Nudge: O Empurrão para a Escolha Certa

Nudge: O Empurrão para a Escolha Certa Cass Sustein...

Resenhas - NUDGE: O EMPURRAO PARA A ESCOLHA CERTA

Lucas 24/03/2024

Um pequeno empurrãozinho
"Nudge" é um livro inovador que explora como pequenas mudanças no ambiente podem influenciar nossas escolhas e comportamentos. Escrito por Richard Thaler e Cass Sunstein, os autores apresentam o conceito de "empurrão" (nudge), que sugere maneiras de melhorar a tomada de decisões sem restringir a liberdade de escolha. Com exemplos práticos e insights da economia comportamental, o livro destaca como políticas públicas e organizações podem usar esses "empurrões" para promover mudanças positivas na sociedade.

Eduardo 15/01/2024

Excelente!
Muito bom o livro!
Gosto quando o autor exemplifica suas teorias com casos reais, como é o caso deste livro!
Além disso, o tema é muito atual e aplicável a diversas áreas...

Monique 08/12/2023

Foi uma leitura cansativa, não sei se a intenção do autor foi detalhar o máximo possível para um público específico ou se tanta repetição foi para aumentar o número de páginas. O começo foi fluído mas o restante daria para passar a mensagem do Nudge e sua aplicabilidade de forma mais resumida.

Priscila.Calixto 30/11/2023

Como fazer boas escolhas
O livro trás uma perspectiva interessante sobre o processo de escolha. É apresentada a arquiteta de escolha, e como podemos fazer uso dessa abordagem para facilitar o processo de tomada de decisão.

Leo M 02/11/2023

Útil, mas muito cansativo...
O conceito de "Nudge", bem como de "Arquitetuta de Escolhas" é interessante, mas a abordagem de exemplificação adotada no livro, o torna extremamente cansativo

Raquel.Albuquerque 21/09/2023

Leitura muito fluida, depois de começar a consumir esse tipo de conteúdo :Economia comportamental, vai ficando mais fácil o entendimento de alguns conceitos. esse livro te ajuda a compreender o quão influenciáveis nos somos em todas as áreas e ele se concentra na área financeira e mostra como podemos nos defender ou até mesmo usar algumas ferramentas para nossa vida, seja ela empresarial ou como cuidar da vida financeira no geral.

Nudges nada mais é do que pequenos empurrões, uma ferramenta usada pelo estado para o bem ou o mau vai depender daquele que a utilizar e seu objetivo, mas também são aqueles pequenos empurrões que recebemos com o intuito de consumirmos algo, ou comprar algum produto.

Livros que se completam bastante :
Psicologia financeira, Rápido e devagar: duas formas de pensar e Nudge.

Ronan.Azarias 18/09/2023

Ótimo mas repetitivo
Apesar de já estar um pouco defasado o livro tem uma falha cruciail: a repetitividade do tema. Na metade dele você já entende o conceito...

André 09/08/2023

Fazendo boas escolhas
Ele nos ajuda na construção de gatilhos poderosos para fazer boas escolhas. A leitura fica difícil porque enrolam 10 páginas para dizer um assunto que poderia ser em 5, então muitas vezes perdi o ritmo de leitura. Deixei ele como leitura paralela a outras mais dinâmicas, então sempre lia ele como um bom manual, algumas páginas por vez.

MilaMelo 31/12/2022

Empurrões...
Ajustar o nosso ambiente pode facilitar as escolhas que fazemos diariamente. Se planejamos acordar mais cedo, colocar o despertador.longe da cama ajuda a nos colocar em movimento. Pedir detalhes de ações futuras colaboram com a realização dessas ações.
Somos aquilo que nos moldam. E.podemos nos.moldar também.

Pucca.Farion 20/10/2022

"Todos os dias fazemos escolhas ― sobre o que comprar ou comer, sobre investimentos financeiros ou a educação e saúde de nossos filhos. Infelizmente, muitas vezes fazemos as escolhas erradas. Em Nudge, Richard H. Thaler e Cass R. Sunstein explicam como podemos escolher melhor.
Com base em décadas de pesquisas em ciência comportamental e usando diversos exemplos reveladores, os autores mostram que nenhuma opção nos é apresentada de forma neutra, e que estamos todos suscetíveis a tomar decisões ruins. Ao compreender como as pessoas pensam é possível, no entanto, estabelecer uma “arquitetura da escolha” que facilita o reconhecimento das melhores opções para nós mesmos, nossa família e nossa sociedade, sem restringir nossa liberdade."

O conceito do livro é muito bom, e a primeira parte, em que os autores focam na explicação do que é o Nudge ( o "empurrão") é a melhor.
Na segunda e terceira parte senti que os autores se focaram mais em se promover do que nas ideias, e isso tirou um pouco do meu interesse.
De qualquer forma, a ideia em si é muito legal e, para quem não tem nenhum conhecimento prévio sobre "nudges", vale a pena a leitura.

Luis Gustavo 30/09/2022

Nudge
Como tomar melhores decisões sobre saúde, dinheiro e felicidade. Como Usar a arquitetura de escolha e como criar ambientes que estimule boas decisões.

Ingrid 24/07/2022

Arquitetura de escolhas ?
O livro possui uma premissa muito interessante, articulando a possibilidade de arquitetar nossas escolhas e fazer com que o ambiente trabalhe a favor de nossos objetivos.
Possui muitos exemplos e conta com uma linguagem acessível, no entanto acaba ficando uma leitura arrastada em alguns momentos.

Danilo.Brizida 05/07/2022

Nudge nos mostra que para tomada de melhores decisões sobre saude, dinheiro e felicidade é preciso um "empurraozinho".

Nathalia MN 04/05/2022

Técnico e Cansativo
A proposta é interessante, mas possui uma linguagem técnica (alô economistas!) e exemplos regionalistas (EUA) de pouco adaptação/aplicação em nosso Brasil, isso tornou uma leitura cansativa

Lindomario 01/05/2022

Economia comportamental não é pra mim
Embora o livro apresente um conceito bastante interessante, confesso que eu tive muita dificuldade para terminá-lo. Ouvi a partir de um dispositivo de leitura digital e dormi várias e várias vezes nesse processo.

Acredito que isso tenha ocorrido porque o conceito de nudge não parece ser uma novidade para quem é da área de análise do comportamento. Após apresentá-lo, os autores fazem uma apresentação exaustiva de exemplos e pesquisas. Essa apresentação de dados se torna cansativa e um pouco enfadonha, assim como seu primo "Thinking fast and slow" do Kahnemam.

Conclusão: não quero mais saber de economia comportamental ?