Quando Nietzsche Chorou

Quando Nietzsche Chorou Irvin D. Yalom

Resenhas - Quando Nietzsche Chorou

Carolina 09/05/2021

#28 Recomendo. Não é uma leitura fácil, mas é perfeita.
Nietzsche foi um dos maiores filósofos de todos os tempos e no livro, ?Quando Nietzsche Chorou?, ele foi transformado em personagem de ficção. O autor do livro, Irvin D. Yalon, é um psicanalista americano e escritor e, nesta obra, ele resolveu fazer uma homenagem ao surgimento da psicanálise. A partir de estudos profundos na biografia das personagens, Yalom, imaginou um encontro fictício entre Nietzsche e Breuer, com o objetivo de falar sobre o início da psicoterapia.
A narrativa se passa em Viena, no ano de 1882, nesta época, Josef Breuer, era considerado um dos mais importantes médicos. No período da história, Breuer dava os primeiros passos no estudo da psicanálise a partir da premissa de que nós não temos o total controle de nossa mente (além de ser o mentor de Sigmund Freud). Muita coisa mudou desde o tempo dos experimentos de Breuer e Freud, a psicologia evoluiu, mas a noção que temos uma camada inconsciente nas nossas mentes que interferem nas nossas decisões, sentimentos e doenças, permanecem inalterados até hoje.
Enquanto Breuer e Freud faziam estas descobertas, Nietzsche (professor e filósofo), estava escrevendo livros revolucionários que detalhavam o inconsciente coletivo da sociedade. Nietzsche, em suas obras, afirmava que a sociedade estava em processo de constante transformação. Suas afirmações foram revolucionárias e iam de encontro a algumas crenças religiosas que sustentavam a humanidade há milênios, com isso, desagradou tanto os que acreditavam quanto os que desacreditavam em Deus.
Acredito que este livro não irá agradar jovens porque os dilemas nos encontros são típicos da meia idade (medo de envelhecer, as frustrações do casamento e vida sexual, fidelidade, culpas, entre outros.). Não é uma leitura fácil, mas é perfeito para tentarmos entender os mistérios que perpassam nas nossas mentes.

vksr 21/05/2020

Porque demorei tanto para ler este livro?
Que maestria do autor, de misturar realidade e ficção, conseguindo proporcionar ao leitor um romance de extrema qualidade, com leitura fluída e leve, sem contar que extremamente rico em informações sobre filosofia e psicanálise. Leitura recomendadíssima!

marie 19/05/2021

ficção?
como uma amante de filosofia e psicologia o título dessa obra me interessou muito, e as expectativas enormes foram realizadas ao longo do enredo.
foi incrível como o autor pegou a história verídica de Josef Breuer e colocou de paralelo com a história verídica de Nietzsche, é até difícil dizer de fato o que foi ficção e realidade.
tudo acontece no período de transição entre a ênfase da fisiologia e a ascensão da curiosidade sobre a psique humana, e como o autor constituiu uma realidade dessa época com a filosofia de Nietzsche foi fora de mundo.

novamente, incrível como o enredo foi construído, como dois fatos da história filosófica e psicológica juntos se tornaram uma ficção.
nunca li algo do tipo antes, e não vejo a hora de ler outras obras desse autor.

Lodir 17/08/2009

Direrente e maravilhoso!
A primeira coisa que se nota nesse livro é que ele é diferente, ao menos para mim que não estava acostumado a ler livros de ficção que abordavam a psicologia. Mas ele é fantástico. O melhor dele são os diálogos, envolvente e que te fazem refletir sobre muita coisa. Realmente você fica de cara com as conversas criadas, e aonde elas acabam chegando. Muito bom para quem se interessa por psicologia e comportamento da mente humana.

Laísa Mangelli 09/11/2009minha estante
Exatamente isso! Eu também fiquei encantada com os dialogos que os personagens travavam e no que aquilo tudo significava afinal, maravilhoso a livro.

