Retalhos Craig Thompson

Resenhas - Retalhos

Tábata Kotowiski 11/10/2019

Li numa sentada!
Que Graphic maravilhosa!
Apesar de ser uma história pesada pois lida com questões como bullying e abusos sexual e psicológico, ela é contada de forma tão sensível... com uma leveza.
Apaixonei!

sie 16/09/2019

"Comovente, delicada, com desenhos maravilhosos e sinceridade dolorosa, pode der a GRAPHIC NOVEL mais importante desde JIMMY CORRIGAN.'' NEIL GAIMAN

bennoda 20/08/2019

Retalhos
Já imaginou seu corpo retalhado? Deve ser doloroso e não consigo imaginar tal absurdo, mas pior que o retalho físico éo retalho emocional e psicológico que essa HQ provoca. Um estranhamento e um vazio, uma solidão que nãose preenche. Uma vida de dúvidas e de incertezas, que inspira, impulsiona e mantém a vida fria e sem propósito. Acompanhe fatosda vida de Craig que são simples e outros dolorosos de presenciar. Minha alma está retalhada e não há esperança de cura.

bennoda 20/08/2019

Julia.Olivier 04/08/2019

Comovente.
É impressionante como o autor/ilustrador consegue por sua expressividade e sua delicadeza no livro. Ao relatar sua vivência ele nos toca e nos faz entrar na história.
É tocante e as vezes nos dá a necessidade de fechar o livro, respirar, tomar uma água e depois voltar a ler.
Mais que recomendado, talvez necessário. Essa obsessão a Deus e a um amor.

Nah @vamoslerumahistoria 08/07/2019

Uma história dolorosa sobre amadurecer
?[Lido].
Li essa maravilhosa história em quadrinhos a anos atrás e tinha achado muito boa, mas nessa releitura percebi que não tinha 'pescado' muitas informações que por vezes são chocantes e em outras dão á história um tom amargo, difícel de digerir.
Religião, pais conservadores, bullying, primeiro amor, infância e adolescência, amadurecimento. Questões que se entrelaçam criando uma narrativa única e repleta de reflexões.
Uma leitura linda e forte.
Super indico!?

Café com literatura 24/06/2019

RETALHOS, MUITO MAIS DO QUE UMA GRAFIC NOVEL INOCENTE.
Retalhos é uma grafic novel, onde o narrador Craig Thompson conta a própria história desde a infância até a metade da vida adulta.

O autor conta como era a convivência com o irmão mais novo, como também conta como era a sua vida na escola.

Craig desde pequeno questionava a existência de Deus. Ele era alvo de bullying na escola e sempre se questionava por que Deus permitia que acontecessem coisas ruins com ele. Claro que Craig não revidava os abusos porque tinha medo de ir para o inferno, conforme leis bíblicas.

O autor não gostava muito de sua vida na cidade de Winsconsin, pois a sua rotina baseava-se da escola para a igreja e da igreja para casa. Ele tinha o sonho de ser desenhista, porém, os pais queriam que ele fosse para uma universidade cristã.

Quando Craig já estava adolescente, conheceu uma moça chamada Raina, a qual o fez entender muitos questionamentos que ele tinha acerca da vida e da religião.
Achei a grafic novel muito interessante, pois mostra como a igreja domina a sociedade e as relações familiares, como também mostra a hipocrisia e o preconceito e a intolerância das pessoas que, por mais religiosas que fossem, ao invés de praticarem o bem, só praticavam o mal, como por exemplo, no colégio onde Craig estudava, praticamente todos os alunos tinham aula de religião e por mais que ouvissem falar de Deus e da prática do bem, praticavam atrocidades uns com os outros, assim como também o autor faz uma crítica a educação severa dos pais religiosos que puniam os filhos com castigos severos e injustos.

A grafic novel é carregada de um tom emotivo e se chama Retalhos, porque os retalhos (as partes) são a construção da vida do autor, e ele parte na busca de tentar entender: o que é a religião, o que é a vida, quem ele é e o que ele deseja para si. Um livro que vale a pena ler!!

Mustang 13/06/2019

Retalhos
Em véspera ao dia dos namorados, eu não podia deixar de lado essa obra que adoro tanto, em Retalhos iremos ver uma autobiografia sobre o autor Craig Thompson, que com muita transparência e sinceridade narra como foi o seu relacionamento com o irmão menor, seus pais, tal como a educação severamente cristã e até mesmo a descoberta do amor com Raina, uma garota que ao cruzar seu caminho o mudou completamente, fazendo assim ele pensar diferente e questionar sobre certos assuntos, tudo isso acontece na pequena cidade de Wysconsin nos Estados Unidos.

