Spillover

Spillover David Quammen

Resenhas - Spillover

JPHoppe 19/06/2016

Depois de ler o livro, talvez um mandril não seja o animal mais apropriado para ilustrar a capa. Talvez um chimpanzé, ou uma raposa-voadora. Spillover é um termo para quando um patógeno estabelecido em uma espécie passa para uma nova espécie. Genericamente, é um termo desconhecido, mas quando um evento de spillover acontece para a espécie humana, é a famosa zoonose.

Desde a idade média, a espécie humana vem passando por vários eventos epidêmicos, quando não pandêmicos, que dizimaram frações significativas de suas populações. A peste negra. A gripe espanhola. Varíola. Sífilis. AIDS. Malária. Todas essas doenças possuem em comum uma origem animal. As vezes os animais são domésticos, as vezes são animais selvagens que entram em contato com humanos. Em outras, é necessária uma cadeia de eventos improváveis envolvendo três ou mais espécies. Muito raro de acontecer, mas só precisa acontecer uma vez.

David Quammen é um jornalista científico, e um dos melhores. Além de investigar nas publicações originais como todo cientista faria no decurso da pesquisa, ele vai além, entrando em contato com os pesquisadores, com profissionais, e indo nos locais chave de origem e disseminação de zoonoses.

O livro poderia ser facilmente escrito de forma ligeiramente diferente, e incitar pânico e medo. Medo de qualquer contato com animais, independente se forem amistosos cães domésticos, ou outros que já carregam tanta superstição e preconceito como os morcegos. Ao invés disso, a mensagem passada é outra, muito melhor, muito mais apropriada. É um livro que clama por cuidado, atenção, cautela.

Epidemias de zoonoses vem surgindo praticamente todos os anos, em todos os lugares. Nipah, Hendra, Machupo, Marburg, Ebola, SARS. Algumas são praticamente inexpressivas e afetam pouquíssimas pessoas, como o vírus Hendra. Outras despertam um pânico tal qual o avistamento de uma cobra, como Ebola e SARS. Existe algo em comum na ecologia de todas elas, com um papel antrópico muito grande. Não fomos nós que criamos essas doenças, mas a forma como agimos e alteramos o meio ambiente propicia e encoraja o surgimento delas.

Algo precisa ser feito, ou a próxima pandemia humana, "The Next Big One", irá acontecer. Talvez já exista em algum grupo de vacas, que pastam próximo a um rio, cuja nascente possui latrinas de pequenos roedores, infectados por pulgas que transmitem um vírus de RNA ainda sem nome. É só uma questão de chance.
Joana.Oliveira 22/03/2020minha estante
Leitura instigante. Apenas comecei e estou fascinada. Texto claro e objetivo, mas clamando a atenção para cuidados e observação constante do que acontece na rotina do dia a dia que nos envolve. Imperdível!

Carlos.Pery 10/06/2020

Mais um grande livro do jornalista americano David Quammen para nos alertar sobre os perigos que nossas ações predatórias contra o meio ambiente podem causar à humanidade. Utilizando uma linguagem de fácil compreensão, apesar da necessidade de usar diversos termos científicos (todos devidamente explicados), Quammen nos conduz por diversas doenças de origem animal que atingiram (e ainda atingem) os seres humanos ao longo do tempo, as chamadas zoonoses. Passando por algumas epidemias/pandemias desconhecidas do público geral, como a da Hendra (Austrália, 1994), e por outras mais atuais e conhecidas, como a da SARS (China, 2003), o autor explica suas (possíveis) origens de forma bastante aprofundada, com entrevistas a diversas pessoas envolvidas, sejam cientistas/pesquisadores, profissionais da área de saúde ou mesmo vítimas da doença. Muitos dos relatos são bastante parecidos, quando não proféticos, com a pandemia da COVID-19 que o mundo enfrenta atualmente. Os capítulos referentes ao Ebola (II - Thirteen Gorillas) e à AIDS (VIII - The Chimp and the River) viraram livros autônomos, publicados em 2014 e 2015, respectivamente, que trazem mais detalhes sobre cada uma dessas zoonoses. Imagino que o mesmo acontecerá com o capítulo sobre a SARS/Coronavirus (IV - Dinner at the Rat Farm) em um futuro próximo. Pena que os livros de Quammen raramente sejam publicados em português, o que afasta o público brasileiro do contato com obras tão interessantes quanto esta.

Leandro.Santana 12/07/2020

E o ciclo continua…
Livro de autoria de David Quammen, escritor reconhecido pelos suas obras sobre ciência, natureza e viagens. Escrito em 2012, mas lido durante a pandemia de Covid-19, é de uma atualidade fenomenal.

Spillover é um termo técnico para doenças que migram de animais para seres humanos. Muito se fala de um aumento de pandemias e do surgimento de novas doenças a partir de preconceitos (étnicos e políticos). Não sou da área de saúde ou ciência, mas lendo o livro fica claro que a destruição de florestas, a falta de alimentos ou do processamento dos alimentos são as causas mais frequentes de novas doenças.

O livro é de fácil leitura e bastante envolvente. O autor visitou in loco boa parte dos locais descritos no livro, portanto, cada capítulo é uma aventura na qual o leitor fica esperando o que vai acontecer e quem será o “culpado” (uma raposa-voadora, um primata superior, um esquilo?). O mais intrigante é que para muitas doenças nem sequer há uma resposta definitiva, como é o caso do Ebola, onde existem suspeitos, mas não condenados.

Destaco especialmente o capítulo referente ao vírus HIV, que tem seu surgimento rastreado ao início do século XX, o que desbanca uma série de preconceitos do século XXI. O caminho percorrido para descobrir a origem desse malfadado vírus é realmente uma obra prima de história e ciência.

Livro altamente recomendado, especialmente no momento que estamos vivendo.