Retalhos

Retalhos Craig Thompson

Resenhas - Retalhos

maria 20/11/2009

Minhas Impressões.
Consegui vencer meu medo e encarar que eu precisava deixar Craig seguir seu caminho..

O que sinto neste exato minutinho, que fechei a ultima pagina, é saudade. ( chorando ).

É uma leitura deliciosa, e como é minha primeira aventura em quadrinhos, estou realmente apaixonada, acredito que tenha começado em grande estilo, porque este livro é sem duvida uma obra prima.

“É o que chamo de literatura” Jules Feiffer.

Desenho magnífico, texto magnífico, não é possível distinguir o que mais te envolve, se são as imagens ou o conteúdo.

Os relatos são tão, emocionais, delicados e ao mesmo tempo intensos, sincero, real, trágico, tão cheio de dor e de amor.

Assim como são nossas lembranças da infância. Sabe aquele corredor da casa da sua Avó, que levava aos quartos, que quando você era criança, chegava a ser assustador de tão grande que era e, de repente anos depois você volta naquela casa da sua infância e nota que o corredor tinha apenas 04 portas... Tudo é exageradamente grande aos olhos de uma criança...

É uma historia que mergulha em tantas situações de confronto, aborda tantas verdades escondidas, tantas inseguranças, tantos ritos de passagens, a colocação do mito da caverna, muito bem exposto e explorado. Nossa!

Divertido, enriquecedor, dinâmico!

“As linhas da minha fuga, agora serviam de lembranças".

"Quando voltávamos para a cama às fadas já tinham ido!
Não era a Sininho!"
Mandark 20/11/2009minha estante
Linda resenha! Já me deu vontade de ler novamente! Vc conseguiu com suas palavras captar toda a mágica do livro! *.*

kassya 20/11/2009minha estante
Parece que nossas estantes estão trocadas, eu lendo o que voce gosta ( A Estrada da Noite ) e voce lendo o que estou acostumanda. Bonita Resenha. Fiquei morrendo de vontade ler!

laura 15/02/2010minha estante
Você gostou desse, deveria ler persepolis, e muito bom tambem.

Fah 27/09/2011minha estante
Só tenho que concordar.

Kalci 04/01/2013minha estante
Conseguiu me deixar profundamente triste com uma pagina em branco!

Lane @juntodoslivros 21/02/2013minha estante
Achei essa história maravilhosa.
Retratando cada pedacinho importante de sua vida e dar novamente vida a ela.
Leitura envolvente, com um tom melancólico.
Me pergunto se Craig não chegou a ver Raina novamente.
E se essa história é totalmente verídica.
Alguém sabe me dizer?

Victoria Addams 10/03/2013minha estante
Chorei muito no final desse livro.

Eu queria saber o que aconteceu com a Raina...

anturiaaa 25/01/2014minha estante
Eu li tudo em um dia e chorei boas partes do livro. Entendi o quanto os bons livros nos incentivam a viver e nunca desistir de nós mesmos.

Jac13 26/08/2015minha estante
O livro é realmente lindo...Acabei de terminar depois de 3 horas sem parar é não me decepcionei com nada :)

Mel 21/01/2022minha estante
Eu também senti saudade dele assim que fechei o livro.

NotmePaulo 22/02/2022minha estante
Meu deus, você descreveu TUDO

nebulosias 26/11/2023minha estante
sim!!! peguei esse livro na biblioteca da cidade e AMEI!!

kassya 03/12/2009

Minhas impressões
O mundo esta em constante movimento é preciso crescer, mesmo quando não estamos preparados para isso, as historia se completam, e à medida que caminhamos deixamos marcas por onde passamos, mesmo que elas sejam temporárias.

Retalhos.

Assim é feita nossas historias, costuradas com a vida de outras pessoas, entrelaçadas com nossos medos e nossas descobertas. Cada pedacinho da colcha que tecemos, representa um momento que vivemos, sejam eles bons ou não. A única certeza que temos e que eles são nossos e foram emendados dia após dia pautado nas nossas escolhas, nas nossas decisões.

