Breve História do Feminismo

Breve História do Feminismo Carla Cristina Garcia

Resenhas - Breve História do Feminismo

blacktonks 14/09/2020

Eu adorei o livro! Claro e rápido, fala em poucas páginas conceitos importantes do feminismo e é bem ideal para quem está entrando no movimento agora e quer conhecer a trajetória de luta das mulheres.

Valéria 15/11/2020

Breve história do feminismo.
O livro passa pelas 4 ondas do feminismo, pincelando sobre o contexto histórico de cada onda e quais as reinvindicações das mulheres em cada momento da história. Uma introdução competente e que instiga a buscar outras leituras para aprofundar ainda mais no tema.

Gabi 03/06/2020

Breve história do feminismo
"[...] o feminismo pode ser definido como a tomada de consciência das mulheres como coletivo humano, da opressão, dominação e exploração de que foram e são objeto por parte do coletivo de homens no seio do patriarcado sob suas diferentes fases históricas, que as move em busca da liberdade de seu sexo e de todas as transformações da sociedade que sejam necessárias para este fim." (p. 13).

Breve história do feminismo, como o título indica, consiste em uma síntese da trajetória do movimento feminista desde os primeiros instantes da história em que as circunstâncias de opressão da mulheres começaram a ser questionadas. Nesse sentido, a autora objetiva delinear um panorama geral do desenvolvimento do feminismo e, para tanto, divide o livro em quatro capítulos ao longo dos quais apresenta o contexto histórico e os nomes que contribuíram para a consolidação desse pensamento acerca da necessidade de uma transformação do cenário de inferiorização do feminino.

site: https://frases-perdidas.blogspot.com/2020/04/breve-historia-do-feminismo-de-carla.html

Maria.Cosso 14/06/2020

Breve história do feminismo é um livro introdutório ao feminismo que apresenta a primeira, segunda e terceira onda.

Laura Regina - @IndicaLaura 19/05/2020

Livro ótimo para entender o Movimento Feminista
A pesquisadora faz um apanhado histórico dos movimentos feministas, suas lutas e sua vitórias ou derrotas, além dos conceitos principais e de como estamos hoje.

Livrinho pequeno, com um pouco mais de 100 páginas onde Garcia estuda a evolução histórica dos grupos feministas no mundo Ocidental, iniciando-se na Revolução Francesa - que a autora considera como a 1ª onda do movimento (uma divisão teórica que eu particularmente não conhecia).

O estudo é dividido em conceitos básicos, o feminismo antes de se tornar movimento, a 1ª onda, a 2ª e a 3ª onda e as necessidades de hoje.

Para quem quer conhecer um pouco sobre o feminismo, seus movimentos e sua história, este livro é uma boa indicação - a gente entende melhor sobre a nossa vida e como o movimento feminista foi e é importante nas conquistas por igualdade entre homens e mulheres.

Mais indicações no Instagram @indicalaura

site: https://www.instagram.com/indicalaura/?hl=pt-br

ClaudiaMF 27/02/2020

Uma boa sistematização
Já fazia algum tempo que eu buscava uma apresentação didaticamente organizada sobre os Feminismos e suas diferentes ondas, que são sempre mencionadas em textos e debates. Como nunca pesquisei a fundo, este textos foi esclarecedor de algumas dúvidas e permitiu aprofundar outras leituras que venho planejando. Boa introdução.

Samantha @degraudeletras 31/01/2020

O 'Breve história do feminismo' foi a obra debatida em janeiro no Leia Feministas, essa é uma obra curtinha de autora brasileira sobre a história do feminismo.

A autora introduz o livro com a definição de alguns termos usados ao longo das lutas feministas, como androcentrismo, sexismo, gênero e patriarcado, e discorre sobre as três ondas, bem como traz vários nomes de personalidades que atuaram no movimento.

Há críticas sobre esse pequeno grande livro por causa da divisão das ondas, que não corresponde ao que é mais aceito dentro dos estudos. Mas nada que tire o mérito da obra, pois é uma apanhado maravilhoso para quem está começando a conhecer o Feminismo.

Sinto um déficit enorme de estudar e conhecer o Movimento, sinto que preciso conhecer mais os termos, as teóricas e conversar mais sobre. Conversar sobre o feminismo é essencial! Ao ler esse livro parei pra pensar o quão antigo é o movimento feminismo e eu nunca ouvi falar sobre nas conversas com minha mãe, minha avó ou com qualquer outra mulher mais velha... A divulgação dos estudos feministas é necessária para que as jovens conheçam a condição social a qual estamos inserida e como somos vistas pelo patriarcado, isso poderia evitar, inclusive, que essas jovens se envolvam em relacionamentos tóxicos.

Gostei bastante de ler esse livro como uma introdução para pesquisar outras autoras e seus trabalhos já consolidados.

site: https://degraudeletras.wordpress.com/

Bruh 24/03/2022

Ótimo livro para quem pretende conhecer, resumidamente, os acontecimentos que formaram o movimento feminista.

Bella 09/10/2021

O livro é ótimo, sintetizado por literalmente se tratar de uma breve história do movimento feminista, porém bem conciso. Única coisa que me confundiu um pouco foi a divisão histórica das ondas, pois sempre vi que a terceira onda, por exemplo, se deu entre as décadas de 90-2000, e no livro ela antecipa bastante. Bom, creio que cada autor tenha sua visão. Achei bacana a análise, mas essa parte deu uma confundida.

Ira 18/04/2021

Introdução ao feminismo
Boa leitura para começar a ler sobre feminismo. Vale a pena terminar e partir para alguma das muitas e incríveis indicações de livros no final.

Gizele.LCorreia 13/04/2020

Bastante informativo!

Nat 11/04/2020

Arrebatador
É um livro bastante instrutivo e cheio de referências. Nos traz a história geral do feminismo citando os principais nomes influentes internacionalmente. Conecta você a mulheres desconhecidas e faz (pelo menos a mim fez) querer conhecer as obras e também as mulheres que fizeram parte dessa história. Faz falta história nacional do feminismo mas como a própria autora fala é uma história dessa e rica e não caberia em apenas um capítulo. O livro é um resumo introdutório sobre o feminismo é lhe instiga a pesquisar mais sobre.

Roxy 29/09/2019

Excelente Resumo!
Para quem desejar entender mais sobre o feminismo, esta obra faz um excelente apanhado sobre o feminismo, desde seus primórdios até às vertentes mais atuais. É um livro importante para o início dos estudos sobre o feminismo, pois nos ajuda a contextualizar momentos históricos com cada corrente hoje conhecida do feminismo, e nos instiga a buscar, caso desejarmos, conhecer mais sobre as mulheres e homens que lançaram as bases sobre o feminismo enquanto movimento. Recomendo demais!