Nudge

Nudge Richard H. Thaler...

Resenhas - NUDGE: O EMPURRAO PARA A ESCOLHA CERTA

Ingrid 24/07/2022

Arquitetura de escolhas ?
O livro possui uma premissa muito interessante, articulando a possibilidade de arquitetar nossas escolhas e fazer com que o ambiente trabalhe a favor de nossos objetivos.
Possui muitos exemplos e conta com uma linguagem acessível, no entanto acaba ficando uma leitura arrastada em alguns momentos.

Pucca.Farion 20/10/2022

"Todos os dias fazemos escolhas ― sobre o que comprar ou comer, sobre investimentos financeiros ou a educação e saúde de nossos filhos. Infelizmente, muitas vezes fazemos as escolhas erradas. Em Nudge, Richard H. Thaler e Cass R. Sunstein explicam como podemos escolher melhor.
Com base em décadas de pesquisas em ciência comportamental e usando diversos exemplos reveladores, os autores mostram que nenhuma opção nos é apresentada de forma neutra, e que estamos todos suscetíveis a tomar decisões ruins. Ao compreender como as pessoas pensam é possível, no entanto, estabelecer uma “arquitetura da escolha” que facilita o reconhecimento das melhores opções para nós mesmos, nossa família e nossa sociedade, sem restringir nossa liberdade."

O conceito do livro é muito bom, e a primeira parte, em que os autores focam na explicação do que é o Nudge ( o "empurrão") é a melhor.
Na segunda e terceira parte senti que os autores se focaram mais em se promover do que nas ideias, e isso tirou um pouco do meu interesse.
De qualquer forma, a ideia em si é muito legal e, para quem não tem nenhum conhecimento prévio sobre "nudges", vale a pena a leitura.

anoca 17/04/2021

leitura bem fluida e rápida sobre o tema. quem já leu iludidos pelo acaso do taleb vai encontrar varias semelhanças nos exemplos mas mesmo assim vale a pena pois enquanto ele as trata sob o prisma do acaso, neste livro é tudo sobre nudges

guimarin 02/05/2021

Paternalismo libertário e arquitetura de escolhas
O livro Nudge, dos autores ganhadores do prêmio Nobel de Economia, vai te fazer repensar sobre as decisões em sua vida. O livro inteiro se baseia em três conceitos: paternalismo, libertarismo e a arquitetura das escolhas. O paternalismo seria o auxílio na tomada de decisão, seja através de uma escolha padrão para as opções ou instrução mais clara sobre o que está sendo escolhido. O libertarismo é sobre a liberdade individual na tomada de qualquer decisão, onde cada indivíduo decide o que é melhor pra si. A arquitetura de escolha é a forma que essas opções são apresentadas, o que é fundamental para que a decisão seja a melhor possível para o indivíduo. No livro você vai aprender sobre vieses que tomamos para decidir algo (sem perceber) e diversos exemplos sobre arquiteturas que deveriam ser alteradas para beneficiar o usuário/consumidor. É o típico livro que compensa todo mundo ler, independente da profissão ou idade. Recomendo bastante para quem trabalha na área do design ou que de alguma forma participa na tomada de decisão para terceiros.
guimarin 02/05/2021minha estante
Na verdade apenas o Richard que ganhou o prêmio nobel de economia pela breve busca que eu fiz.

Dalmo 14/11/2020

O âmago de nossas escolhas
Richard Thaler é um dos entusiastas da economia comportamental, ramo da economia que estuda a tomada de decisão de nós, humanos, frente às mais variadas situações da vida. Não somos tão racionais como prevê o pensamento econômico tradicional. Nudge descreve como podemos ser influenciados, para o bem e para o mal, por "empurrões", muitas vezes sutis, para tomarmos decisões que vão desde poupança até saúde. O autor reforça o quanto é importante definir uma boa arquitetura de escolhas, tanto para quem influencia quanto para quem é influenciado. O paternalismo libertário, segundo Thaler, principalmente quando se trata de políticas públicas, seria a forma mais eficaz de direcionar as pessoas para decisões que possam melhorar suas vidas sem necessariamente obriga-las a fazer isso.

site: https://www.redumbrella.me/post/o-âmago-de-nossas-escolhas
Naty | @campos_natalia 14/11/2020minha estante
Gostei da resenha. Vou atrás!

Patricia 14/11/2020minha estante
Perfeito! Uma resenha que vale por um prefácio. Economia deveria ser matéria obrigatória no ensino básico

Lindomario 01/05/2022

Economia comportamental não é pra mim
Embora o livro apresente um conceito bastante interessante, confesso que eu tive muita dificuldade para terminá-lo. Ouvi a partir de um dispositivo de leitura digital e dormi várias e várias vezes nesse processo.