São retalhos emendados porque não podemos simplesmente refazer ou ter um tecido intocável, por menor que seja o pedacinho do pano ele estará fazendo parte da nossa colcha, afirmando o que costuramos. No fim, todos têm uma bela colcha de retalhos que um dia deixamos pra trás.

Como minha primeira historia em quadrinhos, acredito que tive muita sorte, esse é um livro belíssimo, que assim que eu terminei entreguei ao meu filho para ler. É uma historia que vale a pena ler, a historia é permeada por diversos sentimentos, veja meu histórico de leitura.

“De qualquer forma eu havia encontrado uma forma bem mais fácil de escapar. Eu tentava sonhar”.

“Às vezes ao acordar as sobras dos sonhos são mais atraentes que a realidade”.
maria 03/12/2009minha estante
Nossa, belissima resenha. Me deu ate saudade. Gostou?

Matheus Lins 05/12/2009minha estante
Excelentes paralelos entre o título da obra e a narrativa.

Rodrigo.Augusto 24/10/2017minha estante
Indico O Soldador Subaquático, do Jeff Lemire. Vende na Amazon e outras lojas virtuais.

Marcos 20/04/2018minha estante
Primeira HQ? que legal! teve uma ótima primeira vez então?

Cinara... 23/05/2021

"Quando eu era criança, achava que a vida era o pior mundo em que alguém poderia viver, e que era IMPOSSÍVEL não existir algo melhor."

Estou cada vez mais apaixonada por grafic novels. E Retalhos é incrível!
Os traços do Craig Thompson são incríveis, não é preciso palavras em vários momentos, o sentimento é visual!
É autobiográfico, mas me senti descrita em várias situações (quase todas!).
AHH acontece na época do Grunge ?
Fantástico!
Lorena Braga 24/05/2021minha estante
Amo ela!!

Cinara... 24/05/2021minha estante

Lavínia 24/05/2021minha estante
Na época do grunge ?

Fernando Lafaiete 18/03/2019

Retalhos: Uma HQ de alto nível!
Resenha postada no site: www.mundodasresenhas.com.br
Esdras 18/03/2019minha estante
Correndo lá! Sempre quis ler essa HQ

Fernando Lafaiete 19/03/2019minha estante
Obrigado pelo apoio Esdras. E leia mesmo... É uma HQ incrível!!

Mandark 30/08/2009

Indescritível para mim...
Sem palavras para expressar como cada página desse livro me marcou com uma profundidade inacreditável! Cada pedaço dele, cada página, cada ilustração... Cada pensamento do autor, cada lembrança, cada momento... Cada passo, cada detalhe... É um livro que simplesmente não dá vontade de largar nunca. Parece que ele toma conta de você! Eu fiquei completamente apaixonado pelo final. Fascinado pela obra inteira. Me identifiquei com cada pedaço da história, com muitas situaçõe, com tudo! Não tem como não se encantar com o livro! Fascinante mesmo! Mais que recomendado para todo mundo! Um livro para ler e reler pelo menso uma vez por semana... Um livro para manter do lado da cama, para ler toda vez que se sentir desanimado ou triste... Um livro para perceber que não estamos sozinhos... Para entender que alguém no mundo consegiu expressar através de palavras e ilustrações o que muitas vezes fica entalado na garganta e enchendo nossas mentes... E que querem sair, mas não tem oportunidade... Um livro que tornei parte de mim!
maria 13/11/2009minha estante
Nossaaaa. vou ter que ler!!!

Júnior 30/01/2010minha estante
Depois dessa, vai para a listinha ^^

Raphaella 17/02/2010minha estante
Mais uma que terá que ler esse livro!

Clarissa 22/07/2010minha estante
"Um livro para perceber que não estamos sozinhos... Para entender que alguém no mundo consegiu expressar através de palavras e ilustrações o que muitas vezes fica entalado na garganta e enchendo nossas mentes..."
Eu não conseguiria dizer melhor. Sinceramente, é uma história fantástica, triste e tocante ao mesmo tempo. Em suma, excelente (:

gabriella 19/01/2014minha estante
Terminei o livro agora, e... é incrível, excelente! não esperava gostar tanto.

