Quando Nietzsche Chorou

Quando Nietzsche Chorou Irvin D. Yalom

Resenhas - Quando Nietzsche Chorou

LeandroCastro88 21/07/2023

Um livro interessante! Por vezes um pouco arrastado. O autor cria um mundo com pessoas reais. Personalidades ganham vida. O autor trabalha bem o envolvimento das personagens. Pra quem gosta de psicologia, vale a leitura.

Laísa 17/07/2023

Quando Nietzsche chorou por Yalom. Que livro inteligente. Estou em encantada com as ligações criadas de forma ficcional mas que tem um encaixe perfeito.
Já havia lido A cura de Schopenhauer do Yalom e me encantei pela impressionante escrita.
Em Quando Nietzsche chorou, a discussão se adensa sobre relacionamentos, solidão, morte e envelhecimento. Yalom une apenas os 3 maiores da época, Dr. Breuer (médico renomado), Freud e Nietzsche em Viena. Entre jogos de xadrez e clínicas se adensam as discussões.
É um livro espetacular, inteligentissimo. Recomendo muito a leitura.

jonesygirl 30/06/2023

Pretensioso mas muito interessante
A escrita é bastante corrida, as coisas acontecem praticamente sem nenhum intervalo de tempo. não foi uma história plenamente desenvolvida para um livro de 300 páginas, mas tem diálogos demais para poder ser comprimido em um conto.
a parte intelectual é muito interessante pra quem já está habituado aos livros do nietzsche, ler as referências na história é muito legal e satisfatório.
o desenvolvimento desse romance foi muito bem pensado? apesar dos furos que o livro tampa superficialmente, recomendo bastante essa leitura pra quem se encontra em um momento de conflito interno com a existência, como questões de vida e da morte, amor, autoimagem? esse livro te faz refletir e se enxergar em diferentes aspectos, que eu gostei bastante.
grifei diversas partes, porque essa escrita é bastante compreensível e bonita.

por mim o nietzsche e o breuer facilmente teriam ficado juntos romanticamente, mas ambos precisavam um do outro como amigos para conseguir sair cada um de sua chaminé

mell 31/05/2023

Confusão..
Esse livro me trouxe um mix de sentimentos, que mesmo após terminá-lo não seu como me sentir sobre ele. mas com certeza vale a pena a leitura para exercitar a reflexão filosófica e ao mesmo tempo senso crítico social.

Renato 28/05/2023

Torna-te quem tu és (citações)
Torna-te quem tu és.

Não tomar posse de seu plano de vida é deixar sua existência ser um acidente

- Como escolhi minhas metas? Escolher, escolher... sua palavra favorita! Meninos de 5, 10 ou 20 anos não escolhem suas vidas. Não consigo raciocinar sobre sua pergunta.
[...]
Nenhum de nós jamais se pôs deliberadamente a escolher metas; elas estavam bem ali, as consequências naturais de meu tempo, meu povo, minha família.

Clara3370 16/05/2023

4 de 5
Livro leve, com excelente reflexões e um otimo contexto histórico. Muito bom para quem curte psicanalise e tambem quer aprofundar no existencialismo nietzscheano.

Sr. Quadros 11/04/2023

Encantador e viciante
"Quando Nietzsche Chorou", escrito por Irvin D. Yalom, é uma obra literária fascinante que mistura ficção e filosofia de uma forma magistral. A história é baseada em fatos reais e nos apresenta um encontro fictício entre o psicanalista Josef Breuer e o filósofo Friedrich Nietzsche.

O livro é uma verdadeira aula de filosofia, abordando temas como amor, loucura, vontade de poder e a busca pela verdade, de uma forma envolvente e inspiradora. Yalom é um mestre em nos levar a uma jornada intelectual e emocional através da sua escrita.

Os personagens são complexos e bem desenvolvidos, com personalidades fortes e distintas, que nos fazem refletir sobre nossa própria natureza humana. A relação entre Breuer e Nietzsche é um exemplo de como a amizade e o diálogo podem transformar as pessoas, mesmo aquelas que parecem mais distantes e inatingíveis.

