Meninas de 30

Meninas de 30 Roberta de Souza

Resenhas - Meninas de 30

Mari 06/09/2020

Meninas de 30, não é um manual para todas as mulheres que estão entrando ou que estão com trinta!!! Mais sim um livro que conta história de Nina uma mulheres com os padrões fora do normal mais que tem muita vontade de correr atrás de sua felicidade! Com esse livro você vai rir, pensar, se auto conhecer, e até ficar um pouco triste com as histórias que temos ou que passamos! Nina tem um doida que ela é muito engraçada, divorciada e irá contar um pouco sobre sua vida, seus relacionamentos, sua família, seu emprego e por aí você entra em um livro que você não tem vontade de parar de ler!
Beta 20/04/2021minha estante
Ah que linda! Muito obrigada pela resenha!
Já leu o livro 2?

Elania 05/09/2020

Resenha
Meninas de 30
@escritora_roberta.de.souza

Volume 1: A. Louca vida ( nem tão diferente) de mulheres balzaquianas do século XXI

Meninas de 30 conta histórias super divertidas de Nina (Marina) em que ela resolve ouvir sua voz interior e mudar coisas em sua vida que já não faziam mais sentido pra ela. Esta voz, nomeada de "A Doida" faz Nina abandonar seu casamento aos 30 anos e seguir outros caminhos.
"Para me encontrar precisei me perder". E assim ela segue seu rumo, trabalhando, curtindo a vida ao lado de suas amigas e família e conquistando seu espaço.
Um livro baseado em histórias conflitantes e reais sob o olhar bem humorado e sensível característico de Roberta de Souza. Histórias que acontecem com qualquer mulher, que fala sobre vidas, amizades, escolhas, inquietações e o que mais vier à sua mente.

#bibliotoc #autoreobra #autoresnacionais #literaturanacional #livros #resenha #Crônica #biblioteca #literatura #lc #contos
#romance #thriller #ficção #terror
Beta 20/04/2021minha estante
Ta sumida gatinha. Tudo bem com vc?

Aline 04/09/2020

Esse livro é uma grande reflexão para todas as pessoas que experimentaram viver com seus estilo e sonhos, que trouxe momentos inesquecíveis, alegres, confusos em alguns momentos e cheio de incertezas em outros, como marco necessário para um amadurecimento e crescimento em cada passo que damos na vida.

Não é nenhum manual ou passo a passo para viver uma vida feliz e plena, mas são experiências trocadas por pessoas reais e imaginárias que ajudam muito entender que a vida é simples de se viver, só que somos capazes de complicar e criar os maiores conflitos nela e que para sair deles é mais difícil do que se imagina.

Marina, vulgo "Nina" é uma personagem interessante, cheia de vida, forte, foge dos padrões de beleza, independente, divorciada e aos trinta, se encontra naquele momento reflexivo da vida, vivenciou muitas experiências legais, outras nem tanto, sozinha ou com a "Doida", com sua famIlía e amigos, em seu trabalho e fora dele, mas com alegria relata tudo que foi vivido ate chegar aos trinta e faz uma reflexão de toda sua trajetória.

A vida tem vários caminhos a serem percorridos, como uma grande corrida, todos na largada, um grande percurso a seguir e muitos obstaculos ate chegar no grande prêmio.Tem aqueles que sem esforço nenhum se dão muito bem, outros que com muito esforço e sacrifícios conseguem chegar lá, têm os trapaceiro que passam em cima de tudo e todos, os que desistem fácil e se acomodam e vivem se lamentando porque não tentaram ou porque acham que não são capazes e infelizmente os que nuncam irão chegar porque teve sua vida interrompida de alguma forma.

Todos almejam o grande prêmio, que é felicidade, amor, viver em harmonia uns com os outros, violência zero, fome instinta, saúde 10, educacao expetacular, igualdade para todos, guerra excluída do mundo e a paz reinando nos corações.

Mas a verdade é nua e crua, infelizmente a realidade é outra e temos que aprender e se adaptar com todas as experiências possíveis, ser forte a cada paulada da vida e recomeçar quantas vezes forem necessárias, assim já mostramos e encorajamos aqueles que não tem forças para suportar as dificuldades da vida.

Parabéns pelas histórias encorajadoras e reflexivas contadas com as experiências vividas pelos personagens.
Aline do céu!
Que resenha bacana!
Muito obrigada pelo carinho!
Já leu o livro 2?

Bjkas
Beta

Barbara 21/10/2020

Um bálsamo
Meninas de Trinta foi escrito pela autora Roberta de Souza e traz diversas crônicas girando em torno da vida de Nina, uma mulher que acabou de completar os seus trinta anos, mas dentro de si ainda encontra a energia da juventude, desmistificando a ideia de que chegar aos 30 é sinônimo de envelhecer.