Samuel Simões 01/12/2020

QUE OBRA DE ARTE, MEU DEUS!
Que leitura foi essa? Simplesmente arrebatadora! Incrível, impecável, TODOS deveriam ler essa obra de arte do mundo dos quadrinhos. Provando pra muitos mais uma vez que quadrinhos também é literatura de alta qualidade.

SENSACIONAL! 5 ESTRELAS E FAVORITADO PRA VIDA!
Ave Fantasma 01/12/2020minha estante
Um dos meus quadrinhos favoritos.

Samuel Simões 02/12/2020minha estante
É incrível mesmo. Já entrou p minha tbm!

Gleison Marques 01/08/2022

Uma perspectiva sensível às mudanças da vida
O livro é uma Graphic Novel autobiográfica do autor, que narra sua vida da infância à juventude, com um sensibilidade e atenção aos detalhes que só um artista é capaz de conceber.

Craig começa narrando sua infância na zona rural de Wisconsin, junto aos pais e ao irmão Phil, com quem divide o quarto e momentos deliciosos e ruins da infância. Ambos têm uma amizade linda com direito a altas brincadeiras e traquinações, mas também compartilham os aborrecimentos que advém do relacionamento entre irmãos e um acontecimento terrível.
Sua relação com os pais também é retrada de forma delicada e perpassada pelo moralismo advindo da religião a qual seguiam.
Vemos então Craig desabrochando para a adolescência e descobrindo o amor e a paixão, através de Raina, com quem divide duas semanas inteiras que lhe rendem muitas reflexões sobre pecado e desejo. Há aqui a parte mais sensível da narrativa, que pode liquefazer os corações mais duros e nos fazer lembrar do sentimento puro e voraz do primeiro amor.
O autor-personagem traz muitas reflexões sobrea a moral cristã e as inquietações que esta lhe fez durante sua adolescência. Mas também nos mostra que não é errado duvidar e procurar respostas sobre aquilo em que acreditamos.

Está foi uma das melhores leituras da vida e do ano, indicada por uma amiga que amo muito. Espero que mais pessoas possam se ver ou se descobrir na escrita e na arte de Thompson e que este livro lhes faça lembrar que ainda podemos deixar lindas marcas na neve...
cris 02/08/2022minha estante
A sensibilidade e atenção que meu amor traduz, é maravilhoso e nos faz querer adentrar ainda mais os livros em viagens incríveis e de grandes descobertas! Obrigado por brilhantar a vida com suas escolhas literárias e minha vida com a doçura de uma amor lindo ???

Gleison Marques 02/08/2022minha estante
Obrigado meu amor por me incentivar a ser minha melhor versão. ??

Lucas 29/11/2017

Muito mais do que uma graphic novel
Retalhos não é uma obra passível de ser resumida a um único rótulo. Não dá para denominar somente como uma grande, profunda e comovente história em quadrinhos - ou, numa tentativa de dar uma denominação menos "infantil", graphic novel -, mas há tanto o que se pode ver, sentir e trabalhar dentro de um recorte tão singelo da vida de uma pessoa com suas inseguranças, falhas, temores, traumas, sonhos e lembranças como qualquer um de nós, que Retalhos é, ao mesmo tempo, um manifesto contra a alienação, um doloroso e magnífico relato de vida, uma das mais belas cartas de amor já escritas, um hino à arte e à criatividade, um estudo sobre as relações humanas, um retrato da adolescência no meio oeste americano, um recorte histórico e geográfico da sociedade americana, entre muitas outras coisas. Não é à toa que a obra atingiu tamanha proporção como a que se constata hoje em dia, estando no mesmo patamar de importância que Maus, Palestina ou Nova York - só para citar alguns clássicos indiscutíveis dos quadrinhos. Craig Thompson, mais do que um exímio quadrinista e um desenhista fantástico, é artístico, poético, romântico e sensível como poucos artistas conseguem, sem deixar de ser pungente, visceral, cruel e realista. Numa colcha de retalhos da infância e adolescência de um jovem deslocado de uma cidade interiorana, Thompson consegue nos fazer refletir sobre nós mesmos, pois todas as descobertas, experiências, decepções, partidas e sofrimentos por ele vivenciados remetem às nossas próprias vidas, e Retalhos acaba por se tornar também um espelho do nosso íntimo. Nenhum preconceito pode impedir que uma obra dessas seja lida. Se ainda não leu, mergulhe de cabeça e adentre os caminhos desenhados por entre os belíssimos requadros do Craig de peito e mente abertos. Mais do que uma das melhores graphic novels já feitas, Retalhos é uma obra que deve ser lida e apreciada por todos e por qualquer um.
Michelle Trevisani 13/12/2017minha estante
Nossa! Adorei sua resenha! Também li o livro e achei que você o descreveu lindamente!