Impossível não gostar dessa história e do que ela passa para quem a lê, essa HQ possui quase 600 páginas onde Craig Thompson detalha muito bem as fases de sua vida e que o marcou de certa forma, pois cada cena que ele desenha aqui, relata momentos importantes e cruciais, que devem ser prestados com muita atenção ao fato que a historia vai se aprofundando.

Veremos momentos de autodescobrimento, a transparência ao falar da religião e como os adultos "ensinavam" as pessoas o temor a Deus de uma forma erroneamente, mas para mim os melhores é quando ele se relaciona com Rania, com certeza essa parte te faz sentir uma alegria muito grande no coração. Um detalhe sobre essa HQ é que ao começar a conhecer as historias que não tinham super-heróis, muitas pessoas me falavam que Retalhos era ruim, isso e aquilo, chegando sempre a questionar a minha vontade de ler a obra. Graça a Deus eu não sou de ouvir muito a opinião dos outros, fui numa livraria e comprei de imediato, adivinha a minha reação? Adorei.

Espero muito que a Quadrinhos na Cia traga Good-bye Chunky Rice ou até mesmo Carnet de Voyage, isso sim seria um brinde aos leitores brasileiros que já conheceram Habibi (logo iremos falar também sobre essa obra linda), enfim, queremos mais Craig Thompson no Brasil. Não é atoa que temos ai bons prêmios que a HQ merece, pois são quatro Harvey, dois Eisner e dois Ignatz.

Nota : 5/5

Titulo Original: Blankets (Retalhos no Brasil)
Autor e Arte : Craig Thompson
Páginas : 582
Editora: Quadrinhos na Cia.

#hqs
#gibis #comics #quadrinhos #dêquadrinhosdepresente #leiamaisquadrinhos #leiturasdodiplomacia #leituras2019 #leituradodia #quadrinhosnacia #quadrinhogram #diadosnamorados #craigthompson #blankets #retalhos

site: https://www.instagram.com/p/ByltAZ7Du4-/?utm_source=ig_web_copy_link

Carol www.carollivros.com.br 22/04/2019

Após anos, finalmente li
"Alguns alunos de um colégio estadual já tinham me indicado a leitura dessa Graphic Novel. Isso, ela foi enviada pelo MEC para colégios que tivessem o Ensino Médio há uns anos atrás. Demorei um pouco mas, como disse, emendando. Rs. E valeu a leitura!.."

Adalba 27/03/2019

O quadrinho retrata muito bem os abusos perpetuados nas nossas vidas por instituições como igreja, colégio, bíblia, família, casamento etc. Os desejos de Thompson são sempre constrangidos por elas, mas a história mostra que experimentar o mundo lá fora vale à pena.

Fernando Lafaiete 18/03/2019

Retalhos: Uma HQ de alto nível!
Resenha postada no site: www.mundodasresenhas.com.br
Esdras 18/03/2019minha estante
Correndo lá! Sempre quis ler essa HQ

Fernando Lafaiete 19/03/2019minha estante
Obrigado pelo apoio Esdras. E leia mesmo... É uma HQ incrível!!

Jen. 25/01/2019

Um experiência próxima....
Adorei muito ler esse quadrinho! Ele é rápido de ler e nossa.... É profundo em vários níveis diferentes.
Me senti mais ligada a Craig por ter passado por algo muuuito próximo do que ele teve com Raina (tirando algumas coisas). Também tive amores e pessoas tão especiais.... Pessoas reais e maravilhosas.... Mas a vida anda e nem sempre a gente sente que tá indo pra frente.
E a experiência dele com o Cristianismo é tão cotidiano! Fico muito chateada por tantos se afastarem de Deus porque tem gente imbecil nas igrejas que não sabem respostas e falam o que acreditam ser certo...
Adorei o quadrinho! Super indico!

Lucas.Campos 11/12/2018

Amo!
É errado querer saber mais e mais sobre a vida do autor? Amei muito!

Pri Evans 19/07/2018

A religião é um dos maus do mundo.
De uma hipocrisia e falsidade que chega a embrulhar o estômago.
Mas a sensibilidade do Graig com certeza pode ser descrita como uma benção.
História marcante.

Allen Iacara 17/07/2018

Sensacional
Livro lindo, lindo, lindo, lindo, lindo. Um dos meus favoritos!