Além disso, o livro é um marco na história da psicologia e da psicanálise, pois Yalom nos apresenta de forma única e brilhante as teorias de Freud e seus contemporâneos. A leitura é cativante e instigante, fazendo com que o leitor mergulhe de cabeça no universo da psicanálise e da filosofia.

Em resumo, "Quando Nietzsche Chorou" é uma obra-prima da literatura filosófica e psicológica, que vai encantar e inspirar todos os que se aventurarem por suas páginas. Uma leitura obrigatória para todos os amantes da filosofia, psicologia e da boa literatura.

Bia 10/04/2023

Que livro interessante de se ler! Com muitos aprendizados acerca da psicologia e filosofia. Apesar de ser ficção, fiquei bem intrigada com o enredo, certas horas até duvidei se realmente não havia ocorrido o encontro entre Nietzsche e Breuer. O conteúdo filosófico foi muito bem trabalhado, muito reflexivo. Indicação de um professor meu e repasso tal indicação.

Manu 23/03/2023

Li esse livro pela primeira vez quando era adolescente e, apesar de não lembrar do que se tratava a história, permaneceu a memória de ter sido um livro do qual eu gostei muito e que tinha me feito refletir bastante. Na minha memória esse livro certamente era 5 estrelas.

Hoje, com 32 anos, reli-o e confesso que até uns 60% do livro estava achando tudo muito chato. Toda a história me pareceu muito forçada e as personagens e seus diálogos não conseguiam prender minha atenção. Quase desisti. Pensei que tinha sido um erro essa releitura, era melhor ter ficado com a boa lembrança do passado.

Do meio pro final, entretanto, tudo mudou: os diálogos entre Nietzsche e Breuer começaram a ficar interessantes, profundos...Quando vi, já estava encantada pelo livro de novo (e feliz de não ter desistido da leitura porque valeu muito a pena). Não dou 5 estrelas pela primeira metade do livro, mais arrastada, mas recomendo demais a leitura!

Isa 16/03/2023

Recomendo a leitura
Muito bom! História muito envolvente.
Para pessoas que tem formação em saúde é legal de ver a relação médico/ paciente, diagnóstico, técnicas etc. Para quem não tem tbm é curioso saber e ler a trama em sim.
Tem diversas citações filosóficas que nos faz refletir e um pouco da história de grandes mentes como Nietzsche e participação de Freud. No final do livro o autor cita os fatos que são reais e aqueles que são fantasia.
Uma reflexão que ficou forte na minha cabeça é que em uma sociedade machista como é fácil perdoar homens, mas mulheres não são dignas de perdão. Como o amor não correspondido vira ódio?
Outra questão que me deixa muito curiosa é a hipnose, como eu gostaria de ter essa experiência.
Recomendo muito esse livro.

May 13/03/2023

Um universo alternativo
Bom, antes de qualquer coisa preciso aplaudir a genialidade do autor de criar um universo paralelo em que todos esses gênios coexistiam e compartilhavam conhecimento. Dito isso, é fantástico ver as ideologias tanto de Breur, Nietzsche e Freud serem inseridas em simples diálogos e acompanhar até mesmo "o nascimento" de tais teses e a ansiedade primordial. Em muitos momentos me peguei extasiada e apreensiva entre a conversa do dr. Breur e Nietzsche pois em 95% do tempo se assemelhava a uma batalha. E uma sangrenta! Também me vi revirando os olhos para o machismo e pensamentos conservadores que, infelizmente, eram esperados da época.
Do todo, vale a pena a leitura.