Acredito que isso tenha ocorrido porque o conceito de nudge não parece ser uma novidade para quem é da área de análise do comportamento. Após apresentá-lo, os autores fazem uma apresentação exaustiva de exemplos e pesquisas. Essa apresentação de dados se torna cansativa e um pouco enfadonha, assim como seu primo "Thinking fast and slow" do Kahnemam.

Conclusão: não quero mais saber de economia comportamental ?

Luis Gustavo 30/09/2022

Nudge
Como tomar melhores decisões sobre saúde, dinheiro e felicidade. Como Usar a arquitetura de escolha e como criar ambientes que estimule boas decisões.

Diogo 28/12/2021

Muito construtivo para entender o comportamento humano
A construção do livro se dá com bastante embasamento teórico e a temática é muito importante para quem trabalha com análise comportamental, análise de dados direcionados à decisões humanas e também para quem trabalha com o mercado financeiro.

Cintia F. Leite 28/08/2019

Somente a primeira parte me conquistou
O livro Nudge é sobre economia comportamental. Nas últimas décadas insights de psicologia foram usados para questionar a racionalidade de muitas das nossas decisões. Nesta leitura, você vai compreender como fazemos nossas escolhas e como somos influenciados, o que auxilia a deixar de tomar decisões no automático e sim, mais conscientes e certeiras para alcançar o sucesso e satisfação na vida.

Indico esse best-seller do New York Times, apenas para as pessoas que adoram ler sobre pesquisas comportamentais, pois quase todos parágrafos existe algum estudo citado e isso pode tornar a leitura cansativa pra quem não é muito fã de pesquisas. Gostei apenas dos primeiros capítulos, pois os últimos focam em dinheiro, economia e saúde, especificamente na realidade dos Estados Unidos, o que acabou não prendendo minha atenção.

Luc Candelore 10/08/2020

Arquitetura de escolhas?
Então, esse livro fala sobre escolhas e isso está na cara, pois consta do título, porém o interessante é a construção do sistema de escolhas proposto pelos autores.

Os autores são intelectuais de peso, Richard Thaler é Nobel de Economia e Cass Sunstein professor de Direito em Harvard.

Dentro de suas experiências, análises econômicas e comportamentais, os autores sugerem várias formas de sugestionarmos as melhores decisões. Lembre-se de que o livro aborda um contexto de vida norte-americano e nesse sentido trata de poupança, previdência social, mercados de crédito, políticas de meio ambiente, serviços de saúde, casamento e outros pontos. Diria que 70% dos Nudges apresentados no livro são aplicáveis a realidade de um cidadão de brasileiro.

Revelador e motivador, o livro não trata de auto ajuda, ao contrário, mostra opções e atitudes que podem mudar os rumos de nossas vidas caso os adotemos.

Carla.Zuqueti 20/03/2021

Economia Comportamental
Nudge - Richard H. Thaler e Cass R. Sunstein

O que é Nudge?

Nudge: estímulo, empurrão cutucão. Qualquer aspecto da arquitetura de escolhas capaz de mudar o comportamento das pessoas de forma previsível sem vetar qualquer opção endêmica nenhuma mudança significativa em seus incentivos econômicos. A intervenção deve ser barata e fácil de evitar.

As teorias econômicas foram construídas em base no ?homem economus?, um ser racional que sempre toma as melhores decisões, independente do cenário.

Mas homem não é assim. Somos influenciados por uma série de fatores. Nossas decisões dependem de contextos, incentivos e punições. Os Nudges são pequenas alterações no contexto para que as pessoas tomem as melhores decisões.

O livro é extremamente didático e defende o ?paternalismo libertário? , ou seja: usar pequenos nudges para que, mesmo que as pessoas ainda tenham a opção de livre escolha, sejam direcionadas para um caminho que irá melhorar suas vidas.

Os autores então demonstram como uma série de nudges podem ser usados para melhorar a vida das pessoas e resolver problemas da sociedade, com um custo mínimo e pequenas influências em suas escolhas.

Fala também da importância de usar os nudges de forma consciente, transparente e com o objetivo de melhorar a vida das pessoas, evitando os interesses unicamente de lucro corporativo.

Sou fã de livros de Economia Comportamental, gosto muito dos livros do Thaler e ?Nudge? é sensacional!

Dimitriu 28/03/2021

Excelente introducao para Econo Comportamental
Mais leve que o Misbehaving, em Nudge, R. THALLER apresenta uma série de bons exemplos sobre como podemos usar economia comportamental no dia-a-dia.
Livro essencial para quem quer entender mais sobre comportamento humano.

Carol 07/07/2021

A primeira parte do livro é muito interessante e traz conceitos e pesquisas úteis para pensarmos como realizamos nosso processo de tomada de decisão. A segunda parte é exemplificativa e acaba ficando repetitiva.