Quando Nietzsche Chorou

Quando Nietzsche Chorou Irvin D. Yalom

Resenhas - Quando Nietzsche Chorou

g.abo 15/04/2024

Custa-me muito acreditar que uma trama tão habilmente tecida não passa de ficção, o livro foi construído sobre pilastras fortes e se manteve altivo até o fim, impressionante. O ponto alto do enredo, na minha visão, são os personagens, a forma como o autor conseguiu dar vida a figuras tão imponentes como Nietzsche, Josef Breuer, Freud, Lou Salomé, sem que fosse perdida sua originalidade, me deixou intrigada e fascinada. Em um universo paralelo, Friedrich realmente foi o estopim para o nascimento da psicanálise e eis aqui minha religião. Mas falando sério, Nietzsche é grandioso, observar as engrenagens da mente desse homem trabalhando é uma experiência à parte, admito que me emocionei bastante.
Se uma de minhas lágrimas tivesse consciência diria: livre, enfim.

httb_runa 03/04/2024

"Quando Nietzsche chorou" - Irvin D. Yalom
14° - ????
(Releitura)
Eu detesto romance, mas quis reler esse livro pois ocorre duas coisas que gosto quando acontece em livros: Primeiro, o encontro de Nietzsche e Breuer (os amantes de filosofia e psicanálise surtam kkkk) e segundo, a mescla de fatos com ficção, caraca muito boa composição!

Diagora.Liara 01/04/2024

Melhor ler devagar....
Quem começar a ler precisa entender que é um livro bastante psicológico e pesado! Pra mim funcionou melhor a leitura quando entendi que deveria ler mais devagar e menos páginas! Por ter diálogos densos, melhor é absorver devagar!

Arch_ 23/03/2024

"Reduzi meus deveres a apenas um: perpetuar minha liberdade. O casamento e seu séquito de possessão e ciúme escravizam o espírito. Eles jamais me dominarão. Espero, dr. Breuer, que chegue o tempo em que nem o homem nem a mulher sejam tiranizados pelas franquezas mútuas."

A obra conta uma narrativa ficcional envolvendo Josef Breuer, Friedrich Nietzsche e Sigmund Freud. De maneira genial, o autor consegue colocar diversas ideias da filosofia de Nietzsche e da (ainda não nascida) psicanálise numa história totalmente hipotética, mas que com toda certeza poderia ter acontecido.

Diversas questões cotidianas são colocadas frente a frente com a filosofia, em geral, questões existencialistas. O livro aborda, por exemplo, fixações amorosas, envelhecimento, o ódio a si próprio, traumas, escolhas, e, o que mais me pegou, a morte!

Recomendo demais para aqueles com interesse filosófico. Apesar de bem superficial, a obra instiga muitas coisas, e a narrativa também é gostosa de ser lida.

Carolina.Rocha 15/03/2024

Romance maravilhoso e envolvente, principalmente pra quem gosta de filosofia e psicanálise. Mescla fatos reais com ficção, traz conceitos como amor fati e eterno retorno em diálogos. Me parece que merecia uma tradução melhor.

MaywormIsa 12/03/2024

O título é apelativo, mas o livro é SENSACIONAL
Para você que deseja entender melhor a filosofia de Nietzsche e tem um pezinho de curiosidade por psicanálise, eu não tenho - até o momento - melhor recomendação de livro do que "Quando Nietzsche chorou" de Irving D. Yalom.

De forma envolvente e muito bem escrita, Yalom vai nos conduzir a uma realidade hipotética em que um dos bigodudos mais famosos, vai até Viena para se consultar com o ilustre Dr. Breuer. Durante sua estadia, Nietzsche e Breuer vão passar por uma experiência transformadora, que os fará compreender a origem de suas angústias e sintomas e os permitirá seguirem seus caminhos com mais confiança e alívio. Essa experiência transformadora nada mais é, do que "a primeira" sessão de psicanálise do mundo, rs.

Eu me senti muito atraída pela riqueza de conhecimento que esta leitura me proporcionou, e gostaria de compartilhar que a melhor forma de aproveitar essa leitura, mesmo sendo apenas para lazer e entretenimento, é fazendo pausas para refletir. É quase impossível ler provocações filosóficas e existenciais sem que se sinta necessitado(a) de pausar a leitura e refletir.

Não tenha receio de ser um livro maçante e muito técnico. Yalom conseguiu criar personagens carismáticos, diálogos interessantes e tiradas engraçadas, além de um incrível plot twist inesperado envolvendo Freud, rs.

Faça você também, a incrível leitura deste livro e não se arrependerá!

