Retalhos

Retalhos Craig Thompson

Resenhas - Retalhos

Jay 26/04/2021

Sim, foi o primeiro livro que li na vida, e meu deus, como eu amei, essa leitura me marca até hoje e pretendo ler novamente em breve, tudo é perfeito nesta obra!!

Ricardo.Barroso 26/04/2021

Ótima histórica biográfica
Ótima história sobre as coisas simples da vida. Acompanha o amadurecimento do autor, que possui muitas culpas oriundas de sua formação religiosa, que são postas à prova quando ele vive seu primeiro amor. A paisagem contemplativa do meio-oeste dos EUA regula o ritmo da leitura. É impossível não refletir sobre a própria vida acompanhando a biografia do Craig.

saraalmeida.reading 12/04/2021

Perfeito
Esse HQ é simplesmente perfeito, traz várias reflexões que são perfeitamente cabíveis no dia a dia. Já tinha lido e gostado uma vez no Ensino Médio, mas dessa segunda vez eu amei completamente. Não consegui parar de ler, muito envolvente, você consegue se por no lugar do personagem.

Bel 11/04/2021

Uma graphic novel que faz jus ao título.
Com uma arte fluída e deslumbrantemente expressionista e singela Craig Thompson monta sua narrativa exatamente como uma colcha de retalhos, ora com passagens bíblicas, ora com momentos de sua infância, alternando ainda com acontecimentos de sua juventude. Uma história muito bem contada, com delicadeza e uma dose de lirismo. Uma obra linda!

Gió 07/04/2021

Fui ler sem saber da sinopse e fiquei chocada quando vi que tinha um foco no caminho espiritual do craig, gostei demais de como a questão foi abordada deu uma leveza necessária ao assunto.

André Hausmann 01/04/2021

Uma história de autodescobrimento do autor que pode tocar mais ou não o leitor em virtude de suas próprias experiências.
Apesar de bastante volumoso, a narrativa flui muito bem.
O grande destaque são as belas ilustrações em preto em branco que transmitem toda a carga emocional envolvida na história.

morgana 30/03/2021

"Como é bom deixar uma marca na superfície branca. Fazer um mapa dos meus passos...... mesmo que seja temporário."

OL1V4 18/03/2021

Um retrato intimista da puberdade
Craig cria uma narrariva não linear sobre sua infância e adolescência, intercalando esses momentos de forma precisa e poética. Logo nas primeiras páginas eu sabia que iria me viciar nessa HQ.
Existe um sentimento meio sombrio que acompanha seus traços e em alguns momentos dos pensamentos do autor quanto a vida. Mas há também uma linda mensagem sobre família, o que me surpreendeu bastante. Esperava apenas um romance bonitinho narrado de forma poética e intercalado com dúvidas existenciais relacionadas a religião. Acabei sendo tombada pelo o que encontrei do começo ao fim.
Acredito que tenha sido o relato mais interessante que li sobre questionamentos religiosos. É bonito como Craig traz suas antigas crenças e trechos da Bíblia para determinadas situações.
Também contém críticas muito duras (na maioria das vezes sutil) à igreja e instituições de ensino. Principalmente sobre a presença do Bullying que tinha na época e que não mudou tanto nos dias atuais.
Não há dúvidas de que seja uma HQ incrível, recomendo a leitura a todos.

Ana Lee 26/02/2021

Simplesmente incrível!
Começa como mais uma história comum, mas vai se desenrolando de uma forma que você acaba se identificando em alguma parte. Traz temas delicados como religião principalmente, é bem reflexiva e prende demais.

Lais 14/02/2021

A história é envolvente faz um apanhando da história de vida do autor desde da infância ate a vida adulta. Sua relação com a religião e como isso afetou seus relacionamentos. No geral é uma história ok achei que faltou um aprofundamento maior mas relações do protagonista, me pareceu um pouco superficial. Tem um pouco de comédia, drama , auto conhecimento e momentos de reflexões. O traço é bonito e tem uma estetica muito boa e agradável.

Henrique.Alves 06/02/2021

Tocante
A história dessa hq lembra muito a minha (e acho que a de muita gente) quem viveu a adolescência dentro da igreja vai se identificar! A vontade de descobrir o mundo x o medo de desagradar a Deus e a família, em meio ao remorso por se sentir humano e ter os desejos naturais de um adolescente e a realização de nao pecar, a arte é fantástica, os traços sao doces e com uma pitada de surrealismo. Essa hq é linda!

Thamy Maria 30/01/2021

Poderia ter sido mais
No começo por ter um conceito bem explorado sobre bullying, fiquei muito envolvida com a história e o traço ajuda bastante, mas depois tudo se desenrola muito devagar.

O quadrinho fala muito de religião e no fim até temos uma reviravolta, mas acredito que poderia ser mais empolgante e bem explorado. Craig e um personagem que não acrescenta muito. Prefiri a Raina, mas também não foi tão bel explorada.

O fim é realista, mas com tudo na história poderia ser aprofundado em diversos temas, até em escolha de carreira, que em muitos momentos foi discutido, mas.depois completamente esquecido.

Sander 21/01/2021

Leitura envolvente. Confesso que fiquei um pouco irritado com os religiosos desse livro, mas no fim teve uma reviravolta que eu não esperava e que me deixou satisfeito. História triste e um pouco pesada em certas partes. Com certeza vai acrescentar alguma coisa na vida de cada um que pegar para ler.

Iris 19/01/2021

Retalhos
Indico de olhos fechados, as ilustrações e descrições são a sensação de que você está vivenciando a história e faz parte daquelas lembranças...
Já havia lido durante a adolescência e agora ao fazer a releitura me sinto ainda mais contemplada em ver como o tempo não mudou a satisfação que sinto em ler essa obra linda do Craig.