Corações Entrelaçados - Contos de Amor

Corações Entrelaçados - Contos de Amor Leandro Schulai
Wilgner Murillo Santos




Resenhas - Corações Entrelaçados


2 encontrados | exibindo 1 a 2


ricardo_22 22/02/2013

Resenha para o blog Over Shock
Corações Entrelaçados, Leandro Schulai (organizador), 1ª edição, São Paulo-SP: Andross, 2013, 224 páginas. Skoob: Clique Aqui

Diversas são as antologias lançadas todos os anos, e elas costumam ter o objetivo de reunir várias visões sobre um mesmo assunto, dando a oportunidade para escritores dos mais variados tipos. O responsável pela antologia Corações Entrelaçados, lançada em janeiro, foi o republicano Leandro Schulai, autor do livro O Vale dos Anjos – O Torneio dos Céus.
Corações Entrelaçados é uma antologia que reúne contos sobre o amor, mostrando várias maneiras em que esse sentimento tão essencial em nossa vida se manifesta. Na apresentação da antologia, Schulai diz que a ideia surgiu após perceber que não havia antologias com esse tema em nosso país, por isso não foi ele quem escolheu um tema, mas sim o tema que lhe escolheu.

“Meu coração já não o quer mais, pois ele sabe que o coração dele já pertence a outra pessoa. E nessa altura já não me importa saber quem é. A única coisa que eu queria saber era por quê? Por que ele fez isso comigo? Por que encheu meu coração de esperança para um dia jogá-lo fora como se fosse brinquedo?” (pág. 64 – Por que escutei meu coração, de Lara Luft).

Novamente a editora Andross deu a oportunidade para escritores iniciantes divulgarem seu trabalho. Nessa antologia, existem autores que estão publicando pela primeira vez, autores que já publicaram livros próprios e também aqueles que publicaram apenas em antologias. Essa diversidade é mais do que positiva, já que encontramos assim histórias verdadeiras, dramáticas, engraçadas, emocionantes e até mesmo fantásticas, provando que o amor existe independente de qualquer coisa.
Entre as variadas situações em que o amor se manifesta, encontramos reconciliações, personagens com sentimento de posse ou ciúme, atitudes que podem ou não acabar em um final feliz, o adeus a um verdadeiro amor e principalmente mudanças causadas em nome do amor. São contos com temas e situações diferentes, mas com um só objetivo: mostrar que o amor pode ser a salvação, mas também a ruína, frase que inclusive está na sinopse do livro.
Com 41 contos de 42 autores diferentes, já que um conto foi uma parceria de dois autores, Corações Entrelaçados se inicia com Rádio Pirata, conto de Davi Paiva, uma história simples que possui certa ligação com a música e totalmente divertida, que já mostra ao leitor o que esse pode esperar nas páginas seguintes. O livro segue com suas emocionantes histórias, sendo que muitas delas fazem relação com o título da obra, algo bem interessante por parte dos autores.

“Os dois se beijaram. O mundo ao redor já não existia. Era um dia de sol, simples, uma manhã de domingo que estava prestes a se tornar o maior bem de todo amor. Ana olhou para o céu, nenhuma nuvem, apenas raios solares, apenas um amor que seria para sempre”. (pág. 210 – Dias de Sol, de Vitor Emmanuell).

Como a internet está tão presente na vida das pessoas, e possibilita inúmeras situações pessoais/virtuais, os autores dessa obra não poderiam deixar de explorar essa ferramenta tão importante. Várias histórias possuem algo relacionado a internet, mas uma se destaca: Por que escutei meu coração?, da jovem Lara Luft. Com uma ótima escrita e uma história bem elaborada, o conto de Lara, apesar de mostrar um amor instantâneo, tem também o objetivo de passar lições e revelar consequências de um amor virtual, que pode sim existir, como também ferir.
De Vitor Emmanuell, o conto Dias de Sol pode ser considerado uma mistura do que existe em grande parte das histórias, já que narra um encontro casual que resultou em uma rápida conversa, onde o passado de uma personagem é revelado e o seu futuro escrito. Esse conto tem humor, sentimento, emoção, surpresa e passa a mensagem de que o amor pode sim reservar surpresas totalmente agradáveis.
O conto mais especial de Corações Entrelaçados é da conterrânea Carol Zambelli, de dezesseis anos, que estreia no mercado editorial com Uma Perda sem Volta. O conto é fruto de um trabalho dedicado especialmente para essa antologia, e segundo a própria autora, tem o objetivo de contar uma história que não foge da realidade, já que todos nós estamos sujeitos a se deparar com uma perda sem volta. Protagonizado por João, um senhor de 77 anos, esse conto narra um momento triste da vida do personagem, mas também prova ao leitor que um verdadeiro amor nunca morre, mesmo quando as adversidades impostas pelas famílias e pela própria sociedade parecem falar mais alto; parecem afastar todas as possibilidades de um final feliz.
Corações Entrelaçados é um misto de emoções. Um livro feito para os apaixonados de plantão, e também para aqueles que ainda buscam conhecer a verdadeira face do amor. Ainda como destaque, é possível citar Chuva de Novembro, do organizador da antologia, que é o conto mais surpreendente e emocionante, mas também O Privilégio de Amar, de Janyfer Mello, onde a autora mostra que para o amor nada é impossível e que todos nós, sem exceção, merecemos ter o privilégio de amar e ser amado.