juuh.carol.3 03/03/2023

O autor narra a história de personalidades reais e peculiaridades de suas vidas, com um pouco de fantasia.
Friedrich Nietzsche, um filósofo escritor sofre de dores alucinantes na cabeça, mas se recusa a procurar ajuda de um especialista. Enquanto isso, Joseph Breuer é um dos pais da psicanálise e foi muito próximo de Freud, tendo ensinado ao amigo mais jovem grandes lições.
Na fantasia do livro, o Doutor Breuer, muito apaixonado pelo seu trabalho e pela área que atuava, recebeu um desafio e viu nele uma oportunidade de fazer uma inovação e de tirar da cabeça o seus problemas pessoais que o afligiam. A pedido de uma linda jovem que o escreve implorando ajuda, Breuer deve tratar de um paciente que não quer ser tratado por ser muito orgulhoso e teimoso, mas que ela considera como o futuro da filosofia. O paciente, Nietzche, teve seu coração partido pela mesma mulher que clama por sua ajuda, Lou Salomé, mas agora ele não deseja nem ouvir seu nome. Assim, O doutor aceita o desafio e tenta uma maneira de cuidar da depressão do paciente, com a desculpa de que apenas gostaria de tratar suas dores de cabeça. Então, ele começa um tratamento por meio de conversação, mas acaba se abrindo e expondo seus sentimentos tristes em relação a uma paciente que não tira da cabeça para o homem e eles se tornam grandes amigos.
É realmente emocionante e uma ideia incrível a que o autor teve! O mais legal é que de fato o Doutor Breuer teve uma paciente histérica chamada Bertha, pela qual ele adquiriu sentimentos muito fortes e recíprocos. Além disso, ele e Freud (que também aparece na ficção) realmente eram amigos e ele, inclusive, foi seu mentor. E, por fim, Nietzsche, também se apaixonou de verdade pela jovem Lou e passou por um rompimento que o afetou emocionalmente. Ele realmente sofria dos problemas citados, sendo muito inteligente o pensamento do autor de que Breuer poderia tê-lo tratado! E muitos outros detalhes são verídicos. Ao mesmo tempo em que se lê uma ficção que podia ser verdade, entrelaçados a ela fatos verídicos para dar complemento.
É excelente!

Madu 25/02/2023

Um livro libertador, como toda a filosofia de Nietzsche naturalmente prega.
As reflexões são densas e perduram em sua mente mesmo após fechar o livro.
Tem muitos aspectos que me incomodaram, como a misoginia clara na opinião de muitos personagens, mas o grande ponto é que são pessoas em desespero, pessoas com grandes defeitos e arrependimentos para serem superados. (Todavia ainda acho que a história poderia até melhor sem esse aspecto)
O personagem do Nietzsche é extremamente condizente com o que ele mostra em suas teorias, as reforçando a todo momento, o que torna esse livro um estudo sobre o filósofo, juntamente a isso ele induz o leitor a fazer um estudo da própria vida.
Você adoraria a ideia de sua vida se repetindo exatamente como você a viveu eternamente?
Acho que a maioria das respostas são ?não?.
Minha resposta foi ?absolutamente não?.
Parece muito fácil, mas na realidade é fácil: ?viva de tal forma a adorar a ideia?

nathsql 21/02/2023

Misto de sentimentos, definitivamente um livro intenso
Apesar de muitos elementos desse livro serem fictícios, inclusive a própria relação entre Breuer e Nietzsche, nota-se que é uma história bem verídica em termos Nietzscherianos, e é este exatamente o problema e a salvação do livro.
Nietzsche é insuportável, isso não é novidade. Como um pássaro curioso e desconhecido, que vislumbramos suas penas e admiramos seu canto, até este começar a desafinar e irritar quem escuta.
Em dado momento, tanto Breuer, com suas preocupações que apenas um homem privilegiado teria, como o próprio Nietzsche, com suas convicções exageradas, seu niilismo e sua misoginia, começaram a me irritar profundamente. Confesso que só continuei lendo por conta das análises pré psicanalíticas, que é justamente minha coisa favorita no livro.
Enfim, uma leitura cansativa, mas bem divertida. Bônus pro jovem freud, descrito no livro como ainda bem inocente. E é claro, bônus para a inigualável Lou Salomé, que graças a esse livro, fui buscas saber mais dela, e também sobre a famosa Bertha! Adoro mulheres que perturbam homens poderosos