"Sempre imaginei que quando chegasse aos 30 anos eu seria uma pessoa séria, mega compenetrada, com filhos, cheia de responsabilidades, do tipo adulta com A maiúsculo. Pelo menos era assim que via as mulheres desta idade quando eu tinha quinze. Sempre pensei várias coisas a este respeito. Mas acho que não sou assim, pelo menos não completamente. Sei lá, talvez alguém me veja assim, tipo meus pequenos sobrinhos..."

Nina narra a sua história com um bom humor invejável, entre o divórcio e as novas descobertas, a personagem conta acontecimentos diversos da sua vida, trazendo reflexões em torno do mundo feminino que, mesmo sem a pretensão de ser feminista, quebram padrões impostos que não fazem parte da nossa verdadeira essência. Não bastasse o humor de Nina, nos deparamos com A Doida, uma voz que fala em sua cabeça, confrontando-a diante de diversas situações vivenciadas pela personagem e agregando tiradas engraçadíssimas à narrativa.

"Ninguém merece um Galvão Bueno do sexo, né? Aff! Ainda tive que aguentar a Doida rindo e berrando na minha mente: Vai que é tuuuua Ninaaaaa!"

Como uma mulher fora da casa dos trinta, posso dizer que a obra de Roberta dialoga com todas nós, mulheres, e não somente as Balzaquianas. É muito fácil se encontrar entre as páginas da história construída pela escritora, tanto em sua personagem principal quanto em personagens secundários como suas amigas, por exemplo.

O livro é um bálsamo para aprendermos a rir de nós mesmas, procurar ajuda e apoio quando for necessário e estarmos sempre abertas às novas possibilidades da vida, que podem ser lindas e arriscadas, mas que só saberemos quando vivenciarmos.
Beta 20/04/2021minha estante
Muito obrigada pela resenha Bárbara.
Amei!

Anne B. 05/09/2020

O livro trás o gostinho de quero mais. As situações são engraçadas e são reflexos da realidade. A sensação de fazer parte da história ou se indentificar com algum personagem é maravilhosa. Adorei o livro e ri horrores.
Obrigada gatinha!

Serfelizlendo 06/06/2022

Muito bom!
Estava passando por uma fase complexa e minhas leituras não estavam rendendo muito. Aí me deparei com a oportunidade de ler o livro "Meninas de Trinta: a louca vida (nem tão diferente) de mulheres balzaquianas do século XXI" da autora Roberta de Souza @ , achei o título muito atraente e decidi dar uma chance. O resultado? Só conseguia parar de ler para enxugar as minhas lágrimas de riso e me atracar com uma boa panela de brigadeiro
A vida de Marina parecia ser perfeita. Perfeita até demais!
Ao atingir a casa dos seus trinta anos, ela notou o aparecimento de um novo "ser"em seu interior.
Não, não era uma gravidez!
Era "a Doída"!
A nova faceta de seu ser que irá bagunçar toda a sua vida super estrutura na esperança de  a conduzir no caminho da evolução pessoal.
E assim, com o apoio de sua família e amigas, Nina irá se recompor e enfrentar inúmeras situações alegres e triste.
É muito bom!
As inúmeras situações ali arroladas já foram vividas por inúmeras mulheres e ainda serão enfrentadas por várias outras.
Comecei a leitura de forma despretensiosa, mas não consegui nem parar de ler e nem de deixar de me colocar no lugar da Nina.
A evolução pela qual ela passou é inspiradora e ensina a importância de perseverança!
Porém, existe no texto uma bela e comovente homenagem feita pela autora dedicada a sua amiga Macela que padeceu na luta contra o câncer de mama. É uma parte triste, mas que desperta e alerta sobre a necessidade do autoexame. Chorei nessa hora!
O tio Graça é um ato de destaque. Hilariante, conhecedor do pensamento feminino, ele distribui inúmeros conselhos necessários e divertidos. Ri muito com esse velhinho!
Por tudo isso, indico essa super leitura a todos vocês. Leiam porque é bom demais!

Georgia 15/01/2013

Meninas de 30 - Roberta de Souza
Eu amei o marcador de livro. Um livro de ponta a ponta feminino.
Parabéns Roberta pelo bom gosto em tudo. Texto 1.000.

Eu li há uns anos atrás "Mulheres de 30" do famoso Honoré de Balzac e de como ele marcou uma época com este seu escrito.
O livro da Roberta de Souza conta divertidamente o que é ser uma garota de 30 neste século.
O peso que é carregar o dia a dia de uma mulher separada, que está na flor da idade, cheia de amor para dar, procurando alguém para amar e tudo o que encontra pela frente sao pessoas querendo apenas "ficar por uma noite".
O livro é delicado, espontâneo, pequenininho, leve, divertido, feminino, profundo, singular e inteligente.
Todos nós temos uma "Doida" dentro de nós e ela explorou super bem esse personagem e de uma maneira divertida.
Eu, se fosse ela sem modéstia nenhuma iria prá porta da Globo oferecê-lo para se tornar uma destas séries tipo "Mulher Invisível", aliás Meninas de 30 seria uma ótima série.