Fe.fer 12/11/2021

Perfeito, a leitura é fluida e interessante de se ler, as emoções dos personagens são bem descritas e desenvolvidas, lindo

mcapeletto 07/10/2010

um trecho.
- Para mim a palavra "dever" é pesada e opressiva. Reduzi meus deveres a apenas um: perpetuar minha liberdade. O casamento e seu séquito de possessão e ciúme escravisam o espírito. Eles Jamais me dominarão. Espero, doutor Breuer, que chege o tempo em que nem o homem, nem a mulher sejam tiranizados pelas fraquezas mútuas.=)

Taisa.Freire 26/05/2022

Fascinante !
Comecei essa leitura em 2019. Nunca demorei tanto para ler um livro. Do início ao fim me provocou várias emoções, principalmente a imensa necessidade de saber o desfecho, mas ao mesmo tempo é muito cansativo. Um dos livros mais imprevisiveis que já li e isso realmente me fascina. É uma baita ficção com trechos de fatos reais.

Thainara Ramalho 13/05/2022

Quando Nietzsche chorou
Eu achei esse livro fantástico. Leitura bem fluida, comecei e não queria mais parar. Recomendo muito.

Ricardo 10/09/2015

Uma obra de primeira grandeza
O livro conta uma história ficcional sobre Josef Breuer e Nietzsche com pequenas participações de Freud. O drama se concentra nas tentativas de Josef Breuer em tratar a enxaqueca de causas emocionais de Nietzsche, o qual é extremamente fechado e refratário ao tratamento.
É muito interessante como as tentativas de Breuer e suas motivações são descritas no livro, bem como é muito interessante perceber o rumo inesperado que o tratamento toma. As conversas entre Breuer e Nietzsche trazem lições muito valiosas de como deveríamos encarar a vida e o mundo em que vivemos.
Embora a história se constitua em uma ficção, as motivações e muitos fatos relatados tem fundamentação real e com isso, além do entretenimento acabamos recebendo de graça e de uma maneira muito didática e interessante conhecimentos sobre o nascimento da psicanálise e sobre a filosofia e pontos de vista de Nietzsche sobre o mundo.
O autor constrói de maneira muito eficiente e objetiva os personagens do livro, nos passando a sensação de que os conhecemos de perto. Nem mesmos os personagens menos importantes são figuras que passam desapercebidas.
Excelente livro, ótima história, ótima fonte de conhecimento.

Déia 21/11/2014

impactante
Um livro que estimula várias reflexões sobre a vida, as escolhas que fazemos, as relações humanas, as disputas de poder, a brevidade da vida, a morte...
Cheio de frases e raciocínios impactantes, me fez parar diversas vezes a leitura para relacionar as ideias propostas com minha própria vida. É ótimo quando isso acontece!
Ao fim do livro, uma sensação de “incompletude” e “lacunosidade” me invadiram, isso não se deve a qualquer defeito da obra, mas ao fato de que ela propõe tantas reflexões que acaba por não se esgotar e ficar sempre aberta a novas releituras.

Isaque 16/11/2015

Ficção envolvente baseada em alguns fatos reais com muito conteúdo
Um dos melhores livros que li. Relativamente comprido (407págs), este é um livro que apesar de ter um conteúdo que agrega muito, a leitura é simples e prende o leitor. Os diálogos entre Nietzsche e Breuer que este ultimo compara com partidas de xadrez, são incríveis! Quando vai se chegando próximo à metade do livro, ele fica ainda mais interessante com o decorrer dos fatos e o final passa por revira-voltas inesperadas. Acadêmico da área e estudioso de Nietzsche, o autor, contando com a orientação e contribuição de outros acadêmicos, escreveu essa ficção estrelada por Nietzsche, Freud e um médico austríaco chamado Breuer baseada em acontecimentos reais de suas vidas, onde expõe conceitos de amor fati, estudo do desespero, formação pessoal e motivações na vida. Recomendo muito.

IvAnia17 07/05/2020

Um pouco de decepção
Esse livro foi tão citado, que fiquei na expectativa de que seria maravilhoso. Ainda mais quando li "A cura de Schopenhauer", do mesmo autor, que achei ótimo. Infelizmente, não me cativou. Foi arrastado, cansativo e em certo momento, não aguentava mais a conversa sobre Bertha. Sei que era uma obsessão, por isso a insistência nesse assunto, mas fiquei um pouco irritada...rs
O livro tem algumas reflexões interessantes, tanto da parte de Nietzsche como de Breuer.
Monica.Pires 30/04/2022minha estante
Eu achei um porre esse livro.

Gio 23/11/2021

Li já faz um tempo ?A cura de Schopenhauer? do mesmo autor! Gostei muito e tinha colocado este outro na minha lista de livros para ler! Confesso que no início custei um pouco para engrenar, mas depois me encantei! Gostei de ter lido ele aos poucos, degustando e refletindo! Valeu!