Retalhos Craig Thompson

Resenhas - Retalhos

Ve Domingues 25/05/2022

Quanta sensibilidade e beleza nesse quadrinho! Craig Thompson compartilha sua vida de maneira tão bonita, que nos faz voltar no tempo.

Frade 27/05/2020

Um dos melhores que já li
Eu peguei o livro na biblioteca, e quando cheguei em casa eu simplesmente não consigo parar de ler até chegar ao final do livro.
A história e dilemas que autor enfrenta na vida são muito interessantes e você acaba se identificando com ele.

Otávio 24/07/2021

ler retalhos é como pedir licença pra adentrar na vida, memórias e lembranças do autor, e deixa aquele sentimento de nostalgia e medo (?)

xLeoSaraiva 18/01/2022

"Me ensinaram que as palavras da Bíblia tinham saído diretamente da boca de Deus. Se elas foram mesmo sutilmente modificadas por gerações de escribas e pasteurizadas a cada tradução, então - para mim - sua VERDADE havia terminado".
Como é incrível essa leitura! Simplesmente apaixonante!
Embora eu não seja um grande conhecedor de histórias em quadrinhos, minha recomendação fica por conta da delicadeza dos desenhos e da profundidade da narrativa.
A história se passa durante a adolescência do próprio autor, Craig Thompson, e se desenvolve ao longo de uma série de memórias que ele tem de sua infância juntamente com os episódios de um relacionamento amoroso desenvolvido por uma jovem chamada Raina.
O mais sensível dessa leitura, porém, está no amadurecimento pelo qual o jovem Craig passa, tanto intelectual quanto espiritualmente falando. A saber: não se trata de um livro religioso. Ainda que seja permeado de passagens e versos bíblicos, seu foco está voltado para a reflexão crítica a respeito dos dogmas, do "cristianismo de massa" e da falsa religiosidade compartilhada entre muitos cristãos.
Você certamente se sentirá abraçado(a) por essa história. Eu recomendo!

SARAIVA, L.

Anna.Carol 08/04/2022

Leitura gostosinha
Gostei de ler, apesar de ter sido um pouco cansativo em algumas partes. Os desenhos são incríveis!

Rodrigo.Macedo 03/11/2023

Sensível e poético
Craig Thompson relata situações de sua vida que contribuíram para determinar sua personalidade. Principalmente, por meio do relacionamento familiar (principalmente com o irmão), com Raina (uma grande paixão adolescente) e com Deus.

Durante esses vários momentos de sua vida (infância e adolescência) Craig passa por situações difíceis. Experiências profundamente traumáticas. Isso faz com que ele comece a confrontar sua fé em Deus.

É um livro difícil de ler, não no sentido de escrita, mas sim, por ser tão verdadeiro na descrição de suas alegrias e tristezas. É fácil sentir suas dores.

O mérito do livro está, acredito, em como ele conseguiu utilizar todo o potencial que um quadrinho pode oferecer para uma narrativa.

Gustavo.Fliegner 27/03/2023

Um retrato delicado, ao mesmo de tempo doloroso, de como é crescer e como as vezes o amadurecimento entra em conflito com pessoas que amamos e também com memórias do passado.

Bruno Marcolino 23/06/2020

Retalhos
Simplesmente perfeito! Sensível. E foi bastante tocante para mim, pois assim como Craig, fui criado em um ambiente religioso, fechado, e como ele também tive o meu momento de questionar toda essa estrutura religiosa, todos os dogmas e "ensinamentos", para poder seguir em frente, para me sentir livre. É uma leitura espetacular.

Capitão Nemo 01/05/2020

Uma das melhores HQ's que já li. As memórias do autor são contadas de uma forma tão cativante que você não consegue mais largar até terminar tudo. Me arrependo de ter lido tão rápido.

Yasmin 17/10/2023

Meu livro preferido
Assim como percy que me introduziu no mundo da leitura, esse livro me introduziu no sentimentalismo e na conexão com minha história e infância, é incrível como o craig ao escrever sobre a sua própria infância consegue ser tão assertivo em fazer eu me sentir acolhida pela infância que tive, também.

Sempre que estou com sentimentos conflituosos eu paro e leio esse livro (que por ser em hq tem uma leitura muito rápida).

E não se engane, não sou do tipo de pessoa que diz que porque esse livro me tocou, ele é o melhor livro já feito, na verdade, ele está bem longe disso mas ele é leve e trás uma sensação de familiaridade.

Gerliane 20/06/2020

Retalhos
Retrata a história de vida do personagem, com uma atenção especial ao processo de crescimento e amadurecimento.

Gleison Marques 01/08/2022

Uma perspectiva sensível às mudanças da vida
O livro é uma Graphic Novel autobiográfica do autor, que narra sua vida da infância à juventude, com um sensibilidade e atenção aos detalhes que só um artista é capaz de conceber.

Craig começa narrando sua infância na zona rural de Wisconsin, junto aos pais e ao irmão Phil, com quem divide o quarto e momentos deliciosos e ruins da infância. Ambos têm uma amizade linda com direito a altas brincadeiras e traquinações, mas também compartilham os aborrecimentos que advém do relacionamento entre irmãos e um acontecimento terrível.
Sua relação com os pais também é retrada de forma delicada e perpassada pelo moralismo advindo da religião a qual seguiam.
Vemos então Craig desabrochando para a adolescência e descobrindo o amor e a paixão, através de Raina, com quem divide duas semanas inteiras que lhe rendem muitas reflexões sobre pecado e desejo. Há aqui a parte mais sensível da narrativa, que pode liquefazer os corações mais duros e nos fazer lembrar do sentimento puro e voraz do primeiro amor.
O autor-personagem traz muitas reflexões sobrea a moral cristã e as inquietações que esta lhe fez durante sua adolescência. Mas também nos mostra que não é errado duvidar e procurar respostas sobre aquilo em que acreditamos.

Está foi uma das melhores leituras da vida e do ano, indicada por uma amiga que amo muito. Espero que mais pessoas possam se ver ou se descobrir na escrita e na arte de Thompson e que este livro lhes faça lembrar que ainda podemos deixar lindas marcas na neve...
cris 02/08/2022minha estante
A sensibilidade e atenção que meu amor traduz, é maravilhoso e nos faz querer adentrar ainda mais os livros em viagens incríveis e de grandes descobertas! Obrigado por brilhantar a vida com suas escolhas literárias e minha vida com a doçura de uma amor lindo ???

Gleison Marques 02/08/2022minha estante
Obrigado meu amor por me incentivar a ser minha melhor versão. ??

Lhyz 26/06/2023

"... mesmo que seja temporário."
A arte desse livro é impecável. As minhas páginas favoritas são as que, sem precisar de nenhuma palavra, a arte conta a história de maneira a demostrar cada sentimento.

A história em si é muito legal. Craig foi criado numa família absurdamente cristã e a narrativa mostra ele lidando com as suas crenças no desenvolver da sua vida.

Ao amigo que me recomendou e emprestou o livro, obrigadíssimo.

C r i s 26/10/2011

O problema desse livro é o personagem principal, que vem a ser o cara mais panaca do mundo. Ele não tem personalidade definida e é desconcertantemente sem atitude. O livro nao deixa de ser um entretenimento, para quem, como eu, gosta de histórias em quadrinhos, visto que as ilustrações são ótimas e a história tem lá seus pontos altos, que vem a ser as insinuações bíblicas e os questionamentos em torno disso, mas me pareceu uma descarga de dor de cotovelo de um homem medíocre.

Para quem quer um romance complexo em HQ, recomendo Kiki de Montparnasse.