Isabelle.Prall 07/03/2024

Esse livro me interessou muito pois sou estudante de psicanálise, todo o enredo voltado a analise dos dois personagens e todo o conteúdo terapêutico sobre inconsciente, sonhos e " falar livremente " que se traduz na " limpeza da chaminé " me animaram muito, é um libro denso, fala sobre morte, vida, desejo e escolhas . Uma boa leitura!

Joao Martins 06/03/2024

Espetacular! Adoro romances com personagens históricos, ainda mais envolvendo filósofos e terapia. Muito bom!

Cla Motta 29/02/2024

Uma vez despojada dos significados excedentes
… eles se verão como o ser humano, desmasiado humano.
Nietzsche daria um ótimo autor de best seller de auto ajuda com seus conselhos sobre aproveitar a vida de forma consciente, justamente por ela ser curta.

LetAcia596 28/02/2024

Um misto de ficção e realidade
O livro promove um encontro entre Breuer e Nietzsche que nunca aconteceu na vida real, tecendo indagações filosóficas e misturando fatos reais com ficção.
Ao mesmo tempo em que você mergulha no drama fictício dos personagens é possível reconhecer dados históricos e características descritas na biografia real de Breuer e Nietzsche. E como cereja do bolo a história ainda traz uma pincelada da amizade real que existiu entre Breuer e Freud, mostrando o famoso criador da psicanálise jovem e inexperiente, porém já com seu ímpeto curioso sobre as nuances da mente humana.
Enfim, um livro imperdível para todos os amantes da filosofia e da psicanálise. Adorei!

Dayane166 19/02/2024

Perfeito
Surpreendente e absolutamente impressionante. Um dos melhores que ja li.
Que história, que final , chorei junto. Perfeito.

Hildeberto 17/02/2024

Romance filosófico-psicológico
"Quando Nietzsche chorou", de Irving D. Yalom, é uma ficção "quase histórica": o autor descreve como poderia ter sido o encontro de Josef Breuer, precursor da psicanálise, com Friedrich Nietzsche, o "filósofo do desespero"; outros personagens históricos de relevância são Sigmund Freud, Lou Salomé e Bertha Pappenheim.

O enredo de Yalom é bastante verossímil, tornando plausível o argumento. Nas conversas de Breuer e Nietzsche, o leitor é apresentado ao nascimento da psicanálise e às principais ideias de Nietzsche; em ambos os casos, de forma instigante e provocadora.

Ótimo livro, pelo prazer da leitura fácil e fluída, além das ótimas reflexões que suscita.

Natã 14/02/2024

Início instigante, final maçante
O começo do livro prende a atenção principalmente pela figura da Lua.

O decorrer dos diálogos entre Nietzsche e Breuer são insuportáveis. Dois homens sem virtude alguma balbuciando sobre a vida.

No fim, esse livro é uma grande propaganda religiosa, pois mostra como sem Deus nossa vida é patética

Vívian 14/02/2024

Gosto de livros filosóficos e pensei que essa seria a proposta, mas só fica assim no final. o começo é extremamente técnico, porém, muito interessante a reflexão sobre o ?eterno retorno? de Nietzsche, meio assustador pensar em viver pra sempre (acabando e recomeçando) a mesma vida, com as mesmas dores e mesmas escolhas, principalmente quando você se coloca no lugar do personagem que tá mt infeliz com a própria vida. outro ponto interessante: conhecer a si mesmo e construir seu caminho antes de assumir compromisso c/ outras pessoas.
?Não sei o que dizer, exceto que, graças a você, percebo que a chave para viver bem é primeiro desejar aquilo que é necessário e, depois, amar aquilo que é desejado.?

Matheus.Correa 11/02/2024

Morra no momento certo!
Que obra incrível, monólogos que te prendem e te fazem compreender o quão profundo pode ser um diálogo sobre a existência, sonhos, medos e paixões. Breuer, amigo e professor de Freud, decide, a pedido de Loud Salomé, tratar Nietzsche, que segundo a mesma, está passando por momentos grandes de instabilidade e pensamentos de morte. Seguimos então o encontro desses dois homens, que confidenciam momentos íntimos de diálogos profundos.
O livro é isso, é sobre a solidão, a culpa e o receio de não se viver, estar apenas sobrevivendo ao que a vida escolhe por nós. Em um compilado de pensamentos e aforismos do filósofo, o autor nos traz dentro do contexto a oportunidade de ter certa intimidade com o filósofo e aquilo que o assola. A imagem de um homem de muita sabedoria, mas sem o trato com a humanidade me trouxe proximidade ante as questões que tanto o pensador trouxe em seus textos. O livro é autêntico, gentil e sabe trazer em sua abordagem os preconceitos de cada um dos homens, os tornando tangíveis e reais.
Um livro pra ser facilmente colocado na cabeceira, recomendo demais.