esdrúxulos e nos faz refletir, rever atitudes e pensamentos.
Não é uma história só, são diferentes textos com informações e fatos que realmente nos chama atenção. Alguns eu fiquei pasma, outros surpresa e até indignada em muitos deles.
Recomendo a leitura.
É um livro que nos incomoda em vários pontos.
Valeu a leitura, valeu conhece-lo e pretendo ler outros livros dele.
Sinopse da editora: Neste livro, através de textos curtos e poéticos, Eduardo Galeano consegue nos mostrar que o mundo está “ao avesso”, e que o comportamento humano não segue uma lógica, já que as pessoas

Daniel.Moreira 28/01/2022

Triste realidade
Como não se indignar após a leitura desse clássico?

Nesse livro de Eduardo Galeano ele retrata as mazelas dessa sociedade individualista e cruel. Ele consegue, com um humor sarcástico, uma escrita direta e, muito agradável, mostrar como realmente o mundo está revirado.

Com bons argumentos, fatos e de um poder de persuasão típicos de seus livros, Galeano descreve as injustiças sociais constantes na América latina, o forte poder de retaliação do Estado e a promiscuidade da sociedade capitalista.

Ao final dessa prazerosa leitura é bom tirar um tempo para refletir e pensar como o mundo pode ser reajustado e não deixarmos que o sangue suba pela cabeça, já que estamos num mundo de pernas para o ar.....

Paula 14/09/2021

Que livro incrível!
Dos livros que já li de Galeano, esse com certeza foi meu preferido. E olha que AMEI os outros também. Daqueles que te impactam profundamente. Tenho certeza que eventualmente lerei outra vez!

Ultwaviolenc 04/09/2021

Eduardo Galeano vive!!
Latino americanos

Nós latinos americanos tem os a má fama de charlatões,vagabundos,criadores de caso,esquentando e festeiros,e não há de ser por nada.Ensinaram-nos que,por lei do mercado,o que não tem preço não tem valor,e sabemos que a nossa cotação não é tão alta.

Levamos quinhentos anos aprendendo a nos odiar entre nós mesmos e a trabalhar de corpo e alma para a nossa perdição,e assim estamos,mas ainda não conseguimos corrigir nosss mania de sonhar acordados e esbarrar em tudo,é certa tendência à ressureição inexplicável".

Mirelle 27/07/2021

Na escola do mundo do avesso que na realidade é esse mundão veio que vivemos mesmo. Tudo parece ao contrário, a moralidade e a ética dialética não se aplica em quase que lugar algum.

Onde nossa vivência mais se parece com mundo-verso ou multi-mundo dos desenhos em quadrinhos, onde os valores e principios que norteiam o convivio social se distorcem e dão vida a uma realidade por vezes injustas e irreal.

Nessa obra, Galeano constrói sua narrativa com diversos recortes de fatos históricos e cria um guia escolar para se dar "bem" nesse mundo do avesso que lhe é apresentado. Para nos leitores, nesse contexto cabe o papel de se indignar, frustrar e questionar onde foram parar os benditos valores que tanto se prega?

Mais uma vez Galeano cumpre sem papel de incomodar e trazer átona reflexos que ardem e queimam a céu aberto desde sempre.

A América Latina ladra como cão, sem rumo, com fome, frio e profundamente doente e ferida.

Bia 19/07/2021

Um livro simplesmente fantástico e esclarecedor sobre a História do nosso continente, que infelizmente ainda é atual.

Francieli.Triches 06/06/2021

Quem manda nesta merda (mundo)?
Em uma escrita cativante e instigante Eduardo Galeano descreve com leveza as crueldades praticadas pelas grandes indústrias multinacionais para alcançar seus lucros exorbitantes e permanecer no mercado.
Você já pensou a quem servem as guerras que ocorreram e ocorrem no mundo? Já pensou quem lucra com a morte de milhares de pessoas provocadas por estas guerras? Pois é...
Hoje todos sonhamos em ter um carro próprio e muitos de nós vê este sonho cada vez mais longe de se tornar realidade, aí eu pergunto: será que é vantagem para o sistema que todos tenhamos um carro? Quais as implicações de tais conquistas para a saúde do planeta terra?
Estes são apenas duas das muitas indagações discutidas neste livro, se você já pensou sobre isso ou se interessa pelo tema recomendo fortemente a leitura desta obra incrível!

Amelie 27/04/2021

Eduardo Galeano é um autor espontâneo e divertido de ler com suas ironias e críticas, e o fruto disso é De Pernas pro Ar. Ele lança várias análises sobre diversos assuntos, escrevendo de uma forma dinâmica e bem posicionada. Sem dúvida, é possível conhecer muito do estilo do jornalista apenas lendo esse livro.
Foi essa leitura que me conduziu a um olhar mais crítico para a política e economia, embora as críticas que Galeano faz são pouco aprofundadas. Os seus apontamentos me instigaram a estudar e compreender mais sobre o mundo em que vivemos.