Clarinha 16/01/2018minha estante
undefined

weverton_cortess 03/07/2021

PERFEITO!
No começo eu não estava botando tanta fé que seria bom. (talvez pelo formato de graphic novel do livro) Mas... MANO!!! QUE TRAÇOS DE DESENHOS LINDOS. QUE HISTÓRIA ENVOLVENTE. QUE MIX DE SENSAÇÕES. É uma história de vida tão repleta de altos e baixos... Uma história repleta de referências.
SIMPLISMENTE AMEIII!
Tô até com medo da minha próxima leitura agora, depois de ter lido essa maravilha...
"Como é bom deixar uma marca na superfície branca... Fazer um mapa dos seus passos... Mesmo que seja temporário."
Celine 03/07/2021minha estante
De nada!

weverton_cortess 03/07/2021minha estante
Brigado, nenê. Kksksms

Lane @juntodoslivros 24/12/2015

Fragmentos, Segmento, Retalhos
Já faz um tempo que li esse graphic novel. Foi em 2013. Agora tive a chance de relê-lo e apreciar mais uma vez essa história incrível.

Retalhos é uma história em quadrinhos maravilhosa. Retrata a vida de um jovem perdido e fechado que viveu situações ruins na infância e adolescência, até finalmente se encontrar.
Uma história em que mostra que em certas condições a que somos expostos podem mudar nossas vidas. Bullying, divórcios, deficiência metal, maus-tratos físicos e psicológicos, além da crença em Deus ser alterada de uma forma negativa pelos homens. A religião é ministrada de uma forma opressiva.

Craig Thompson é nosso protagonista sem rumo, dividido entre as crenças de sua família e os próprios desejos de como seguir a própria vida. A vida de Thompson é retratada desde a infância até a vida adulta.

Em muitas cenas temos Thompson com seu irmão Phil, a quem ele acredita que deveria ter protegido melhor, já que é o irmão mais velho. Vemos a interação entre eles como na convivência forçada na hora de dormir, já que os dois dividiam a mesma cama.

“’DIVIDÍAMOS’ é o jeito bonitinho de dizer que éramos PRISIONEIROS da mesma cama, já que em casa criança não dava palpite.” Página 10

Em outras cenas, temos ele na escola sendo rejeitado. Pobre, Thompson era sempre excluído das atividades, sejam elas na escola ou do acampamento de inverno da igreja. Um lugar onde a união deveria ser a maior interação desse acampamento, aqueles garotos que foram abençoados por poderem ter mais que outros, são apenas mais do mesmo que Thompson tem no seu dia a dia.

“Mas o acampamento da igreja era um LOCAL SAGRADO, e parecia que as crianças populares eram ABENÇOADAS por Deus com virtudes sociais e atléticas, e que Deus por algum motivo (eu imaginava vários), me olhava com certa frustração.” Página 79

Até o dia em que ele encontra alguém que lhe entende: Raina. Ela trouxe a descoberta do primeiro amor e da sexualidade, ao mesmo tempo em que trouxe inspiração para os desenhos de Craig. Os dois são duas almas perdidas no universo em que habitam. A ligação dos dois é forte e conectiva. Raina está em momento difícil na família e Thompson acaba por ser a sua válvula de escape.

