Dez Dias de Cortiço

Dez Dias de Cortiço Ivan Jaf

Resenhas - Dez Dias de Cortiço

LAvia.Luiza 20/03/2024

A forma como Eduardo Lins moldou um caráter sensibilizado
Um dos melhores clássicos cobrados em escola que já li.
O autor explora muito bem essa conexão com o livro base de Aluísio Azevedo, fazendo referências e mostrando citações quando necessário para apresentar um contexto e uma reafirmação da convicção do personagem.
O desenvolvimento dos secundários, principalmente e exclusivamente de Sérgio, foi muito bem construído interligado diretamente com os seus sentimentos e vontades, a princípio, contraditórios e cruéis, mas mais tardar sensível e compreensível ao mundo a sua volta que até então ele não conhecia.
Dez dias de Cortiço traz reflexões de uma sociedade que está a nossa frente, mas que por egoísmo e regras ditas por nascença, ignoramos como se não fizesse parte de quem somos. Traz essa ideia de complexidade e sentimentalismo, recomendo a quem quer aprimorar ou mudar a visão que tem sobre questões sociais básicas atualmente.
5/5
20/03/24

Sarita :) 08/11/2023

Dez dias de cortiço
Aí fiquei com ódio, porque fiz o resenha bonitinho, mas acabou bugando e do nada sumiu essa merda, mais enfim só para falar que fui obrigada a ler esse livro para fazer uma prova da escola.
Esse livro é muito parado, mas uma coisa que me fez gostar do livro é que contém frases que fazem você refletir sobre a vida.
3,5 tá ótimo

Larissa.Coura 24/10/2023

Leitura da escolinha??
Eu sempre espero pouco de livros recomendados pela escola, julgo eles muito caretas ou bestas, mas este realmente me surpreendeu. O choque de realidade é algo bem evidente no livro, que parecia incomodar Sérgio e outros personagens, mas se demonstrou algo bom, que fez bem. O livro faz com que percebemos o quão difícil pode ser a vida para alguém, e que não podemos reclamar da que possuímos.

jujuabelc 23/10/2023

Cara na real não tenho muito o que falar
É um livro legal, que passa uma mensagem legal e mostra mais da realidade!
Li pela escola, não seria uma leitura que faria por conta própria mas não tô arrependida.

Heloisa.Giroldo 02/09/2023

Eduardo de uma hora para outra, ele decide abandonar os confortos de sua vida burguesa por nome de um sonho de sua juventude. Ele obriga seu filho observar o dia-a-dia de uma gente humilde, arrastando ele para uma temporada num prédio de conjugados. Eduardo, um jornalista de sucesso, com uma sólida carreira, dinheiro e prestígio, resolve fazer um livro inspirado em "O cortiço" de Aluísio Azevedo, Dudu pretende imaginar como esse autor naturalista escreveria hoje sua obra de um sucesso muito grande. Neste livro, você vai observar o impacto dessa experiência sobre Eduardo, o jornalista que vive agarrado a ideia, e sobre seu filho Sérgio, um adolescente um pouco "mimado" e cego diante de conflitos que acompanham a sociedade brasileira há muito tempo.

Autor do livro "Dez dias de cortiço" é Ivan Jaf. O livro tem 17 capítulos.

Sarahllc 28/08/2023

Li por ser leitura obrigatória da escola, mas gostei bastante da história, é bem desenvolvida, amei o desenvolvimento dos personagens, como o Sérgio começou a ver a vida de outra forma...

VitAria1313 04/08/2023

Interessante para alunos do Fund II
No momento, trabalho o livro com meus alunos do primeiro ano do médio. Acredito que a narrativa possa fazer mais sentido para leitores mais jovens e assim, concluir, o que compreendi como objetivo da trama, iniciar leitores em formação no universo dos clássicos da literatura. Acredito que para leitores do ensino médio a experiência mais acertada seja o próprio O Cortiço de Aluísio Azevedo.

Anna2751 08/07/2023

Confesso que só li por conta da escola, mas por incrível que pareça, eu gostei!
Esse foi um dos poucos livros paradidáticos que eu realmente gostei de ler. A história é bem simples e passa uma mensagem legal.

JAlia 12/05/2023

"Confio nos meus dentes, e esses mesmos me mordem a língua."
Achei o livro interessante, algumas partes me deixaram entediada e não tive muita paciência de ler, a maioria são os trechos retirados da obra original de "O Cortiço".
O Sérgio teve uma grande evolução vendo a realidade de pessoas pobres, foi legal acompanhar isso. Me interessei também, pelas descrições de como são/eram os cortiços, mas o resto da história achei bem entediante.

Beatriz.... 25/03/2023

Foi obrigada a ler kkkk, não achei o livro bom mas também não foi tão ruim como eu imaginava, pelo menos tirei nota boa na prova

Ester 05/03/2023

Li pra escola. Achei o livro muito interessante me surpreendeu. Eu li até que bem rápido. Eu amei o Matias e sério gostei bastante da história nunca tinha ouvido falar do livro " o cortiço". É muito interessante ver a vida de outros ângulos e ver o quanto eu sou privilegiada

thomas 28/02/2023

ótimo
Muito engraçadinho e super cativante. adorei os personagens, os diálogos, cenários, tudo! recomendo bastante, principalmente para quem acabou de ler O cortiço e não consegue pensar sobre outra coisa!

p.s.: fiquei muito emocionado com a relação do eduardo e do sérgio mudando sutilmente.

mari1515 05/01/2023

Não funcionou para mim.
A proposta do livro é boa, gostei do que ele retratou. Mas ficou meio chato de ler depois de um tempo? Parecia que eu estava me esforçando.
Comprei porque é um paradidático da escola, eu não acho que valeu a pena, mas é bom para você aprender sobre o modo de vida de outras pessoas.

Maysun 25/12/2022

No começo achei meio confuso, mas dps fui entendendo, é um livro muito bom gostsi muito, traz apenas realidades de muitos