A Doutrina Secreta Vol. VI

A Doutrina Secreta Vol. VI Helena Blavatsky

Resenhas - A Doutrina Secreta - 6

Cesinha 25/02/2018

Podemos dividir o livro em duas partes: as seções que de fato são comentários da Doutrina Secreta ("Objeto dos Mistérios") e os apontamentos ("Prática da Filosofia Oculta"), que apresentam notas introdutórias à elementos do ocultismo que dão uma base esotérica aos rituais maçônicos e rosacrucianos e elementos para o uso cotidiano dos Mistérios Menores (DESDE QUE COM FINS ALTRUÍSTAS); há também apêndices finais, que são um rascunho do Glossário Teosófico, sendo essa última parte interessante para consulta de conceitos de uma forma mais literal (do que enciclopédica) comparada ao Glossário.

Importante destacar que os Mistérios estudados na primeira parte do livro utiliza o Budismo como vestimenta, porém são conhecimentos estendíveis à todas as outras religiões mundiais (pois, sendo esses Mistérios Unos, o cerne da Doutrina é comum á todas as bases esotéricas das grandes religiões).
Essa primeira parte apresenta:
1) o valor esotérico do Budismo, que exige um entendimento mínimo de conceitos como "karma" e "bodhisattva", sendo o primeiro 'ação humana' (ou seja, não simplesmente sofrimento), que é a razão das nossas sucessivas reencarnações, e o segundo um sacrifício feito por um Espírito que, por mérito, pode se libertar do Karma, mas, por compaixão à humanidade, mantem-se entre nós para auxiliar a libertação de todos.
2) Gautama Buddha trabalhou na restauração da doutrina esotérica do Vedanta (como exposto por Shankarâchaya), que estava sendo deturpada exotericamente pelos hindus, assim como Ieshua ben Pandira, o Cristo, trabalhou na restauração do Judaísmo esotérico (com a chamada "Gnose"), que estava sendo deturpada pelos fariseus.