“E mesmo que sua viagem tenha fracassado, ela fez um gesto EVIDENTE de amor. As cartas tinham sido faíscas de ESPERANÇA, mas agora eu tinha uma PROVA.” Página 165

Retalhos é contada com uma mistura do passado e do presente. O quadrinho é cheio de significados. São poéticos. A imagem conta tudo que as palavras não conseguem transmitir. Todos os traços e falas são cheios de lirismo. Os traços que formam as imagens são envolventes e reveladores de sentimentos de Craig.

Para quem não sabe, Retalhos é uma autobiografia do autor. A religião na história é algo quase palpável de tão presente. Craig veio de uma família religiosa muito conservadora, então podemos perceber o quanto isso o fez duvidar de si mesmo e das escolhas que queria fazer, até ocorrer a ruptura para os seus verdadeiros sentimentos.

O autor ganhou vários prêmios com esse livro: três prêmios Harvey (melhor artista, melhor graphic novel original e melhor cartunista), dois prêmios Eisner (melhor graphic novel e melhor escritor/artista), e, em 2005, do prêmio da crítica da Associação Francesa de Críticos e Jornalistas de Quadrinhos.

Para que não curte quadrinhos, acredito que dessa história poderá gostar e apreciar cada linha expressada. Apesar do livro sem bem grosso, a historia flui de maneira ágil. A segunda leitura para mim foi tão gratificante quanto a minha primeira. A história me envolveu de tal maneira que logo que acabei quis começar novamente sua leitura e ver cada imagem novamente.

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2015/10/retalhos-craig-thompson.html
Rodrigo.Augusto 24/10/2017minha estante
Leu O Soldador Subaquático, do Jeff Lemire? Indico :) Vende na Amazon e outras lojas virtuais.

Iriz 18/10/2013

É muito amor pra um livro só! Dos que li esse ano, ele é um dos destaques. Foi o primeiro livro em quadrinhos que li, era novo lá na biblioteca e eu fui a primeira a pegar. Peguei achando que ia detestar e pela espessura achei que não ia chegar na metade... Me enganei, e que engano! acabei apaixonada, viciada e fiquei com muita dó de ter terminado ele. Depois virou sucesso hehe, todos queriam, até teve lista de espera. Super recomendo!

aureogiunco 02/01/2016

Deus é opressor!

Viver cotidianamente sobre a supervisão, o medo e a insegurança de estar agindo corretamente perante os olhos de Deus, faz de Craig uma criança e um adolescente totalmente oprimido pelos dogmas e costumes religiosos.

Retalhos retrata a história de um jovem que preso em sua caverna, observa apenas as sobras da vida e que de uma forma surpreendentemente linda encontra forças para quebrar as correntes que o aprisionam.
Mauricio 24/03/2018minha estante
undefined

Lady Nataly 06/01/2016

Fabuloso!!
Foi difícil parar de ler, o tipo de história que você lê rapidamente, pois não aguenta a ansiedade de ler o próximo capitulo. Simplesmente maravilhoso!!
Rodrigo.Augusto 24/10/2017minha estante
Indico O Soldador Subaquático, do Jeff Lemire.

Ed 20/01/2014

Retalhos
Uma das melhores HQs que já li na vida.
Retalhos é uma autobiografia (como acontece muito com grafic novels) e narra com muita sensibilidade a história desde a infância até a adolescência do autor. Tem um traço delicado capaz de emocionar os leitores principalmente na fase criança quando ele mantinha uma relação próxima com o irmão mais novo, e que mais tarde vai se distanciando. As passagens bíblicas, fruto da edução dos pais muito religiosos, se apresentam de maneira muito forte e se misturam com os fatos narrados demonstrando uma habilidade gráfica que eu nunca tinha visto. Vale muito a pena ler retalhos pela qualidade da narração, pelo traço sensível e pela emoção garantida.
Indico O Soldador Subaquático, do Jeff Lemire