Verdade ao Amanhecer

Verdade ao Amanhecer Ernest Hemingway

Resenhas - Verdade Ao Amanhecer

O Leitor 03/10/2021

Muito incrível...
É uma leitura difícil realmente porque do nada aparece personagens e você acaba se perdendo as vezes, dai fiz o seguinte, ignorei todos esses pormenores da leitura, relaxei e curti a viajem, e que viajem, fiquei com muita vontade de conhecer a África depois dessa leitura, principalmente na parte dos safáris.

Odeio esse mata-mata de animais em caça, como é retratado no livro, aquela busca implacável pelo leão, fiquei com ódio daquilo, eu torcia a todo instante para que um outro animal ou talvez o próprio leão aparecesse do nada e matasse todos aqueles [*****] que estavam atrás dele incluindo ate o proprio Hemingway kkkkkkkk [*****] do cacete kkkkkk até porque o livro é uma autobiografia misturado com ficção...

No mais é um ótimo livro e me surpreende ao ver, pelo menos nas minhas buscas no youtube, que nenhum "bookTuber" falou desse livro. Muito triste.
JurúMontalvao 03/10/2021minha estante
Tbm detesto mata mata de animais
a não, a parte do Hemingway kkkk

O Leitor 03/10/2021minha estante
Kkkkkkkk fiquei com muita pena do leão, e como é uma autobiografia misturado com ficção fica difícil saber se realmente mataram o coitado... Espero que não... Kkkkkkk

Luciane 29/07/2010

Difícil mas bom
O livro é bem difícil de ser lido, pois é uma biografia misturada com ficção e com muitos personagens diferentes e as narrações não são completas. Às vezes eu ficava um pouco perdida, tinha que retornar um pouco a leitura. Mas li sobre uma realidade que nunca tinha tido conhecimento: os safaris na África. Achei interessante, apesar de muitas vezes cruel, devido à morte de animais selvagens... Deu para saber um pouco dos costumes do povo do Quênia e da própria vida do autor Ernest Hemingway. Eu o classifico como um livro bom, pois é demorado de ser lido, mas é uma leitura que acrescenta conhecimento.

Marcos 20/01/2016

Hemingway e sua família tinham por hábito fazer alguns safáris na África, sobretudo no Quênia. Em uma dessas aventuras, em sua última para ser mais exato, o autor se viu em uma história digna de ficção e resolveu contá-la com suas próprias palavras. No entanto, jamais a publicou em vida, deixando um manuscrito inédito que seu filho só tornou público no ano de seu centenário de nascimento.

A história, que mescla biografia e ficção, e não se sabe até que ponto de uma e de outra, começa quando o caçador chefe do safári passa para Ernest a responsabilidade de liderar a caçada. Além disso, dois povos africanos, que são contrários à presença dos ingleses em seu território, demonstram estar afim de guerrar com os visitantes. Em paralelo a isso, Mary, esposa de Hemingway, começa a perseguir um leão até conseguir matá-lo. Durante essa jornada, o casa começa a refletir sobre seu casamento.

Confesso que não consegui entender muito bem essa história. Por mais que eu ame livros que mesclem ficção e biografia, Verdade ao Amanhecer se apresentou para mim mais como um conjunto de reflexões e de passagens da vida de Hemingway, do que um livro propriamente dito. Não no sentido literal, mas sim no sentido de querer passar uma mensagem a alguém. Não há muito sentido nem um valor de fundo que se perpetue. Sai da leitura exatamente da esma forma que entrei e, para mim, o livro soou apenas como um amontoado de palavras consecutivas, sem grandes reflexões.

As partes que mais gostei foram as que o autor descreve suas leituras e seus relacionamentos com grandes autores de sua época. A forma como ele os vê, as ironias que usa para descrevê-los e as críticas, disfarçadas de sátiras, que faz são muito interessantes de se ler.

Ultimamente tenho uma ligação forte com esse autor. Comecei lendo alguns de seus clássicos, como O Velho e O Mar e A Quinta Coluna. Confesso que a sua narrativa logo me cativou. Hemigway escreve como ninguém, conseguindo criar uma aura ao redor do texto que cativa e ao mesmo tempo suga o leitor para dentro de suas palavras. Atualmente, meu objetivo está em ler toda a sua obra.

Recomendo muitíssimo o autor para quem quer descobrir algo novo e sair da zona de conforto, mas não indico que se comece por esse livro e sim pelo seu maior clássico.

site: http://www.capaetitulo.com.br/2015/12/resenha-verdade-ao-amanhecer-de-ernest.html

@literaturaemfoco84 09/02/2019

VERDADE AO AMANHECER
Diferente de tudo que eu já havia lido. Até porque safari é algo que conheço muito pouco. No início pareceu intediante e difícil de ser lido, mas, quando se lê com calma, com bastante atenção se torna interessante. Até porque a mistura de autobiografia e ficção faz com que ao menos para mim a realidade seja algo difícil de se distinguir da ficção.
Gostei da mente fértil desse autor que até então eu desconhecia. Gostei dos detalhes que permitem que possamos imaginar o que está sendo narrado. E é um livro bonito no seu formato, principalmente a capa.

Evelize Volpi 09/05/2021

Sigo no meu propósito de ler tudo de Hemingway e sobre Hemingway, essa leitura foi lenta pois mistura autobiografia e ficção, nos transporta para África e as vivências de Hemingway e sua última esposa.
Hemingway é um dos meus escritores da vida, ler sobre ele, suas vivências, seus sofrimentos que de um jeito ou outro sempre nos transpassa em seus livros, sempre vale a pena.