Um pedacinho do livro:

" Hoje a coisa tá estranha...é aquele desespero subindo, queimando tudo, como fogo em brasas... de uma mulher sozinha... "(pág 19)
" Já reparou como na hora do almoco pode acontecer de tudo?..." (pág 32)
" Fiquei na dúvida, nao sabia o que escrever, fiquei com medo... mas decidi ser sincera." (pág 129)

Quer presentar alguém com um livro super prá cima?

Entao encomente o seu. O livro custa 15 Reais e vale viu gente.

Peça o seu! Escreva para editora.muiraquita@gmail.com
Beta 06/04/2014minha estante
Ah que lindo! Obrigada querida!!!

Vanessa Meiser 19/09/2014

balaiodelivros.blogspot.com.br
Sabe aqueles livrinhos gracinhas que te conquistam só de olhar e que depois que você começa a ler te deixam ainda mais encantadas? Então, é exatamente isto que acontece com "Meninas de 30", o primeiro livro da autora e jornalista Roberta de Souza.
Roberta fala com muito bom humor sobre como é ser uma balzaquiana que ainda está a procura do grande amor.
A nossa protagonista em questão, a Nina - gordinha sexy, é recém separada e não tem nenhum remorso disto, seu ex - marido definitivamente não era o amor da sua vida. Porém, mesmo que ela tenha certeza da escolha que fez, o fato de estar novamente sozinha 'na pista' a deixa quase apavorada pois, não são muitas as opções de candidatos à novo amor na altura da sua vida, quer dizer, seria muito mais simples se ela ainda estivesse na casa dos 20 anos. Cada vez mais os homens estão fugindo de relacionamentos estáveis e contentando-se com histórias de transas de uma noite só, apesar de muitas mulheres hoje em dia também agirem assim, este não é o caso de Nina.

"Sempre imaginei que, quando chegasse aos 30 anos eu seria uma pessoa séria, mega compenetrada, com filhos, cheia de responsabilidades, do tipo adulta com A maiúsculo.
Pelo menos era assim que via as mulheres desta idade quanto eu tinha 15 anos." Pág 37.

Nina é uma mulher moderna e aproveita a vida com tudo o que tem direito, é muito engraçada e não faz drama com nada, é fácil se sentir pra cima com uma personagem assim tão de bem com a vida. Ao mesmo tempo que nos conta a sua trajetória, nos relata também vários fatos ocorridos com muitas de suas amigas que tiveram histórias parecidas, são exemplos de situações do dia - a - dia contadas de forma muito divertida, sempre procurando manter a alta estima realmente em alta (isto contagia!)
A autora é bastante autêntica e fala sem medo daquilo tudo que realmente acontece e que muitas vezes não queremos admitir ou reconhecer, como já passei dos 30 posso afirmar com todas as letras que é muito fácil se identificar (eu me identifiquei) com muitas histórias relatadas pela fofa da Nina.
O que mais gostei na história foram as conversas que a protagonista tem com a Doida, sua voz interior, é de se dobrar de rir, ela é mesmo uma doida e faz o possível para desviar a coitada da Nina do bom caminho, hahaha. E o que falar então do Velho Graça, tio de Nina? Esté mais doida que a doida, mas confesso que ele diz umas coisas que fazem todo o sentido, hiuahiua.

"Aprende aqui com sua Doida preferida: o amor não é aquilo que te pega de surpresa e te deixa totalmente sem ar, o nome disto é asma. O amor não faz brotar uma nova pessoa dentro de você, o nome disso é gravidez. O amor não torna as pessoas mais bonitas, o nome disso é maquiagem, sacou?" Pág 73

Roberta foi extremamente inteligente ao construir esta história cheia de feminilidade. O livro é sensível e espontâneo e como é bem pequenininho, você pode ler em cerca de 1 hora ou pouco mais que isto...Eu recomendo, seja você uma balzaquiana ou não, é garantia certa de diversão.
Beta 21/12/2016minha estante
Que lindo!!!
Obrigada!!!

Arca Literária 08/12/2015

resenha disponivel no link http://www.arcaliteraria.com.br/meninas-de-30-roberta-de-souza/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/meninas-de-30-roberta-de-souza/

POLY 07/09/2020

Um.livro muito atual, divertido, e com muitas mensagens.
Eu ameiii,dei muita risada e super me identifiquei.
Super recomendo
Muito obrigada linda!

Tamy.Mariia 24/06/2020

Razoável define
Tem partes engraçadinhas, mas em outras me irritava em ler coisas tão machistas escritas por uma mulher. Não recomendaria, e terminei de ler só por ler mesmo.
Olá Tamy.
Entendo seu ponto de vista.
Entretanto preciso esclarecer um ponto com você. Eu escrevi sobre a vida real, sobre histórias reais. Então, desculpe se achou machista demais...