Breve História do Feminismo

Breve História do Feminismo Carla Cristina Garcia

Resenhas - Breve História do Feminismo

Kiki 18/05/2021

Gratidão pelas lutas.
Sempre bom saber sobre as lutas travadas pelas mulheres ao longo da história da humanidade. Ser mulher é ter que lutar por todos direitos e conquistas.
Fico sempre agradecida e emocionada.

Marita13 30/04/2020

Uma introdução ao feminismo
Breve historia do feminismo é um livro introdutório sobre feminismo, em que fala sobre o primeira onda, segunda onda e terceira onda do feminismo e todos os tipos de feminismo plurais que existem.
Esse livro fala sobre o delineamento do feminismo no mundo e principalmente nos Estados Unidos.

Erica 05/12/2020

Bem escrito
Didático, pra quem não tem muita bagagem é ótimo para começar a entender o feminismo.

thesirkogirl 13/01/2022

o começo
um bom livro pra quem quer começar a ler sobre a história do feminismo. uma leitura rápida e boa para pessoas que ainda não conseguem acompanhar palavras e termos mais formais.

Gabrielle Hensel 10/12/2020

Faltou crítica
Li esse livro para um grupo de estudos feministas, e confesso que esperava mais dele. A autora não teceu críticas às problemáticas apresentadas no texto, ela somente traçou uma linha do tempo e foi contando o que aconteceu na história do feminismo, as vezes, um pouco confuso.

Em vários momentos esperei que ela fizesse um recorte de classe ou raça, mas faltou debate interseccional no seu texto. Não teve em momento algum. Meu livro está cheio de interrogações e marcações que perguntam: ta, mas e aí?

Por já ter uma bagagem, ler esse livro pra mim soou como retroceder um pouco. Não diria retroceder, porque o livro não é de todo ruim, eu só não sei se indicaria para iniciantes pois talvez um iniciante não tenha a possibilidade de perceber essas nuances como eu e meu grupo percebemos. Mas senti que não agregou muito conhecimento, já conhecia o que estava ali escrito e, mesmo com meu pouco estudo, ainda consegui encontrar pontos de lacunas.

Enfim, não sei se recomendo ou não, mas não leria de novo.

Ivone.Mariano 25/02/2020

História do feminismo
De forma simples e objetiva conta os principais pontos do movimento feminista. Achei bastante instrutivo. Excelente para quem quer ter um panorama geral, mas senti muita falta de informações sobre a América Latina e principalmente o Brasil.

Felipe.Camargo 05/09/2021

110° Livro do ano: Breve história do feminismo, Carla Cristina Garcia

O meu objetivo com esse livro era retomar grandes marcos sobre a história do feminismo, assim como, o pensamento das intelectuais e ativistas que construíram sua base, isso porque, é o tema que irei trabalhar com os meus alunos durante o bimestre.

O livro é bem sucinto, tem caráter introdutório e apresenta algumas vertentes, ignorando outras. Para quem se interessa pelo assunto, recomendo buscar outras leituras.

Tatiane Roff 09/11/2020

Não se nasce mulher, torna-se
Muito bom, recomendo para aqueles ou aquelas que não entendem o que é feminismo, é as vertentes que tem no feminismo.
A Carla Cristina Garcia é mestre e doutora em Ciências Sociais- Antropologia pela PUC.
O texto flui muito bem, a linguagem fácil de se entender, é fascinante as histórias de algumas mulheres revolucionárias.
Te convido para esta leitura interessante.

Mylena136 01/04/2021

Breve história do feminismo
Como o título antevê, este é um livro sintético que faz uma linha do tempo do feminismo desde "sua origem" (origem essa que prefiro colocar entre aspas, pois creio que esse é um movimento difícil de se precisar o início).

Senti falta de uma discussão sobre o(s) feminismo(s) não branco(s), e em países pobres. Mas vale para fins de introdução à temática.

Por fim, é uma leitura fácil e rápida, ainda que tenha sentido falta de uma revisão.

"Se tivéssemos podido escutar as mulheres, se pudéssemos escutá-las hoje, homens e mulheres seríamos mais sábios e suspeitaríamos ante os relatos nos quais nenhum destes nomes aparece." (p.112)

Nádia C. 22/01/2020

Vou escrever em letras garrafais: MULHERES, LEIAM SOBRE A NOSSA OPRESSÃO.
Este livro pode ser um bom começo pra entender alguns conceitos como patriarcado, machismo, sexismo e androcentrismo e o que é conceitualmente o feminismo. .
Além de fazer um panorama da origem da luta pelas "ondas feministas", citando nomes importantes, da Europa e EUA. Fala também das divergências e debates que foram surgindo ao longo do tempo entre as feministas de diferentes épocas e lugares.
Por fim, reflete qual o papel do feminismo hoje e o que podemos fazer como feministas, deixando claro que mesmo com as conquistas que outras antes de nós lutaram pra que tivéssemos hoje, ainda estamos bem longe de conquistar o que temos direito, ou seja, a total libertação do domínio masculino. Se ainda somos mortas, assediadas, estupradas, estigmatizadas, humilhadas, se nossa mente é dominada por pressões sociais que são ensinadas desde a infância, etc etc: não somos livres.
P.s. o livro da um bom destaque ao feminismo radical o que é importante pra desmistificar alguns preconceitos.

site: https://www.instagram.com/p/B7mafqzj-Ro/

Let 17/01/2023

No meu ver, eh de extrema importância nós mulheres lermos livros como esse, que contam a verdadeira história do feminismo e que ele surgiu ja faz mt tempo, eu achei mt bom, nao sabia muitas coisas que tem no livro

Beatriz 12/05/2020

Leitura enriquecedora
?Muitas mulheres assumiram o risco do pensamento?

E continuamos a assumir...
Comprei esse livro para compreender uma perspectiva mais histórica do feminismo, pra alcançar um panorama mesmo. E a surpresa que foi muito mais que isso. Consegui acessar formas e modos não só de se pensar, mas de sentir o feminismo necessário, que como chama atrai mais mulheres pra reescrever estruturas e trajetórias. Aliás, a gente sai dessa leitura tendo a certeza que temos que mudar modelos genealógicos.

?Se nem as circunstâncias históricas possibilitaram, nem a história registrou as contribuições das mulheres, esse fato invalida por si só a pretensão de universalidade dessas teorias e uma verdadeira reconstrução da história. Introduzir modelos genealógicos alternativos. Resgatar do esquecimento as contribuições das mulheres como coletividade na teoria e na prática social?

anita 04/06/2020

se tornou um dos meus livros favoritos completamente, porque, como está no título, de forma muito simples e direta, sintetiza a história do feminismo. é muito didático e fantástico quantas informações são trazidas nessa obra, falando sobre cada figura importante (Olympe de Gouges, Clara Zetkin, Betty Friedan...) em cada período histórico e finalizando sobre as vertentes feministas que, como explicitadas perfeitamente pela autora, são complementares. eu acho que esse é o livro perfeito para alguém começar a conhecer o feminismo.
Maria.Eduarda 11/07/2020minha estante
Ah naoo creioo,ja quero tmbb

blacktonks 14/09/2020

Eu adorei o livro! Claro e rápido, fala em poucas páginas conceitos importantes do feminismo e é bem ideal para quem está entrando no movimento agora e quer conhecer a trajetória de luta das mulheres.