Breve História do Feminismo

Breve História do Feminismo Carla Cristina Garcia

Resenhas - Breve História do Feminismo

Heitor 12/10/2023

POR ONDE COMEÇAR
Este livro foi recomendado pela sua própria autora, com quem tenho a honra de ter aulas e devo dizer que sua genialidade é inegável
O livro é bem como diz o nome, uma breve história a respeito do feminismo, tratando sobre as suas 3 ondas e suas principais autoras, uma obra bem concisa mas que é um ótimo ponto para começar a ler essas obras. Recomendo demais esse livro e qualquer outro da autora!!!
Daniela340 13/10/2023minha estante
carla divonica ??

Let 17/01/2023

No meu ver, eh de extrema importância nós mulheres lermos livros como esse, que contam a verdadeira história do feminismo e que ele surgiu ja faz mt tempo, eu achei mt bom, nao sabia muitas coisas que tem no livro

Estefany 18/08/2022

Resumo
Como o próprio nome diz o livro trata de uma breve história do feminismo, resumindo os pontos mais importantes em pouco mais de cem páginas.

Aqui são tratados os "quatro conceitos-chave do feminismo: androcentrismo, patriarcado, sexismo e gênero". Além disso, a autora escreve um pouco sobre cada onda do feminismo e faz um resumo dos diferentes feminismos que foram surgindo no final do século passado.

Algo diferente nesse livro é que a autora trata das ondas de forma diferente de outras téoricas. Enquanto as outras mulheres marcam as ondas em: protofeminismo (tudo que veio antes de 1848), primeira onda (1848-1960), segunda onda (1960-1990) e terceira onda (1990-...), ela marca as ondas em: primeira onda (setecentos-1848), segunda onda (1848-1949) e terceira onda (1949-...).

Bruh 24/03/2022

Ótimo livro para quem pretende conhecer, resumidamente, os acontecimentos que formaram o movimento feminista.

thesirkogirl 13/01/2022

o começo
um bom livro pra quem quer começar a ler sobre a história do feminismo. uma leitura rápida e boa para pessoas que ainda não conseguem acompanhar palavras e termos mais formais.

Verbena 24/11/2021

Ótimo começo
Esse ano comecei a me interessa mais sobre literatura feminista, achei q valeu muito a pena ler essa introdução histórica para entender de onde surgiram alguns movimentos no feminismo, conhecer autoras e saber diferenciar as 3 ondas. Indico a leitura

Bella 09/10/2021

O livro é ótimo, sintetizado por literalmente se tratar de uma breve história do movimento feminista, porém bem conciso. Única coisa que me confundiu um pouco foi a divisão histórica das ondas, pois sempre vi que a terceira onda, por exemplo, se deu entre as décadas de 90-2000, e no livro ela antecipa bastante. Bom, creio que cada autor tenha sua visão. Achei bacana a análise, mas essa parte deu uma confundida.

Felipe.Camargo 05/09/2021

110° Livro do ano: Breve história do feminismo, Carla Cristina Garcia

O meu objetivo com esse livro era retomar grandes marcos sobre a história do feminismo, assim como, o pensamento das intelectuais e ativistas que construíram sua base, isso porque, é o tema que irei trabalhar com os meus alunos durante o bimestre.

O livro é bem sucinto, tem caráter introdutório e apresenta algumas vertentes, ignorando outras. Para quem se interessa pelo assunto, recomendo buscar outras leituras.

Kiki 18/05/2021

Gratidão pelas lutas.
Sempre bom saber sobre as lutas travadas pelas mulheres ao longo da história da humanidade. Ser mulher é ter que lutar por todos direitos e conquistas.
Fico sempre agradecida e emocionada.

Ira 18/04/2021

Introdução ao feminismo
Boa leitura para começar a ler sobre feminismo. Vale a pena terminar e partir para alguma das muitas e incríveis indicações de livros no final.

Mylena136 01/04/2021

Breve história do feminismo
Como o título antevê, este é um livro sintético que faz uma linha do tempo do feminismo desde "sua origem" (origem essa que prefiro colocar entre aspas, pois creio que esse é um movimento difícil de se precisar o início).

Senti falta de uma discussão sobre o(s) feminismo(s) não branco(s), e em países pobres. Mas vale para fins de introdução à temática.

Por fim, é uma leitura fácil e rápida, ainda que tenha sentido falta de uma revisão.

"Se tivéssemos podido escutar as mulheres, se pudéssemos escutá-las hoje, homens e mulheres seríamos mais sábios e suspeitaríamos ante os relatos nos quais nenhum destes nomes aparece." (p.112)

Gabrielle Hensel 10/12/2020

Faltou crítica
Li esse livro para um grupo de estudos feministas, e confesso que esperava mais dele. A autora não teceu críticas às problemáticas apresentadas no texto, ela somente traçou uma linha do tempo e foi contando o que aconteceu na história do feminismo, as vezes, um pouco confuso.

Em vários momentos esperei que ela fizesse um recorte de classe ou raça, mas faltou debate interseccional no seu texto. Não teve em momento algum. Meu livro está cheio de interrogações e marcações que perguntam: ta, mas e aí?

Por já ter uma bagagem, ler esse livro pra mim soou como retroceder um pouco. Não diria retroceder, porque o livro não é de todo ruim, eu só não sei se indicaria para iniciantes pois talvez um iniciante não tenha a possibilidade de perceber essas nuances como eu e meu grupo percebemos. Mas senti que não agregou muito conhecimento, já conhecia o que estava ali escrito e, mesmo com meu pouco estudo, ainda consegui encontrar pontos de lacunas.

Enfim, não sei se recomendo ou não, mas não leria de novo.