Resenha original em: www.blogovershock.com.br/2013/02/resenha-136-coracoes-entrelacados.html
comentários(0)comente



Eri Guimarães 04/02/2013

Sobre o Amor
Conheci a antologia conversando com meu chefinho Suhet e com o Schulai e me surpreendi por estar no lançamento. Novamente eu caio de paraquedas nesses eventos. Mas, foi muito bom, pois pude conhecer alguns dos autores.
Corações Entrelaçados – Contos de Amor é uma antologia composta por 41 contos que dão destaque a um dos, senão o maior, sentimento por qual tanto procuramos: o amor.
A apresentação me fez parar pra pensar que realmente não tinha visto uma coletânea abordando simplesmente o amor romântico. O que por si só já é incrível, já que é um tema tão abordado nos livros.
Antes de começar a ler os contos, pulei para o final do livro curiosa com a biografia dos 42 autores envolvidos nessa antologia e fiquei ainda mais curiosa ao ver que pra muitos ali essa é a primeira publicação.
A cada conto é possível viajar pelas diversas visões do amor que cada autor nos apresenta em diversas situações e cenário. O mais fascinante é ver toda essa variedade, ver amores que deram certo, outros que apenas marcaram as vida e depois sumiram, o que faz parte do cotidiano de todos nós. Isso deixou o livro tão verossímil e crível.
Impossível não se surpreender com alguns finais. Um dos contos que mais me chamou a atenção nesse quesito foi “Único e Interminável Amor” de Claudio Moraisito, um conto que teve uma gigantesca reviravolta.
Há muitos contos de fazer chorar como “Chuva de Novembro” do Leandro Schulai, “Primeiro e Ultimo Olhar” do Douglas Ostruka e “A Visão do Amor” do Sandro Honorato. Há os que conseguem arrancar boas risadas como o “Radio Pirata” do Davi Paiva. E isso gera aquela montanha-russa emocional que tanto aprecio ao ler uma antologia.
Até chegar ao ultimo dos contos foi uma verdadeira viagem, atiçando diversos sentimentos. Algumas vezes sendo tranquilo, outras abordando as obscuridades e a decadência dos relacionamentos apesar de todo o sentimento envolvido. Adorei o clima do livro, foram textos muito bem selecionados. Corações Entrelaçados é um daqueles livros que valem a pena a cada segundo da leitura.

Critérios De Avaliação:

a) Arte da capa:
A capa de Marina Avila é muito bonita. A imagem de dois corações trespassados por um cordão me fez pensar em duas almas ligadas pelo destino, algo bem romântico e que combina perfeitamente com o clima dessa antologia.

b) Trama:
O enredo da maioria dos contos é muito bem trabalhada. Alguns são bem intensos fazendo com que haja aquela vontade de que fosse uma historia mais longa, outros são doces e meigos e outros trazem aquela dor de um coração partido.

c) Caracterização dos personagens:
É uma grande variedade. Há desde o aquele que se apaixonou na infância, até idosos. Há todas as opções sexuais, sem preconceitos,

d) Qualidade do livro (papel, letra, erros, etc.):
O livro tem uma qualidade ótima, as páginas são brancas, mesmo não sendo opaco não chega a incomodar durante a leitura. A revisão está muito boa. E a diagramação está realmente muito boa com letras médias e bem espaço, o que facilita a leitura.

e) Comparação com outras obras do gênero:
Corações Entrelaçados está longe de ser algo meloso, ele trata o amor em sua essência, mostrando a cada conto vários pontos de vista sobre esse sentimento. E o principal, não mostra só as rosas, mas os espinhos que vem juntos.


Você pode ver e comentar essa renha no blog: http://edensaga.blogspot.com.br/2013/02/resenha-coracoes-entrelacados.html#more
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR