Quando Nietzsche chorou

Quando Nietzsche chorou Irvin D. Yalom

Resenhas - Quando Nietzsche Chorou

Coquidré 23/04/2024

O livro é muito bom e traz vários trechos que você irá marcar e ficar refletindo por horas, ou até mesmo dias.

A escrita de Yalom é muito boa e ele consegue trazer assuntos complexos de uma forma muito tranquila e compreensível

Vale a pena tanto por ver o início da psicoterapia quanto para uma introdução filosófica

jakelbelmont 22/04/2024

Quando Nietzsche Chorou
Não é difícil pra mim afirmar que a pessoa que eu era ao iniciar esse livro já não é exatamente a mesma pessoa que eu sou ao finalizar de ler esse livro. O filme inteiro imerge em uma sessão terapêutica, quase como se cada sessão não fosse somente, onde somos tão meros pacientes quanto o Brauer.

Em toda essa investigação psicológica que Nietzsche realiza no Brauer a respeito de sua obsessão em relação a Bertha, fazendo com que ele não só aborte vários temas que imergem da psico-analise, contando inclusive com participações pontuais de Freud em discussões, mas também do uso da própria filosofia do Nietzsche, onde o personagem vai decorrendo sobre liberdade, desejo, ressentimento, poder, até culminar na ideia do amor fati.

Olhar para esse doutor em Viena, que possui tudo, conquistas materiais, profissionais, acadêmicas, mas se vê infeliz com a vida que leva, por não considerar aquilo que queria para si, mas por ter aceitado aquilo que queriam pra ele. Um ressentimento o qual acaba por se personificar, em sua mente, a imagem de sua esposa, enquanto a tal liberdade que tanto deseja é personificada na imagem do desejo romântico e carnal por sua paciente. Quase que como uma amante não superada.

Fazendo assim a principal discussão da obra ser a respeito do apego ao passado, um tempo ao qual Josef Breuer se encontra em extremo apego e o impede de encarar sua situação presente o fazendo apenas ruminar em ciclos sobre esse passado e desejar incessantemente retornar a ele. No passo em que Nietzsche vem por meio da sua filosofia questionar o motivos de Breuer encontrar-se tão emocionalmente ligado a remoer o lixo de sua mente, o questionando qual o real motivo e o que o mesmo ganha com essa obsessão.

Daniel 19/04/2024

Quanta verdade você aguenta ?
?...a chave para viver bem é primeiro desejar aquilo que é necessário, depois, amar aquilo que é desejado

Quando Nietsche chorou é um romance ficcional, algumas partes, que passeia entre a filosofia e o surgimento da psicanálise tendo personagens marcantes como Freud e Josef Breuer que na época que o livro é ambientado acabara de criar um método de terapia revolucionário para época onde os doentes mentais eram tratados como loucos. Nietsche é um filósofo existencialista, niilistas que fala coisas como ?viva a vida ao máximo?, ?a vida é sofrimento?. Até o momento a ficção é realidade.
A ficção é a interação entre essas figuras, Nietsche na história é basicamente um depressivo e viciado isso porque o amor que ele vivia era um triângulo amoroso. O livro passa por diversas questões psicológicas e sessões de terapias, não é muito dinâmico e não tem tanta ação, porém te faz refletir sobre como você está vivendo sua vida.
A reflexão que eu mais gostei foi a do eterno retorno que é basicamente ?se vc tivesse que viver tudo que você viveu até agora, seria uma benção ou maldição? ?
Com certeza um dos melhores livros que eu já li na minha vida.

httb_runa 03/04/2024

"Quando Nietzsche chorou" - Irvin D. Yalom
14° - ????
(Releitura)
Eu detesto romance, mas quis reler esse livro pois ocorre duas coisas que gosto quando acontece em livros: Primeiro, o encontro de Nietzsche e Breuer (os amantes de filosofia e psicanálise surtam kkkk) e segundo, a mescla de fatos com ficção, caraca muito boa composição!

Diagora.Liara 01/04/2024

Melhor ler devagar....
Quem começar a ler precisa entender que é um livro bastante psicológico e pesado! Pra mim funcionou melhor a leitura quando entendi que deveria ler mais devagar e menos páginas! Por ter diálogos densos, melhor é absorver devagar!

Arch_ 23/03/2024

"Reduzi meus deveres a apenas um: perpetuar minha liberdade. O casamento e seu séquito de possessão e ciúme escravizam o espírito. Eles jamais me dominarão. Espero, dr. Breuer, que chegue o tempo em que nem o homem nem a mulher sejam tiranizados pelas franquezas mútuas."

A obra conta uma narrativa ficcional envolvendo Josef Breuer, Friedrich Nietzsche e Sigmund Freud. De maneira genial, o autor consegue colocar diversas ideias da filosofia de Nietzsche e da (ainda não nascida) psicanálise numa história totalmente hipotética, mas que com toda certeza poderia ter acontecido.

Diversas questões cotidianas são colocadas frente a frente com a filosofia, em geral, questões existencialistas. O livro aborda, por exemplo, fixações amorosas, envelhecimento, o ódio a si próprio, traumas, escolhas, e, o que mais me pegou, a morte!

Recomendo demais para aqueles com interesse filosófico. Apesar de bem superficial, a obra instiga muitas coisas, e a narrativa também é gostosa de ser lida.

Carolina.Rocha 15/03/2024

Romance maravilhoso e envolvente, principalmente pra quem gosta de filosofia e psicanálise. Mescla fatos reais com ficção, traz conceitos como amor fati e eterno retorno em diálogos. Me parece que merecia uma tradução melhor.

MaywormIsa 12/03/2024

O título é apelativo, mas o livro é SENSACIONAL
Para você que deseja entender melhor a filosofia de Nietzsche e tem um pezinho de curiosidade por psicanálise, eu não tenho - até o momento - melhor recomendação de livro do que "Quando Nietzsche chorou" de Irving D. Yalom.

De forma envolvente e muito bem escrita, Yalom vai nos conduzir a uma realidade hipotética em que um dos bigodudos mais famosos, vai até Viena para se consultar com o ilustre Dr. Breuer. Durante sua estadia, Nietzsche e Breuer vão passar por uma experiência transformadora, que os fará compreender a origem de suas angústias e sintomas e os permitirá seguirem seus caminhos com mais confiança e alívio. Essa experiência transformadora nada mais é, do que "a primeira" sessão de psicanálise do mundo, rs.

Eu me senti muito atraída pela riqueza de conhecimento que esta leitura me proporcionou, e gostaria de compartilhar que a melhor forma de aproveitar essa leitura, mesmo sendo apenas para lazer e entretenimento, é fazendo pausas para refletir. É quase impossível ler provocações filosóficas e existenciais sem que se sinta necessitado(a) de pausar a leitura e refletir.

Não tenha receio de ser um livro maçante e muito técnico. Yalom conseguiu criar personagens carismáticos, diálogos interessantes e tiradas engraçadas, além de um incrível plot twist inesperado envolvendo Freud, rs.

Faça você também, a incrível leitura deste livro e não se arrependerá!

Isabelle.Prall 07/03/2024

Esse livro me interessou muito pois sou estudante de psicanálise, todo o enredo voltado a analise dos dois personagens e todo o conteúdo terapêutico sobre inconsciente, sonhos e " falar livremente " que se traduz na " limpeza da chaminé " me animaram muito, é um libro denso, fala sobre morte, vida, desejo e escolhas . Uma boa leitura!

Joao Martins 06/03/2024

Espetacular! Adoro romances com personagens históricos, ainda mais envolvendo filósofos e terapia. Muito bom!

Cla Motta 29/02/2024

Uma vez despojada dos significados excedentes
… eles se verão como o ser humano, desmasiado humano.
Nietzsche daria um ótimo autor de best seller de auto ajuda com seus conselhos sobre aproveitar a vida de forma consciente, justamente por ela ser curta.

LetAcia596 28/02/2024

Um misto de ficção e realidade
O livro promove um encontro entre Breuer e Nietzsche que nunca aconteceu na vida real, tecendo indagações filosóficas e misturando fatos reais com ficção.
Ao mesmo tempo em que você mergulha no drama fictício dos personagens é possível reconhecer dados históricos e características descritas na biografia real de Breuer e Nietzsche. E como cereja do bolo a história ainda traz uma pincelada da amizade real que existiu entre Breuer e Freud, mostrando o famoso criador da psicanálise jovem e inexperiente, porém já com seu ímpeto curioso sobre as nuances da mente humana.
Enfim, um livro imperdível para todos os amantes da filosofia e da psicanálise. Adorei!

Dayane166 19/02/2024

Perfeito
Surpreendente e absolutamente impressionante. Um dos melhores que ja li.
Que história, que final , chorei junto. Perfeito.

Hildeberto 17/02/2024

Romance filosófico-psicológico
"Quando Nietzsche chorou", de Irving D. Yalom, é uma ficção "quase histórica": o autor descreve como poderia ter sido o encontro de Josef Breuer, precursor da psicanálise, com Friedrich Nietzsche, o "filósofo do desespero"; outros personagens históricos de relevância são Sigmund Freud, Lou Salomé e Bertha Pappenheim.

O enredo de Yalom é bastante verossímil, tornando plausível o argumento. Nas conversas de Breuer e Nietzsche, o leitor é apresentado ao nascimento da psicanálise e às principais ideias de Nietzsche; em ambos os casos, de forma instigante e provocadora.

Ótimo livro, pelo prazer da leitura fácil e fluída, além das ótimas reflexões que suscita.